quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Ideias!


Chega Setembro e acontece assim uma espécie de recomeço, de novo ciclo.
Tenho a certeza que esta sensação tem tudo a ver com o início do ano letivo. Coisas que me ficaram! Engraçado que do início do ano letivo, a sensação mais forte que guardo, é a olfativa. O cheiro dos cadernos novos, o cheiro dos livros acabados de comprar. Esta, muito mais do que memórias visuais ou auditivas.

Voltando ao início da conversa, Setembro é recomeço, é estabelecer de metas, de objetivos a cumprir.
Daí que ontem, na loucura das limpezas inadiáveis dei cabo das costas. Nada que esmoreça o meu ânimo, até porquee já passou. Estou pronta para outra e hoje continua a investida contra a poeira. (O pior, mesmo, é a roupa que vai crescendo em montanha assustadora, esperando ser passada... uma coisa de cada vez!)

Mas não foi apenas no capítulo da menage que me atacou esta ânsia de concretizar.
Também se faz sentir na cozinha.
Engordei (pouquinho, vá, mas engordei...) durante as férias.
Nesta realidade de calças que me apertam há que encarar o problema de frente, sem medo, sem desculpas, sem adiamentos.
Teórica, sei tudo o que é necessário fazer nestes casos.
Sei eu e sabemos todas.
Nada de passar fome! Há que comer, muitas vezes, pouquinho. E de preferência, muito legume, muita fruta.
Um prato repleto de legumes, infelizmente, não me seduz.
Já a sopa é outra conversa. Sou uma devoradora de sopa. Com muitos, muitos legumes.

Li, entretanto, umas coisas sobre a importância da cor dos alimentos. Quanto mais colorida a alimentação, melhor.
Então estabeleci sopas coloridas que se sucedem qual arco íris, ao longo da semana:
-De tomate
-De beterraba
-De bróculos
-De abóbora
-De cenoura
-De couves

Comecei pela de tomate, inventando, misturando sabores, mas com predomínio de tomate:


Aproveitei uma promoção em que ofereciam um desconto (?) substancial e comprei por atacado.

Uma base de cebola, batatas, alho e um pimento verde.
Tudo na panela. Tudo reduzido a puré.
E a primeira cor foi ingerida.
Os sobrantes serão congelados, cortados em pedaços e posteriormente utilizados.

Amanhã teremos creme de cenoura e depois caldo verde.
E assim se declinam as cores em pratos brancos, fumegantes que saciam e não engordam.

Beijo
Nina

32 comentários:

  1. Tomar sopas no jantar é sempre muito bom.
    Vale tudo nas férias, até engordar um pouco.
    Bjs, Nina.

    ResponderEliminar
  2. Amo tomates, como com sal, igual come maçã eu e meu filhote nos acabamos no tomate...


    blogdabiane.com.br

    ResponderEliminar
  3. Oi Nina
    O melhor da vida é você saber que alguém conseguiu dar um sorriso graças a sua bondade, e saber que esse sorriso fez com que a liberdade de ser feliz se aflorasse por onde quer que você tenha passado e deixado o seu sorriso repleto de carinho e afetividade.
    Tenha uma semana plena de amor e harmonia
    Estou lhe oferecendo um “selo destaque”. Será uma honra se você aceitá-lo. Pegue-o na lateral esquerda do meu blog
    Beijos e carinhos
    Gracita
    ” gracita mensagens”

    ResponderEliminar
  4. A mim setembro só marca o inicio da primavera.. afinal.. o ano letivo aki começa em fevereiro..rs. bjokas lindeza e uma ótima quarta

    ResponderEliminar
  5. Gostei da ideia da sopa amiga!!
    Parabéns pelas lindas palavras...
    Sinto -me feliz em ter vc por aqui.
    Beijos no seu coração
    MELISSA E...
    http://melissaealecrim.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Aqui em casa sempre tô fazendo alguma
    coisa , sempre pouquinho e devagar,
    e a casa está sempre em ordem.
    setembro é o mes mais esperado pois com ele
    a primavera que começará neste domingo proximo.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Humm me parece saborosa! Eu também adoro sopas, pena que com o calor que faz nessa cidade fica difícil ingerir sopas. beijos

    ResponderEliminar
  8. Oi amiga!!!
    Muito bom selecionar para manter a forma, mas...confesso que não sou muito boa nisso !!! Rsrsrs!!!
    Outro dia aprendi a fazer tomate seco!!! Adorei!!! Fiz até cansar!!!
    Gosto muito de legumes e frutas,mas não fico só neles!!! Gosto de tudo!!! Rsrsrs!!
    Parabéns por sua força de vontade!!!
    Um grande beijo!!!

    ResponderEliminar
  9. Oi Nina querida!
    As tuas memórias do início das aulas estimularam as minhas! Tempo bom... Bom quando se é estudante, bom quando se é professora... Saudade!
    Bem, fico muito feliz em saber que a dor nas costas se foi, viva!
    Engordou um pouquinho? Ah, resolverá isso logo, com toda certeza!
    Sopas? Amo! Eu e meu enteado, pois marido não gosta. Ontem mesmo preparei uma canja... Mas, confesso: era de pacote!! Foi decisão de última hora e eu não estava disposta a investir tempo na cozinha. Então, na despensa, o pacote de sopa me olhava e dizia: estou aqui para suas emergências!!! Rsrsrs
    De toda sorte, até que ficou boa.
    Suas opções coloridas estão certíssimas e o cardápio, ótimo. E com o Outono se anunciando por aí uma sopinha é tudo de bom!
    Beijocas do Brasil
    Ju

    ResponderEliminar
  10. O meu marido também já começou a dar-me o tratamento de sopas.Adoro, são reconfortantes as sopas dele ao jantar!

    ResponderEliminar
  11. Estou aproveitando hoje, a promoção de tomates.
    E vou fazer não sopa de tomate(com tomate).
    Vou guarda-los para as pizzas de berinjelas, onde os tomates contrastam com a cores das berinjelas.

    ResponderEliminar
  12. Também já comecei com as minhas sopas. Depois da pausa dos dias muito quentes começa a apetecer uma sopa ao jantar.
    Querida,obrigada pelo conselho. É como dizes, um passo de cada vez.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  13. Isto das férias tem que se lhe diga. Tb engordei, o que vale é que vou começar a trabalhar e isso exige que me mexa mais. Já comecei também a investir nas sopas e fruta. Hoje foi sopa de cebola, beringela e courgete. Amanhã talvez faça o creme de espinafres, abóbora, alho francês e cuscuz. Bjs

    ResponderEliminar
  14. Boa ideia da sopa..adorei eu vou precisar fazer uns 6 meses so de sopa rsrrs aiiiii que desepero..ainda bem que aqui e frio...

    Beijinhos minha amia querida!!

    Sheila

    ResponderEliminar
  15. Nina, que engraçado lembrares-te do "cheiro" do começo das aulas!
    Também sigo o lema das refeições coloridas.
    E a sopa... essa nunca falta, nem mesmo nos dias quentes, principalmente ao jantar. E os tomates, que se devem comer assim bem maduros, fazem também uma boa sopa.
    Quanto aos 0,01 grs que engordaste... tratas do assunto num instante!
    Deixa lá a montanha de roupa!...
    Descansa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Adoro sopas ...mas só no inverno.
    agora tomates eu sou fã, como todos os dias em qualquer prato e planto muito , e já estou colhendo lindos tomates. vou na horta e como com sal ..mto bom!
    Marido faz sopa boa ..mas só de aipim!


    bom feriado! bjss

    ResponderEliminar
  17. Nina, gosto demais de suas invenções na cozinha e, como amo sopas, estarei de olho aqui. Engraçado é que um prato repleto de legumes também não me apetece, mas se eu cozinhasse apenas para mim, viveria de sopas ;)
    Abraço!
    Jussara - minasdemim.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Adoro sopa. De tudo.
    É bom para perder peso também.
    Bjka

    ResponderEliminar
  19. Setembro também representa para mim o princípio de qualquer coisa de novo. É engraçado como certos cheiros e imagens nos marcam e ficam gravados na nossa memória para sempre. E também é verdade, que são sempre os cheiros que me fazem voltar atrás no tempo e recordar episódios da minha vida :)
    Esses legumes todos que escolheste são todos óptimos e as sopas vão ficar uma delícia. No fim de semana passado também tive desejos de sopa, estava eu no mercado bio de Cascais quando vi umas batatas doces a olhar para mim, fiz uma sopa de batata doce com pimentos vermelhos, e ficou uma delícia. Depois coloco a receita no blog, para tu veres ;)
    Beijos Nina, e vai devagar nessa tua reorganização :)

    ResponderEliminar
  20. Hi Nina, Tomatoes are very healthy!
    Nice day
    Beijo
    Crissi

    ResponderEliminar
  21. A sopa é uma excelente opção! Nós adoramos!

    ResponderEliminar
  22. Bom dia alegria! Sim, nada de passar fomeca. Por enquanto ainda ando nas saladas, mas tenho aipo, beringela e curgete À espera para se transformarem numa bela sopinha! Por isso, acho que vou seguir o exemplo da Nina!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  23. Me parece uma grande ideia.Mil beijocas amiga .

    ResponderEliminar
  24. HUmmmm que delícia, adoro alimentos coloridos e adoro caldos... não falei que és uma formiguinha? formiguinhas não param, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderEliminar
  25. Excelente ideia...e agora que o excesso de tomate existe por aqui...vou experimentar a sopa!
    Agradeço a dica!
    Apareça pelo meu blog...se puder!

    ResponderEliminar
  26. En Extremadura es famosa la sopa de tomates con higos y ahora están en su punto:))
    Un beso.

    ResponderEliminar
  27. Olá Nina fico feliz por já estar ai na sua cozinha livre dessas dores e fazendo essas deliciosas sopas! Por aqui também não passamos sem uma entrada de sopa! Um dos meus filhos ainda hoje não aprecia muito, mas nem que seja uma conchinha come. Sempre insisti:)) porque é muito saudável! Sou um a mãe "chata", mas nasci assim!
    Concordo que para emagrecer não é necessário deixar de comer, mas como diz várias vezes e um pouco de tudo.
    Depois as caminhadas no meu fraco entender também ajudam muito;))! Beijinhos e boas sopas bem coloridas. Ailime

    ResponderEliminar
  28. Querida Nina,

    ótimo saber que já está nas andanças dos afazeres e recuperada da dor! Quanto à sopa é questão de hábito mesmo! Uso tomates para colorir o arroz, para as saladas de folhas e para o molho ao sugo. Talvez seja mesmo o clima tropical porque minhas saudosas avósinhas (italiana e espanhola)serviam sopa em todo jantar, hábito europeu que ninguém seguiu por causa do calorão daqui.
    Tenha uma deliciosa noite de sono.

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  29. Yo adoro la sopa de tomate ,que sólo comemos en verano

    ResponderEliminar