terça-feira, 14 de janeiro de 2014

1027 - Empadão de bacalhau


Este é um exemplo mais de culinária para enfrentar a crise, mas também de culinária racional ( a modéstia impede-me de lhe chamar, como deveria, "inteligente") e, também, felizmente, um exemplo de culinária saudável.
Este princípio incentiva a que, uma vez por semana, se aposte nos vegetais, renunciando à proteína animal.
Até prova em contrário - eu sei! - o bacalhau é animal.
Porém atendendo à ínfima quantidade que é utilizada, podemos considerar este prato um feliz exemplo  de vantagens, para o bolso e para a saúde.
A primeira tentação que ontem me invadiu, quando, após o almoço, me confrontei com as sobras de meia posta de bacalhau cozida, foi, após desembaraçada de peles e espinhas e reduzida a lascas, partir para a elaboração saborosa, ainda que hiper calórica, de umas crocantes pataniscas de bacalhau!
Ideia sedutora, como são todas as ideias pecaminosas!

O meu anjo bom, porém, interferiu!
E, aberta a caixa com esta amostra de bacalhau, ciciou no meu ouvido:
_ Empadão de bacalhau!
Obrigada, Anjinho!

Cebola, alho, pimento vermelho, cenoura, ervilhas e gengibre.
E o restinho de bacalhau, é claro!
Tudo estufadinho com pouco azeite, em calor brando.
Quando o líquido desaparece, rega-se com meio copo de vinho branco. Tapa-se e coze lentamente por 15 minutos.


Polvilha-se com uma colher de sobremesa de Maizena. Mexe-se. Rega-se com meio copo de leite. Tempera-se com sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão.
Reserva-se.
Prepara-se 1 porção de puré de batata instantâneo.

Monta-se:
- 1 caminha de puré;
-Os legumes estufados com o bacalhau
- 1 cobertura de puré

Artisticamente decorado com os dentes de um garfo ...

... e polvilhado com queijo ralado Emental, sem somitiquices!

Forno com ele, só para derreter o queijo e gratinar a superfície.

Dá 4 porções!
Assim, sem despesas astronómicas, sem complicações.
Fazendo à crise cara feia, sem medo!

Beijo
Nina

35 comentários:

  1. Acho que já disse aqui o quanto gosto de bacalhau, não é mesmo? E sorte a sua de poder come-lo a vontade, coisa que aqui no Brasil não se pode, pois seu preço está caríssimo. Adorei a receita, vou copiá-la e guardá-la para algum momento especial, pois só assim para comermos um bom e verdadeiro bacalhau.
    Beijo querida,
    Denise - dojeitode.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Tenho estado doente, sem apetite! mas acredita que ao ver a tua sugestão fiquei com vontade!!! é desta que o apetite vai voltar...obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ó Nina, manda-me cá esse teu Anjinho bom sussurrar-me ao meu ouvido!!! É que eu teria optado pelas danadinhas das pataniscas!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ó Nina, manda-me cá esse teu Anjinho bom sussurrar-me ao meu ouvido!!! É que eu teria optado pelas danadinhas das pataniscas!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. huuuuuuuummmmmm parece bom demais ! isso é comida de domingo !! que chic !
    obrigada pela receita e fotos ! o cheirinho chegou aqui !
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Hum adorei esse empadão! Deve ser divino!Tenha uma boa quarta feira! bjs Nina

    ResponderEliminar
  7. Nunca me ha gustado mucho el bacalao (además que acá es escaso), pero se me ha hecho agua la boca con esta receta.

    ResponderEliminar
  8. Refeição superada...irresistível e eu que apenas jantei uma sopa e uma maçã! Também hei-de fazer! Hoje com as sobras do bacalhau fiz açorda...pois o pão temia ganhar bolor! Bj amigo!

    ResponderEliminar
  9. Que delícia de prato !!
    Super saboroso , nutritivo, lindo e gostoso!
    Vou fazer qualquer dia por aqui!!
    Bjkas!!

    ResponderEliminar
  10. De bacalhau nunca fiz, mas costumo aproveitar sobras de bifes um de carne assada para fazer empadão.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Nina, assim não vale....parece-me delicioso...Já fiz empadão de bacalhau e ficou muito bom, mas esta tua receita é diferente.....Vou provar um dia destes....e a maneira de você apresentar a receita torna tudo mais interessante e estimulante.....obrigada...Por falar em empadão ontem publiquei um empadão com sobras de frango assado....

    beijocas de MF

    ResponderEliminar
  12. Fiquei com água na boca! Bom proveito, "bon apetit". Vou tentar fazer. Um grande beijo e um 2014 com muita saúde e realizações.
    Jeanne

    ResponderEliminar
  13. Nina, certamente é um prato bonito, saudável que faz vista e infinitamente barato.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Olá Nina,

    minhas filhas também gostam de "inventar" as comidinhas como você! Esta sua criação é show, obrigada pela dica!
    Agradeço também pela visita no Fuso, meu pai está se recuperando vagarosamente, agora usa bengala e voltou a se alimentar bem, estamos mais tranquilos!

    Beijão flor,
    Lu

    ResponderEliminar
  15. Tienes mucha razón Nina, una idea fantástica para la salud y el bolsillo, además de rica rica!!
    Besoteess y feliz día!!

    ResponderEliminar
  16. QUE BUENO!!!
    ASI NO LO CONOCIA.
    MIL MODOS DE HACERLO Y TODOS BUENOS TENGO QUE HACER ESTE....
    EL PUDIN ME QUEDO RIQUISIMO PONDRE LA FOTO....
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  17. Que receita deliciosa e fácil! Amo bacalhau e quando o nome aparece em uma receita já fico com vontade de testar!
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Ai Nina deve ter ficado um horror, rsrsrsrs de gostoso... fiquei com água na boca... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  19. posso comer só o recheio??? o recheio eu POSSO..kkkkk.. agua na boca aki... faz tempo ke não como peixe.. vou ver se como hj.. nem que for pescadinha enlatada..kkkkkk

    ResponderEliminar
  20. O bacalhau é "REI" para aproveitamentos.

    As fotos estão belíssimas e "apetitosas".

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Que maravilha de prato, pena que ainda nao estou comendo batatas...mas vou fazer para o maridao!!

    Beijinhoss amiga querida!!
    Sheila
    http://www.vidasuculenta.blogspot.ie/

    ResponderEliminar
  22. Que aspeto delicioso...cá por casa nada de purés, e eu que adoro acabo por nunca fazer! Mas a base é bastante versátil e dava uma massada...daquelas!! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. BOA TARDE, COLEGA NINA!
    QUE RECEITA FABULOSA. FIQUEI ATÉ COM FOME! NUNCA COMI BACALHAU... É MUITO CARO. TEM UMA CARA ÓTIMA!!!
    APAREÇA PRA VISITAR-ME, CÊ SUMIU DO MEU BLOG...
    MOÇA... LANCEI HOJE EM "GAM DOLLS (2)", UM CONCURSO CULTURAL PELO ANIVERSÁRIO DO BLOG. É EXCLUSIVO PARA QUEM ME SEGUE E VOCÊ, FAZ PARTE! VENHA PARTICIPAR. LEIA DIREITINHO AS REGRAS E NÃO SE ESQUEÇA DE DEIXAR NO COMENTÁRIO SEU NOME, E-MAIL, CIDADE/ESTADO E ESCOLHER UMA DAS OPÇÕES DE ARTE MENCIONADAS. CONTO COM VOSSA PRESENÇA.
    TENHA UMA LINDA QUARTA! :)
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ.

    ResponderEliminar
  24. O melhor bacalhau que eu comi foi ai em Portugal.
    Aqui, faço muito pouco.
    Vc. sempre fazendo coisas gostosas na cozinha.
    Bjs, Nina.

    ResponderEliminar
  25. Que lindo Nina...e deve tá uma delicia amiga! Acabei de almoçar, mas mesmo assim aceitaria um pedacinho rsrsrs...
    Tenha uma linda tarde!
    bjus!

    ResponderEliminar
  26. What a lovely dish, Nina! I've never thought to add nutmeg to fish before, I will definitely try it. So talented you are! Hope you're having a fabulous day! Hugs. xo

    ResponderEliminar
  27. Olá,
    adoro empadão do melhor amigo do português, agora fiquei com saudade de comer.
    Abraço
    ag

    ResponderEliminar
  28. Que maravilha , adoro empadão , e muito saudável.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  29. Querida Nina,
    eu outra vez, para te dizer que acabei de fazer esta tua excelente receita (chegaste a mandar cá o tal anjinho???), apenas com uma ligeira alteração (é mesmo um defeito meu... não consigo seguir à risca... tenho de alterar, neste caso, adaptar a receita de acordo com o que há em casa!!!) Mas palpita-me que está muito bom! Ainda está no forno e cheira muito bem!...
    Boazinha como és, acho que me deixas colocar este prato lá no meu cantinho, mais tarde, dando-te os respetivos merecidos créditos, claro!
    Beijinhos e obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar
  30. Boa Nina, o que me estava a escapar!
    Que deliciosa receita e como adoro bacalhau e legumes estufados será um dos pratos a confeccionar num dia destes !
    Muito obrigada. Beijinhos. Ailime

    ResponderEliminar
  31. Olá Nina
    Que tentação esta, eu quando sobra costumo recorrer realmente ás pataniscas, ou bacalhau à brás, qual deles o mais calórico não é?
    Aqui mostrou-nos outra maneira bem mais saudável de o fazer. Obrigado pela partilha.
    Beijinhos e Bom Ano para si e para os seus
    Paula

    ResponderEliminar
  32. Muito boa, esta tua receita. Nunca me lembraria de juntar gengibre, mas até gosto do aroma. Puseste ralado ou em pedacinhos? (O Gengibre é um potente anti-inflamatório que devíamos usar mais vezes).
    Às vezes também aproveito pequenas sobras como essa tua, para fazer queques ou pastéis de bacalhau no forno. Depois de um prato de Sopa, estes pastéis acompanhados com uma boa salada, fazem uma óptima refeição e bem económica.
    Bom fim de semana. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  33. Gracias por la receta .Es muy sencilla y tiene una pinta fabulosa!!!!

    ResponderEliminar