sexta-feira, 3 de outubro de 2014

1214 - Dicas!


Decidi mostrar os saquinhos utilizados para lavar, na máquina, roupa delicada, já que, o último texto que publiquei - sobre os afazeres de uma dona de casa - mereceu variadíssimos comentários e algumas perguntas, concretamente, sobre os ditos sacos.
Não há o menor segredo:


Têm este aspeto.
Este, em particular, é excelente e serve até para lavar ténis.
É forte e muito bem acabado.
Comprei-o na Alemanha, numa loja irresistível, onde me perco, do mesmo modo que outras pessoas se perdem nas sapatarias... é que tenho sapatos em excesso e a fixação de outros tempos, hoje, apenas me cansa. Mas isso será conversa para outra ocasião.

 Voltando, pois, ao belo saco (o Mercedes, o Porsche dos sacos ...), trouxe-o de uma das muitas lojas Tchibo, que vende café sempre, e utilidades variadíssimas cujo stock renova cada segunda-feira.
É meu há muitos anos, sendo de uma eficiência garantida.

Mais tarde, em Portugal, comprei vários como este, em diferentes tamanhos.
Não tendo a qualidade do primeiro, vão, ainda assim, cumprindo o seu papel protetor.
Encontram-se em qualquer grande superfície, na secção de detergentes e acessórios para tratamento de roupas.

O tecido fininho, é uma espécie de rede, quase tule, fechado por ziper -  já me têm dado alguns desgostos. Não tenho dúvidas de que eu própria os vou costurar assim que necessário e, já que falamos em economia doméstica, aconselho as destemidas costureiras a que façam o mesmo.
Dos comentários que recebi, todos super simpáticos, adoráveis de ler e que muito agradeço, destacarei dois, por razões diferentes:

Da  TERESINHA, recebi esta delícia:

" ...E vou acrescentar uma dica, porque também só uso atoalhados e lençóis brancos: se estendidos ao ar
livre e estiver luar, ficam mais corados do que se apanharem apenas sol. Como moro no último andar, uso essa técnica: experimenta agora na próxima lua cheia."

Não é uma maravilha?
Obrigada, Teresinha!
Experimentarei com toda a certeza.

Da  MARIA JOÃO, pessoa muito prática, chegou o ensinamento:

"Ainda faço melhor, como não tenho especial interesse em mudar o visual da cama sempre que mudo os lençóis, no verão, lavo-os de manhã para ao fim do dia estarem prontos a voltar à cama, com o seu cheirinho de acabados de lavar e secar, que por vezes se dilui na arrumação"

Obrigada, amiga.
Pratico o mesmo sistema com toalhas de mesa, daquelas que, pela sua natureza, passam bem sem ferro e para dizer a verdade, também com guardanapos, que só uso em pano (dobradinhos e enfiados numa argola ficam perfeitos).
Já nos lençóis não consigo ser tão expedita. É que ainda sou do tempo dos enxovais, dos lençóis em linho bordados e, às vezes, para complicar ainda mais o assunto,  rematados com rendas. Nesses casos, o ferro de engomar é imprescindível. 
Dá trabalho, claro que dá trabalho, mas são tão lindos que merecem o esforço.

Beijo
Nina

20 comentários:

  1. Nina...sempre a aprender...a da Teresinha...é o máximo!!!
    Bj am

    ResponderEliminar
  2. Ah que giro! Também uso guardanapos de pano (algodão), guardados em saquinhas individuais que fiz há muitos anos (os primeiros, há 14).
    Saquinhas essas, feitas em quadrilé, pois têm um motivo em ponto cruz. Mas já fiz de croché, posteriores a essas e pretendo fazer em tecido... :)
    Adorei as dicas da Teresinha e da Maria João. Preciosas! Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. fiquei curiosa com a "receita" do secar ao luar. tenho de experimentar. bom fim de semana. bj

    ResponderEliminar
  4. secar na lua cheia??? essa nunca experimentei... bjokas e sucesso

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito deste teu post. O saco que compraste na Alemanha, vê-se que é turbo, de qualidade, mas...estou cá muito longe!
    Esses sacos dão muito jeito e eu tinha 2 que comprei há muitos anos, numa loja dos 300 (não sei se alguém ainda se lembra). Há algum tempo que se estragaram e eu ainda não encontrei substitutos. Veio-me agora à ideia que tenho por aqui uns restos de cortinados finos que se calhar davam uns bons sacos para a roupa especial. se não fosse "esta conversa", não me tinha ocorrido por isso, obrigada. Quando os fizer digo-te e mostro lá no Meu Estaminé. Bom fim de semana. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  6. Sim, conheço esses sacos e dá muito jeito, eu também no verão
    quando lavo os lençois, ponho os mesmos, essa dica da Teresinha é
    muito boa, vou experimentar, beijo amiga

    ResponderEliminar
  7. Também uso sacos que não chegam aos calcanhares dos teus.

    Resultam para separar roupas, mas pouco duram.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Nina, ultimamente não tenho usado saquinhos, mas na verdade dão muito jeito para peças mais pequenas e/ ou delicadas!
    Achei interessante a dica da Teresinha! Desconhecia completamente!
    A minha funcionalidade vai para os toalhões de banho que é lavar e voltar a colocar logo prontinhos para a próxima utilização! Estico-os muito bem e depois é só dobrá-los do jeito que se pretende;))!
    Beijinhos, Nina, e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  9. Também utilizo este sistema imprescindível. :) Não conhecia o "porche" dos sacos. Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Gosto desta troca de ideias.
    Tem um bom fim de semana. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Las bolsas para la lavadora son muy practicas para las piezas pequeñas. Yo las uso.
    Un beso

    ResponderEliminar
  12. Siempre las uso para las prendas delicadas y para las zapatillas.
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  13. Nina, querida amiga,
    uma honra ser citada no teu blogue, logo tu, que és a supermulher, blogueira de pensamentos convertidos em textos excelentes, cheia de energia e força, que nos mostra os mais recônditos e belos lugares por onde viaja... enfim, palavras para quê?...
    Essa do luar foi uma curiosidade interessante e tenho pena de não me lembrar de quem me disse isso. Só sei que fiz a experiência com a roupa de cama e na manhã seguinte as fronhas estavam mais alvas do lado que apanhou o luar.
    Nina, acho que vou editar uma dissertação sobre os efeitos da luz da lua... no dia da lua cheia!...
    01:35h... vê só o jet lag... para mim a hora é 00:35!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Oi Nina!!!
    Achei interessante esse saquinho!!! Nunca usei!!!
    Li os seus dois posts sobre dicas e gostei muito!!!
    Aqui em casa coloco a roupa para secar no quintal!!! Tenho essa tradição do interior!!! Mas... por este motivo passo tuuudo!!! O dia de passar é separado só para este fim!!!
    Obrigada pelas dicas!!!
    Tenha um lindo final de semana!!!
    Bjos!!

    ResponderEliminar
  15. Nina es Asturias. Un paraiso.
    Volveré... ahora vamos a tu país otro paraiso que nos gusta mucho ;))
    Un beso.

    ResponderEliminar
  16. Esse saquinho é ótimo, pois tem zíper . Não sai nada pra fora!
    bj Nina

    ResponderEliminar
  17. Adorei ver os saquinhos Nina,esta dica vou começar a por em pr´tica,feliz Domingo querida,beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Nina, que saudades :)
    Também uso estes saquinhos e gosto muito, já não perco as miudezas ah ah ah
    Sempre com conselhos bons e práticos, obrigado :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Eu tenho esses saquinhos em tule.
    Mas para minha cortina usei fronhas.

    ResponderEliminar
  20. Já comprei desses saquinhos, estão guardados, ainda não usei.
    Nely

    ResponderEliminar