terça-feira, 20 de outubro de 2015

Vamos tricotar um vestido?

Vamos tricotar um vestido ( muito, muito lindo e absolutamente único ) para o inverno que se aproxima?
Vamos?
E nada de  medos ou de falta de confiança, pois se eu me atrevo ...

Então, é assim:
Sempre gostei muito de vestidos de malha e se tricotados, ainda mais.
Vem-me este gosto dos tempos do liceu, onde, uma coleguinha afortunada apresentava modelos maravilhosos, tricotados pela mãe e pela tia, seguindo modelos publicados na RAKAM (que, diga-se de passagem, já não é o quera! Está irreconhecível de imprestável e muito me arrependo de não ter guardado religiosamente todos os números de então!).

Na altura, limitava-me a admirar e a suspirar, pois não tinha mãe nem tia com aqueles talentos.
Ficou-me, porém, gravado na memória, o sucesso de tais maravilhas e cheia de vontade, aprendi aos poucos os primeiros pontinhos.
Desde então, muita água correu debaixo da ponte, o mesmo é dizer, que bem ou mal ( cada vez melhor, confesso) tenho vindo a evoluir, tanto que até já me aventurei nas MEIAS - coisa complicadíssima! Mas não é de meias que pretendo falar.
De vestidos, esse sim, o tema a desenvolver.

Retornando ao início da conversa, reafirmo:
- Adoro vestidos de tricô.

Num livro / manual de tricô esclareci dúvidas, aprendi pontos e este, de muito fácil realização, mas de efeito espetacular, é o que domino com maior desenvoltura - vá, com absoluta desenvoltura!

Chama-se PONTO ZIGZAG CURVO  e a explicação está AQUI.

Este, agora reiniciado , espera, apenas começado, há um ano, fechado numa gaveta, apenas porque, quando o comecei, no ano passado, não lhe dei seguimento.
Agora, porém, é p'ra fazer mesmo!

Uma vez compreendido o ponto, digerida a sua execução, é coisa leve que se executa sem dificuldade.




Assim vai!
E neste ponto, tricotarei a saia, como aliás já testei, no, meu primeiro vestido em tricô.
Este:
Separando a saia do "corpo" tricotei algumas carreiras em canelado 1/1, continuando com uma espécie de "tranças".

Como não gosto de repetir modelos, vou introduzir algumas modificações, começando pelas cavas que farei em RAGLAN.
Corpo e costas, terão também um aspeto diferente, que ainda não defini.

Então?
Quem me acompanha?
Forneço todas as informações, todas as explicações!
Esclareço dúvidas
Dou sugestões.
Dou conselhos.

E tudo isso à custa de um "clique"!
Rápido, fácil e gratuito!

Esperando ...

Beijo
Nina








26 comentários:

  1. Olá Nina, depois de aprendar a andar de bicicleta rimo-nos dos trambolhões que demos, não mesmo? A Nina acha que tricotar meias é complicadíssimo, pois meias eu já tricotei vários pares e neste momento nunca me passaria pela cabeça tricotar um vestido! A cor e o ponto são lindos e com o seu talento não tenho a menor dúvida que irá ficar um sonho de vestido. Já agora não desanime quanto ás meias tudo requer prática. È quase como andar de bicicleta. Beijinho amigo da Maria do Rosário *capinha*

    ResponderEliminar
  2. Nina linda, estou aqui de boca aberta com esse teu talento maravilhoso! Eu não sei fazer esse tal ponto, embora seja craque nas tranças simples e no ponto pipoca - e só. Vou acompanhar a feitura do vestido, que vai ficar fantástico, tenho certeza. Se vai ser nessa cor, nesse tom rosado, então nem se fala... Beijos!

    ResponderEliminar
  3. ES PRECIOSO!!!!!
    ME ENCANTARIA HACERLO PERO NO TENGO PACIENCIA SOLO HAGO LAS COSAS RAPIDAS Y SIN COMPLICACION Y ESTE MODELO ES DE CRUZAR...Y PENSAR.
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  4. Nina, gosto muito de teu vestido, acho a cor do que estás a começar muito bonita, mas eu não me atrevo a tanto. Não tenho "pedalada" para tanto. Vou fazendo umas coisitas para passar o tempo e já está bem.
    Mas gosto muito de vestidos de malha, regra geral são confortáveis e quentes. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Acho lindas as peças tricotadas! Tenho de pensar seriamente em aprender! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Te acompañaría, pero no es lo mío. Nunca pude aprender, nadie le pudo enseñar a esta zurda y siempre me he negado a aprender a hacer cualquier cosa "al revés".

    ResponderEliminar
  7. Nina, o ponto é muito bonito, mas só fica bem a meninas elegantes! A cor é bonita, vais ficar muito bem com ele vestido. Eu não uso vestidos e mesmo que usasse esse iria ficar-me muito mal.
    Estou a fazer um casaco 3/4 com uma lã que comprei há algum tempo nos saldos da Brancal, com ideia de fazer uma colcha de quadrados de tricô. Deus me livre!!! Ia ficar pesadíssima e já tenho montanhas de cobertas de lã. Resolvi trabalhar à vontade... até posso fazer o casaco mais comprido, porque tenho imenso fio.
    Depois mostro. Agora por mostrar... não mostraste as tuas meias de 5 agulha se eu gostava de as ver... ou será que perdi esse post?!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Não sei qual o mais bonito. Se Tricô ou crochê.

    ResponderEliminar
  9. Nina...nunca usei nenhum mas acredito que o seu vai ser um sucesso! Vou aguardar a sua criatividade e "mãos à obra"! Boa noite e bj

    ResponderEliminar
  10. Hola Nina, me encantan los vestidos de punto, lo bien que sientan y lo mejor es que si lo haces tú es único. Estará precioso, eso seguro. Besos.

    ResponderEliminar
  11. Super - beautiful!
    Happy day
    beijo Crissi

    ResponderEliminar
  12. Mas que ponto lindo Nina :)
    O vestido verde está lindíssimo :)
    Eu fico acompanhar que ainda não ando nas "andanças" do trico :)
    Bom trabalho :D

    ResponderEliminar
  13. Nina estou na dúvida se publiquei o comentário...por isso aí vai: o ponto é lindo e a cor na moda também! Nunca usei este género de vestido mas em si...será um sucesso! Ficarei à espera do produto final! Bj

    ResponderEliminar
  14. Olá Nina, parabéns de certeza que vai ficar espetacular. Sou sua seguidora diária, mas não tenho blog. Adoro o ponto e o seu vestido verde, a Nina já me ajudou à 8 meses atrás para a quantidade de fio a comprar, fui de imediato comprar, mas faltou-me sempre a coragem para começar. Todo o trico que faço é basicamente para as minhas netas e sempre com receita. Se puder agradeço toda a sua ajuda. Tenha um bom dia. Beijinhos Tina

    ResponderEliminar
  15. Bom dia, Tina! As suas netas são umas sortudas.
    Vamos então começar o vestido.
    Se consultar o esquema do ponto, verificará que precisa de um número de malhas múltiplo de 14.
    Para mim , tamanho M, calculei 14X 9, + 4 para a margem -2 malhas de cada lado. O ideal será fazer uma amostra e depois, calcular o número de malhas. Comece, portanto pela amostra e, depois, vá pedindo instruções. Terei o maior osto em ajudar.
    Tenha um bom dia.
    Beijo da Nina

    ResponderEliminar
  16. Ai que lindo e eu que adoro vestidos de malha , adorava saber tricotar !!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Obrigada Nina, é um amor, vou começar hoje à noite.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  18. Oi Nina... eu tenho um vestido nesta cor roxinha, mas comprei pronto, rsrsrs eu também gosto muito de vestidos de tricô, este amarelo também ficou lindo... Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  19. olá Nina, o desafio é tentador, mas não vou aceitar por agora :) estou com muita coisa começada, uma delas são as meias, resolvi seguir o mesmo esquema que estas a seguir ... parei nas malhas que se montam a seguir ao calcanhar, mas não desisti, tenho que ler melhor as indicações :) quanto ao vestido acho que vai ficar lindo e assim que concluir alguns trabalhos, venho aqui pedir ajuda :) beijinhos ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nina, vou agradecer o seu convite.
      Nem me atreveria fazer nada de tricô e nem de crochê.
      Gostei muito da cor.
      Aqui, ele ficaria guardado por muitos anos, pois não temos inverno.
      Depois de pronto nos mostre. Bjs

      Eliminar
  20. Gosto muito, mas não tenho coragem para tanto.
    Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  21. Oh minha querida que bonito vestido vai sair daí... pena que por enquanto não me posso dedicar, estou aflita com trabalho de escola e com as prendas que já comecei a fazer para o Natal. É verdade, gosto de fazer com a devida antecedência, principalmente meias e ponto cruz que é o que me demora mais.
    Perdoa a minha não participação, ficarei muito feliz por ver os vossos progressos. Obrigada pela generosa ajuda!
    Beijinho grande, até logo!

    ResponderEliminar
  22. Ai Nina, não sei se me atire... Gosto muito destes vestidos e esse ficou bem giro, mas a minha experiência ainda é pouca, apesar de já me ter aventurado em 2 camisolas, (sem esquema, só com o que me saia da cabeça), com um resultado relativamente satisfatório, excepto golas e a parte que liga as mangas ao corpo :(
    Tenho mesmo vontade de experimentar, não sei é se não vou dar o passo maior que a perna. Ainda por cima sou um bocado lenta a fazer, ainda termina o Inverno e eu de volta das agulhas! Bem, vou mas é fazer uma amostra do ponto (que acho bem bonito) e depois comprar lã :)
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  23. Vai ficar lindo, aposto! O que já fizeste está bem giro :)

    ResponderEliminar
  24. Nina o ponto em tricot, é lindíssimo, não tenho muita experiencia só pontos básicos. A sua iniciativa é fabulosa. Muitos Parabéns...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Carolina.
      Se precisar de ajuda, é só dizer.
      Beijo

      Eliminar