domingo, 5 de novembro de 2017

Bola de carne



Tenho esta receita há muitos anos e foi-me dada por uma amiga que com ela ganhou um concurso culinário.

É diferente das convencionais pela enorme facilidade com que se prepara - nada de fermento padeiro, nada de deixar a massa levedar - aliás , devo confessar que me dou muito mal com essas técnicas.
esta é mesmo simples e, sempre que no frigorífico encontro fiambre ou presunto ou enchidos ou sobras de carne ou frango, lembro-me imediatamente da Bola de Carne (da Lourdes).

No caso - há uns dias atrás -  tinha 4 ou 5 fatias de presunto que brevemente seriam incomestíveis - e nós não queremos desperdiçar alimentos, pois não?

Liguei o forno a 180 graus e untei com manteiga  uma forma de bolo inglês - por precaução adicional, polvilhei-a ainda com farinha.








INGREDIENTES

100 g de margarina amolecida
25 g de óleo
3 ovos
100g de leite
180 g de farinha
2 c. chá de fermento
Carnes variadas
1 c. chá de sal





PREPARAÇÃO

Misturar  a margarina amolecida com o óleo, o leite, o sal e os ovos.
Bater até obter uma mistura homogénea.






Acrescentar então a farinha com o fermento, batendo até fazer bolhas.

Despejar metade da massa na forma previamente preparada e colocar então as carnes.
Completar com a restante massa.
Levar ao forno +/- 45 minutos.

Já está!

Não era bom para o lanche deste domingo fresquinho em que sabe bem ficar em casa?
Então?
Vamos para a cozinha, já!

Bom domingo

Beijo
Nina

28 comentários:

  1. Também gosto muito e com uma sopa ... era já o meu jantar!
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Menina, ficou uma autentica maravilha as fotos dizem tudo...um beijinho e resto de um bom domingo mas já com um cobertor nas pernas porque eu agora sai de casa e já se sente frio pelo menos aqui no Seixal.

    ResponderEliminar
  3. Olá! :)

    Hummmm adoro bola de carne, e esta ficou com um aspecto incrível!

    Beijinhos
    Arco-íris na Cozinha | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar
  4. Hummm, delicioso e mega fácil... aqui em casa meu marido é o apaixonado pelas tortas salgadas, receita anotada!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  5. Ninita querida,adorei! Apetecia-me agora uma fatia,grata por partilhares,Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Nina,
    Nunca fiz bola e a sua receita parece-me óptima!
    Ficou com muito bom aspecto e pode crer que comia agora uma fatia. Fui fazer caminhada e está uma ventania fria que me saberia muito bem, acompanhada de uma bebida quente.
    Um beijinho e continuação de bom domingo.
    Feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  7. Nunca fiz bola de carne, mas com esse aspeto e essa aparente facilidade de execução fiquei com vontade de fazer!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Só falta um chá para acompanhar.
    Adoro bola. a muito que não como por causa do meu estômago que se dá mal com enchidos.

    As fotos estão deliciosas!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisa, não ponhas enchidos. Pões fiambre e queijinho. Fica deliciosa. Beijo

      Eliminar
  9. I don't like to waste food either.This looks good!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I's delicious, that I can assure, dear Nana. If I were you I would try it!
      Hugs

      Eliminar
  10. Una receta estupenda, tiene que estar muy rica.
    Besitos

    ResponderEliminar
  11. Este é também o género de bolas que faço em casa pela sua simplicidade. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Oh, se era!
    Mas, no meu caso ainda bem que dei uma saidinha... depois de longos meses de "clausura", rs... :)
    Adorei a receita, sou fã dessas bolas, são tão boas!
    Obrigada pela delícia partilhada, vou guardar. :)

    ResponderEliminar
  13. Olá Nina,
    Essa "Bola de Carne" me deixou com uma fome que você nem imagina... hahaha... Ótima receita!
    Boa semana!
    Beijos, Deus abençoe.

    ResponderEliminar
  14. E eu gosto tanto!...
    Essa ficou com um aspecto delicioso!
    Qualquer dia experimento a receita... belíssima partilha, Nina!
    Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito dessas receitas práticas e rápidas.

    ResponderEliminar
  16. Adoro bolas!
    De carnes, enchidos, mistas, de bacalhau...todas!
    Por enquanto como só com os olhos :)
    Daqui por um mesito já devo poder mastigar alguma coisa.
    Quem sabe uma bolinha de carne, a tua receita Nina!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Nina agora sei de onde vinha o cheirinho maravilhoso q sentia vindo do lado do porto....era da sua bola, obrigada pela partilha. Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Com esta receita a boa de carne fica muito mais fácil de fazer.
    Vou guardar a receita.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Fiz uma torta de camarão(fazia tempo que não comia camarão) com a massa folhada que tínhamos aqui.
    E fiz um mistura assim mas coloquei dentro de um pão italiano, redondo, aproveitando as sobras de presunto.
    O seu tem melhor aspecto que o meu.

    ResponderEliminar
  20. Huuummmm, que delícia!!! Nunca tentei fazer esse tipo de bolo com carne, boa dica! Já fiz com salada de sardinha em lata, salsichas com molho, queijo e presunto, molho de frango ou palmito... Abraços!

    ResponderEliminar
  21. A receita é mesmo ótima e rapidamente se tem um lanche ou mesmo um jantar para as noites de sexta-feira ou domingo.

    ResponderEliminar