quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Compras!




Ele há compras e compras!
Umas toleram-se, outras abominam-se!
Gosto de compras na retrosaria, ou armarinho, como dizem os amigos brasileiros. Aliás, acho que a designação "armarinho" é perfeita, sugerindo tesouros escondidos dentro dele.
Pois bem, gosto de ir à retrosaria e, ainda esta manhã, fui, para devolver/trocar fio que me sobrou duma peça linda que tricotei ( e vou mostrar ...) trazendo abastecimento para novo projeto.
Lá, não tenho pressa. Perco-me nas cores, nas texturas, nas ofertas irresistíveis e, literalmente, relaxo!

Por outro lado, abomino a obrigação do supermercado, os corredores imensos, os produtos empilhados, os carrinhos de compras, as filas nas caixas, a gente, a gente, a gente ... Fico cansada, exausta, farta.
Vi uma vez um filme em que a protagonista, em consequência de um trauma, desenvolveu uma fobia aos espaços abertos, a agorafobia  que é  uma limitação infernal, a exigir terapêutica adequada que, felizmente, não se me aplica. Apenas não gosto de certas compras.

Aquelas de que, nós mulheres somos acusadas de profunda debilidade - compras de roupas e de sapatos - não me escravizam. Compro pouco e compro apenas quando encontro uma oferta que me seduz.
Daí que o programa "saída para compras" não se me aplica ... quase nunca! Hoje, porém, tinha agendada uma compra e saí por ela. Fui à Zara procurar umas calças pretas para usar com umas botas novas.
Entrei e arrependi-me.
Uma multidão. Os gabinetes de provas lotados. As caixas com longas filas .
Ainda pensei desistir, mas, já que tinha saído, não queria dar o meu tempo por mal empregue e aguentei.
Lá acabei por encontrar o que procurava, mas, a 20 dias do natal, garanto que não voltarei a sofrer, que as compras, para mim, acabaram hoje.
Até por que, depois do natal há saldos, não há?

Beijo
Nina


27 comentários:

  1. Felizmente tb não tenho compras de presentes de Natal...mas nas emergências salvo-me no comércio tradicional...ainda que reduzido tem-me salvo dos infernos dos centros comerciais! Dezembro então...que medo! :) Revejo-me totalmente neste teu post Nina!

    ResponderEliminar
  2. Como eu. Também gosto muito de me perder nas lojas que vendem tecidos e fitas e lãs polares e afins, consigo ficar horas a escolher. Agora não me convidem para ir passar tardes em compras nas lojas de roupa e de sapatos, não tenho a mínima paciência, e agora nesta época natalícia, centros comerciais são sinónimo de inferno na terra. Quando tenho compras a fazer, vou pouco antes das lojas abrirem, entro, faço as minhas escolhas rapidamente, porque já sei à partida aquilo que quero, e vou embora antes que chegue a multidão. E assim não me stresso :)
    Mas ao menos encontraste as tuas calças, já foi bom :)

    ResponderEliminar
  3. Oi Nina, eu também não sou de compras….exceto armarinhos e lojas de materiais artísticos. O resto, sempre que possível via internet.
    E nesta época do ano entrar em lojas é loucura…
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Os saldos começam a 28 de Dezembro. Mas também essa é uma altura de confusão. E compras com confusão é realmente uma maçada.
    manela

    ResponderEliminar
  5. Já nem penso em enfiar-me dentro de shoppings.Fiz antes,Mesmo assim há os supermercados que estes, não escapamos, se bem que vamos bem cedinho,enquanto a maioria dorme,rs beijos,chica

    ResponderEliminar
  6. Pois é...logo apos o natal vem os saldos...eu amo estes saldos e sei bem esperar.Aos amigos por cá,ofereco biscoitos,bolos feitos por mim,nada de correira e consumismo,linda noite querida,beijinhos

    ResponderEliminar
  7. eqto vc visita o armarinho.. eu me acabei numa loja de eletronicos.. dá uma espiada la no blog ke vc vai entender a minha pessoa..rs... bjokas sua linda.. sucesso sempre

    ResponderEliminar
  8. De certo fará melhor negócio depois das festas de fim de ano.
    Fujo das compras... em especial nesta época.
    Quanto aos armarinhos estes são tentadores em qualquer tempo.

    Abraço e feliz em ver que está melhor.

    p.s. agradeço muito sua visita e também está entre meus favoritos.

    ResponderEliminar
  9. Menina, sábado eu passei por várias filas no shopping.
    Não comprei presentes, mas compras pessoais como, renovar jogo para cama e banho...A Zelo estava com uma promoção boa.
    A net tb ajuda muito para fugir do tumulto de fim de ano.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Tenho um mini mercado perto de casa e normalmente encontro lá quase tudo.
    ODEIO grandes superfícies!
    Vou esperar pelos saldos e talvez compre alguma coisa para mim.
    Quero mais do que preciso de uma botas e tenciono comprá-las em Janeiro na sapataria Feniana no Porto, onde sempre compro o meu.
    calçado.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Tenho um mini mercado perto de casa e normalmente encontro lá quase tudo.
    ODEIO grandes superfícies!
    Vou esperar pelos saldos e talvez compre alguma coisa para mim.
    Quero mais do que preciso de uma botas e tenciono comprá-las em Janeiro na sapataria Feniana no Porto, onde sempre compro o meu.
    calçado.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Imagínate si así está ahora, cómo estará todo en dos semanas más. Como para no salir de casa, y menos a comprar.

    ResponderEliminar
  13. Olá Nina.....
    aprendi que os anos me trouxeram alguns defeitos e algumas qualidades...
    Um efeito: tolerância zero....e desta forma, só vou a supermercados durante a semana...jamais nos finais de semana...É o inferno em vida...Em lojas de roupas então, acabo por vir embora.....Quanto às retrosarias ou armarinhos, gosto imenso d e me perder e ver as novidades....beijos

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Nina, como compreendo essa sua atitude para com esses desfiles enormes que nos "esmagam" nos grandes centos e hipermercados! Também não aprecio. Só quando necessário mesmo. Por aqui há uma imensidade de tais lojas, mas prefiro as que ainda vão existindo mais antigas para determinadas compras! Sobre a agorafobia, pois aqui está quem já sofreu desse mal e que em tempo de maior fragilidade veio ao de cima! Foi há cerca de vinte e cinco anos! Eu própria procurei ajuda psicológica e graças a Deus que passou, mas de qualquer forma não aprecio andar em muitos corrupios! Ar livre, ar puro é o que mais gosto….E sobre as tais compras vamos aguardar sim, os saldos, que não tarda muito, estarão aí a tentar-nos! Beijinhos.Ailime

    ResponderEliminar
  15. Ola querida..como eu entendo..a 10min de onde vivo fica a maior zona comercial de France..Plan de Campagne..normalmente ao fim de semana não se pode sair para fazer compras..mas agora é todos os dias..são filas e filas de carro para entrar e depois nas lojas não se pode entrar..mas é la que eu encontro tudo o que preciso..aqui não existem as pequenas retrosarias como em Portugal..
    Beijos da Bruxinha

    ResponderEliminar
  16. Gosto de compras mas detesto a confusão desta época do ano.
    Ainda não comprei nada e parte das ofertas já pedi à filha para as comprar por mim. Mas isto é porque este ano não posso sair de cá e fazer o programa das compras com a filha.
    Espero que estejas melhor. Tenta descansar. Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  17. Realmente é um stress ir a um Centro Comercial ou Hiper nesta altura do ano!!!
    Bjo

    ResponderEliminar
  18. Hummmm…gosto de ir às compras, porém, fujo das multidões!!

    Vou ao shopping bem cedinho, quando mal abriram…ai o shopping é só meu!! rsrsrsrsr

    Nesta época do ano, tudo anda assim, apinhado de gente!!

    É bom esperar pelas liquidações…adoro!!

    Nina, não consegui ver sua imagem, não sei se falta algum plugin no meu Mac.

    beijinhos, Lígia e =ˆ.ˆ=

    ResponderEliminar
  19. Yo odio los centros de compras en estos tiempos Nina todo es caótico., anda la gente como loca compra que compra

    ResponderEliminar
  20. Oi Nina, eu também não tenho paciência para lugares com muita gente... o que falç é ir comprando os presentes aos poucos, quando gosto de algo e vejo que combina com a pessoa eu vou lá e compro e vou deixando guardado... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  21. Nina a min tampouco me gustan as compras, prefiro estar na casa entretida coas miñas cousas... pero ó final sempre hay que saír, son inevitables. Eso sí, so merco o imprescindible, xa estoy bastante farta do consumismo que nos rodea por tódalas partes. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Sabe o único mês em que não entro em shopings? Dezembro!
    Odeia aquela confusão...e saía dela pior do que entrava...sim...porque shopings...dificilmente entro...e quando entro...às 10 estou à porta e às 11...estou de saída!
    Também adoro o comércio local...as feiras...o galgar passeios e sentir a brisa fria da manhã ou do entardecer!
    Por isso boas idas à retrosaria...(hoje também vou)!
    Bj

    ResponderEliminar
  23. Percebo-te tão bem...também não sou fã das saídas para compras, embora as faça obrigatoriamente por causa sobretudo dos filhotes sempre a crescer...! Adoro retrosarias ...até aquele cheiro tão especial que têm...e lá dentro não há pressas...acho que o tempo tem tempo...Armarinho...não sabia que se dava esse nome no Brasil...mas adorei!
    beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  24. En estas fechas es un castigo ir a comprar algo, semuere una en las colas:((
    Espero que estés mejor del constipado.
    Hoy puse una receta de membrillo espero que te guste:))
    Buen finde nos vamos a Madrid.
    Un beso.

    ResponderEliminar
  25. I'm with you, Nina Shopping is a nightmare, especially at Christmas. In our family, we have decided to buy only for the kids and the rest we donate to charity. Everyone wins that way.
    Hugs - have a wonderful day, Sweetie.

    ResponderEliminar
  26. Oi Nina ....adorei saber que eu gosto de passar boas horas dentro de uma "retrosaria"...
    Se bem que os armarinhos aqui no Brasil hoje em dia vendem tanta coisa, que iguais aos armarinhos de antigamente nao temos mais . Mas sempre é mto bom.
    Qto as compras...amiga....nessa epoca do ano , realmente nao é nada facil ! ...
    Que bom que achou as calças...
    bjs querida , e um ótimo final de tarde para vc !
    Isabella

    ResponderEliminar
  27. A minha paciência também é bem pequena pra essas compras desesperadas no fim do ano! Compro tudo que é possível com antecedência ou pela internet, porque nada me irrita mais do que precisar entrar em lojas super lotadas...
    Beijo

    ResponderEliminar