domingo, 24 de fevereiro de 2019

Oficina da Formiga




A Oficina da Formiga chegou-me aos ouvidos através da  ALDINA GUIMARÃES, uma amiga com quem converso neste espaço. Fiquei muito interessada em conhecer ao vivo o local e, esta sexta-feira, foi o dia de concretizar o projeto.
Seguindo o conselho da Aldina, telefonei antecipadamente  a informar-me da possibilidade da visita.
Que sim, que estavam abertos e tinham muito gosto em receber-nos, responderam-me.

Procurei a morada, introduzi-a no GPS chegando sem qualquer dificuldade.

Uma casa cor de rosa acolhe os visitantes


Atendeu-nos a dona, uma senhora extremamente simpática, a Milú.

E começou o deslumbramento.


São peças de faiança nas mais diversas formas e com as amais diversas finalidades.

Os expositores cobrem completamente as paredes

Apetece ter tudo, comprar tudo, desde pratos a serviços de chá e café, passando por travessas ...

Esta chávena com o respetivo pires ganha graça extra devido à pequena bandeja que a completa

Neste cesto (também ele em louça) um serviço de jantar delicado

Este mais rústico, mas igualmente interessante

E este? Um conjunto de malguinhas, pratos e jarra? Não é lindo?

Aviso já que a grande dificuldade é escolher!


A seguir visitámos a oficina onde o proprietário, Jorge Saraiva, nos proporcionou uma aula de pintura interessantíssima - tão interessante que até quase  conclui (tolamente) que era fácil pintar.

Seguem-se algumas das etapas da operação.

















A dada altura vimos o forno - a etapa final do procedimento.
A louça "cantava", isto é emitia sons próprios do arrefecimento

Não podia partir sem comigo trazer umas coisinhas - muito menos do que me apetecia ... - e que mostrarei num próximo post.


Gostei tanto do local que seguramente voltarei.

Beijo
Nina

17 comentários:

  1. Fico tão mas tão feliz que tenha gostado Nina!!!
    Tudo tão bem descrito e mostrado como só a Nina sabe fazer ��.
    A Oficinada Formiga transporta-nos para o tempo das brincadeiras nas casas da nossas avós. Adoro adoro ������

    ResponderEliminar
  2. Quedé asombrada solamente con ver las fotos. Qué sensación debe ser ver estas maravillas en vivo y en directo.

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, dá mesmo vontade de comprar tudo! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Un sitio maravilloso.
    Adoro esa porcelana, para perderse muchas horas.
    Besitos.

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha!! Deve ter sido um dia muito bem passado. Existe uma olaria do género no Sobreiro perto de Mafra, onde fica a Aldeia José Franco, uma espécie de aldeia miniatura que os miúdos adoram, já lá fui com os meus pais e já regressei com as minhas filhas. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Oi Nina... ai como gostaria de ter ido com você neste local, só pelas fotos já fiquei apaixonada por tudo!!!
    Que lugar maravilhoso!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  7. Beautiful!! That whole box of blue and white:) Ok,,and others too;)

    ResponderEliminar
  8. Uma oficina bem a meu gosto Nina!
    Há dias também visitei uma oficina de um oleiro e foi um gosto ver criar!
    Também comprei uns vasos para o exterior!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Muito interessante. Adorei :))


    Hoje:- Mundo de espinhos e rosas.

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderEliminar
  10. Que lugar mas fabuloso, difícil para elegir, todo es precioso!!!!

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito de loiças e já há uma série de anos que faço um esforço enorme para não comprar mais loiças cá para casa. Mas se visitasse essa oficina dificilmente resistiria. Tanta coisa bonita!
    Imagino o esforço que fizeste para não trazeres "isto e mais aquilo".
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Tudo lindo.
    É mesmo um lugar de encantamento.
    Inclusive a arte do Sr. Jorge.
    As louças portuguesas são conhecidas.

    ResponderEliminar
  13. Eu perco-me em lugares assim!...
    E escolher algo?... Deve-se ser uma tarefa para lá de difícil... com tudo tão lindo!
    Uma daquelas casas... onde apetece voltar... muitas e muitas vezes!...
    As peças são uma maravilha! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  14. Que giro... muito interessante. Não conhecia, mas claro que merece uma visita. Já agora, tens de fazer uma visita ao Museu da Vista Alegre (com loiças fantásticas) e ao de Ílhavo (onde tens o aquário dos bacalhaus). :)

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde Nina,
    Gostei imenso de conhecer esta Oficina!
    Que peças tão lindas!
    Apetece levar umas quantas para casa;))!
    Beijinhos,
    Ailijme

    ResponderEliminar
  16. Um local encantador!,Grata por partilhares! Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que postagem incrível, completa e que envolve.
    Eu gostei também da chávena com pires e bandeja e de um prato em especial, no alto, bem alto do armário expositor.
    Eu aqui louca para ouvir o som da louça...

    ResponderEliminar