quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Acabando, acabando, acabando ...



Nesta ânsia que subitamente me acometeu de repor a ordem, de esvaziar gavetas, de destralhar, de completar os tais WIP, tenho andado, todas as noites, ao serão, atacando fios, novelos, meadas.
Vou acabar com eles e não descanso enquanto não vir as gavetas gloriosamente vazias.

Então, com as sobras DESTA MANTA , comecei uma pequenina que, mais tarde ou mais cedo será presente para um bebé - tenho sempre algumas prendinhas prontas a ser oferecidas e, embora se fale muito da baixa taxa de natalidade, no meu círculo de amigos e conhecidos os bebés vão surgindo.

Poderia ter optado pelos simples granny squares - os quadradinhos da avó, mas de momento apetece-me a técnica Corner to corner afeghan que pode ser consultada em dezenas de sites diferentes, como por exemplo este,  AQUI.

A vantagem desta técnica é que se executa a peça de uma só vez, começando num canto e terminando noutro, como o próprio nome indica, sem necessidade de ligar elementos e assim se aproveita o fio quase completamente.

A mantinha pensada num bebé que ainda não existe, vai crescendo na mesma medida em que as sobras de novelos vão desaparecendo e neste momento está assim - já ultrapassei o meio:


A única exigência passa pela espessura do fio que, obviamente, tem de ser sempre igual.



E vai-se crochetando, sem compromisso, ao sabor do impulso do momento que determina a combinação das cores. No caso, todas em tons pastel como convem.

Esta mantinha tem o tamanho adequado para o primeiro berço do bebé, mas nada impede que com esta mesma técnica se teça uma manta para cama de adulto.



Não passa de uma sucessão de pontos altos duplos - coisa mais simples não existe - com um efeito muito bonito

Para além de novelos, estou - verdadeiramente formiguinha - aproveitando até uns quadrados sobrantes da manta que no início mostrei ...


... num verdadeiro exercício de aproveitamento que ronda perigosamente a sovinice .

Que seja!
Importante é que o objetivo que agora me comanda está sendo cumprido ...

Aproveitar, aproveitar, aproveitar ...
Acabar, acabar, acabar ...
Tudo depois de jantar.
Tudo ao serão, que o meu dia não se compadece com pausas tão divertidas como esta - fazer croché!
Queria eu!

Tenham um bom fim de semana e aproveitem o sol radioso que brilha durante o dia.
Aproveitem antes que chegue a chuva!

Beijo
Nina

19 comentários:

  1. As cores não podiam ser mais apropriadas...Linda seu trabalho...Bjs

    ResponderEliminar
  2. Isso é que tem sido trabalhar! :) Eu conheço imensa gente actualmente grávida, acho que vem ai um baby boom! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Está tão bonita a mantinha. Gosto do ponto e gosto das cores.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Está ficando bonita , e as cores bem ao gosto.
    Aqui sempre tenho umas peças prontas para mimos.
    É Tão bom fazer essas varreduras e crochêtar .
    abraços!

    ResponderEliminar
  5. Oi, Nina, que manta linda!!!! As cores estão bem propícias para um bebê. Minha avó era mestra em fazer crochê, tanto os de quadradinhos emendados quanto em técnicas como essa, em que se desenha carreiras coloridas uma após a outra. Tenho certeza que a presenteada futura irá adorar! Abraços!

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Nina,
    A mantinha é linda!
    Deu-me uma ótima sugestão para me ir entretendo ao serão. Só que tenho que treinar, ou melhor aprender a fazer esse ponto de croché.
    Beijinhos e óptimo fim de semana também
    Ailime

    ResponderEliminar
  7. Vaya que esas manías son productivas, y algún afortunado siempre sale beneficiado.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Também acho que tenho umas mantas para fazer para acabar restos... gostei!

    ResponderEliminar
  10. Molto bella sia la lavorazione che i colori di questa mantella

    ResponderEliminar
  11. Como eu gosto disto. Adoro mantas e todos estes trabalhos manuais. Mas não tenho jeito nenhum para eles. Infelizmente...Parabéns pelo bebé. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Isso mesmo, meu anjo.
    Arrume tudo porque hoje
    é sexta-feira e sexta-feira
    é dia de Rock. Dia de ir ao
    bar se encontrar com amigos,
    de falar dos filhos ou dos
    sobrinhos, de contar as proezas
    do marido, de vestir short (curto),
    de soltar os cabelos. Enfim, de
    ser feliz e deixar que sejam.

    Um beijo e, tim tim.



    .

    ResponderEliminar
  13. Tu manta es una preciosidad, muy bonitos los colores y el punto.
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  14. Muy bonita tu manta, te está quedando preciosa.
    Besitos guapa

    ResponderEliminar
  15. Adoro as cores! Vai ficar uma mantinha encantadora, seja para criança, ou adulto... é sempre útil!...
    Beijinhos! Feliz domingo, e uma excelente semana, Nina!
    Ana

    ResponderEliminar
  16. Cada vez que vejo seus trabalho, tenho vontade de correr e aprender (ou re-aprender) .
    Lindo.

    ResponderEliminar
  17. E sempre, sempre, cores em plena harmonia. Gostei!

    ResponderEliminar