segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Orquídeas


Desde Maio que as orquídeas alegram os meus dias. São as minhas melhores amigas. Nada, nada exigentes ... um pouco de água de vez em quando é tudo quanto precisam. Nada exagerar na rega. Isso não toleram.
Tenho vários exemplares há muitos anos, sem problema.
Florescem de acordo com o seu relógio biológico e discretamente, passada a floração, permanecem na sombra. Descobri que se colocar os vasinhos sobre a superfície de vasos grandes, daqueles onde crescem plantas de grande porte, as minhas orquídeas agradecem, porque assim, quando são regados, não acumulam água nas raízes, situação que pode resultar fatal, como atrás referi.

Tenho lido algumas dicas sobre o assunto “orquídeas “, pelo que tenciono, no início do Outono, replantar, adubar e dividir, tudo operações muito simples.

A variedade mais comum, a que se encontra à venda nos supermercados, é esta, variando nas cores. Enquanto florescem são divinas. Depois, limitam-se a viver.
Dando os últimos suspiros florais, as minhas estão assim.



   



         


     


Seguem-se semanas em que darão os últimos suspiros 
Será tempo de investir nas resistentes suculentas.


Beijo 

Nina 










20 comentários:

  1. Que lindas que estão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. São muito lindas as orquídeas e tomara durem bastante! bjs, linda semana,chica

    ResponderEliminar
  3. Olá Nina! Lindas! É como nos traz vida. As minhas estão também cheia de flores. Na sala e na janela para a rua. Boa semana,beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de orquídeas e considero-as majestosas pois são tantas as variedades e muito o seu charme ... mas ... não as tenho em casa e nem eu mesma sei a razão!!!
    Gosto dos olhares!
    ...
    Ando meia ausente pois tenho a filha hospitalizada com uma bactéria no intestino mas assim que sentir ânimo ... regressarei em força!!!
    ...
    bj

    ResponderEliminar
  5. Lindas e parecem muito saudaveis.Boa semana dos Estados Unidos

    ResponderEliminar
  6. Lindíssimas as tuas orquídeas! Nunca me aventurei a comprá-las pois pensava que eram muito sensíveis e eu nem sempre me lembro de regar as flores. Fiquei com vontade de investir nestas beldades.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia, não são nada sensíveis. São até muito resistentes. Experimenta é quando perderem as flores conserva-as regando muito moderadamente até que meses depois voltarão a florir
      Beijo

      Eliminar
  7. Boa noite Nina,
    Já de regresso aos blogues. Saudades!
    (Mas fez-me bem esta pausa)!
    As suas orquídeas estão lindas!
    Devem ser como os antúrios! Ofereceram-me um há meses e não pára de florescer. Água muita pouca também!
    Beijinhos e feliz serão.
    (Este ano fui para Monte Gordo e adorei. Fiquei surpreendida pela extensão do areal e com o enorme espaço para estender a toalha;))!! O "nosso paraíso", estava a abarrotar...
    Beijinhos e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  8. Estão lindas Nina. Agora tenho 2 vazitos com umas folhas verdes que não florescem. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga,tens de ser paciente e aguardar que voltem a florir.
      Beijo

      Eliminar
  9. Oi, Nina!

    Suas orquídeas estão lindas! Plantas sempre alegram a casa...

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  10. Também tenho uma orquídea branca, igualzinha a essa, deram-me as estagiárias que tive há uns anos. E a coitada dura e floresce duas vezes por ano. Curiosamente, dou por ela meio murcha... será que a reguei demais, com medo do calorão?

    ResponderEliminar
  11. Não consigo gostar dessa flor.
    Ela me assusta.

    ResponderEliminar
  12. tb adoro e tenho duas mas por agora nao tem flor as tuas estam 5* parabens bjs

    ResponderEliminar
  13. Oi Nina... eu amo orquídeas, mas não sei cuidar muito bem delas, tenho algumas que estão comigo há anos e sempre florescem, sem eu fazer nada, só água de vez em quando, rsrsrs
    Beijosss

    ResponderEliminar
  14. beautiful flowers.

    hugs
    Jennifer
    https://jennifer-femininundmodisch.blogspot.com/2018/08/preischeck-so-viel-kosten-meine-looks.html

    ResponderEliminar