sábado, 5 de setembro de 2015

A fabulosa Dieta Mediterrânica


Já ouviram falar?
É milenária e considerada património da humanidade.
Já deu provas do seu valor e no entanto ... há que ainda embarque no fast food!
Não percebo!
Esquematicamente, funciona assim:







O esquema pode ser encontrado AQUI! 

"A dieta Mediterrânea traduz um estilo de vida, e não apenas um padrão alimentar, que combina ingredientes da agricultura local, receitas e formas de cozinhar próprias de cada lugar, refeições partilhadas, celebrações e tradições, que, juntamente com o exercício físico moderado diariamente, favorecido pelo clima ameno, completam um estilo de vida que a ciência moderna nos convida a adotar em benefício da nossa saúde, tornando-a um excelente modelo de vida saudável."

A dieta mediterrânica é, pois,  muito mais um estilo de vida do que um meio para obter perda de peso.


Baseia-se, portanto:

-Na frugalidade;
-Na utilização de azeite;
- No consumo de frutos e vegetais sazonais;
- No consumo de cereais;
- No consumo moderado de vinho tinto.
(entreb outros princípios)

E não se consome carne nem peixe? - perguntarão as omnívaras , alarmadas.

- Claro que sim. Tudo com moderação, conforme a pirâmide demonstra.


Creio poder afirmar que a minha alimentação é  grandemente baseada nos princípios da Dieta Mediterrânica, embora, uma vez por outra possa transgredir.
Acontece que eduquei de tal fporma os meus hábitos alimentares que cumpri-los é natural, não exigindo sacrifícios.

Por exemplo, não como nem cozinho alimentos através da fritura.
Foi apenas um procedimento a que me habituei e cumptro sem custo.
A própria FRITADEIRA presente em quase todas as cozinhas, na minha, foi descartada há muitos anos - o que não significa que, uma vez por outra, "quando o rei faz anos", não coma fritos.
O que quero dizer é que deixou de ser um hábito.

Quanto ao Mac'Donalds, posso afirmar com rigor que apenas por duas vezes recorri aos seus cozinhados, o mesmo se aplicando às pizzas pré-cozinhadas.

Por quê este texto?

Este texto surgiu na sequência de ter visitado ontem uma feira de Dieta Mediterrânica:



No centro de Tavira.
São muitas tendinhas que vendem os produtos locais, muito à base de amêndoas, mel, frutos e derivados do leite.

A adesão foi imensa.
Aproveitei para pecar e comi uma fatia de MORGADO da SERRA, um doce à base de amêndoas, figos e ovos.
Muito bom, mas muito calórico - foi a tal excepção à regra que pratico ( de novo ...) "quando o rei faz anos" 


Provei ainda LICOR DE MEDRONHO.
Demasiado doce para meu gosto, mas sendo um fruto silvestre que cresce na região,
 é usado  frequentemente
na preparação deste licor.

Aqui os doces!
Um espetáculo visual.

De novo - amêndoas, figos e muita alfarroba - umas vagens muito
doces que crescem em árvore .
Com elas se faz uma farinha utilizada abundantemente na doçaria algarvia.

Aqui, QUEIJOS!
Maravilhosamente perfumados!
Não provei, mas comprei!

Assim está TAVIRA!
Uma cidade linda, com o seu quê de árabe - que eles estiveram por estas paragens, deixando marcas.


Fotografei-a!
Com o castelo ao fundo, refletindo-se nas águas do rio Gilão.
Digam-me, esclareçam-me:

- Praticam os fundamentos da DIETA MEDITERRÂNICA?

Contem-me tudo!

Beijo
Nina

23 comentários:

  1. Claro que he oído hablar de la famosa dieta mediterránea, Nina, pero nunca la he podido cumplir más allá de uno que otro plato.

    ResponderEliminar
  2. Tavira tão lindo,este castelo fantástico!
    Esta dieta é um otimo estilo de vida!
    Ando ansiosa com 10 quilos a mas,de férias da yoga,sem caminhar,com tanto para tratar da vida nova,mas preciso recomeçar minha dieta!
    Beijinhos querida

    ResponderEliminar
  3. A dieta mediterrânica é também algo bastante habitual cá em casa. Fritos só quando o rei faz anos,já os doces custam-me mais a resistir à tentação, embora tente que sejam só ao domingo e festas. Esses docinhos algarvios, por exemplo, iam ser quase todos provados, pois adoro amêndoas e figos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Oi, NIna, como vai? Pratico uma dieta balanceada, especialmente em prol da saúde, penso que com moderação tudo é válido. A diretora da minha escola fez essa dieta mediterrânea e deu muito certo! Achei linda a última foto! Abraço!

    ResponderEliminar
  5. "E educar nossos hábitos alimentares para que seja natural cumpri-los"...adorei. E para mim também não são mais nenhum sacrifício. Os benefícios com essa mudança toda são tão mais agradáveis...
    Como sempre adoro suas fotos e tudo que vc escreve.
    Obrigada minha amiga.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Por aqui é como por ai! Nao eliminei nada da minha alimentaçao, como de tudo um pouco! Acho que o ideal mesmo nao é deixar de comer mas sim comer com moderaçao variando o mais possivel. Ja os fritos, esses, raríssimos. Antes de ir de férias comentei com o meu marido que queria comer um bife com batatas fritas (ja nem me lembrava da ultima vez que havia comido batatas fritas). Pois olha, comi e nao me souberam nada bem! Ja me habituei de tal forma a viver sem fritos que deixaram de ter graça! Mas pronto, la de vez em quando calha mas é sempre em casa alheia!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Nina, estou contigo! Não entendo como conseguem consumir tanta fast-food e tanta comida de plástico. Apesar de nós não estarmos exactamente no Mediterrâneo, a nossa culinária tradicional tem pontos em comum com a mediterrânica. Adorei o esquema e é o meu tipo de alimentação ideal: pouca carne, poucas batatas, azeitonas (adoro! e este ano vou voltar a curtir as minhas :)), massa e arroz, muita hortaliça e legumes... Só a fruta é que sou mais preguiçosa para comer :(
    Acho bastante graça a este tipo de feiras, pois consegue-se fazer uma boa divulgação dos produtos regionais, que se calhar de outra forma não se conseguiria. Bem que gostava de pôr o dente nesses doces coloridos em forma de conchinha. E nos queijos :)
    Tavira é bem gira. Só lá fui uma vez, mas gostava de voltar para explorar melhor a cidade.
    Beijinhos e continuação de bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Querida Nina, falas tão bem da dieta mediterrânica... mas mostras a "dieta" algarvia com os seus maiores pecados!!! Amêndoas e figos, sim, mas esses são muuuuito doces!
    Eu fujo aos produtos processados e aos fritos, mas não sou radical. O azeite da família de Trás-os-Montes que consumo, este ano tem 0.28º de acidez! E por conselho do médico, não devo comer: carne vermelha,enchidos, enlatados e fumados. Ontem comi um bife... e a última vez tinha sido aqui, no mesmo sítio... há 1 ano!!!
    Claro que também prevarico quando me atiro de cabeça aos pratos exóticos! Alguns até são mediterrânicos, do norte de África, mas depois dou uns saltinhos ao Índico, onde aprendi a comer e a gostar de temperos exóticos, que, segundo consta, não fazem mal e até são saudáveis.
    Resumindo: temos de comer o que a terra dá: legumes, frutas, raízes, sementes... não é?
    Já disse que gostei da tua reportagem??? Gostei mesmo!
    Eu preciso é de pôr uns agrafes na boca... mesmo comendo a dieta mediterrânica!!!...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Ah! Tavira!!! Quando fomos ao sul demos uma volta de saudade pela cidade onde o meu marido conheceu o meu irmão, na tropa. Tirei fotos a tudo o que lhe trazia saudade. Vou editá-las no outro blog, quando chegar a Coimbra.
    Continuação de boas férias.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. oi querida Nina! Saudade amiga! Aqui em casa, já fomos mais fastfood, mas mudamos bastante nossa dieta. Usando os ingredientes da dieta mediterrânea, que a meu ver e uma das mais saudáveis e completas! Apesar de o cardápio do povo português ser muito parecido,nossos pais trouxeram para o Brasil muitos costumes que permanecem e não abrimos mão, porque gostamos e são maravilhosos!
    Adorei essa feira, se aqui tivesse, com certeza iria com prazer!
    bjs e boa semana!
    Nina

    ResponderEliminar
  11. Ai essa feira cheia de coisas boas. Os docinhos algarvios uma tentação.
    Em algumas coisas tento seguir a dieta mediterrânea, como cada vez menos carne, aprecio muito a fruta da época e evito bastante os fritos.
    Já fui ler o artigo completo e achei bastante interessante.
    Penso que ainda andas cá por baixo, hoje já esteve um belo dia de praia. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Oi Nina, muito interessante esta dieta, por aqui está na moda a Dieta Duncan, e tem gente fazendo as maluquices de toda dieta "fundamentalista", rsrsrs... eu nunca fiz dieta, como de tudo com moderação e faço bastante exercícios... esta última foto é maravilhosa, o lugar é lindo!
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  13. Nina...pelas imagens a dieta algarvia é bem mais a meu gosto!!!
    Mas claro que a mediterrânica é bem mais saudável!
    Por aqui a dieta... é o mais hortícula possível!!!
    Bj e boa semana!!!

    ResponderEliminar
  14. Mais ou menos também a sigo, apenas pecando com alguns doces tradicionais.

    Quando estive em Tavira pequei na feira!!!

    As fotos estão belíssimas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Boa noite Nina,
    Recomeçando ainda com alguma lentidão, que muitas tarefas me aguardavam a que finalmente hoje dei termo!
    Não era sem tempo!
    Sobre dieta mediterrânica bem tento, mas por vezes há umas tentaçõezitas,))!
    Ainda no fim de semana, aqui por perto, umas sandes de porco assado no espeto que estavam uma delicia! Lá na MR onde todos os dias acontecia, deve ser moda, nunca fui tentada. Chegue aqui e pronto;))! Pequei. A gula venceu-me!
    Fritos e doces raramente!
    De resto os cereais, os legumes, a fruta, os peixes e, claro, alguma carne e sempre fruta;))! Uso azeite para tudo e raramente uso molhos, queijos curados e manteiga.
    Claro que o meu colesterol não pode aumentar;))!
    Um beijinho e bom serão.
    Ailime
    (As fotos estão lindas. Tb passei por Tavira e hoje coloquei uma selecção no meu sinais.)

    ResponderEliminar
  16. Não faço dieta. Mas como sempre, quase tudo, saudável.

    ResponderEliminar
  17. Querida Nina,

    as fotos de seus últimos posts estão hiperlindas, por acaso você está usando um novo equipamento? Sei que estão muito boas mesmo flor!
    Minha dieta é saudável apesar de usar açúcar cristal e farinha de trigo branca, não uso temperos industrializados e não conhecia a dieta mediterrânea, obrigada pela informação!
    Tenha uma semana produtiva e alegre!
    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  18. A dieta mediterrânea é um conceito bem giro. A feira parece-me muito interessante, esses docinhos estão tão apetitosos :D

    ResponderEliminar
  19. Oi Nina ha um ano venho me acompanhando com uma nutricionista, neste tempo aprendi a comer melhor, e inclui isso dentro de minha casa de forma que todos passaram a comer de forma mais regrada, para nós hoje não é nenhum sacrifício também, aprendemos a lidar com situações, e quando quero comer algo diferente como um doce ou chocolate eu não passo vontades, apenas não abuso, faço exercicios 6 vezes na semana, o que ajuda a manter as coisas na linha, neste um ano foram 9 quilos, mais saúde e sabedoria ao se alimentar, corte mesmo na minha vida so fiz do refrigerante, as vezes quando me da um estalo se sinto vontade vou la e tomo um pouco mas é muito, muito raro, ja conhecia a piramide alimentar, mas não com o nome de dieta de mediterrâneo, mas se tem uma coisa que posso afirmar, é que tudo em excesso faz mal, então o ideal é manter as coisas na linha, e que dieta nenhuma faz milagre, quem quer perder peso tem que se exercitar, é uma conta de matematica bem basica, tem que se gastar mais do que se come simples não é?! Bjucas querida

    ResponderEliminar
  20. Essa feira parece ter sido bem interessante , a dieta já ouvi falar mas não a pratico , tento comer tudo ( exceto carnes vermelhas ) com moderação .

    ResponderEliminar
  21. Como sempre a melhor guia de viagem... Amei os doces, queria agora mesmo uma bandeja inteira só prá mim...

    Beijos, Nina querida.

    ResponderEliminar
  22. Hummm...doces....não sou muito apreciadora mas queijos, tortas salgadas e peixes....babo só de ver!!

    Frituras....não faço em casa, faz muita sujeira no fogão. Quando estou fora de casa, às vezes, como mas não é algo que faço muita questão. Adoro vegetais, legumes, verduras e frutas.

    Creio que se seguisse à risca a Dieta Mediterrânea não teria problema algum pois na casa de minha mãe, sem que ela soubesse sobre essa dieta, ela já pratica a anos.

    Tavira parece ser linda, se puder, mostre mais fotos do local quando puder.

    Beijo

    ResponderEliminar