quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Bolo Andaluz





Conforme já repetidamente referi, eu e os bolos temos uma relação muito especial - gosto de os preparar, gosto do perfume que deixam na casa e gosto da primeira fatia... já são três gostos! Por isso continuo a ser boleira.

Nesse capítulo tenho sempre, mas sempre, presente, a preocupação de utilizar ingredientes que por aqui estejam, evitando desperdícios. Essa preocupação aplica-se com principal incidência na fruta que, se se aproxima de um estado de maturação perigoso, salta para um bolo.

Tenho ainda uma fidelidade quase exclusiva a um livro de cozinha, para mim uma bíblia, um tratado - O LIVRO DE PANTAGRUEL!
O indiscutivelmente melhor.
É por isso que repetidamente aconselho as cozinheiras inexperientes a, no caso de apenas poderem comprar um, que comprem este.

Foi com ele que me iniciei verdadeiramente, foi o meu mestre, o meu inspirador.

Quando me foi oferecido, a escolha era restrita, ao contrário do que acontece hoje - há milhares de ofertas, umas melhores do que outras, umas cópias de outras e outras seguramente excelentes.
Só que não preciso delas. De nenhuma delas, porque tenho o meu PANTAGRUEL.

Com o uso, acabou por se estragar e precisou de encadernação. Foi então que decidi revisti-lo com esta capa:






... e assim se tem mantido.

 Sempre que me dou conta de produtos a que dar destino, recorro a ele, ao meu adorado PANTAGRUEL.

Foi o que ontem ocorreu - reparei que uma quantidade considerável de amêndoas descascadas aguardavam vez para serem utilizadas.
Decidi-me pelo BOLO ANDALUZ.
Uma maravilha!



Muito fácil de preparar, recorri à Bimby para reduzir as amêndoas a pó.
Não utilizei nozes - foram, portanto 250 g de amêndoas!


Assou em forma de silicone, deixei que arrefecesse, desenformei e polvilhei com icing sugar ...

Cresceu bem e resultou leve e fofo 

Nada seco ...

E isso deve-se à pouca quantidade de farinha e à oleosidade das amêndoas!

Então é assim:
- Têm amêndoas ou nozes ou nozes e amêndoas?
-Não hesitem! Arrisquem no BOLO ANDALUZ!
(Por que carga de água terá este nome?)
Não interessa!
É bom que se farta. Tão bom que, desta vez, suspeito, não me limitarei à primeira fatia.

Beijo
Nina

29 comentários:

  1. Olá Nina, gostei do teu comentário, mas vou dar aulas
    a quem? esse é o problema, bjs

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Nina,
    O bolo ficou com óptimo aspecto e na verdade bem simples!
    Eu não sou boleira nem doceira, mas comia uma fatia desse delicioso bolo;))!
    Um beijinho e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  3. O bolo tem mesmo óptimo aspecto, provava já uma fatia! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Deve ser mesmo bom. Já apontei a receita.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Fiquei com água na boca, Nina. Adoro bolos com amêndoa ou outro fruto seco e este ficou lindo e com a fatia húmida tal como eu gosto.Vou guardar a receita. já que não tenho o livro.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Começo pelo fim ... riubando uma fatia!
    Passo pela receita e vou espreitar no meu livro que há muito não é aberto!
    Paro na capa linda que o protege dis salpicos culinários!!! Bj

    ResponderEliminar
  7. Nádherná torta/koláč z mandlí. mňam.
    Aj obal na knihu je krásny, pekná výšivka!
    Pozdravujem zo Slovenska, pá,
    A.

    ResponderEliminar
  8. Que delícia,Ninita, fiquei a salivar... :)
    Fiquei encantada com a capinha o livro, tão amorosa e delicada, uma rica prenda para um riquíssimo livro. Adorei!
    Beijinho grande, querida, até breve!

    ResponderEliminar
  9. I need a TRANSLATE button..so cute and the cake looks amazing!♥

    ResponderEliminar
  10. Hoje, aqui no Brasil comemoramos o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e o dia das crianças.
    Vim para lhe deixar um abraço, com esse pensamento.
    Nunca deixe a criança que existe dentro de você desaparecer, porque um pouco de inocência é bom .Se quer permanecer jovem, só tem um jeito, conserve viva a criança que existe dentro de você, um coração cheio de amor, se interesse pelas coisas que acontecem, perdoe, se alegre com as mínimas coisas, esqueça as ofensas, as tristezas e as quedas, sorria mais, tenha sempre um coração disposto a amar, abraçar o mundo inteiro, um coração que não se apequena e não se esfria.
    Enquanto conservar calor no coração, a alegria de viver, não envelhecerá.
    Que Nossa Senhora Aparecida lhe cubra de bênçãos e que essa criança que existe dentro de você permaneça viva e feliz. Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderEliminar
  11. Tão fofinho que até salvei em meu Pinterest! Que delícia!!!! E que capricho com a capa para seu livro culinário do coração! Minha mãe tem vários, eu tenho um caderno com receitas anotados do qual gosto muito! Abraços!

    ResponderEliminar
  12. É muito simples a receita, dessas é que eu gosto. Noutro dia também fiz um bolo de frutos secos para aproveitar os restos do Natal passado.;P

    ResponderEliminar
  13. Que delícia, o livro, a capa, a receita e o perfume do bolo quentinho, pedindo uma generosa xícara de chá ou café! #amo
    Bjo
    Denise

    ResponderEliminar
  14. Parece-me uma deliciosa sugestão... e uma verdadeira tentação!...
    Ficou com um aspecto fantástico!... Mesmo no ponto!!!
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Qué bonita funda, me encanta.
    Besitos

    ResponderEliminar
  16. A mí también me encanta hacer queques, pero no los hago mucho porque después me los tengo que comer... y eso no es tan bueno.
    :D

    ResponderEliminar
  17. I love cakes with almonds or other dried fruits and this looks nice and with the moist slice...
    enjoy the weekend
    Beijo Crissi,

    ResponderEliminar
  18. Ficou linda a capinha do livro, adorei! Também gostei do bolo, tem um aspecto delicioso "está diciendo cómeme".
    Bom domingo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Também gosto de fazer bolos ao fim de semana e este não me há de escapar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Acho que eu tenho, realmente é medo de gostar de bolo.
    Por isso evito.

    Feliz dia do Professor. Parece que algum tempo da vida você trabalhou como Professora, acertei?
    Se foi, que tenha sido daquelas inesquecíveis.

    ResponderEliminar
  21. O bolo tem um aspeto fantástico e a capa do livro ficou giríssima.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Adoro bolos com chá.
    Esse é bem do meu agrado.
    As fotos estão belíssimas e "apetitosas"!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Nina, comecei a fazer um caderno de receitas de família testadas e aprovadas) para a minha filha, mas via que quando queria fazer uma receita achava mais prático pegar na net. A chance de dar errado era grande, pois há tantas e tantas variações de cada receita que ficamos perdidos. Parece que agora anda consultando o caderno da mãe! Não abro mão dos meus. Pesquisei na net o livro de Pantagruel,mas só encontrei a versão nova que os filhos editaram. Você já tem o novo? Aqui estamos na primavera, mas já com clima de alto verão. Fim dos tempos. Um dia aqui em BH há de nevar, não é?

    ResponderEliminar
  24. Eu acabei de ver no blog da Marcia.Tenho feito muitos bolos com farinha de amêndoas e farinha de arroz e evitado a farinha de trigo.Tenho tantas nozes,preciso quebra-las.Logo irei fazer,grata por partilhares amiga! Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Gosto muito de bolos que levem amendoas e os bolos de forma baixa, são dos meus favoritos, não sei porqueê. Será porque as fatias são baixas e fingimos que não comemos muito bolo? Deve ser. Roubei a receita e testarei assim que acabar o que tenho em casa e fiz ontem.

    ResponderEliminar
  26. Mas que aspeto delicioso Nina :)
    E parece fácil de fazer :) Vou levar a receita comigo.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  27. Oi Nina... que delícia!!!
    Eu sentadinha na minha cozinha, com um bule de café, comia tudinho, rsrsrs
    Beijosss

    ResponderEliminar
  28. Olá Nina! Retornei ao mundo dos blogs, estava afastada, com saudades dos queridos amigos.
    Estou navegando pelas tuas águas e apreciando o que perdi por estes tempos.
    Não irei comentar em todas as postagens, para não lotar a tua caixa de emails. Mas já começo na conversa por aqui, por este bolo que salivei e pensei em um café. E tenho uma considerável quantidade de nozes para ser usada.
    Gostei do nome do livro e o bolo promete ser tão delicioso, que certamente era parte dos banquetes de Pantagruel.

    ResponderEliminar