quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Tralha



Que atire a primeira pedra quem nunca se flagrou com um monte de tralha imprestável.
Alguém?
Bem me parecia!
Nem a super, hiper, fenomenal dona de casa é imune à tralha.
Ela nasce, insidiosamente e - tenho para mim -  lança raízes, germina e  reproduz-se.

Tudo começa de uma forma aparentemente inocente:
- Um interruptor que avaria, uma torneira que pinga, um parafuso enigmático que surge do nada e que nós guardamos, não vá dar-se o caso de (a tralha) se tornar indispensável, vital mesmo, em situações de crise.

Primeiro o tal parafuso, depois uma anilha com ar suspeito, a seguir a ponta do fio elétrico que se utilizou não sei para quê ...
É assim que o caos se estabelece. Acreditem. Sei do que falo.

Há quem possua uma gaveta para a tralha, mas não eu.
Eu tenho um armário!
A sério!

Foi uma inspiração que eu tive.
Quando mudei para esta casa confrontei-me com umas portadas no hall de entrada que abrigavam o quadro elétrico, um espaço completamente desaproveitado. Mandei fazer prateleiras.
Assim nasceu o armário (da tralha).
Na sua barriga, caverna do demo, abriga "cenas" - lâmpadas, caixa de ferramenta, fios e cordel, pregos e parafusos e por aí segue.
Aquele espaço concebido para arrumar transformou-se rapidamente no local onde se larga quase tudo - essencialmente inutilidades -  por outras palavras, lixo!

De vez em quando, sempre que calha abrir aquelas portas, tenho ataques de raiva, de fúria pura e dura. Apetece-me mandar tudo para o lixo - decisão arriscada, porque no meio da bagunça há que preservar e conservar o que presta.
O que é imperioso é escolher, despachar, limpar e reorganizar.
Não é programa apetecível, não!
Mas alguém tem de o fazer!
Eu!
Quem mais?


Em frascos de vidro coloquei etiquetas identificando o conteúdo e a sua utilidade.
Usei igualmente caixas vazias para maiores volumes

Tudo num só lugar, tudo etiquetado ..

Voaram para o lixo objetos estranhos, não identificados


Os que restaram - se calhar deveriam ter tido o mesmo destino (lixo) - repousam em caixas feçhadas


O espaço parece que cresceu, aliviado de inúteis bugigangas ...



Já mostrei a quem comigo convive.
Recebi aprovação, rasgados elogios.
Repliquei com uma ameaça:
- Mato quem desarrumar o armário da tralha.

Beijo
Nina

39 comentários:

  1. Eheh!!!
    Nina desde que estou na aldeia ... destralhar é palavra de ordem!
    No Porto já destralhei quase tudo pois sempre que lá vou arrumo para simplificar!!!
    E arrumar ajuda a relaxar!!!bj

    ResponderEliminar
  2. Eu não tenho nenhum sitio específico para guardar a tralha, resultado, posso deparar-me com ela em qualquer canto para onde me vire! Ficou muito bem organizado esse armário. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. O armário ficou digno de ser mostrado mesmo! Tudo tão bem organizado que dá gosto ver.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Lololollll!
    Ainda me estou a rir... adorei o ultimatum... tão giro!
    É realmente coisa que detesto fazer, só gosto de arrumar as minhas tralhinhas que são tesouros. As outras, ferramentazinhas ferrugentas nem lhes toco, são poucas as que temos guardadas em caixas dos sapatos. De vez em quando, algumas marcham para o contentor, quando já não cabem nas caixas.
    Adorei o texto! :)

    ResponderEliminar
  5. Nina o q me ri com o seu post. , deveria vir cá a casa ver a "tenda" existe num armário na garagem! Mas confesso q sou desorganizado, das poucas gavetas q tenho organizadas são as das cozinha, e as gavetas da roupa interior, para não falar da minha carteira e mala que é uma imensidão de tralha, acho q nunca vou emendar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ando ali com umas gavetas a precisarem de arrumação e um armário. de tapetes e coisas que não uso. Muitas coisas não deito fora por pena, kkkkkk

    Hoje:- Amanhecer inquietado
    -
    Bjos
    Uma noite feliz

    ResponderEliminar
  7. Mito melhor!
    A tralha é como #gremlings", sempre a nascer por todos os lados, eh, eh!

    ResponderEliminar
  8. A tralha é um dos meus piores pesadelos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Estas tralhas cá em casa, fica na cave. É meu marido que organiza! Detesto organizar. Parabéns ficou ótimo.beijinhos

    ResponderEliminar
  10. TODO BIEN ARREGLADO,ME ENCANTA ..
    ASI SE TRABAJA MEJOR.
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  11. Olá Nina:)
    Parabéns, ficou óptimo.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    Tina

    ResponderEliminar
  12. Bom dia. Quem tudo aproveita, a casa de tralha enche, lool
    .
    * Adejam pétalas ... como lábios se beijando *
    .
    Deixando votos de um dia feliz
    .

    ResponderEliminar
  13. Que organização, Nina!
    Com certeza, a tralha aparece assim... como num passe de mágica. De vez em quando é preciso fazer uma "limpeza". Sua casa é um encanto, amiga!

    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  14. Mas é um armário de tralha que está arrumado!!

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde Nina,
    Eu convivo mal com essas tralhas, mas graças a Deus que o meu marido as trata convenientemente e as tem arrumadas na garagem.
    O seu armário está impecável!
    Alguém tem que fazer...
    Beijinhos e óptima tarde.
    Ailime

    ResponderEliminar
  16. Mato quem desarrumar o armário da tralha! Gostei, mas era preferível dizer Obrigo a arrumar quem desarrumar o armário da tralha. Era capaz de surtir mais efeito! Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  17. Oi Nina... tão arrumado este armário, eu não conseguiria, rsrsrs Eu sou daquelas que jogam quase tudo fora... Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  18. I love order! Great idea to make use of that closet:)!

    ResponderEliminar
  19. Nina,o teu armário ficou muito bem organizado. O pior é manter. Daqui por uns meses tens de novo tralha espalhada de qualquer maneira.
    Detesto tralha!
    Tem um bom fim de semana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Bem lembrado amigo! E quando vamos nos desfazer lembramos que serve para muita coisa, o jeito arrumar como fizeste.
    Abraços

    ResponderEliminar
  21. Nina minha querida!
    Eu não poderia de dar maior elogio de que se pode fazer porque tu és a pessoa mais arrumada que eu já vi na vida e olha que a minha já é longa, tu tens um armário que podes mostrar mas eu tenho 2 casas só com tralha e não se podem mostrar assim pois seria uma vergonha eu tenho um tal Ramalho com quem me casei faz muito tempo e sabes o que digo quando nós formos desta para melhor os meus filhos tem que colocar aqui na porta do prédio um camião da tire só para levar as tralhas para o lixo, e agora já chega mas ao menos fiquei livre da minha cabeça que não pode com tanta tralha...um beijinho e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  22. Me parece excelente cómo has aprovechado ese espacio. Quedó muy bien.

    ResponderEliminar
  23. Great - everything is good tidy - very clean!
    Beijo Crissi

    ResponderEliminar
  24. Ahahahhaha! Algo que eu vivo querendo fazer... deitar um monte de tralha fora... pela porta... pela janela... por qualquer lado... e tenho sempre alguém a dizer-me..."Vais deitar fora?... Mal empregado... Podia-se aproveitar para..." E nunca se aproveita... E esquecemo-nos do que temos, que nos pode vir a ser útil para qualquer coisa... Às vezes atrevo-me a deitar algo fora... e depois não é que o malvado destino, se encarrega de me mostrar que o objecto em causa, fazia falta?... Decididamente... deve ser algo relacionado com o Karma de outras vidas... :-(
    Há tempos, deixei um armário assim... numa das minhas marquises... muito bem arrumado... cheio de caixinhas, frascos e etiquetas... no outro dia fui procurar qualquer coisa... a tinta das etiquetas... eclipsou-se! Continuo sem saber de nada!... :-D Eu não digo que é karma?... :-D
    Mas no seu cantinho, mais resguardado, certamente este problema não se colocará... o meu armário do contador da luz... também tem um monte de coisas... mas segundo outro esquema de arrumação... tudo ao molho... e fé em Deus!... :-D chaves que eu já nem sei onde pertencem... pilhas... velas... caixas... com fiozinhos e parafusos, que parece que se reproduzem ali mesmo, para meu desespero... eu sei lá... :-(
    Beijinhos, Nina! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  25. Tralha mas muito bem organizada!
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  26. A todas nos pasa lo mismo. Tu idea me parece genial.
    Besitos guapa

    ResponderEliminar
  27. Eu não tenho o hábito de guardar muita tralha...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  28. Ficou tudo muito bem arrumadinho.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  29. Já juntei mais tralha do que agora.
    Neste momento nem sei o que me aoetece. Fiquei tão em baixo de forma que nada me apetece.
    Acabei e comecei mal o ano.
    A 27 de Dezembro tive uma infecção respitatória. Logo a seguri, a 8 de Janeiro apanhei , pela primeira vez, uma gripe fortíssima que me deixou de cama mais de 15 dias a arder com 39 graus. Ainda não recuperei totalmente. Dia 7 voltarei à médica.

    Fiquei totalmente desanimada.

    Admiro a tua constante boa disposição.

    Obrigada pelo carinho.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  30. Nina querida, ficou tudo "organizadamente, organizado".
    Nota 10 para você.
    Quando cheguei de viagem fui arrumar as coisas que tinha comprado e aproveitei para fazer uma re-arrumação nas coisas que já tinha.
    O melhor foi que quase nada precisou ir para o lixo. Também etiquetei tudo.
    Aqui, tudo que não nos serve, vai para uma caixa de papelão para serem enviadas para o Bazar de Animais. Elas vendem e usam o $$ em castrações, remédios e vacinas.

    ResponderEliminar
  31. Me ha encantado ver todo ordenado, hasta el espacio del que disponemos parece que crece.
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  32. Você chama isso de tralha? Precisa ver a minha. Mas, não dá nem pra mostrar! A sua tralha, organizada e alinhada, realmente dá pra mostrar e nem cara de tralha tem! Parabéns!
    Bjo Denise

    ResponderEliminar
  33. Ahahah
    ficou tudo óptimo e tão bem arrumadinho :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  34. Oh Nina! Que arrumadinho ficou, na minha casa tudo se guarda "por si hace falta algún día" um caos...
    Boa semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. I like your closet, Nina! It seems like you are very well organized person :-)

    ResponderEliminar
  36. Que máximo Nina, as suas descrições fazem me rir tanto :)
    às vezes também tenho esses ataques de fúria e toca arrumar a tralha :D :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar