sexta-feira, 22 de março de 2013

Lentilhas


Sabe, aquelas leguminosa redondinhas, achatadinhas, que, quando nos lembramos, compramos e depois de deixar de molho por umas horas, utilizamos como base nas sopas?
Sabe?
Pois as bichinhas  têm outras aplicações, muitas outras aplicações.


Cá estão elas, miúdas, monótonas, sem graça, uma irmã gémea da outra, numa unanimidade burra, sem grandes promessas e nenhumas aspirações!
Comem-se porque sim, porque faz bem, porque devemos incluir leguminosas na alimentação, porque , inócuas, não sabem a nada, limitando-se a estar lá.
Há que lavá-las em várias águas, pois o aspeto brilhante e polido esconde montanhas de duvidosa e perigosa poeira.


 
Depois, piscina com elas!
Só então, bem hidratadas,  quase obesas, podem ser utilizadas.

A sopa é um clássico. Cozidas com cebolas, alhos, cenouras e, depois, reduzidas a puré.
Mas há outros desafios, irresistíveis, para o ser volúvel que sou eu, sem contenção, aderindo a propostas, mergulhando alegremente no escuro.
Procurando encontrei aqui :

-Lentilhas com paio
-Lentilhas com costelinha
-Lentilhas com ossobuco
-Arroz de lentilhas ...
...e por aí fora, de tal modo que estas coisinhas sem graça, de repente, se tornam apelativas, tipo moça feia que , por obra e graça de um banho de loja, se transforma, se transmuda numa sereia irresistível.

Convencidíssima, observo as coisinhas duplicando de forma e volume, imaginando criações culinárias de fino recorte gourmet!

Seja como for, dê lá por onde der, é tratar de comer leguminosas que  incrementa a saúde e a silhueta agradece.

Beijo
Nina

34 comentários:

  1. aki é sempre lentilhas com paio... booooooooooooooom demais agora ke está começando o friozinho de outono..kkkk.. bjokas lindeza e uma ótima sexta

    ResponderEliminar
  2. Adooooooooooooooooro lentilhas, de todas as maneiras, em sopa, em legume, até já as provei em sobremesa, gosto muito :)

    ResponderEliminar
  3. Querida Nina, apreciadora de lentilha que sou, não posso deixar de compartilhar contigo uma receita de lentilha que consegui há alguns anos.Coloca-se a cozinhar com os temperos que se quiser. Já cozida, retira-se do fogo e, se vai colocando, aos poucos, numa forma refratária, alternando as camadas com azeitonas, nozes e castanhas,tomates secos, cogumelos, uvas passas,queijo mussarela ou outro preferido, cortadinho em cubinhos pequenos, batizando tudo com generosos fios de azeite... Se for do agrado, também se pode colocar batatinha palha.Também, se preferir, pode colocar queijo parmesão raladinho na última camada. Depois, levar ao forno para gratinar e... servir com a salada de preferência. Fica uma delíííícia. Experimenta!!
    Abraço!!

    ResponderEliminar
  4. Oi Nina!

    Eu amo lentilhas!!!
    Meu prato preferido com elas é o arroz com lentilhas e cebolas caramelizadas no azeite. Minha mãe sempre fazia nas festas de fim de ano, é uma delícia!!!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Até que sao gostosas as lentilhas - cozidas junto com a casquinha do provolone, um alho frito miudinho, acompanhando um arroz branquinho e solto, uma omelete de queijo, uma salada bem fresca... Aqui no Brasil a comemos na virada do ano, para ter um Ano Novo bem próspero - pois se assemelham a moedas. Nessa época chegam até a faltar delas no mercado. Eu gosto bastante delas em sopa também, regada a um bom azeite. Aliás, não são bíblicas? Esaú trocou seu direito de primogenitura com Jacó por um ensopado delas com carne de cordeiro, não foi? Devia estar delicioso... Beijos e bom final de semana, minha linda.

    ResponderEliminar
  6. nunca comi lentilhas! mas parece ser bom!
    Obrigada pela visita no blog!
    Bjs e volte sempre!
    Bel Carvalho
    http://bybelcarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. SON BUENAS LAS LENTEJAS,,,MI HIJA LAS ODIA(PERO LAS COME)
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  8. Nunca mais comi lentilhas, família não gosta. Gosto de lentilhas no vinagrete e no arroz . Também gosto muito de sopa de lentilhas.

    Bom final de semana! Bjs

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito e em sopa então as prefiro! bjs e bom findi! Nina

    ResponderEliminar
  10. Aaaamo lentilhas em cualquier preparacao, mmm que ricas sao! Agora que comeca outono, ja estou preparando umos platos deliciosos.
    Abracos.

    ResponderEliminar
  11. boa noite Nina,amo lentimhas e sempre faço lentilhas com cebolas caramelizadas no azeite.Usa-se muito no Brasil no final do ano.Faço sopa receita Alemã com salsicha mas com paio nunca comi,vou olhar a receita.Linda noite,beijinhos

    ResponderEliminar
  12. cá em casa as lentilhas estão normalmente na sopa, mas comi uma vez lentilhas com caril ... muito picante, receita indiana, uma delicia. Já tentei fazer em casa, mas não saiu nada que se aproxime :(

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Raramente como lentilhas. Porque demoram a cozinhar e nunca pegam um bom gosto.
    Sem falar que quando faço, sobra várias vezes para várias refeições.

    ResponderEliminar
  14. Las comí ayer Nina. Con un poco de costilla y chorizo...bueniiisimaaasss:)))
    Un beso

    ResponderEliminar
  15. Las lentejas (como las llamamos en el Perú) son deliciosas, y más si se las acompaña de tocino ahumado.

    ResponderEliminar
  16. A minha Mãe costumava fazer sopa de lentilhas. Sinceramente nunca gostei e não faz parte dos menus cá de casa. Mas só hoje fiquei a saber que podem ser cozinhadas de diferentes maneiras. Ainda me entusiasmo e experimento.
    Querida, tem um bom fim de semana. Como vão as tuas costuras?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. nossa a minha vida td comi lentilhas hehehehe comida típica da minha cidade... mas vc descreve algo interessante sobre elas hj.. e sabe que é verdade..... ninguém da nada para as lentilhas mas elas são saborosas e ainda mais com receitas formidáveis as quais vc mesma mencionou aqui..... e quanto a comparaçãoq ue fizeste é bem assim mesmo kkkk ninguém é feia com um banho d eloja e bem arrumadinha hehehe.... abração ja estou a seguindo agradeço seu comentário e sua visita em nosso espaço seja sempre bem vinda por lá.. abração querida..

    ResponderEliminar
  18. Oi, Nina

    Amo lentilhas!! Amo!! Gosto de prepará-las com caldo, como se fosse feijão. Gosto de comê-las mais sequinhas, misturadas ao arroz. Gosto de sopa... Enfim!
    No Brasil é tradição comer lentilhas no Réveillon.

    Amiga, meu blog agora é decoupagebyju.blogspot.com

    Espero você lá!

    Beijinhos e uma feliz noite.

    Ju

    ResponderEliminar
  19. Adoro lentinhas sejam simples como um feijão ou então incrementadas com uma calabresa...são sempre bem vindas.

    bjs
    Edi
    http://meuladoarteiro.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  20. Olá... Amo lentilhas, vc as descreve tão genuinamente...beijos, Penélope.
    maniasdapenelope.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  21. Olá,Nina!
    Quanto tempo não tomo uma boa sopa de lentilhas! Gosto muito delas e este teu texto tão criativo e saboroso de hoje,logo me abriu o apetite para estas queridas leguminosas! É verdade que aqui no Rio de Janeiro,o feijão é sempre soberano nos pratos do dia a dia, e por isso,talvez, muitos outros tipos de grãos fiquem tantas vezes esquecidos por boa parte da população. Mas com certeza, as lentilhas podem e devem ser bem apreciadas, e com um toque especial e um pouco de criatividade,possam se tornar um prato muito delicioso!Adorei o post!!!
    Meu abraço carinhoso pra ti,amiga!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, embora prefira responder aos comentários no blog dos comentadores, faço-o aqui, pois, não consegui aceder ao seu.
      Venho agradecer o carinho e a partilha da sua experiência.
      Um beijo da Nina

      Eliminar
  22. Oh Nina, I don`t like it! The make thick!
    Beijos!
    Nice weekend
    Crissi

    ResponderEliminar
  23. ^_^ lenticchie!!!!!!! buonissime!!!!!
    ^_^ passa a trovarmi c'è una sorpresa per te.

    ResponderEliminar
  24. Já não me lembro de as comer.

    Quem sabe acabo por comprar e experimentar na sopa:

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  25. Nina yo hago una vez a la semana en mi casa legumbres y a mis hijos la que mas le gusta es esa lenteja pequeñita. A mi me encanta acompañada de arroz
    cariños
    Angelica

    ResponderEliminar
  26. Por acaso, gostava de saber utilizar as lentilhas, pois são realmente saudáveis. Se calhar vou experimentar uma sopa :)!

    ResponderEliminar
  27. Oi Nina, por aqui fazemos uma salada com lentilhas, tomate, pimentão e cebola... uma delícia... beijosss!!

    ResponderEliminar
  28. Olá Nina, uma preciosa lembrança para voltar a confeccionar alguns pratos com lentilhas. Durante algum tempo utilizei e agora tinham ficado no esquecimento, mas foi óptimo relembrar esta leguminosa tão saudável. Obrigada. Beijinhos e excelente domingo. Ailime

    ResponderEliminar
  29. Olá Nina,

    realmente, a lentilha é sem graça sozinha, tem de haver carnes defumadas pra ter algum sabor, como vi no "link" de receitas que sugeriu, amei!

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar