domingo, 27 de fevereiro de 2011

PÃO

Gosto de pão! Desde criança que o como ao pequeno-almoço ( café da manhã), então com manteiga e agora, com a ditadura da balança, nem tanto.
Na minha memória persiste a imagem de uns braços roliços de mulher,cantarolando, de mangas arregaçadas até aos cotovelos, amassando energicamente a massa enfarinhada, num ambiente iluminado e turvo pela nuvem de farinha em suspensão.
Só que eu sou bicho urbano, nasci e cresci na cidade, nunca nem por uma vez,  entrei no coração de uma padaria o que inviabiliza completamente tais memórias.
Põe-se, portanto, pertinentemente, a questão:
-Será que fui padeira numa outra vida?
Responda quem for capaz.
Por mim, consigo viver sem sobressaltos com esta transcendental possibilidade.
O que é certo, repito, é que gosto mesmo de pão, de o saborear mas, principalmente, de o cheirar, quando recém cozido.
Para minha enorme felicidade, descobri, recentemente, a máquina de fazer pão, um trambolho com ar de inutilidade que me apressei a comprar.

A máquina em toda a sua imponência...

Estudado o livro de instruções, apreendi de imediato que a coisa não tinha segredos:


Farinha composta por 7 cereais

Havia que comprar a farinha ou mistura de farinhas adequadas, ligar a máquina à corrente elétrica ( com a possibilidade de, utilizando um temporizador, ter pão quente , ao saltar da cama pela manhã...) e escolher o programa, esperar pelo apito de "concluído" e voilá ...


Pão Vital
Agora, é só comer.
Beijos,
Nina

10 comentários:

  1. Ai que delícia!
    Preciso comprar uma máquina dessas,tô enrolando há tempos.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Oi amiga, sonho com essa máquina, é boa mesmo então, no meu sonho é assim, coloco o pão pra fazer a noite e programo pra que esteja pronto quando eu acordar, imagina, vou achar que é minha vó que chegou do céu, ehhe beijo amiga, obrigada pelo carinho, tenho orgulho do teu blog, vc tem o dom da escrita inteligente. bjão, bom começo de semana.

    ResponderEliminar
  3. Ola , seja muito bem vinda ao CASA e fico muito feliz que tenha gostado! Volte sempre .....ja estou te seguindo tambem ...bj

    ResponderEliminar
  4. Nina,
    Já descobri, pelo primeiro post que leio que você é simplesmente maravilhosa - gosta de pão! Eu amo pão e como senti o cheirinho deste recem saído do forno, lá vou eu atras de você! Vamos nos divertir.
    Muito beijos
    Dinorah

    ResponderEliminar
  5. Tb gosto muito de pão. Mas não tenho vontade de comprar uma máquina semelhante a sua. Minha irmã comprou uma e disse que passa umas 3 horas para o pão ficar pronto. Depois disso, já perdi o entusiasmo. Prefiro comprar na padaria.
    Obrigada pela visita. Bjs e uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  6. Oi Nina, obrigada pela visita carinhosa! Tentei te visitar ontem e não consegui comentar, mas tudo bem hoje deu cert! Também uma cadela é labradora marron e muito dócil, é nosso xodó!Quanto ao pão adquirimos uma máquina faz 1 mes, e nunca mais comprei pão! É dela que saí o pão quentinho, levo pra minha sogra, pra cunhada, pra tia. É muito prática e vou te dar uma dica, tem um livro super legal, com receitas tanto para fazer manualmente quanto na máquina, já experimentei e deu certissimo.O livro é:
    Culinária de Todas as Cores-200 receitas de pães tentadores- Joanna Farrow. Beijo Nina

    ResponderEliminar
  7. Oi Nina.
    O pão é nosso alimento universal, desde que Jesus abençoou na Santa ceia e repartiu com seus discípulos... Quem não gosta desta delícia!! Só de olhar o seu dá água na boca. Bom apetite e boa semana pra vc. Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Nossa, so de olhar ja engordei, rsrsrs e o pior, estou sentindo o cheiro daqui, pode?
    Ale

    ResponderEliminar
  9. Oi, Nina, para ser sincera as vezes vou na cozinha e preparo algumas coisas, mas pão nunca me meti a fazer. Com certeza comemos muito sal e tb muito açucar que vem embutidos nas nossas comidas, e não é de graça que pegamos tantas mazelas. Eu tomo remedio para pressão, que é alta. Um lindo dia para vc. Bjs

    ResponderEliminar