segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Marmelada

 






Outono sem marmelada não é Outono.

Portanto comprei 3 quilos de marmelos e esta tarde dediquei-me à doce tarefa de fazer a marmelada que vai durar o ano todo, até ao próximo Outono. Gosto de a comer à sobremesa acompanhando queijo. Em quantidades muito reduzidas, porque não morro por doces..

Ainda hoje, no Instagram me referi com certo azedume, à Bimby que acusei de desrespeitar a tradição culinária. Mantenho o que disse, mas como não há regra sem exceção, no caso, a exceção é a marmelada que fica uma perfeição cozinhada na D. Bimby.

Ainda me lembro de ver a minha mãe preparando marmelada . Era um calvário. Descascava os marmelos que depois de cozidos eram reduzidos a puré usando um passei-te. Depois vinha a fase escaldante em que o puré fervia com açúcar, expelindo golfadas que queimavam horrorosamente. Era uma operação terrivelmente complicada que seguramente me recusaria a fazer.

Com a Bimby é toda uma facilidade.

Eis a minha marmelada, prontinha a ser degustada.

 Missão cumprida.

Com sucesso.


Beijinhos 


Nina

16 comentários:

  1. Trouxe uma tijelinha da minha mãe que de cor está igual á sua, de sabor não sei., mas está maravilhosa e sem bimby!

    ResponderEliminar
  2. Também tive dificuldade em descascar os marmelos até que descobri que, fervendo-os inteiros, podiam ser descascados facilmente.
    Beijos Nina

    ResponderEliminar
  3. A ver pelo aspeto, deve ter ficado deliciosa. Adoro marmelada mas não tenho coragem de a fazer como a minha mãe fazia: demorada, trabalhosa, mas muito, muito saborosa. Lembrei-me logo, assim que vi a foto, fiquei com tanta vontade de provar! Fizeste muito bem, há que aproveitar para fazer o que nos apetecer. Beijinho, minha linda, não te esqueças deste espacinho tão nosso. :)

    ResponderEliminar
  4. Tá com uma cara muito boa! E como é interessante essa experiência de revivenciarmos em outro tempo o que já vivemos, como parte fundante de nossa história de vida. lindo!

    ResponderEliminar
  5. Qué rica mermelada!!! El otoño me encanta por sus colores y meternos en la cocina a preparar cositas ricas.
    Besitos

    ResponderEliminar
  6. Também já fiz a minha bem como a geleia mas não precisei de comprar, tenho produção própria.
    A sua está com ótimo aspeto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Nina,
    Que saudades já tinha!
    Ainda bem que voltou ao Blogue e logo com a sua marmelada, que ficou com ótimo aspeto!
    Nem de propósito, ontem uns amigos que possuem uma quinta deram-me imensos e quero encher-me de coragem para também fazer a minha marmelada.
    Beijinhos e volte sempre!
    Faz falta aqui no seu maravilhoso cantinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  8. Colquei um comentário e fiquei na dúvida se ficou registado porque entretanto o computador bloqueou ..., mas dizia que a panela de pressão também se safa muito bem na tarefa, são 20 minutos de cozedura e já está! beijinhos Nina, bom fimde semana!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, a panela de pressão funciona também lindamente. Já experimentei. Feliz Outono. Beijinhos

      Eliminar
    2. Amiga, a panela de pressão funciona também lindamente. Já experimentei. Feliz Outono. Beijinhos

      Eliminar
  9. Me encanta hacer mermelada, y no me quedan nada mal.
    :D

    ResponderEliminar
  10. esta com uma cor linda deve ser super boa humm bjs feliz domingo saude

    ResponderEliminar
  11. E ficou com um aspecto super tentador!!!
    Gosto imenso de marmelada, mas os doces andam-me a fazer diferença num ou dois dentitos, que precisam de ir à revisão... mas ainda em plena pandemia, não me atrevo a ficar de boca aberta num dentista, tão cedo... assim, vou refreando os doces, apostando nas pastas dentífricas mais indicadas para a sensibilidade dentária... e fico a aguardar dias com mais segurança, para ir ao dentista, sem pensar duas vezes... mas ou me engano muito... ou teremos de novo um Dezembro e Janeiro mais preocupantes, outra vez... oxalá me engane redondamente, mas por este andar... não sei não!...
    Um beijinho, Nina! Bom vê-la por aqui, de novo!
    Bom final de domingo, e votos de uma excelente semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  12. Você voltou!!!!! Que alegria vê-la por aqui, Nina. Parece muito gostosa sua marmelada. Engraçado que aqui no Brasil se vende muita marmelada (em latas) no supermercado, mas nunca vi um pé de marmelo e não tenho ideia onde são cultivados aqui.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Com aparencia de perfeição e puro sabor. Eu adoro doces, não os como o quanto gostaria mas com certeza mais do que deveria.

    ResponderEliminar