quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

FUI EU QUE FIZ!

A borboleta atenua o ar artesanal

Não cresci numa família dada às artes ou ao artesanato.Raramente vi as mulheres da minha família, dedicadas aos lavores. Nunca fui estimulada nas habilidades ditas femininas.
E também sei que  " a natureza não dá saltos".
 Pois permito-me discordar.
Apesar deste contexto familiar, sempre tive curiosidade face à manufactura das coisas.
 Em criança, queria ter uma máquina de costura, fazer vestidos, criar coisas, ser costureira. Nunca o fui.
Mas, depois que cresci, e já  senhora dos meus impulsos, resolvi dar livre curso à minha veia "artística":
Frequentei um atelier de pintura e realizei umas coisinhas de que muito me orgulho e que a seu tempo mostrarei (se perder a vergonha...)
A seguir, aprendi a fazer crochet, tudo muito simples, mas, eu com a minha imensa ousadia proporcional à minha ignorância, decidi que o que faria, seria,  em grande ( já viram a colcha concluída e a segunda versão,em lã, em curso)...
Depois, veio o tricot.

Vestido de lã em tricot,verde pistachio, uma das minhas cores preferidas...
Comecei com as roupinhas dos meus filhos e hoje, tenho o desplante de tricotar para mim e  para as amigas. Comprei revistas, li livros, focei na net e, mais importante que tudo, atrevi-me, ousei, errei, fiz e desfiz!
Em boa hora! Vejam:

Vista geral

Modéstia à parte, acho que as fotos não fazem justiça ao vestido, que resultou em cheio.
Os pontos, aprendi-os a partir de um livro que pretende conter os principais - TRICOTAR À MÃO E À MÁQUINA - edições Fada do Lar. Aos pontos utilizados no corpo, chama Ponto de ferradura larga e ao da saia Ponto de zigueszagues curvos.
A lã, comprei-a nuns saldos no Corte Inglês de Vigo, nesta cor, para mim fabulosa.
O único defeito desta peça é que é muito, muito quente e pouco adequado para usar no interior das nossas casas aquecidas.
Tirando isso, acho lindo,e acho também que se eu fui capaz, qualquer pessoa será.
Beijos, Nina

7 comentários:

  1. Olá!
    ADOREI!!! Este vestido está lindíssimo e muito bem feito. Parabéns!
    Que bom poder seguir um blog onde se lê bom português!...
    Este mundo dos blogues mostra muitas coisas giras, mas não são assim tantas as boas descrições que as acompanham!...
    Vou voltar com assiduidade porque acho que o seu blog promete!!!
    Afinal estamos perto!
    Beijinhos
    Teresinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Nina,
      estou fazendo um zapping para ver quem me segue e comenta há mais tempo... imagina p'ró que me deu hoje... para ver o que aconteceu ao longo destes 7 anos!
      Vi que te descobri precisamente aqui neste post... em que quase se vê o segredo da carinha que não queres desvendar... trajando o teu lindo vestido!
      Vi comentários de pessoas tão assíduas que ainda hoje me visitam e comentam e fico contente. A tarefa vai ser demorada, mas como tenho algumas seguidoras/comentadoras com o mesmo nome, acabo por confundi-las. Estou de bloco em punho a anotar para agradecer convenientemente!
      Podia dar-me para pior!
      Fiquei amiga de verdade de algumas pessoas que me seguem e comentam no meu blog. Algumas até tive o grande prazer de conhecer pessoalmente.
      E há histórias engraçadas relacionadas com os meus blogues, que um dia contarei no outro.
      Vi também que nem tudo o que publico merece uma palavra tua... apesar de eu só mostrar trabalhos de vez em quando! Nem ouviste a minha interpretação do Lago do Como, ao piano... sei que não aprecias música... e eu não sou grande pianista!... Mas teria gostado da tua atenção!
      Entendo! Onde arranjarias tempo publicando todos os dias e comentando tantos posts?
      Não faz mal... isto foi apenas uma constatação, tendo em conta comentários tão generosos de pessoas que conheço há menos tempo do que tu e a quem também começo a afeiçoar-me!
      Só quis testar... e o resultado foi este!
      Bj


      Eliminar
    2. Obrigada pela atenção e compreensão, querida amiga.
      Um beijinho

      https://www.youtube.com/watch?v=rsvVzAn_qlI

      Eliminar
  2. Oi minha mais nova amiga!
    Lindo o vestido, eu adoro pontos com tranças este é um tipo de trança trabalhada, sei fazer trico e croche, já fiz muito, mas agora tenho um apreguiça danada. Minha mãezinha tem 81 anos, faz cada coisa linda que eu nem me animo a fazer, faz cortina de cordão, colcha de croche, blusas trabalhadas, a gente se encanta. Parabéns pela sua habilidade, tem que ter gosto e paciência. Mas quanto ao meu post, deixaste o comentario lá , concordo plenamente com vc, ñ devemos ficar chorando em cima do leite derramado. Mas quanto ao autor vc já leu? Augusto Cury, eu gosto muito dos seus livros, ele é um psiquiatra e psicoterapeuta moderno.Desesnvolveu um estudo sobre da mente humana bem interessante. E em seus livros ele fala exatamente que ñ devemos deixar de fazer as coisas para depois ñ ficar chorando, é isto que prejudica grande parte da vida de quem faz assim, segundo ele, e concordamos tbm ñ é mesmo? Boa noite!

    ResponderEliminar
  3. Olá Nina!
    Muito lindo o vestido. Lindo mesmo. E muito bem tricotado. Parabéns. Isso é arte!!! Também gosto de artes manuais, mas atualmente meu lazer é origami. Não tenho mais paciência para tricotar, mas admiro demais os trabalhos feitos em tricot. Bjssssssss

    ResponderEliminar
  4. Lindo trabalho Nina, parabéns.
    Infelizmente não aprendi a fazer estes trabalhos que muito me encantam. Gostaria muito de ter aprendido, quem sabe um dia eu ainda venha a ousar, errar e aprender?
    Bjos!!

    ResponderEliminar
  5. Olá Nina,
    Indíssimo trabalho com esse fio de brilho acetinado e cor elegante. Realmente está de parabéns pela paciência admirável, falo também das colchas muito bem trabalhadas.
    beijão

    ResponderEliminar