quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Bolos e memórias


Hoje, desprovida de  bolo, meti mãos à obra, porque fim de semana sem bolo não é fim de semana.
O cheirinho que se espalha pela casa é quase melhor que o próprio bolo, ou, pelo menos, aguça o apetite para o comer.
 Aqui cheira mesmo bem!

Antes de decidir qual preparar, desfolhei um caderno de receitas, muito, muito antigo que contem aquelas que, já testadas, eu considero serem muitíssimo boas. O meu caderninho é 100% seguro - ao contrário de muitas sugestões que pairam na net e nem sempre o são - não interessa. Isso daria aqui uma crónica extensíssima, um verdadeiro rosário de lágrimas que, seguramente, já vitimizaram outras almas crédulas. Repito, não interessa.

Temos portanto que o bolo de hoje é pura e simplesmente delicioso.

Comi-o há anos - lá vêm as memórias gustativas - em Frankfurt, na Alemanha, país pelo qual tenho uma predileção, um carinho, uma admiração muito especiais.
Foi em Frankfurt, a meio de uma tarde gelada e era Carnaval.

Não gosto do Carnaval.
Não gosto da excitação que o rodeia.
Não gosto dos desfiles.
Não gostos das criaturas quase nuas, fingindo sambar no Brasil, tiritando de frio.
Não gosto (nada) do Carnaval.

Se posso, sempre que posso saio, fujo do Carnaval.
Nesse ano foi para Frankfurt, cidade onde já estive muitas vezes, no aeroporto. É lá, que muitas escalas para voos intercontinentais, acontecem.
Conhecia o aeroporto. Muito bem. Não conhecia a cidade.

Também lá me cruzei com um pálido desfile de Carnaval, coisa soft, discreta, que não me perturbou.
Foi lá que experimentei este bolo, este bolo delicioso, com uma fumegante chávena de perfumado chá ... salivo face à memória do Bolo de Cenoura e Nozes cuja receita me foi dada por uma alma caridosa.



Acabadinho de desenformar, ainda muito quente


Preparei-o na Bimby, mas deixo a receita tradicional:

300 g de cenouras
4 ovos
200 g de açúcar
1 saqueta de açúcar baunilhado
raspa de 1/2 limão
2 c. chá de sumo de limão
300 g de nozes moídas
65 g de farinha
2 c. de chá de fermento
1 pitada de sal
150 g de icing sugar


Preparação:


Ralar as cenouras e guardar;
Misturar gemas, açúcar, açúcar baunilhado, raspa e sumo do limão;
Adicionar as cenouras;
Juntar as nozes, a farinha, o fermento e o sal;
Bater as claras em castelo firme e envolver com suavidade;

Numa forma untada e polvilhada com farinha, despejar a massa.
Coze em forno previamente aquecido a 180 graus durante +/- 45 minutos.



Depois de desenformado, deixa-se que arrefeça e cobre-se com ...


... o sumo de meio limão misturado com o icing sugar.

Não é por nada - ou, se calhar é por isto tudo ... - mas este bolo é daqueles que se instala na memória e de lá não sai.
Nunca.

Beijo
Nina

36 comentários:

  1. Nina ... eu só fiz uma vez um bolo com sabor a cenoura e penso que é a receita que coloquei um dia destes!!!
    Levo a sua receita para um dia experimentar!!!
    De memória ... é o bolo de laranja que sempre se fez em casa graças às laranjas que sempre existem por aqui!!!
    Bom fim de semana e bj

    ResponderEliminar
  2. adoro assim os bolos o teu ficou mesmo mt bonito mas como ja nao deve haver nadinha entao fico so a olhar ehheheh bjs

    ResponderEliminar
  3. Nina, o cheirinho chegou aqui a Joane!
    Eu estou entre aquelas almas crédulas vitimizadas que referes... mas esqueci e nunca mais caio noutra!
    Mas este será copiado... se calhar já amanhã! Talvez apenas reduza o açúcar, porque a minha médica não autoriza!...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Nina, já comentei (e lamentei) que não me saio muito bem com doçaria. Mas deixo aqui a minha promessa que irei fazer a tua tão deliciosa receita. É claro que comentarei no cantinho habitual. Obrigada e beijinho

    ResponderEliminar
  5. Deve ser óptimo, com ou sem cobertura! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Adorei a receita deve ser maravilhosa.

    Hoje:- Perdida no Sonho... Nudez Imaculada.
    .
    Bjos
    Votos de uma boa noite

    ResponderEliminar
  7. Olá Nina! Parece tão bom este bolo qje estou a salivar! Levo a receita . Grata por partilhares,beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Olhando as magníficas fotos do bolo, instalou-se ,em mim, a vontade de um chá quentinho e uma ou duas fatias...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Que cheirinho tão bom. Se fosse tua vizinha ia bater à tua porta.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Olá Nina: também não gosto nada do carnaval. Já antecipo os três dias em que vou ficar no sofá, coberta com uma manta quente e a tricotar.
    Adorei o teu bolo: cenoura e nozes casam sempre muito bem.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Boa noite Nina,
    Um bolo delicioso, que só pela descrição me deu vontade comer.
    Bom apetite!
    Beijinhos e continuação de feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Não gosto de bolos de cenoura. A única vez que comi um andei enjoada todo o dia.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou tao lindo Nina. Será delicioso com certeza mesmo sem cobertura. Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  13. Pronto e lá voltamos nós ao mesmo da outra semana. Esta semana não tinha feito um bolo e nem estava muito virada para fazer um, mas eis senão quando venho aqui desejar bom fim de semana e já está: tenho que fazer um bolo!! Bjs

    ResponderEliminar
  14. Eu amo bolo de cenoura, deu vontade de dar uma mordida rsrs

    ResponderEliminar
  15. Nina gosto imenso de bolo de cenoura, mas conjugado com nozes acho q nunca comi, o seu bolo tem muito bom aspeto. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de experimentar este, Odete. É diferente. Muito bom.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Uma delícia!
    Também não gosto do Carnaval.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Que aspecto delicioso e eu que adoro bolos de cenoura.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  18. Un fin de semana sin queque no parece fin de semana. Lo malo es que me lo tendría que comer yo sola, ja, ja. Por eso, mejor no hago nada.
    Ese se ve delicioso.

    ResponderEliminar
  19. Agora lembrei-me do bolo de marmelada e nozes que a minha mãe fazia e cuja receita vinha num livro fantástico, chamado a"A mulher na sala e na cozinha". Vou ver se encontro. Lembra-me as tardes de sábado no Inverno.

    ResponderEliminar
  20. Nina, parece maravilhoso mesmo, principalmente pelas nozes que deixam o bolo sofisticado. De repouso, em casa, anda fazendo muitos bolos para as meninas. Ontem a vizinha trouxe um de laranja, com essa cobertura de limão. Fiquei apaixonada pela cobertura, pedi a receita, mas ela deve ter esquecido. Agora que você passou, irei fazer.
    Também não gosto nada de carnaval, acho tudo tão escandaloso, fora do controle de muita gente. Procuro sempre fugir. Se não fujo, me refugio em casa com os meus e nem tv ligo.
    Beijos e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  21. Esse bolo é mais uma delícia das tuas, tão bom!
    Carnaval... detesto, já quase não suporto, mas tenho de aguentar, caso contrário corro risco de me tornar demasiado anti-social. :)
    Linda, lã para meias, compro na Buttinette, um site alemão, mesmo ao teu gosto. :)Foi a Rosarinho que mo indicou e a partir daí é lá que compro sempre. Se puderes e quiseres dá uma espreitadela:
    https://basteln-de.buttinette.com/shop/g/wolle-handarbeiten/stricken/sockenwolle
    Beijinho grande, até breve, querida!

    ResponderEliminar
  22. Adoro Carnaval. Já fui foliã. Não sou mais.
    Porem continuo gostando. Não da Canalhice, mas dos desfiles de blocos aqui do Estado.

    De bolo, não gosto. Nunca gosto.

    ResponderEliminar
  23. Oi Nina... aqui fazemos o bolo de cenoura com cobertura de chocolate, é o preferido das crianças!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  24. Mais uma coisa em comum... #odeiocarnaval e tudo que envolve... mas voltemos ao que interessa, o Bolo. Lindo e imagino, delicioso.
    Bjo
    Denise

    ResponderEliminar
  25. Só de ver este bolo fiquei com vontade de ir fazer um, se calhar ainda vou a tempo de fazer um bolinho para o jantar...
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Adoro bolos de cenoura.
    Ficam húmidos e tão bonitos!
    Deve ser óptimo este.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  27. Que aspecto tentador!... E deve ser fantástico com essa cobertura, que lhe dá um toque, e um travo especial...
    O Carnaval, também é uma celebração que pouco ou nada me diz, também...
    A pedra do meu balcão de cozinha é igualzinha!... :-)
    Beijinhos! Desejando-lhe uma deliciosa semana, Nina...
    Ana

    ResponderEliminar
  28. I love this time while weekend is starting and a cake has been baking in the oven! That smell and atmosphere has blown every other things away, ha, ha! So cosy... Your cake sounds and looks delicious, Nina :-)

    ResponderEliminar
  29. Que bom aspeto Nina :)
    Deve ser uma delícia :)
    Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar