Terminei a leitura do livro com título tão original e antes de tecer considerações sobre ele devo admitir um certa má vontade contra o autor, fruto de algumas atitudes que, de momento, não me apetece desenvolver, fugindo à sensação de que "estou a bater no ceguinho", já que tudo foi dito sobre o mesmo.
Acontece que depois de ver o livro numa prateleira da FNAC, assisti à Grande Entrevista na RTP3 e fiquei muito curiosa.
Decidi matar a curiosidade.
O livro está naturalmente bem escrito, com uma redação clean, própria de um jornalista - não, não é uma maravilha de texto poético, mas é conciso e , muitas vezes, bem humorado, com potencial para prender, para agarrar o leitor ... agarrou-me, admito.
A sequência temporal de capítulos no plano político é lógica, eloquente e corajosa.
Bravo!
Simultâneamente MST expõe as suas vivências como andarilho, viajante, eterno explorador.
Gostei!
Não que quisesse para mim a sua vida, não!
Mas como não admirar os Indiana Jones da vida?
Sinto que é um livro importante, que desmistifica mentiras e clarifica a história.
Acho que vale a pena ser lido.
E por aqui me quedo, eu que em tempos jurei não mais ler nem aconselhar este autor - pelos vistos, tal como ele próprio a dada altura confessa, também sou maioritariamente incumpridora das minhas juras.
Beijo
Nina
Gostei de saber a tua modesta opinião, Ninita. :) Também, em tempos, jurei não comprar nada dele... como professora que sou, senti/sinto as injustas palavras que tem/teve contra nós... mas, como se costuma dizer, uma coisa é o homem, outra coisa é o escritor.
ResponderEliminarObrigada, querida amiga!
Mas por ser professora só a senhora é que tem a razão?? Muitos professores,não ligam aos alunos,só sabem faltar,vão dar aulas sem vocação, eu também não tenho aumentos desde 2009! São um lobby neste País, e só fazem chantagem! Estamos quase a meio de Julho,e notas dos alunos..nada! Depois em Setembro vamos ver,os alunos e famílias é que sofrem! O M.S.T.tem muita razão!!!
EliminarMST nunca afirmou tal coisa. Ora leia as suas próprias palavras:
EliminarDe entre os vários boatos postos a circular, sobretudo na internet, a propósito de MST, destaca-se a carta aberta de uma professora, que circula desde 2008 e que o acusa de ter afirmado que «os professores são os inúteis mais bem pagos deste país». Trata-se de uma farsa que foi desmentida pelo próprio, em artigo publicado no Expresso: «(…) nunca disse, nunca escrevi e nunca me ocorreu pensar tão estúpida frase. É absolutamente falsa, de fio a pavio. Quem a inventou sabia bem que a melhor forma de atingir um adversário não é discutindo as razões dele, mas atacando-lhe o carácter. E quem a adoptou logo como verdadeira e do 'domínio público', sem nunca, pessoalmente, a ter escutado ou lido, mostrou como é fácil conduzir um rebanho de ovelhas nesses fóruns tão democráticos da Internet. E pensar que é assim que hoje se forma largamente a opinião pública!»[13]
Para repor a verdade dos factos, nunca Lete afirmou que "só" ela tinha razão;
- Quanto à sua generalização, é evidente que, como todas as generalizações é injusta e dema
gógica.
Lamento.
Se escondendo sobre "anonimo", Nina, já se percebe as besteiras que disse.
EliminarNão sei o que é MST. Mas se for a mesma coisa daqui, são parasitas.
Eita, Nina! MST são as iniciais do nome do autor.
EliminarConfundi com um movimento parasita que habita esse pais em que vivo.
"Nunca digas nunca", não é, amiga? Quem sabe um dia consiga fazer as pazes literárias com MST, rsrs
ResponderEliminarBjn
Márcia
Muito bem, vale a pena tentar ler :))
ResponderEliminarBjos
Votos de uma óptima Terça - Feira.
Boa noite Nina,
ResponderEliminarVou ter em consideração a sua opinião sobre o livro uma vez que também vi a entrevista de que fala e fiquei curiosa.
Um beijinho.
Estarei ausente até Agosto
Uma boa noite descansada.
Ailime
Hola!
ResponderEliminarNo lo conocía, pero intentaré sacar tiempo para leerlo, gracias!!
Te deseo un feliz verano.
Un beso
Depois da tua opinião de certeza que o vou comprar. Pela zona esgotou mas certamente irá ser reposto.
ResponderEliminarBeijinhos matinais.
O titulo é sugestivo. Comemos tanta vez em criança cebola crua com sal e broa.
ResponderEliminarCurioso, é que conheço o MST hã uns bons 40 anos ou mais, e nunca falei com ele, nem li nenhum dos seus livros. Explico, o meu marido é de Lagos, e desde que casamos há 49 anos que passamos lá as férias. A casa da minha sogra, era quase contígua à casa onde ele sempre estava de férias, na mesma altura que nós. Depois que a minha sogra morreu,passamos a ir de férias para outra casa, na parte nova da cidade, não o vemos tanta vez, mas ainda o ano passado o vi uma vez no mercado da Avenida e outra no moderno Pingo Doce da marina.
Ainda assim nunca os seus livros me despertaram curiosidade. Tomei nota deste. Talvez seja desta.
Abraço
Nunca li nada dele, mas como pessoa é alguém que não gosto muito. Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Não conheço esse ator. Aqui no Brasil, passo longe dessa sigla M.S.T. (Movimento dos Sem Terra que, ao meu ver, não passa de um movimento comandado pelos oportunistas que exploram os ignorantes e humildes). Kkkk
ResponderEliminarMas fez bem a leitura, conhecer o outro lado para poder argumentar. Bjs
O título é interessante e curioso...
ResponderEliminarA capa é muito bonita.
ResponderEliminarMas estou tão cheia de coisas para resolver no Condomínio, com uma moradora chata, tenho lido pouco. Mas leio sempre. De pouquinho em pouquinho.
Olá Nina!Nada conheço do aitor. Mas depois de ler sua opiniao sobre o mesmo, confesso que fiquei curiosa. Tenho lido pouco ultimamente, mas acharei tempinho. Obrigada pela dica.
ResponderEliminarNina adorei a dica vai entrar pra minha lista, embora eu esteja bem devagar nas leituras tentando voltar com mais afinco.... grande abraço e bjucas
ResponderEliminarNo conocía al autor, y dudo que el libro llegue a estos barrios, pero gracias por la información.
ResponderEliminarNão o conheço! Comprei ,aliás meu cunhado comprou-me 5 livros. O herói discreto(Vargas LIosa) O hipnotista(Lars Kepler) Toda Luz que n podemos ver( Anthony Doerr) Mundo do fim do mundo(Luis Sepúlveda) Todos escritores novos para mim. Depois conto. Beijinhos
ResponderEliminarNinita, mandei-te mail para o "sapo", não sei se viste... :)
ResponderEliminarBeijinhos, querida, bom fim de semana (ainda ando enredada em trabalhos burocráticos, mas dias felizes me aguardam!)
Vi uma entrevista do autor na TVI acerca do livro.
ResponderEliminarBjs
Já ouvi falar no livro, mas não li. Beijinho Nina e bom fim-de-semana.
ResponderEliminarPreciso de fazer umas aquisições de livros na Fnac, para oferta a duas pessoas amigas... quem sabe?... Vou averiguar de perto um dia destes... e quem sabe, o MST, me resolva, tal problema... :-))
ResponderEliminarBeijinhos!
Ana