domingo, 18 de novembro de 2018

Este Outono quase Verão, quase Inverno

 Com este Outono que quase de repente se transforma em rigoroso Inverno, é preciso aproveitar os dias livres em que o céu está azul e o sol brilha. Proibido adiar. Porque se se adia para amanhã, a probabilidade de acordar com chuva é grande. Nada de projetos a longo prazo. Que o tempo está assim, volúvel, caprichoso e nada fiável.

Então, seguindo esta regra, na última sexta-feira, houve passeio. Sem programação e quase sem destino.

Tenho uma tal apetência pelo norte que, quase sem pensar, chegando à entrada da autoestrada, rumámos a norte. Desta vez e de novo a Braga, que é linda, cheia de segrdos, repleta de tesouros. Um desafio.
Aqui, onde me vêem, estou prestes a pecar.
Em frente ás Tíbias de Braga, uma pastelaria incrível onde entrei levada pelos olhos, pela beleza da montra.

Assim!
Lá dentro ainda mais irresistível.
Abasteci-me de bolos para, mais tarde, no sossego do lar, me lambuzar, pecar com convicção.
A verdade é que tenho mais olhos que barriga - Graças a Deus - e um bolinho me sacia.
Ainda assim valorizo a descoberta - Oh! pastelaria dos deuses!
Quando voltar, reincido no pecado.


Depois, durante 1 hora - que é pouco, que é nada - deambulei pela teia de ruas e ruinhas ...

Inesperadamente o tempo - esse louco! - aqueceu. Ficou pleno Outono, com traços de Verão.
aguentei o casco no braço e sofri com calor ...

...mas continuei.
Descobri vários antiquários, lojinhas de velharias que agendei para uma próxima incursão.



O percurso leva-nos de ruelas medievais a edifícios dignos, quase nobres, bem cuidados ...




Não faltam motivos para registar. Obriguei-me a selecionar criteriosamente o que publicaria, caso contrário este post ameaçava eternizar-se.



Porém, esta casa apalaçada tinha que mostrar ...

À entrada duas árvores de Natal ...

... um jardim relvado magnífico ...


Trata-se de uma loja de decoração que só espreitei, agendando para uma próxima oportunidade os momentos de total perdição.

Com as cores do Outono, essa estação dourada, essa estação de ouro!


 Depois, foi hora de almoçar.
No Restaurante O Victor em São João de Rei.
Serve o melhor bacalhau assado de Portugal - assim reza a publicidade.
E por isso, mas não só por isso, gosto de lá ir.






No meio de nada, só com GPS o percurso se concretiza ...

O ambiente é agradabilíssimo, a comida de qualidade e o atendimento muito civilizado.
o Senhor Victor é um gentleman!


Depois, antes de regrssar a casa, um desvio para Póvoa de Lanhoso ...


Uma visita ao castelo medieval ...


... o tal onde, D, Afonso Henriques, manteve a mãe, D, Teresa, prisioneira.

Obrigatório se torna rever os factos e nada Melhor do que o magnífico livro de Isabel Stilwell, D. Teresa!

Tenham uma excelente semana.

Beijo
Nina

29 comentários:

  1. Boa tarde Nina,
    Que sorte morar aí no norte e ter uma variedade imensa de locais maravilhosos para visitar ou revisitar!
    Magníficas fotos.
    Braga está no meu roteiro para um dia destes nos metermos no Alfa Pendular e ir revisitá-la.
    Essas ruas tão típicas não conheço e como adoro deambular por ruas assim. É onde o coração das cidades palpita.
    Por aqui tem chovido imenso e sexta esteve razoável.
    Desejo-lhe continuação de bom domingo.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelas riqueza de fotos que nos apresenta. Lindas... O tempo anda esquisito:))

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo.

    ResponderEliminar
  3. Tudo lindo e você como sempre, elegante, chique.
    A calça larga, eu mim não fica bem. Ou não me sinto bem.
    Locais antigos que você passou pode-se vê construções com antigos azulejos.
    Seu sapato era de salto fino?

    ResponderEliminar
  4. Nina gosto imenso do look. Adoro as calças. Fotografias lindas!

    ResponderEliminar
  5. Nina linda, quando puder fotografe a "neta" Nux (é esse o nome da cadela?)

    ResponderEliminar
  6. mt bonito este post ass fotos estam 5* parabens bjs

    ResponderEliminar
  7. Boa Noite, querida Nina!
    Um show de postagem e o lugar a esmo que você 'escolheu' é magnífico... não foi à toa ter ido parar lá.
    Que saudade do Castelo, das ruas com aspeto medieval!
    Os doces, nem me fale, pois também pecaria e o estômgo meu é bem diferente do seu... comeria uns quantos...
    Está bem elegante e o tempo imprevisível nos prega peça mesmo.
    Tenha dias venturosos e felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  8. https://espiritual-marazul.blogspot.com/2018/11/explosao-amorososa.html

    ResponderEliminar
  9. Que lugar bonito!
    Gostei do look, mas vem aí o inverno.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. You look amazing! Fantastic post!
    Kisses :)

    ResponderEliminar
  11. Que belo passeio, quem me dera poder faze-los mais vezes,Boa semana!!

    ResponderEliminar
  12. Ninita, mais um magnífico passeio, caracterizado pelos "pecados" da gula e pelo sol que apenas bronzeia as folhas. Tão lindo, este outono! As fotos retratam com delicadeza recantos da linda Braga, alguns monumentos e acima de tudo, a elegância que está sempre presente em ti. Gostei muito de te ver!
    Beijinhos, querida, até amanhã!

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito de fazer uma viagem guiada pelos seus olhos, magnificos recantos.
    Bjs e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  14. PRECIOSAS LAS FOTOS!!1
    PORTUGAL SIEMPRE ES LINDO.
    ESAS CALLECITAS ME ENCANTAN.
    Y TANTAS HISTORIAS.
    YA PARECE QUE LLEGA EL MAL TIEMPO ESO ANUNCIAN.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  15. Lindo passeio pela belíssima cidade de Braga.Ah e estes pecados gulosos são mesmo uma perdição!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  16. Olá,

    Gosto muito de Braga e as fotografias que partilhou são muito bonitas!

    Também li "D. Teresa" e anseio percorrer os trilhos e lugares por lá retratados! Adoro história!

    Beijinhos
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Um roteiro que ando com vontade de repetir mas psicologicamente estou atravessar uma fase má!
    Nesta altura do ano vou muito abaixo e com o cair da folha minhas energias são mais negativas que positivas!
    Tenho andado pelo Porto pois andamos a pintar o apartamento mas pouco saio!
    Bj e gostei do look!

    ResponderEliminar
  18. Que passeio tão bonito. O norte de Portugal é lindíssimo, tenho de conhecee melhor essa zona :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito das fotos
    É mesmo assim, aproveitar todos os momentos de sol, e no Outono o Sol ainda sabe melhor :)
    Obrigada pela partilha
    Convido a ler o novo capítulo Um Oceano entre nós - III

    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Olá minha amiga, que fotos lindas! Adorei o teu look! Sempre linda e elegante. Simplesmente Wow! Não conheço essas paragens... Mas tenho o livro mencionado na lista de espera para ler. Durante o fim-de-semana numa clínica a fazer um tratamento necessário li " A biblioteca dos livros proibidos" de Tom Pugh. Estou a gostar. Boa continuação e muitos beijinhos com carinho

    ResponderEliminar
  21. Fui olhar a postagem que tem a Nux e lembrei que já tinha visto.
    Nux é grande. É linda. E certamente, é puro amor.

    ResponderEliminar
  22. Olá tudo bem?
    Por aqui também o tempo anda indefinido. Era para estar quente mas tem feito dias frios. Adorei o look. E também viajar contido por essas lindos lugares.
    bjos

    ResponderEliminar
  23. Um maravilhoso passeio que gostei de dar. Tirando os doces, adorei tudo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  24. Oi Nina... nada mais gostoso do que passear por lugares lindos e ainda comer bem... e o teu look uma elegância e charme como sempre!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  25. Braga uma cidade muito bonita e cheia de história.
    As fotos estão lindas e quase a dizer "visitem-me".
    E esses docinhos? Devem ser uma perdição.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  26. Maravilhoso post, que me permitiu apreciar os deliciosos e diversos encantos de Braga...
    Ui! Eu perdia-me nessa pastelaria... :-P Fiquei para aqui a salivar... tanto mais, que já são mesmo horas de lanche... em boa hora passei por aqui... para me abrir o apetite!... :-))
    Estão lindas as imagens... e adorei o seu look, Nina... azuis e castanho... uma combinação, a que também recorro frequentemente, aqui deste lado...
    Beijinhos! Feliz fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  27. Andar por cidades como Braga (não conheço pessoalmente) pode ser encantador! E ainda comer deliciosos docinhos, um café... são programações que faço muito com o maridex, por cidades do interior de Sampa.

    ResponderEliminar
  28. again my dear: great pics. but i like the pics with the most - you look fab!!!

    hugs
    Jennifer
    http://jennifer-femininundmodisch.blogspot.com/2019/02/unterwegs-weihnachtsadventstreffen-2018.html

    ResponderEliminar