sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Compotas



Quando, em Agosto chegaram as férias, tratei de deixar o frigorífico o mais vazio possível e tratei de congelar tudo quanto sobrou, fruta incluída. Não era muita, mas ainda assim havia algumas ameixas, duas ou três nectarinas, kiwis e pêssegos.
Foram descascados, reduzidos a pedaços, descaroçados, introduzidos em saco adequado e depois congelados.

Lá ficaram a ocupar um espaço precioso, esperando vez para terem destino adequado.
Hesitei entre a compota e o chutney. Decidi-me pela compota - cujas imagens também publiquei no  INSTAGRAM

Comprei pela primeira vez este tipo de açúcar:


Cada pacote com 500 g deve ser misturado com 1 kg de fruta.

Aqui começam as vantagens evidentes, porque, durante toda a minha vida preparei compotas utilizando o açúcar com o mesmo peso da fruta.
Depois, o próprio procedimento é imensamente mais cómodo, porque em vez da mistura ferver até atingir o ponto pretendido, sempre em fogo lento para não "pegar" no fundo da panela, neste caso, em menos de 30 minutos, a mistura atinge a consistência ideal, uma enorme poupança de tempo e de gasto de energia.

Fiquei convencida.

Com 1 kg de fruta e 1 pacote de açúcar enchi 3 frascos, sendo que um deles é grandão:


O sabor está lá todo e os pedaços de fruta mantiveram-se, na sua maioria, intactos.

... distinguindo-se cada um deles.


Mesmo o kiwi, de natureza mole que se desfaz à menor mexidela de colher de pau, resistiu. Está lá. Cheio de personalidade.

Para encher os frascos sem pingo de sujeira utilizei esta espécie de funil com boca larga que comprei, há muitos anos na Alemanha.
Até o possuir, vertia a compota usando uma colher grande, mas, além de demorado e muito chato, salpicava tudo com compota.
Agora é cirúrgico, uma limpeza

A panela ficou vazia, mas ainda foi possível rapar o restinho - porque dentro de cada uma de nós continua a viver a miúda que delirava com esta possibilidade - ainda mais do que comer a própria compota às colheradas.
Rapar a panela é que era (e continua sendo) bom!

Portanto ...
Para já há 3 frascos ( na verdade, são apenas 2 e meio ...), para acompanharem as torradas do lanche e do pequeno almoço/ café da manhã.
 Há ainda 7 tigelas de marmelada (eram 9, mas 2 voaram para outras paragens) e, tenho a certeza que a partir de agora o dia "das compotas" perdeu o seu dramatismo e será quando eu quiser...

Só facilidades, só dicas fantásticas!
Aproveitem que eu não duro para sempre.

Beijo
Nina


29 comentários:

  1. Nina, não conheço esse açúcar. Não faço compotas/doces não porque não goste mas porque devo evitar o mais possível.
    Mas é tão bom com torradas!
    Tem um bom fim de semana. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui não sei se temos esse açucar, o visual me deu água na boca...deve ser uma delícia.
      Essa semana fiz de amoras.

      Tu mistura as frutas? bjssss

      Eliminar
  2. Nina, querida, juro que não conhecia este açúcar! Pelo resultado obtido deve conter uns pozinhos de pectina, coisa usada para engrossar as compotas, mas que eu nunca usei. Sempre deixei fazer o ponto, lentamente, como no tempo em que as compotas lá nos Açores eram feitas na nossa casa da Quinta das Areias de Rabo de Peixe, ao lume de lenha, em grande recipiente de cobre colocado numa trempe. Nesse tempo, para nós, dia dos doces era uma festa! Esperávamos ansiosos por rapar o tacho! Ainda hoje faço batota e deixo uma porçãozinha de compota, de arroz-doce e até de simples purá de batata para depois me deliciar com a rapadura!
    Gostei muito desta tua publicação: conheci o açúcar milagroso e vi os teus apetitosas doces!
    Nunca fiz de kiwi e poucas vezes de ameixa. Faço mais de tomate, amoras, de capuchos(fisális) e a tal marmelada/+geleia, mas este ano não faço nada! Ainda tenho um bom stock!
    Beijinhos doces!

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde, querida !
    Tudo muito bem explicadinho, apetitoso, mas o lamber o tacho feito menina é o melhor momento.
    Não conheço o tipo de açúcar sugerido.
    Deus a Abençoe muito!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Nina,
    Não conhecia esse açúcar e achei muito interessante!
    A sua compota ficou com excelente aspeto. Não sou muito de doces, mas adoro compotas. Sou inábil para as fazer uma vez que me saem sempre mal.
    Talvez um dia destes experimente esta sua nova receita.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos e excelente fim de semana.
    Ailime
    (Adorei as suas fotos do Instagram).

    ResponderEliminar
  5. boa tarde...Nina, delicias, maravilhosas, deixei faz tempo de fazer compotas,tenho cuidar do açúcar...bom final de semana, bjs

    ResponderEliminar
  6. Imagino que deve ter ficado uma delícia. Tenho pena de não gostar de compotas, nem de doces, só gosto de marmelada e de doce de tomate. Fiquei a pensar se a receita se poderia fazer só com tomate. :) Desconhecia esse açúcar, mas fiquei convencida de que vale mesmo a pena. Obrigada, querida Ninita pela deliciosa e gulosa partilha!

    ResponderEliminar
  7. Não conheço esse açúcar. Já este ano fiz um panelão de doce de Pera. Para oferecer à família. E para ter para rechear os bolos de aniversário. Eu não como e o marido também não.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  8. Pekný lekvár a určite aj veľmi chutný...
    Prajem pekný víkend,
    A.

    ResponderEliminar
  9. No sabía que estabas en Instagram. Desde hoy te sigo.

    ResponderEliminar
  10. Que aspeto divinal!!
    Não conhecia esse açúcar mas vou já passar a palavra :)

    ResponderEliminar
  11. Adorei toda a receita. Obrigada pela partilha.

    Hoje Recordações ao passado. {Poetizando e Encantando}

    Bjos
    Votos de um óptimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  12. Quantas delícias. Não conheço esse açúcar. parabéns pela postagem. Bjs querida. E um bom final de semana

    ResponderEliminar
  13. Even the sugar looks interesting.One of my favorite things to do when I travel is to go in food stores:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me too, I love to visit them, where I learn a lot about the country . Besides I always buy something there.

      Eliminar
  14. As compotas estão com uma cor lindíssima. Não conheço este açúcar, mas já experimentei usar pectigel nas compotas, que suponho, seja o mesmo sistema e a verdade é que se fazem num instante.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  15. Nina,eu só uso ele é dar sempre certo. O que mais gosto é que ele conserva a compota e não desfaz os pedaços das frutas. Bom fim de semana amiga,beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. NO CONOZCO ESTA AZUCAR!!
    LAS COMPOTAS Y MERMELADAS ME ENCANTAN.
    Y AHORA PARA EL FRIO MUY BUENO.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  17. Olá Nina, também eu tenho desse açucar em casa, mas receei usar, e acabei por fazer as compotas do modo tradicional.
    Sendo assim, vou utilizá-lo com confiança de que tb vai resultar.
    Aprecio muito compota com varias frutas.
    Já experimentei com pêra, figos melão e ficou muito bom.
    Obrigada por partilhares essa experiência.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  18. E as compotas ficaram mesmo apetecíveis... Hum!... Rapar o tacho assim de coisas boas e docinhas... também é comigo mesmo!... Sabe duplamente bem... pelo que se acaba de fazer... e se tem oportunidade de voltar a apreciar... porque já está feito, para os tempos mais próximos!... :-D
    Finalmente já estou de volta, aos blogues... e a este cantinho tão especial... que tanto aprecio!
    Beijinho, Nina! Bom fim de semana! E agora vou espreitar algumas das últimas novidades, que andei perdendo, por aqui...
    Ana

    ResponderEliminar
  19. No conocia ese tipo de azúcar, te han quedado unas mermeladas estupendas y seguro riquisimas.
    Besos

    ResponderEliminar
  20. Lembro-me da minha avó fazer doce de tomate e marmelada em quantidades gigantes que demoravam horas a fazer!! Esta publicação trouxe-me essa bela memória à minha cabeça, hoje em dia temos tudo facilitado e no entanto passamos os dias a correr e sem tempo para nada, penso que antigamente as pessoas eram mais saudáveis também porque se davam "ao luxo" de fazer todas essas tarefas demoradas sem stress, sem pressa, demorando o tempo que fosse preciso, tal como cozer o pão, fazer a comida a lenha, …
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Interesting post, dear!! I love it!
    Hugs ♥

    ResponderEliminar
  22. Levo as sugestões Nina!
    Ontem fiz compota de abóbora com amêndoa ... apenas uma tacinha para meu belo prazer!
    bj

    ResponderEliminar
  23. Oi, Nina!

    As compotas ficaram lindas e certamente deliciosas!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  24. Nina,
    Náo conhecia esse açúcar,me pareceu bem interessante reduzir a proporção.Sua compota tem uma cara bem boa :)
    Você comprou no Lidl ou no Aldi esse gelificante?

    ResponderEliminar
  25. Eu gosto assim, pedaçuda! Eu já havia visto e apreciado no Instagram.

    ResponderEliminar