segunda-feira, 20 de abril de 2015

É sempre possível melhorar!

É sempre possível melhorar a decoração das nossas casas, muitas vezes sem necessitar de compras, de artigos novos, de despesas.
É só saber sentir a casa, estar atenta, olhar para o espaço com olhos de ver.
Uma alteração aqui, uma mudança ali, e o nosso mundo ganha vida, ganha vitalidade.
Considero-me atenta e, por isso, a mudança ocorre permanentemente.

Hoje, por exemplo, do jardim da casa dos meus pais, trouxe uma maravilhosa orquídea amarela.
Decidi-me pela sua colocação no meu quarto, muito embora se diga que não é espaço para flores.
Que não seja.
Ficou lindo!


É apenas um ramo, um cacho de incríveis flores amarelas.

Misturei-as com uns raminhos "verdes" e, sobre uma cómoda, iluminam todo o quarto.
Tive de intervir no local mais crítico de toda a casa, um vão que existe no cimo das escadas, que, por ser sombrio, mata todas as plantas, mesmo as que toleram sombra, como a avenca.
Pois a minha linda avenca começava a secar. Acudi-lhe a tempo. Cortei as folhas secas e mudei-a para o "hospital", uma zona envidraçada que simula o ambiente de uma selva tropical.
Lá tudo se revigora, tudo se cria, tudo cresce.


No lugar da avenca, este clorofito ...

... uma das plantas mais resistentes que conheço.
Pega de estaca e aguenta tudo - excesso de rega, seca, e o que mais vier.
Ainda por cima é bonita, com as suas folhas lustrosas e o monte de "filhotinhos" que vai oferecendo.

Na sala, mudei tudo!
As orquídeas que enfeitavam a mesa dos sofás, juntaram-se num só cachepot, com muita graça, muita elegância:


Sobre uma cómoda, num canto da sala.
Esta cómoda - informo - tem os dias contados!
Não me vou desfazer dela.
Vou pintá-la!

E vai ganhar alma nova!
A hidrângea branca, baixinha e gordinha, passou para a mesa de apoio.

Um arranjo que muito me agrada.
Gosto deste tipo de composição em que as flores têm hastes curtas, não mostrando o caule.

Funcionalmente, são perfeitas, já que não impedem a visão da TV.
São plantas com floração muito duradoura e resistentes ao ambiente do interior da casa.
Se começarem a apresentar sinais de debilidade, mudam-se imediatamente para o exterior, que recuperam num instante.
Enquanto florescem, enchem a casa - e a alma - de alegria, por pouco dinheiro.
Amanhã vou comprar mais!

Beijo
Nina

26 comentários:

  1. Ficou tudo bonito. A minha Mãe quando colocava flores nos quartos de dormir à noite retirava-as para voltar a colocar na manhã seguinte. Confesso que não tenho o hábito de colocar flores nos quartos de dormir.Essas orquídeas do jardim dos teus pais são lindas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Nina, certamente, o seu lar ficou mais bonito, vibrante e agradecido.
    Parabéns pelas coloridas ideias.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Minha querida!
    Tudo lindo e muito harmonioso por aí. ..Tens toda razão, basta um olhar sensível e crítico, boa vontade e muda-se todo um ambiente sem se gastar um centavo. ..A orquídea que colocastes no quarto, é muito linda e tenho um vaso dela,presente de meu querido e fofo pai! Tua casa parece muito acolhedora e deliciosa de se estar,e com certeza, se reflete o teu cuidado com ela....Feliz semana,com beijunhos, Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz semana, querida Kátia!
      Muito obrigada pelo comentário lindo.
      Beijo

      Eliminar
  4. Adorei, Nina!!!
    Sou como vc!!! Não deixo a casa parada!!! Rsrsrsrs!!!
    Amei as mudanças e já estou curiosa com a cômoda pintada!!!
    Ah! A Clorofito(que eu nem sabia o nome), tem umas flores lindas!!! De várias cores, não é?
    Boa semqana!!!
    Bjos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bina, esta plantinha - clorofito - tem umas florzinhas brancas insignificantes. Seguramente não é a que estás imaginando.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Flores sempre enfeitam as casas e vida! De volta, beijos, tudo0 de bom e linda semana,chica

    ResponderEliminar
  6. Oi Nina!
    Custa pouco mesmo decorar a casa com plantas vivas e que avivam as cores, o clima e o espírito da casa. principalmente aquele quadro do Botero que acima da cômoda.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  7. Pensei que essas flores fossem Hortênsias. Não é? Mas parecem.

    Meu querido Marceneiro Rosinaldo, não foi que fez meu novo móvel.
    Esse marceneiro indicado, não correspondeu a minha expectativa.
    Não quero mais ele e volto,feliz, feliz para o Rosinaldo.

    ResponderEliminar
  8. As flores fazem sempre toda a diferença... para melhor:):) Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Querida Nina,
    Também gosto de mudar as coisas aqui em casa simplesmente alterando a posição de objetos, plantas e o que mais puder alterar.
    Gostei das mudanças que fizeste e flores são sempre encantadoras, capazes de transformar qualquer cantinho, feito magia! As orquídeas amarelas são lindíssimas e ainda não tinha visto essa espécie. As hidrângeas são flores muito bonitas, ainda não vi por aqui e também gosto quando os caules são curtos, até mesmo para plantar no jardim. Acho bem mais bonito visualmente.
    Clorofitos tenho muitos aqui no jardim, em vários locais e são realmente muito resistentes. Tenho num vaso grande, ao ar livre, e nas pontas brotam flores miúdas!
    Falando sobre a lava-louças, como somos só eu e o marido, utilizo mais no fim de semana, quando quero ter mais folga das tarefas domésticas. No dia a dia, uso 2 a 3 vezes por semana, no máximo.
    Tenha uma feliz semana!
    Beijinhos
    Ju

    ResponderEliminar
  10. NIna...concordo que as plantas dão um toque especial à nossa casa e gosto de as ver decorando espaços!
    Não tenho sorte com as orquídeas e gostava de ter "hidrangeas" mas ainda não as coloquei no meu quintal atrás da casa!
    Dentro de casa...nunca ponho flores...a não ser quando oferecem aos meus pais (não me sinto bem com flores e plantas dentro de casa...e nem sei bem a razão)!!!
    Boa noite e bj

    ResponderEliminar
  11. Siempre creo que lo primero que se necesita es voluntad, porque tomar la decisión puede ser lo más difícil del proceso.
    Te quedó lindo.

    ResponderEliminar
  12. O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
    Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.(Fernando Sabino)
    Uma linda e abençoada semana!!!
    Criatividade é a palavra chave para deixarmos o nosso "universo" acolhedor!
    Abraços Marie.

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de folhagem e flores, dão alegria a casa. Uma pena eu não poder mais ter plantas, meus gatinhos acabam destruindo, comendo..

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes & beleza

    ResponderEliminar
  14. Pois querida Nina...precisa-se de tempos em tempos mudar a alma da casa. Você tem esta sensibilidade pois sabe que a monotonia cansa. As energias precisam circular e nada melhor que flores e plantar para trazer beleza e alegria para nosso lar,tu es Super! Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Gosto de flores, e sou apaixonada por orquídeas. Gosto de ter espalhados por vários cantos das casas sempre muitas flores, parece que o espaço ganha logo outra vida.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Bom dia de feriado minha amiga..
    Ta ai uma bela opção para os enfeites da casa
    e não é que ficou um luxo, claro com essas flores
    só podia mudar mesmo eu ameiii tem bom gosto
    Bjusssss
    Rita

    ResponderEliminar
  17. Bom dia, Nina ! Obrigada pela visita ao meu blogger, amo flores também. As suas orquídeas e hortências estão lindas na decoração de sua casa. Tenha uma boa semana!!
    Dora.

    ResponderEliminar
  18. Nina, acho as orquídeas as princesas das flores, já que as rosas são as rainhas né?! Vejo que as hortênsias como chamamos aqui, as últimas fotos, são as vedetes de Portugal, sempre estão enfeitando alguma casa! Lindas todas!
    bjs Nina

    ResponderEliminar
  19. "É sempre possível melhorar a decoração das nossas casas, muitas vezes sem necessitar de compras, de artigos novos, de despesas.
    É só saber sentir a casa, estar atenta, olhar para o espaço com olhos de ver.
    Uma alteração aqui, uma mudança ali, e o nosso mundo ganha vida, ganha vitalidade."

    Gostei do que escreveu, Nina!
    E qualquer dia desses, vou publicar no meu post, tenha certeza.
    Com o devido crédito, é claro!
    Você disse tudo o que penso. E as flores sempre trazem um ar novo e bonito nos aposentos de nossa casa, não é?
    Amei tudo, inclusive, as peças decorativas que são lindas também!

    Bjksss

    !

    ResponderEliminar
  20. Nina sempre em mudanças, sempre em alterações para o seu bem estar :) Faz muito bem :) Gosto disso ;D Não se deve ter plantas nos quartos, porque "roubam nos" o oxigênio, mas as flores não têm o mesmo processo :) E essa ficou linda :D

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde Nina,
    Que lindo, tudooooo!
    A orquídea uma beleza!
    Eu adoro a sua cómoda encimada por uma tela fabulosa! O conjunto elegantíssimo!
    Mas a Nina saberá das suas razões! Que vai ficar linda não tenho duvidas!
    Um beijinho e um bom serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  22. Hola Nina!
    Qué preciosidad tus plantas, yo nunca he podido tenerlas dentro de la casa, se marchitan.
    Se ven tan espléndidas, felicitaciones, ambientes perfectamente decorados.
    Precioso martes, cariños.

    http://bajolalupadegiglio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  23. Olá Nina!
    Tenho-a visitado em silêncio. Andei adoentada e olhe perdi o pio!
    Mas hoje não consigo calar-me, tenho que manifestar o meu encanto por essas magnífica orquídeas. São lindas, não só pela cor, formato, abundância de flores e depois foram armadas com a dignidade merecida, pelas mãos da "Fada Nina".
    Que mantenha sempre essa energia, que tanto a caracteriza!
    Ah! e obrigada por ter partilhado a receita do bolo de maçâ, hei-de experimentar, depois digo-lhe como me saí.
    Um beijinho
    Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, muito obrigada, minha linda, pela imensa generosidade!
      Beijo

      Eliminar