segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Livros

Gosto de livros.
Sempre gostei, desde criança, nunca parei de gostar cada vez mais deles.
Leio, em média, um por mês, melhor dizendo, delicio-me com um todos os meses.
Se é mau e não merece o meu tempo, descubro-o nas primeiras páginas e recuso-lhe as minhas preciosas horas.
Por isso, como nunca persisto em apostar no cavalo manco, nunca me decepciono e cada leitura é uma viagem que me transporta para outros tempos e outros espaços, que me abre janelas para presenciar ações insólitas, românticas, arrebatadoras ou proibidas.
Alguém disse que, quem ama a leitura, jamais está só.
Subscrevo sem hesitar.
Devo-lhes tanto, devo-lhes tudo.
Sem as leituras não seria quem sou!

Graças à leitura, abri horizontes, multipliquei opções, apaixonei-me por novas e improváveis paixões.
Como a costura, por exemplo, com quem me cruzei, primeiro através da Burda, depois nos sites da blogosfera e, neste momento, em leituras específicas onde busco a componente teórica que suporte os meus delírios de criatividade.
Assim, adquiri a Costura-mania, livrinho simpático, com uma centena de propostas razoavelmente esquematizadas, mas,infelizmente, pouco convincentes, ficando-se muito aquém das minhas pretensões.
Por um lado, não responde às minhas mais cruéis dúvidas (como pregar um ziper, por exemplo... para não referir outras), por outro, apresenta desafios demasiado  comportados para a minha mente alucinada.
A culpa é minha, suponho, mas o livro não me convenceu.
Já este, O JOGO DO ANJO, é outra conversa.

Do mesmo autor, li A SOMBRA DO VENTO, um best seller internacional, absolutamente viciante, envolvente, encarcerando o leitor na trama  magistralmente construída.

O JOGO DO ANJO, em nada, desmerece o seu antecessor.
Reverencio quem assim escreve, quem nos comove até às lágrimas, aterroriza deixando no ar , flutuando, o MAL em toda a sua crueza, nos implica na ação obrigando-nos a tomar partido, prende os nossos sentidos, paralisa a nossa vontade, impede que paremos, a não ser que o autor assim o decida, estruturando o enredo em capítulos.
Tenho andado perdida por lá, pelo Bairro Gótico de Barcelona, tenho passado fome e vivido em imundas pensões, tenho convivido com marginais, bandidos da pior espécie, tenho sofrido com as implacáveis dores físicas do herói, tenho presenciado os seus raros momentos de paixão, tenho sentido o arrepio de pavor, impotente perante forças maléficas que perseguem e dominam ... enfim, tenho sido barcelonesa deambulando pelos recantos das Ramblas.

Enquanto não o devorar, até à última palavra, aviso, encontro-me no início do século XX, numa Espanha amordaçada, sobrevivendo numa sociedade rasgada por injustiças, onde a crueldade desfila impávida perante a muda aceitação social.

Sou a alma gémea de Martin!
Sou o próprio Martin! 


 Beijos
Nina

26 comentários:

  1. olá,

    sim...eu sempre leio nem que seja 2 páginas antes de dormir.
    : )
    bjs
    fica bem

    ResponderEliminar
  2. Nina, preciso acessar a net várias vezes ao dia por causa do meu trabalho e ora, ora, quando eu decido não ter tempo de ler blogs, sou conduzida pelos seus títulos e estou eu aqui a lhe escrever, deixando os meus trabalhos para mais tarde!
    Assim que tiver uma folga vou comprar esse livro, pois eu também sou como você, vou em todos os cantos junto com os personagens, vivos todas as emoções, das lágrimas às risadas. Também quando tiver um tempinho vou fazer um passo a passo para você nos mínimos detalhes de como pregar um zíper, desde como posicionar o pé da máquina, ok?
    Beijos,

    ResponderEliminar
  3. Ola Nina
    Os livros sempre foram meus melhores amigos!
    Cá na Bélgica tenho que ler em francês,apesar do entendimento da língua,sinto melhor o livro em Português.Boa dica do jogo do Anjo,linda noite,bjkas

    ResponderEliminar
  4. Querido Martin! A segunda proposta convence bastante!
    Beijinho e boa semana!
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Essa dica de leitura é muito interessante.
    Como não me interesso por costura, não é minha praia, fico com a Literatura.
    Vou procurar pelo livro, que deve ser mesmo muito bom.
    Adoro ler, mas também sou um tanto seletiva, não leio qualquer coisa só para ter um livro nas mãos.
    Obrigada pela indicação. Beijos querida, até...

    ResponderEliminar
  6. hola me encantan los libros que ha escrito carlos ruiz zafon de hecho me los he leido todos y este ultimo esta bastante bien espero que te guste un saludo maria,

    ResponderEliminar
  7. Li a sombra do vento. Imperdível!

    Fiquei curiosa quanto a este.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Nina, também adoro ler! Se você está interessada em entender um pouco de costura, tem o livro da Burda - A costura tornada fácil! Eu gostei é muito bom! Dê uma olhada e veja se gosta! bjs Nina

    ResponderEliminar
  9. OLÁ QUERIDA NINA!
    LER É SEMPRE UMA RIQUEZA É UM CONHECIMENTO QUE NINGUÉM TIRA DA GENTE, EU AMO LER, FICAR POR DENTRO DAS COISAS, APRENDO MUITO COM OS LIVROS QUE SÃO GRANDE AMIGOS!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BJS..♥

    ResponderEliminar
  10. Tenho uma bela biblioteca, Nina. Comecei muito cedo.
    Leio muito e leio sempre.
    Aprendi muito com minhas leituras.
    Tem verdadeira loucura por biografias, memórias, cartas.
    No momento leio a biografia de Steve Jobs.

    ResponderEliminar
  11. Olá Nina
    Também adoro ler, assim que terminar Ponto de Impacto (Dan Brown), que estou adorando, vou seguir sua dica.
    Beijo e ótima semana
    Roseli

    ResponderEliminar
  12. Valeu amiga pela dica.
    Beijos e ótima semana
    Ângela

    ResponderEliminar
  13. Ler é uma companhia bestial... mas faz muito mal à coluna!!
    Sobretudo aqueles calhamaços!
    Ehehehehehe... toma um beijinho!

    ResponderEliminar
  14. olá nina achei bem interessante e deu vontade de ler, umas das minhas paixões tbm;;;

    bjs rose jp

    ResponderEliminar
  15. Olá, também adoro ler, mas cada vez tenho menos tempo, entre todos os meus afazeres e interesses, esse fica sempre para ultimo :(
    Há um livro de costura fantástico, não tenho a certeza se é do readers digest ou do circulo de leitores, já é antigo, mas tem tudo de básico, como pregar os malfadados fechos :) se eu morasse mais perto de ti, vinhas cá a casa aprender, vivo em Rio Tinto, se quiseres perder uma tarde, serás bem vinda, é mais simples do que parece. Boa semana, bjos doces

    ResponderEliminar
  16. LIvros, livros!!!
    Maravilhosos!!! E a sombra do vento, é lindo!!!
    A vida toda me vi ás voltas com livros e entendo quem gosta de livros...
    abs,

    ResponderEliminar
  17. Olá Nina! Já lá vai o tempo que lia um livro a cada dois meses. Nessa altura, até a comunicação verbal era mais fácil e rápida, para não dizer, enriquecida! Com os filhos e o trabalho, esse hábito foi-se extinguindo, deixando no seu lugar uma enorme culpa! Com o passar do tempo, o ir viver para fora da terra, o não ter tempo para fazer amigos, etc. essa mesma comunicação (verbal) foi-se atrofiando de tal modo, que ás vezes para quero falar e não consigo, tenho que falar devagar para as palavras se irem formando. As vezes para fazer um simples post, demoro um tempão por causa do português. Eu não sei se isto o que eu disse faz algum sentido!
    Agora (recentemente) encontrei um livros cá em casa, e já comecei a ler, (com olhos de ler), e por acaso está a tornar-se interessante o fato de começar outra vez a ler.
    É de Og Mandino, "a melhor maneira de viver". Retrata a sua própria vida, quando depois de uma vida miserável, encontrou o sentido da sua vida e mudou para um homem novo, milionário e feliz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Nina,

    Eu gosto muito de ler, mas ultimamente estou um pouco devagar na leitura. Trouxe alguns livros em Português e guardei pra aguentar o inverno. Risos

    Quanto ao livro de costura; eles ajudam, mas é mais ilustração. Eu aprendo muito mais no blog da amiga Helena.

    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Nina querida, compartilho contigo a mesma paixão por livros.
    E por falar nisso, porque não escreve um?
    "Bebi" cada palavra de seu texto, vc conseguiu expressar cada sentimento que temos ao ler um belo livro.
    Parabéns.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  20. "Visto que meu primeiro comentàrio não passou, aqui vai novamente"
    Pois é Nina, ler para mim é essencial,os livros ajudam-nos a imaginar, sonhar,e fazer-nos pensar,embora nem toda a leitura seja benéfica, algums livros são melhores que outos,cabe a cada um fazer sua escolha.Neste momento estou a ler "La Femme au masque de chair de Donna Leon" senão devoro todos os romances de Stephen King.

    Bjks.Celeste

    ResponderEliminar
  21. Bom dia Nina
    Como a Nina eu adoro ler, e quando começo um livro que me desperta interesse, eu não o leio, eu devoro. O último que eu devorei foi do autor Nicholas Sparks, nunca tinha lido nada dele, o livro que li foi * Um refúgio para a Vida *, uma história lindissima que me prendeu do principio ao fim, agora já estou a acabar o livro *O Músico cego * muito bom também. Estou á espera de mais uma remessa que encomendei no Wook, deve estar mesmo a chegar.
    Desejo uma linda Terça feira
    Beijinho
    Rosário

    ResponderEliminar
  22. Oi Nina,
    eu como vc adoro ler,nem bem começo um já estou pensando no próximo no momento estou lendo "Cilada" de Harlan Coben, li anteriormente do mesmo autor "Quando ela se foi", é muito bom ele te prende,vc começa nãoquer para de ler.
    Vou por esse seu na minha lista.
    bjos!!

    ResponderEliminar
  23. Olá Nina, "thank you" por um comentário tão caloroso! Soube mesmo bem!
    Olha, passei a manhã na costura e correu tão mal, tão mal, que até duvidei de mim mesma. Faz lembrar aqueles bolos em que não falta ingrediente nenhum, mas ficam um desastre. No fim, ensaquei (tive pena de pôr assim) e LIXO. Não dava mesmo para nada. Sabes, estava a fazer um separadores para talheres em tecido, mas aquilo ficou muito mole, e mesmo horrivel. Só tive pena das horas de sol que perdi, se fosse dar um passeio.
    Valeu a experiência.
    Já agora, foste professora? A sério? Davas o quê?
    Estou curiosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Nina,
    tenho o de costura...
    Já o outro não...
    Sou como você, nesse aspecto:
    amo ler...o meu sonho de criança.
    pasme, era ter uma biblioteca em casa...
    isso numa época em que morávamos na selva...
    Isso mesmo!!! Aos 5 anos fui morar para a selva...onde não
    havia mais nada, a não ser árvores e mais árvores- lindas., diga-se de passagem, mas a minha alma ansiava por livros....
    Mais tarde, muito mais tarde, depois de dois cursos universitários, um dia peguei a minha mãe a comentar com o meu pai: esta menina compra tanto livro, que somente no nosso quarto ( o dos meus pais)é que não há livros.....E o meu pai, disse: ainda bem que ela gosta de livros.... Desta forma, na minha casa, no Brasil, há livros no meu quarto que é bastante grande, há livros nos quartos de visitas, no escritório, na sala de TV...enfim....Gosto de Livros...
    Cá em Portugal não é diferente, até porque casei com um homem que gosta de História, tal qual como eu....gostar de livros, foi um dos aspectos que nos aproximou: os livros, as ideias, os assuntos que podíamos discutir.....
    Portanto, cara amiga, entendo muito bem o seu gosto pelos livros.....

    abraços de MF

    ResponderEliminar
  25. Ai, também amo ler, leio de tudo. Era uma leitora mais voraz na época da escola. Levava uns 2 livros por semana da biblioteca.
    Boa semana !

    ResponderEliminar
  26. Ah! Eu também adoro ler! E quando uma história me encanta, também fico imersa, levando os personagens para todos os lugares, em todas as horas do dia! Beijos, Sandra

    ResponderEliminar