terça-feira, 15 de outubro de 2013

Parte 2 - Claras!

Portanto ...
Sobraram 3 claras, não foi?
Foi!

Vamos fazer SUSPIROS!

Para avivar a memória, ei-las!

Enquanto a tarte de massa assava, tratei de as bater em castelo firme, muito firme.
Para se conseguir esse ponto, é indispensável que estejam à temperatura ambiente e para que subam ainda com maior vigor, junta-se-lhes uma pitada de sal - dois segtredos a guardar!

Seguidamente, vamos acrescentar açúcar.
Quanto?
3 colheres de sopa por cada clara!
Para quê?
Para fazer  os deliciosos, os irresistíveis suspiros!

Forra-se um tabuleiro, com este papel mágico, que se usa e volta a usar, 1000 vezes, sempre com sucesso.
A temperatura do forno não deverá ultrapassar os 150 graus - terceiro segredo!

Depois, enchemos um saco plástico com o preparado!
Cortámos uma pontinha ...

Esprememos, formando pequenos montinhos!

Deixando algum espaço entre eles, não vá dar-lhes na vontade duplicarem o tamanho!


E vão ao forno!
E vigia-se!
Até ganharem uma corzinha! Até solidificarem exteriormente! Por dentro, oh!, por dentro consrvam uma inexplicável textura cremosa!
Tudo a olho que esta é uma cozinha de gente prática e muito moderna, sem vocação para excessivos rigores e muito menos para escravatura!

Ficam ...

Como dizer?
Indescritíveis!
Aproveitámos as claras!
Preparámos uma sobremesa medianamente inocente, em termos calóricos!
E ascendemos ao estatuto de lindas e maravilhosas cozinheiras!
Já ensinei os truques!
É fazer o resto!

Beijos e suspiros
Nina

41 comentários:

  1. Sou um desastre na cozinha mas adoro ler receitas! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Nina.
    Gosto tanto. E vou experimentar.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  3. O SAL...esse deve ser o segredo que explica o fracasso dos meus suspiros!!

    Sempre achatados, sem corpo, sem classe, sem altivez!!

    E meu pobre paizinho achava-os deliciosos!!!

    Estou fazendo madaleines, vou aproveitar e fazer suspiros...ai...sonho e suspiro que fiquem lindos como os seus. Obrigada, Nina pelos segredos...depois te conto como saiu...

    beijinhos,

    Lígia e =ˆˆ=

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde! deu água na boca! Minha mãe fazia, mas não ficavam assim tão bonitos... mas... hum... o segredo é a pitadinha de sal! Vou tentar!

    ResponderEliminar
  5. Hummmm... mais uma delícia de receita. Eu já fiz há muito tempo atrás, mas confesso-te que não sabia dos segredinhos, obrigada por compartilhá-los conosco. Bjs, Clau.

    ResponderEliminar
  6. sacanaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaagem...rs.. amo suspiro..rs.. bjokas

    ResponderEliminar
  7. Oi Nina.. se você soubesse o tanto que adoro suspiros... como com morangos, aiiii que delícia... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  8. Adoro estes teus ruques e amo suspiros,nunca,mas nunca mas jogarei claras fora,rs,linda noite querida,beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que delícia , eles se derretem na boca, bom demais.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Eu é que suspiro ao ver guloseimas tão deliciosas, lindos suspiros, beijo

    ResponderEliminar
  11. Nina, minhas costuras são como suas crônicas! As suas, a partir de uma vogal vira um lindo texto. As minhas, a partir de um pedacinho de tecido...
    Nunca consegui fazer suspiros!!! Ah, suspiro de inveja daqueles que conseguem. Os primeiros ficaram queimados, os segundos esparramados e todos grudados na forma, os terceiros foram parar no lixo. Quanto aos quartos, desisti e compro pronto quando preciso deles para alguma torta.
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Estamos sempre a aprender!
    As duas receitas vão ter de esperar por melhores dias...
    pois a dieta mantém-se!
    Apercebi-me que hoje já tinha lançado um olhar no meu blog...
    mas decidi alterar a ordem daquela página e perdi o seu comentário!
    De qualquer modo...agradeço a atenção que dispensou.
    Vou passando sempre que puder...e gosto muito de a visitar!

    ResponderEliminar
  13. Ficam lindos e adoro,desmancham na boca!!beijos,chica

    ResponderEliminar
  14. Há anos que não faço! Não conheço esse papel. Bom serão.

    ResponderEliminar
  15. Boa noite Nina, no "post"abaixo chamei merengues, mas parece-me que suspiros são a mesma coisa (veja a minha ignorância)!
    Já aprendi mais algumas coisas! Não fazia a mínima ideia da existência desse papel para forrar o tabuleiro e como não tenho saco de pasteleiro a dica do saco de plástico é extraordinária! Suspiros um dia destes vou experimentar! Era um doce que fazia muitas vezes com as minhas irmãs tudo a olho, mas não com essa perfeição. O meu muito obrigado e já agora boa degustação. Beijinhos e ótima noite. Ailime (se puder espreite o meu sinais;))!

    ResponderEliminar
  16. Fizeste-me recuar ao meu tempo de menina em que a minha mãe os fazia quando sobravam claras. Eram coloridos, pois juntava-lhes um pouco de corante que comprava em frasquinhos pequeninos.

    Adorávamos!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Quando vejo estes docinhos lembro-me sempre da minha avó materna que
    sempre que tinha forno, no final já com a temperatura desejada fazia um tabuleiro de suspiros que não sei porquê lhes chamava "beijinhos".
    Obrigada pelas tuas palavras amigas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Oi Nina, fico muito feliz por ter contribuído para o feitio das pecinhas em tricô que voce fez, a alegria tambem é minha porque eu amo fazer e passar para outras pessoas o que eu aprendo, ainda mais agora com a net podemos ultrapassar fronteiras indo até seu maravilhoso país, já peguei essa receita do suspiro, vamos ver se agora consigo, pois quando faço fica muito molengo, admiro muito a cozinha portuguesa e quero aprender mais receitinhas simples e gostosas.um abraço,Regina.

    ResponderEliminar
  19. ¿No puedes mandar alguna de esas delicias a Lima? Tal vez cuando vaya a Portugal, quién sabe.

    ResponderEliminar
  20. Eu amo suspiro. Tem gosto de minha infância. Ruim é comer pouco.
    Esse papel é tipo papel para gorduras?

    ResponderEliminar
  21. Hummm! Que delícia e feitos em casa, tudo de bom.
    obrigada pela aula de culinária amiga.
    bjus

    ResponderEliminar
  22. Hola amiga entendí todos los secretos , pero cuanto tiempo en el horno??.yo los quiero hacer y te cuento

    ResponderEliminar
  23. Receita mara heim... Gostei...
    Já estou te seguindo... Bjos.

    ResponderEliminar
  24. Eu comeria todinhos se aí estivesse!
    meus suspiros sempre ficaram uma lástima
    seu segredinho foi muito bom!
    agora já sei!
    tenha uma [otima quarta
    beijos
    Zizi

    ResponderEliminar
  25. Neste cantinho é só criatividade. Inspira-nos sempre. Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Oh, ficaram tão bonitos os suspiros!
    Se há coisa que eu nunca consigo fazer são suspiros e macarons, ficam sempre moles!
    Mas vou experimentar estes e seguir todos os teus segredos, talvez desta vez fiquem bem, se não for o caso, é porque não tenho mesmo jeito para os fazer ;)

    ResponderEliminar
  27. Cá está, desta vez é o meu "anjinho" a dize:
    Vez como se pode aproveitar claras... aprende Pinta que eu não te dou conselhos para sempre, e guarda os conselhos e dicas da Nina.

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  29. Fantastico! A Nina e' a Martha Stewart Portuguesa. Tem que escrever um livro. Ha' milhares de livros e e blogs sobre cozinha. Mas 'e dificil escrever sobre cozinha pratica, sauda'vel e economica . E' muito facil publicar receitas como as da Nigella ou Jamie Oliver: com ingredientes carissimos , a escorrer gordura e a explodir de calorias.
    Queremos um livro.
    Beijinhos de uma admiradora de Oxford, mas totalmente Portuguesa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha "Unknown" querida, minha fã número 1, minha aluna perfeita, obrigada!
      1000 beijos, 1000 suspiros ( saudades, sempre!)

      Eliminar
  30. Hummmm amo suspiros, belo aproveitamento!
    bjs

    ResponderEliminar
  31. Oi Nina, fico muito feliz por voce ter feito as pecinhas em tricô com as orientações dos meus vídeos, graças a net, consigo transpor barreiras chegando até o seu maravilhoso país cheio de pessoas prendadas e habilidosas, aprendo muito com voces tambem, aliás estou pegando dicas das receitas simples e ao mesmo tempo ricas do seu blog como por exemplo o suspiro que quando faço nunca fica do meu agrado, vamos ver se desta vez eu acerto, depois te conto.um abraço e fica com Deus.Regina.

    ResponderEliminar
  32. Ia comentar no post da tarte, mas depois dei de caras com os suspiros e fiquei a babar. Está tudo com um aspecto!! Que delicia!!

    ResponderEliminar
  33. Que delícia! Você anda bem inspirada na cozinha!
    Eles ficaram lindos...
    Bjs

    ResponderEliminar
  34. OLÁ! Olha eu aqui! :)
    Que saudades de vir espreitar o que anda a fazer a princesa Nina!
    Obrigada pelas sugestões about London. Andei a investigar os London Travel Cards, aquilo vale a pena? É possível comprar lá? Ou é melhor comprar já? Não sou muito de comprar coisas pela net ...
    Adorei os suspiros! Também costumava preparar. Não sei o que se passou mas depois de preparar uma ou duas vezes a coisa deixou de correr tão bem. :(
    Beijinho

    ResponderEliminar
  35. Nina,
    Suspirando por aqui!rs
    Gostei desse papel, será que tem algo parecido por aqui?
    Vou procurar!
    bjs

    ResponderEliminar
  36. A-do-ro suspiros! Outro dia comprei dois pacotes e me deliciei sozinha!!! Que vergonha! :) Mas que fazer se aqui em casa apenas eu aprecio??
    Que aula ótima de culinária e saiba que vou fazer meus próprios suspiros a partir de agora!
    Beijão
    Ju

    ResponderEliminar
  37. Querida Nina
    Não sou muito gulosa (só um bocadinho!), mas quero aqui dizer que estes suspiros devem estar maravilhosos.
    Suspiros são o meu doce preferido... embora só os coma raramente!!!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  38. Agora me responde..como e que a pessoa tem aquele corpinho e cinturinha de pilao? rsrsr

    Beijinhos
    Sheila

    ResponderEliminar