terça-feira, 19 de maio de 2015

Otimização



Quando falamos de otimização o conceito aplica-se à vida em geral, pois é sempre possível melhorá-la nos diversos, nos infinitos aspetos que a compõem.
 Reconheço, contudo, que a palavra aparece, atualmente, conectada com o  tempo - que é dinheiro!

Sem grandes preocupações, sem a pretensão de querer "descobrir a pólvora", vou-me dando conta, no meu dia-a-dia, que é possível simplificar, rentabilizar - numa palavra - otimizar o precioso tempo.

Hoje, por exemplo, almoço comido, hora de arrumar a cozinha, detive-me pensando que , mais tarde, iria desarrumar novamente, repetindo as tarefas.
Porque não adiantar o jantar?
Deste modo, a única obrigação será ... jantar!

Congelada tinha uma embalagem de bacalhau ( que não havia maneira de utilizar ...). 
Cozi-a, o que demorou escassos minutos e, enquanto arrefecia, fritei 2 cebolas às rodelas, 1/2 pimento vermelho às tiras e 2 dentes de alho - muito devagarinho, para não queimar.



Aconselho vivamente a só introduzir os alhos no final da operação, uma vez que eles, sendo deliciosos, têm o péssimo hábito de esturricarem, arruinando o sabor do prato.

Entretanto, reduzi o bacalhau a lascas, sem peles nem espinhas e cozi meia dúzia de camarões, aproveitando a água da fervura,

Da horta, trouxe um molho de salsa de cujo sabor muito gosto.

Mexendo de vez em quando a cebola ...

... introduzi o bacalhau, a salsa e o líquido em que foram cozidos os camarões.

Para ficar perfeito, convem coar esse líquido ...



... o que não representa qualquer dificuldade e não há experiência pior do que engolir bigodes e barbas de camarão.

Tapa-se o tacho e deixa-se que ferva muito lentamente cerca de 10 minutos.
À parte, dissolve-se 1 colher de sopa de Maizena num pouco de leite frio.
Junta-se ao bacalhau até que ferva.
Retificam-se os temperos, acrescentando o sumo de meio limão.



Enfeita-se a superfície com os camarões descascados e serve-se com puré de batata ou arroz branco.


Com sorte, ainda sobra para o almoço de amanhã!
(Que esperta!)

Entretanto - e porque já há muito não o fazia - preparei este BOLO de COCO ENCHARCADO, cuja receita veio do blog da Carina que pode ser encontrado AQUI!


O aspeto e o cheirinho são tentadores ...
Ainda não provei, mas para mostrar o aspeto interior ...


Aqui fica a amostra.

Resumindo - para não perder de vista o objetivo deste post - tenho a certeza de que é possível simplificar as tarefas na cozinha, local onde o tempo é verdadeiramente devorado.
Agora, por exemplo, são 18 H 25M.
Se não tivesse preparado ou, pelo menos, adiantado o jantar, estaria neste momento mergulhada em segunda sessão culinária. Assim, não! O que havia para desarrumar e para sujar, foi limpo de uma só vez.
Por mim, tenho a certeza que nunca mais enfrentarei duas doses diárias de cozinhados.
Além disso, há que valorizar os préstimos do moderno equipamento de que se dispõe - arroz aquecido é igual a arroz fresco ( com as excepções do risoto e do arroz caldoso); preparando doses em duplicado, é sempre possível congelar, o que equivale a poupar tempo e dinheiro!
(Continuo a achar-me muito esperta!)

Meninas(os) que me lêem:
- Partilhem comigo os vossos truques!
Sou toda ouvidos, muito grata!

Beijo
Nina
















22 comentários:

  1. Dependendo das refeições, tento cozinhar a dobrar e comemos o mesmo ao almoço e ao jantar. Assim, além de poupar tempo, também sujamos metade das panelas e utensílios de cozinha. ;)

    ResponderEliminar
  2. Nina, hoje não sei porque mas aguardava ansiosa sua publicação, acho que talvez porque eu goste muito de dar uma passada por aqui, e sempre pegar as boas dicas e ler os textos deliciosos! Sei bem deste tempo a que citou, o tempo do tempo e o tempo do dinheiro, ambos tem que ser hoje em dia muito bem aproveitados, em casa por conta de dietas, das quais todos nós vivemos, e para não correr o risco de comer mal, ou porcarias por ai, cozinhamos tudo em um único dia, eu e meu marido, ficando mesmo as vezes, apenas o arroz, ou temperar e grelhar alguns bifes durante a semana, assim poupamos muitas coisas, e não ligamos de repetir alguns dias o prato, deixamos as provas diferentes para o fim de semana, meu marido desde os últimos 15 dias me propôs, uma mudança, ele enfrenta o supermercado sozinho e também pilota o fogão no sábado, e eu fico com a faxina, peguei o contrato de bom grado, porque antes sábados eram para se limpar a casa e os domingos ao fim da tarde cozinhar, mas hoje com este novo acordo, ocupamos apenas parte do sábado, visto que as 5 da tarde estamos ambos livres para uma volta, ou apenas curtir a casa limpa e comida feita, e a companhia um do outro e dos filhos, e das calopsitas e claro da minha Nelinha, sem contar que todos os sábados recebo visitas, das quais gosto muito! Bjucas e vamos otimizar!

    ResponderEliminar
  3. Boa dica Nina, o aspeto está ótimo, bom jantar, beijo

    ResponderEliminar
  4. QUE BUENO TODO!!!!UNA FIETA PARA DISFRUTAR.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  5. Diminuo meu tempo de cozinha fazendo a sopa para 2 ou 3 dias(amo sopas e caldos).
    Arroz para mais de um dia. E por ai, vai.

    ResponderEliminar
  6. Nina, também costumo aproveitar o tempo que estou a limpar a cozinha para preparar mais uma refeição. Hoje por exemplo foi uma sopa que já ficou pronta para amanhã.
    Felizmente durmo bem, insónias só quando tenho problemas e estou preocupada. Deito-me relativamente cedo, depois ainda leio um bocadinho. Mas todas as manhãs o despertador toca às 6,30H. Se não dormir as horas suficientes no dia seguinte ando cansada.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Cá por casa como somos só duas a comida sobra sempre de uma refeição para a outra. Vou intercalando e vou fazendo sopa (toda passada porque a joana tem um problema nos dentes se é que me entendes...) faço lasanha e congelo, depois é só tirar e levar ao forno, faço muitos grelhados, enfim tambem chegando a casa todos os dias ás 20.e tal não dá para fazer grandes coisas. beijocas ahh e gostei da tua receita

    ResponderEliminar
  8. Essa agora, querida amiga, então não descobrimos a pólvora??? Claro que sim... ambas!!!
    A ligação bacalhau+gambas nunca me fez crescer água na boca: ou bacalhau, ou gambas, mas vendo o teu prato tão saboroso, acho que me vou render!
    O bolo, em todo o seu esplendor... uma delícia!!! O ideal para o lanche com chá verde!
    Eu gosto muito de cozinhar e normalmente cozinho o almoço. Tenho sempre sopa e o jantar é sopa, "qualquer coisa" e fruta.
    A tua camisola está a ficar linda.
    Já espreitaste o meu casaquinho lilás? Vai comigo para temperaturas mínimas de 4º... em terra!... Depois mostro-o, vestido.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Nina, querida
    Agradeço por suas palavras doces e incentivadoras! Realmente preciso desse tempo... Também seguirei te acompanhando. É sempre uma delícia passear por aqui, ler seus posts e aprender com suas ideias, dicas e experiências. Sou muito grata por sua amizade e carinho.
    Pratos deliciosos e um jeito ótimo de otimizar as tarefas na cozinha e concordo que o local da casa que mais nos toma tempo!
    Não tenho muitos truques, mas um hábito que tenho é deixar a mesa do café da manhã posta já à noite, antes de ir dormir. Assim, quando chego à cozinha logo cedo, basta preparar o café e completar a mesa com os produtos que ficam na geladeira (frigorífico) e alguma fruta cortada na hora.
    Beijinhos
    Ju

    ResponderEliminar
  10. Oi Nina... eu quase não cozinho durante a semana pois meu horário de almoço é bem pequeno, mas nos finais de semana eu me arrisco, com tempo, na cozinha, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderEliminar
  11. Só cozinho no almoço, sopas e arroz para dois dias ...feijão 1 vez na semana e congelo.
    Chega de cozinhar todos os dias, passei minha vida toda no fogão qdo tinha meus filhotes em casa ...agora sou esperta kkkkkk cansei!
    bjss adoro bolo de coco!

    ResponderEliminar
  12. Healthy Eating, but I do not like fish, - but I love cake!
    Nice Day
    Beijo Crissi

    ResponderEliminar
  13. Partilhar dicas contigo Nina!? Tu já sabes tudo!!
    Este jantar devia estar bem bom :)
    Beijos
    https://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
  14. Adoraria dar-te dicas, truques culinários, mas não gosto, nem sei cozinhar. Confeciono e como o básico.
    Otimizar é um verbo bastante abrangente, mas, na vida da maior parte das mulheres, tem todo o sentido e faz a diferença.
    Eu vivo o tempo com tempo, e não stressada, por natureza.

    Feliz dia, Nina!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  15. Hay cosas para las que debo reunir valor antes de hacer porque la pereza es muy grande a veces. Pero una vez hechas, qué bien se siente. Por eso entiendo muy bien la satisfacción de la que nos cuentas acá.

    ResponderEliminar
  16. Wooow... que rico todo !!
    Me gusta poco la cocina Nina y entro en ella lo justito para preparar la comida. Envidio tu arte para preparar tus platos.
    Un beso.

    ResponderEliminar
  17. Nina uma ótima ideia de aproveitar o tempo :)
    Essa receita deve ser muito boa ;)
    Estamos sempre aprender, por isso gosto tanto deste cantinho ;)
    Beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde Nina, excelente ideia para rentabilizar o tempo!
    Uma ou outra vez já tenho feito assim! Hoje, por exemplo, o jantar também está prontinho;)), o que me confere liberdade para poder efectuar algumas visitas.
    Sobre o prato de bacalhau que apresenta deve ser saborosíssimo! Claro que um dia destes vou experimentar!
    O bolo além de bom aspecto deve ser delicioso!
    Adorei as dicas!
    Um beijinho e obrigada.
    Ailime

    ResponderEliminar
  19. Nina,
    Aqui em casa todo dia no jantar é Sevira. Se vira e faz um sanduíche, se vira e come uma fruta...rsrs...Comemos as duas da tarde, então pela noite só faço uma torta salgada ou um bolo, pizza, etc...
    Mas costumo adiantar o almoço do dia seguinte. Saio do trabalho a 1 da tarde e todos estão em casa as duas prá almoçar, imagina a correria.Então já cozinho feijão, tempero e congelo prá semana inteira. O arroz deixo refogado só no ponto de colocar água, bifes deixo temperado na geladeira e salada de folhas já deixo lavada e enxugada.Facilita muito.Besitos

    ResponderEliminar
  20. Nina, que receitinha deliciosa essa de bacalhau!!!!
    A otimização das tarefas caseiras é o "pulo do gato" das donas de casa, com certeza.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Amo passar por aqui,sempre saio cheia de ideias. Amei este prato,tenho algumas postas bacalhau e um pacote de camarão congelado ,vou fazer. Beijinhos Nina

    ResponderEliminar
  22. Finalmente consegui cá chegar! Já me tornei seguidora! Estava difícil, tive um problema com a minha conta do google e durante estes 2 dias fiquei sem blog. Felizmente consegui recuperar. Eu sou completamente adepta de otimizações! Tudo o que possa fazer com que adiantemos serviço poupando tempo e dinheiro é comigo! O bacalhau com camarão ficou excelente e o bolo melhor ainda, adoro bolo de coco encharcado!

    ResponderEliminar