segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Manteiga ou iogurte?

Quando, ontem, falei no Bolo de Prata, feito a partir de claras congeladas, surgiram umas quantas dúvidas que tentarei esclarecer.

- Congelo as claras sempre que sobram. Guardo-as num frasco rotulado onde escrevo a quantidade.Uma vez que este bolo requer 8 claras, junto-as até perfazer esse número.
Depois, quando necessárias, é só deixar que descongelem à temperatura ambiente e utilizam-se normalmente, de acordo com a receita.

- Substituí a manteiga (125g) por iogurte natural, por dois motivos:
-Precisava de utilizar o que estava prestes a atingir o prazo limite de validade;
-Tenho a certeza que o iogurte é menos calórico, menos prejudicial que a manteiga.

Se o resultado final é exatamente o mesmo?
- Não, não é!
Com o iogurte o bolo resulta ligeiramente mais seco, mas nada que o torne mau. Come-se lindamente e acho que só eu, que sei da substituição, dou pela diferença.

Já agora, deixo a receita do Bolo de Prata, retirado do Livro de Pantagruel:










- Farinha e açúcar - 250 g cada
- Manteiga ou iogurte - 125 g
- Claras - 8
- Fermento em pó - 2 c. chá
- Amêndoas peladas ou uvas passas para polvilhar - q,b.

Bate-se a manteiga/ iogurte com o açúcar até ficar cremosa.
Batem-se as claras em castelo firme. Reservam-se.
Na mistura juntam-se 3 colheradas de claras e a farinha com fermento, aos poucos.
Quando a massa estiver perfeitamente ligada, acrescentam-se as restantes claras e envolvem-se suavemente na mistura.
Vaza-se em forma untada e peneirada com farinha.
Polvilha-se com a s amêndoas ou as uvas passas.
Assa em forno a 180 graus previamente aquecido, cerca de 50 minutos.

Este bolinho é inocente e come-se muito bem ao pequeno almoço ou ao lanche com fiambre ou um queijinho.
Gosto muito e aconselho.

Relativamente ao iogurte natural, uso e abuso, não hesitando em com ele substituir as natas, porque, nos pratos salgados, não se consegue mesmo vislumbrar a diferença.
E, se não fosse por outro motivo, pensem nos búlgaros centenários que atribuem ao iogurte a sua longevidade.
Pode não haver qualquer base científica. Admito que não haja. Mas custa muito experimentar?
Não!|
Então, força a comer iogurte!

Beijo
Nina

29 comentários:

  1. Boa tarde Nina,
    Uma receita que até nem é difícil de confeccionar, mesmo para quem como eu não tem muito jeito para bolos;))!! Obrigada por partilhar.
    Acho uma ótima ideia a substituição da manteiga pelo iogurte a vários níveis. Eu fujo o mais que posso da manteiga principalmente por causa do colesterol.
    Um beijinho e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. A mí nunca se me había ocurrido congelar las claras... ni las yemas. Pero es una buena solución para esas recetas que piden solamente una o la otra.

    ResponderEliminar
  3. Querida Nina, achei graça à tua publicação tão didática e acho que está tudo certo. Mas não contive o riso, porque o bolo que fiz parecido com este teu, levou manteiga e iogurte natural! Tivesse eu visto isto antes... não teria sido tão gulosa!
    Entretanto já só restam duas fatias do meu bolo! Agorinha mesmo tirei do forno um Molotof lindo! Espero que faça jus à sua aparência! É outro mimo para o meu irmão.
    Gosto muito de ver e guardo as tuas receitas do Pantagruel, porque o meu está nos Açores e já não sairá de lá.
    Estás melhor das tuas mãos? Oxalá que sim!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro fazer bolinhos nestes dias chuvosos e frios. Um cházito e uma fatia de bolo...hum...

    ResponderEliminar
  5. Uma bela sugestão para o aproveitamento de claras. Confesso que sou mais de usar manteiga nos bolos, mas suponho que o iogurte também será uma boa alternativa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Nina... de inocente não tem nada este bolo, aqui em casa em três tempos comemos tuuudo, rsrsrs
    Beijosss

    ResponderEliminar
  7. Świetny post ! :)
    obserwuje i zapraszam do mnie
    https://milentry-blog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. I use yogurt a lot in baking but Butter is better by far♥In my humble opinion..and sugar better than apple sauce lol;)For baking!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I agree, dear Monique. Butter and sugar are the best baking friends!

      Eliminar
  9. Me parece mucho más sano con yogurt. Yo tambien congelo las claras.
    Besitos

    ResponderEliminar
  10. Parece ser um excelente bolo e a troca da manteiga só o torna ainda melhor! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Que bom aspecto, parece-me ser delicioso. Espero que já se encontre melhor da alergia das mãos. Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Olá Nina. Eu nunca fiz bolo sem manteiga. Mesmo com yogurte, adiciono manteiga. Eu não gosto é de óleo. Gostei de saber.Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Humm adorei a receita. Parabéns:))

    "Dando asas ao coração"

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira.

    ResponderEliminar
  14. Amiga, respondeu minhas dúvidas acerca das claras congeladas. Como vejo que congela, também congelei algumas. Porém, cai na idiotice de não marcar a quantidade. Acabei desprezando. Tenho muitas receitas que só vão as gemas. Pudim de claras? Há algo mais natalino? Vou lá hoje fazer uma receita com gemas!!! Beijos

    ResponderEliminar
  15. Obrigada pela receita.
    A próxima vez que fizer um bolo vou experimentar o iogurte.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Eu também gosto de usar o iogurte!
    Levo a receita Nina para um dia experimentar!!!... e uma fatia para (a) provar!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  17. Olá Nina,

    Também vim conhecer o seu blogue e gostei muito!

    Vou experimentar essa receita, de certeza! Gosto muito de um bolinho caseiro!

    Vou vir cá mais vezes!

    Beijinhos
    Margarida
    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Não gosto de bolos(de maneira geral) e não entendo de bolos.
    Acho que não tenho paladar para bolos.

    ResponderEliminar
  19. Por acaso não costumo congelar claras, também faço poucas coisas que só levem gemas, mas é uma boa dica. O bolo ficou com bom aspecto, fiquei curioso por não levar manteiga e levar iogurte em vez, tenho de experimentar! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  20. Um belíssima sugestão, para a substituição da manteiga... e o resultado... salta à vista, de tão apetecível!...
    Beijinho! Feliz fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  21. Boa noite Nina,
    Passo para lhe desejar um excelente fim de semana
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  22. Não conhecia, mas parece uma delícia! :D

    ResponderEliminar
  23. Não conhecia este bolo, mas pela receita parece fácil de fazer :) Obrigada pela partilha ^^

    Beijinhos e boa semana :D
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
  24. Oi Nina, nunca pensei em substituir manteiga pelo iogurte. Eu concordo, mais saudável. Comeria um pedaço agora!

    ResponderEliminar