segunda-feira, 27 de maio de 2019

Sítios ...

A minha lista de sítios interessantes não pára de crescer, porque, atenta, registo informações, sigo dicas a todos os níveis, nos mais diversos campos., valorizando muitíssimo mais esse conhecimento do que aquele que pode ser pesquisado na net - onde ocorrem estrondosos fracassos.

A esse propósito recordo um jantar organizado por um casal amigo. Ela, a minha amiga, fazia questão de conhecer sítios novos, recusando os de sempre. Concordei.
Num manual (acho que era o Boa cama, Boa mesa), descobriu um endereço aqui no Porto, um pouco excêntrico, avaliado porém com 5 estrelas.
Para lá chegar foi-nos exigida perícia no campo da orientação, tanto mais que não figurava no GPS. Mas, "como quem tem boca vai a Roma", pára aqui, pergunta ali, telefona para o restaurante, depois, acabámos por arribar!
Era uma casa apalaçada, no meio de um jardim. Tinha escurecido e o ambiente tinha o seu quê de sinistro. Gente, nem vê-la, éramos mesmo só nós os quatro. Desconfiei e no nervosismo do momento, deu-me para rir da situação.
A porta estava fechada. Tocámos. Momentos depois apareceu uma criatura sombria - o interior da casa estava na penumbra - que confirmou a reserva e nos convidou a entrar.
Ri de novo.
Entrámos.
Lá dentro silêncio sepulcral.
Voltei a rir verbalizando a possibilidade de sermos assassinados.
Mais risota.
Encurtando a história, acabámos por jantar depois de, consultada a carta, ouvirmos, "...isso não que acabou . Isso também não. Nem isso. Isso muito menos"
Nesse momento já esborratara a pintura e ria descontroladamente, com lágrimas pretas escorregando pelas faces , sem controlo nem pudor.
Acho que comemos um bife. Sem qualquer hipótese de o avaliar, sacudida pelas gargalhadas.
Sobrevivemos.
A minha amiga continua destemida experimentando tudo quanto apresente as tais 5 estrelas.
Eu não.
Eu sou comedida. Prudente. Experiente. Escaldada.

Ainda assim, ouso sair da minha zona de conforto.
Desde que ...
Desde que a informação me chegue  "em carne e osso, ao vivo" que isto da NET é muito giro, muito moderno, mas é um mundo anónimo onde facilmente, repetidamente se come gato por lebre!

Vem isto a propósito de "um sítio" que visitei no fim de semana, seguindo a dica de uma confiável amiga. 
Gostei e recomendo.

Situa-se em Tui e dá pelo nome de Arraial

O local é belíssimo. Uma antiga casa rural reconvertida em restaurante, rodeada por um muito cuidado jardim

O dia estava ótimo e a opção de comermos no exterior foi aceite.

Tapeámos. As famosas tapas galegas que permitem picar vários pratos.

Aprovámos a cozinha,

... adorámos o espaço ...

... aplaudimos o atendimento impecável.

Por isso recomendo...

... com entusiasmo.

Foi uma experiência bem sucedida e mais "um sítio" fiável a juntar à minha lista de tesouros.

Beijo
Nina



20 comentários:

  1. Boa tarde Nina,
    Ainda estou a sorrir só pela descrição do restaurante que a sua amiga escolheu.
    Faço uma pequena ideia. Por vezes quando temos demasiadas expectativas acontece o inverso. Uma pena.
    Sobre o restaurante de Tui o local é muito aprazível! Também iria gostar.
    As fotos são lindas.
    Beijinhos e boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde de paz, querida amiga Nina!
    Um lugar como se fosse um paraíso. Gosto de estar num desses sítios assim junto da natureza.
    Ainda em companhia de amigos queridos fica ainda melhor.
    Tenha dias felizes!
    Bjm carinhoso e franterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  3. deu mesmo para rir hehehehe gostei mt mas depois as fotos elas sao mesmo mt bonitas so tu para me fazeres rir hehe bjs

    ResponderEliminar
  4. Boa, Nina.
    O que mais gostei, peço desculpa, foi da sua descrição sobre a casa das bruxas com cinco estrelas:)

    ResponderEliminar
  5. Converteu a ida ao restaurante mistério de 5*  numa prosa muito "deliciosa", envolta em suspense e mistério, digna de Hitchcock.
    O seu ataque de riso pôs-me a sorrir.
    É engraçado como cada um reage a uma situação que frustra uma expectativa.
    Ter uma expectativa alta só faz aumentar a ansiedade em relação ao resultado final.

    Quanto à sua questão de preferir as dicas à pesquisa na internet, permita-me que cite o seu professor de História da Literatura - tantas as leituras quantos os leitores.
    Em matéria de gosto, a subjetividade é absoluta.
    Eu, que aprecio literatura e cinema, não dispenso a consulta do Goodreads e do IMDB, e geralmente acertam, pois traduzem a opinião massiva dos cibernautas. Ao invés, já me aconteceu escolher um filme baseado numa opinião de um crítico de cinema, e sair a bocejar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim, obrigada pelo seu comentário.
      Sabe que relativamente às apreciações tipo Trip advisor ou avaliações de hóteis, a manipulação grassa. Veja o restaurante 5 estrelas que referi, estava nos píncaros, no top do top e foi o que se viu. Concedo que também aí a subjetividade desempenha o seu papel, mas há elementos que não são em nada subjetivos. Ou é, ou não é. E um restaurante foleiro a armar ao fino não passa de um restaurante foleiro. Na estética - como diria o Professor José Augusto Seabra, a coisa fia mais fino, como aliás se pretende e então lá se aplica a tal máxima.
      Tenha uma boa tarde.

      Eliminar
  6. Bom post
    Sitio muito bonito
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Depilei-me toda para ti!!!

    ResponderEliminar
  7. How pretty ..almost like un bal en blanc.That Japanese maple♥♥

    ResponderEliminar
  8. Nina, fizeste-me rir com a descrição do restaurante 5*/casa das bruxas. Fez-me lembrar um restaurante na Guarda onde eu e o marido acabamos por ir almoçar levados por uma daquelas pessoas que andam na rua a angariar clientes. Correu tudo bem mas eu só imaginava que íamos ser assaltados e outras coisitas mais. Nem consegui apreciar a comida. Ainda hoje não percebo como o marido aceitou a sugestão.
    As fotos do espaço do restaurante de Tui estão lindas. Um bonito espaço verde.
    Gosto muito de "tapear".
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia!
    Que lugar maravilhoso!
    Acho que em um lugar assim, nos inspiramos a demonstrar alegria.

    ResponderEliminar
  10. Se ve lindo... aunque me queda un poquito lejos.
    :D

    ResponderEliminar
  11. De vez em quando acontecem assim más experiências, mas essa seguinte deu para compensar! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Um post bem descontraído, não deu para ler sem rir, imaginando a cena que descreveu.
    Um abraço
    Sônia

    ResponderEliminar
  13. Esse seu passeio foi mesmo um terror.
    Eu também teria medo.
    Estive em alguns restaurantes nos vários lugares que passei.
    E gostei muito de tudo que comi.
    Lembro de um Spagetti com gambas(camarão é o nome aqui) que estava dos deuses.
    Comi muito bacalhau e continuo não gostando de bacalhau.
    Estranhei os sanduiches não serem aquecidos antes de serem servidos.
    Mas tudo, tudo mesmo valeu muito.

    ResponderEliminar
  14. Olá Nina, que lugar encantador! Adorei as fotos...
    Quanta coisa bonita existe para quem sabe ver...
    Ótima semana prá você!
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Oi Nina... que lindo este lugar, eu amaria conhecê-lo... e o dia estava lindo!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  16. Olá! Boa Bom dia!!

    Neste mundo virtual encontramos de tudo, mas o seu blog é maravilhoso, vale a pena seguir e já estou ficando, com certeza voltarei mais vezes.
    Criamos um blog para nossa escola- RAIMUNDO HONÓRIO, recém-nascido, mas será um prazer ter você seguindo e nos impulsionando com este trabalho virtual que estamos organizando no nosso cantinho que também é de todos!
    Tenha um fim de semana feliz e abençoado. Abraços da família RH.

    ResponderEliminar
  17. Limpando as lágrimas, de rir... com a história do tal bife cavernoso, em ambiente acolhedor, à moda da Transilvânia... mas este lugar das fotos... sim! Parece super agradável... e promete ser um programa para repetir... O espaço, é bem bonito!!!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  18. Nina, olá boa tarde!
    Sabe, eu ri sozinha, lendo sobre a tua risada (foi gargalhada, não?), porque sei bem como tudo isso acontece e também fico muito atenta, é preciso muita pesquisa.
    Adorei o local que postou as fotos, que agradável e me parece muito tranquilo.
    Apreciei o teu comentário no meu blog, cada vez que leio, sinto como se estivéssemos a conversar, com uma xícara de café. Sim, respondeu bravamente a todas as minhas questões, com acréscimo de informação, que agradeço muitíssimo!
    Também agradeço por apreciar a minha cozinha, as minhas produções culinárias, gosto mesmo da cozinha rústica e aprecio os chefes autodidatas, que em sua simplicidade, transformam onde vivem. Tenho assistido na netflix ótimas histórias.
    Continuarei navegando pelas tuas experiências, que são diversas, pois tu floresce em vários temas, lembra minha nonna, que de tudo um pouco fazia e com maestria, como você. Aplausos querida amiga!
    Beijinhos e mais uma vez, muito obrigado!

    ResponderEliminar