segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Cachemira / caxemira

No título deste texto constam as duas formas possíveis para designar este material. Tinha dúvidas e investiguei. Não que fosse muito importante, que não é, mas quis satisfazer uma curiosidade e esclarecer uma dúvida. Porque, sempre ouvi dizer, que só os ignorantes não têm dúvidas.

Descansem os espíritos impacientes que não vou alargar-me relativamente a questões ortográficas. Não!
O que aqui me traz é mesmo a cachemira (agora apenas com esta grafia)
E porquê?
Porque me agrada o material, o facto de ser fino e quente. Gosto desse tipo de agasalho que não me "enchouriça".

Comprava uma ou outra peça, quando o rei fazia anos. Comprava frequentemente no El Corte Inglês e comprava lá por fora, no estrangeiro.


Esta veio de Dusseldorf, na Alemanha, a bom preço ...


... se comparado com os preços nacionais.
 Na altura comprei esta e outra em azul bebé. 

A pechincha a que me referi rondou os 100€. Foi uma excelente compra, pois têm vários anos, muito uso e algumas lavagens.
Estão ambas impecáveis, sem borbotos, sem deformar.

Até que, por cá, o cenário mudou. Mudou quando a Zara começou a comercializar cachemira.
A medo, comprei.
Sendo o preço semelhante ao que pagara na Alemanha, comprei.
Porém, só o preço é semelhante.
A qualidade deixa muito a desejar.


Neste modelo, com decote em bico, apropriada para usar com body ou blusa, tenho esta, em preto e outra em castanho.




A forma vai-se mantendo, mesmo depois de lavada.
O pior é o borboto!
Aquelas bolinhas de pelo arruinam completamente o aspeto da peça.
Sinto que visto uma sarapilheira velha.

Tentando, se não solucionar, pelo menos remediar o problema, uso esta escova ...

,,, que não é uma escova convencional, visto que não tem cerdas.
Funciona razoavelmente, retirando o borboto e qualquer outro pelinho indesejável.

Já comprei uma maquineta que supostamente barbearia a superfície afetada pela praga do borboto, mas não me convenceu.
Tentei ainda usar a lâmina de barbear (do marido), mas pareceu-me excessivamente agressiva e não insisti.
A melhor ferramente pareceu-me  ser esta espécie de escova.

Entretanto, na nova coleção da Zara, na secção de malhas, vi cachemiras com cores lindas, mas não! Não arrisco. Não quero.

Prefiro uma malha menos nobre, mas mais honesta.

É a minha opinião.
Se tiverem outra, partilhem comigo.
Agradeço.

Beijo
Nina

22 comentários:

  1. Comprei uma na Zara e ficou velha em menos de nada. Uma desilusão. Também tenho uma escova dessas que uso para escovar as roupas escuras.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Hola, tengo un jersey de cachemir, es de Massimo Dutti, lo compre en las rebajas y me salio barato , muy rebajado, lo he utilizado un par de veces, por ahora esta perfecto ya veré de aquí un tiempo, tengo una maquina eléctrica para sacar las pelusas que va estupendamente con los jerséis de lana ...Un beso

    ResponderEliminar
  3. Nina,tenho uma cachemira de muitos anos, de boa qualidade, que não forma bolinhas depois de muitas lavadas. O problema (não sei se todas são assim, pois só tenho uma), é que ao contato com o corpo, no punho mais precisamente onde a camisa de baixo às vezes não cobre, penica que é isso! É isso mesmo? É uma característica? ou comprei gato por lebre? Vestiu elegantemente em você. Beijos

    ResponderEliminar
  4. Nina,eu nunca entendi porque o cachemiras é sempre tão caro. Na Mango eu vi algumas lindas mas o preço desanima. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Realmente já tinha ouvido falar mal da caxemira da Zara, é uma pena que assim seja! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. ESE TIPO DE LANAS ES CARO PERO TIENE QUE SER BUENO.
    NO SE COMO SERA EL DE ZARA PERO ME PARECE QUE TIENE QUE SER MAS BLANDITO.
    YO TENIA DE ARGENTINA EN OTROS TIEMPOS MUY BUENO,HOY NO SE.
    ES TAN CALENTITO Y AMOROSO.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  7. Esta cachemira da Zara também não me convenceu e vendo a tua blusa ,com mais certezas fiquei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Conheço essa escova para esses borbotões que voc~e refere.
    Aqui acontece de ter em lençóis não muito nobres.
    Achei linda a da Zara. Pela cor.
    Adoro preto.

    ResponderEliminar
  9. Nina, eu só caminho por 1 km toda manhã.
    Mas caminhar foi proibido pelo meu Ortopedista.
    Estou fazendo porque preciso fotografar o mar e o sol cedinho.
    E na Academia faço, para aquecer, 15 minutos de Transport, uma máquina que não traumatiza joelhos.
    Eu amo Academia.

    ResponderEliminar
  10. É como quem diz que compra gato por lebre, kkkk


    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    ResponderEliminar
  11. Llevas mucha razón, la calidad de Zara deja mucho que desear. Yo tambien compré uno y me salió fatal.
    Besitos

    ResponderEliminar
  12. Es un tejido hiperdelicado, pero si lo tratas bien puede durar mucho.

    ResponderEliminar
  13. Oi Nina... eu acho lindas essas blusas de cachemira, mas não tenho nenhuma, aqui não encontramos com facilidade e são bem caras as originais. Eu fiquei louca em Buenos Aires por uma azul bebê, ai ai
    Beijinhosss

    ResponderEliminar
  14. Hallo Nina, ich bearbeite meine Pullis mit dem Wollrasierer, viele Jahre, es gibt nichts besseres. Er sieht aus wie neu.
    Beijo
    Crissi😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi, dear Crissi. So good to hear from you, knowing you keep on following me!
      Lots of hugs
      Nina

      Eliminar
  15. Felizmente tenho tido sorte com as lãs pois detesto quando ganham borboto!... antigamente gastava muito e a roupa durava uma eternidade... agora gasto pouco e uso o máximo duas estações !!!
    Gosto do look Nina... Bj

    ResponderEliminar
  16. Cachemira nunca comprei, normalmente quando compro malhas vou mais pelo toque e pelo meu olho clínico do que pela etiqueta, também já tem corrido mal... este ano comprei camisolas de malha na secção infantil da C&A para a minha Joaninha e vi que havia tamanhos que davam para mim, como gostei do toque da malha, do feitio e das cores comprei para mim iguais às que tinha comprado para ela, eram muito em conta, tipo 13€ ou 15€ por aí, quem compra lãs sabe que por vezes por este preço não se compra lã suficiente para uma camisola (não contando com os dias/noites a dar ao dedo)aproveitei e não estou nada arrependida, uma tem um aspeto aveludado e borbotos (que eu odeio) até ver nem um, e a outra tem pelo, já foi lavada algumas vezes e também está impecável, vou estar atenta a esta secção mais vezes. Bjs

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde Nina,
    Só aqui entre nós, onde moro, há imensas lojas chinesas, com artigos de boa qualidade, alguns feitos em Portugal e na Itália.
    Desde que me aposentei há sete anos atrás tenho comprado nestas lojas as minhas camisolas e têm sido ótimas aquisições. Preços imbatíveis e apesar de terem uma percentagem de lã praticamente não criam borboto. Antigamente andava também sempre com escovas pala retirar os borbotos.
    Os modelos são também muito bonitos, embora eu prefera os mais clássicos.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  18. Não estou certa onde vi cachemiras lindas, há umas semanas atrás... se foi na Sfera, ou Punto Roma... mas agora em período de saldos... devem ter desaparecido!...
    Às vezes há coisas caras, que ficam com borboto, em menos de nada... e às vezes há peças baratas, que duram uma vida inteira... não dá para entender...
    Lembro-me de ter pago um balúrdio, por uma camisola de malha, que me enchia a casa de pelo, e que se desfez, em meia dúzia de vezes usada... e que era linda de morrer... nunca recuperarei desse trauma!... :-))
    Agora tenho comprado umas camisolas de malha... estampadas até... numa loja chinesa da Ericeira, no Verão... super confortáveis, macias como tudo... com desenhos e tonalidades bem do meu agrado... uso e abuso delas... não desformam... nem um pequenino projecto de borboto apresentam... e pela módica quantia de 5 euros cada!... :-D
    Adorei a beje, que nos mostra... que fica muito bem, com os punhos mais claros!...
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
  19. Pois é, eu também prefiro pagar mais e ter a qualidade, porque o aspecto é péssimo! E mesmo lavando com todos os cuidados necessários e muito mais.

    ResponderEliminar