quarta-feira, 29 de maio de 2019

Limoeiros





Aprenda a Plantar Um Pé De Limão Em Um Copo, Sua Casa Ficará Muito Cheirosa - GosteiSalvei
Pinterest


Tenho três limoeiros em vaso, no exterior e posso confirmar que no universo das árvores frutícolas são as únicas que singram e dão fruto. Poucos, é certo, mas sempre alguns, sempre uma imensa alegria.
Tenho comprado as estacas já com raiz no Lidl, o meu supermercado preferido que até ao momento nunca me desiludiu. O que vende é confiável.
Li, entretanto, no O Pinterest ser possível obter  plantas limoeiro a partir das sementes. Para tal bastaria deixá-las de molho 24 horas e a seguir plantá-las num pequeno recipiente. Fácil!
Tratei de seguir o protocolo passo a passo.Porém, a terra que eu pulverizava religiosamente para manter a humidade mantinha-se inalterável. Não passava de terra.
Começava a desacreditar . Até que ontem vi um cabelinho verde espreitando timidamente.
Que lindo! Num exagero de mãe, achei boa ideia mudar o vasinho para local mais resguardado, sem sol direto, já que cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
Quando, porém,  levantei o recipiente, que vi?
-Uma centopeia!
Nojenta, horrível!
A primeira reação foi atirar tudo pelos ares e gritar, gritar muito. Mas não. Controlei-me. Vi a bicha a fugindo a sete (100) pés escondendo-se na base de outro vaso. Fiz-me desentendida. Dirigi-me ao local onde guardo o inseticida e zás! Polvilhei a desgraçada com chuveiro tóxico. Exterminei-a. Horrorosa. Detestável. Nojenta.

Só que a dúvida se instalou no meu espírito débil , medroso em relação à bicharada.
- Haverá mais? Será uma família? Outras irão surgir?

Então, hoje, tratei de matar a questão radicalmente - com a máquina de vapor, aquela que aquece a água a 120 graus, passei a pente fino tapetes, sofás cortinas, pavimentos, cantos, recantos e frinchas.
Se alguma mais existe vai de certeza perceber que não é bem vinda e que não terá vida facilitada - vai acabar cozida, esturricada, sem honra nem glória, comprando uma gerra perdida.


De onde terá vindo a maldita bicha?

Beijo
Nina









21 comentários:

  1. Também odeio esses bichos! Até me dão arrepios. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Eheheh Nina: que os protetores dos animais não te ouçam ( brincadeira, também detesto insetos!).
    Tenho um limoeiro num vaso que nasceu de umas sementes que plantei. Só uma vingou, mas já está bem grandinha. A ver vamos se vai dar limões.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Nina,
    Que arrepio! Tenho horror a todo e qualquer rastejante e odeio moscas.
    Eu teria despejado o insecticida todo no local e foi ótimo ter atacado com a sua máquina a vapor. Decerto exterminou qualquer resquício de centopeia.
    O que importa é que tem limoeiros a brotar em direção à luz.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Com todo esse vapor. não tem como ter medo. Desapareceu tudo com certeza.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. É pááá.... tanto chinfrim por causa de uma centopeia?! Onde é que a Nina vive? É que, se tem um jardinzito, por pequeno que seja, tem de habituar-se a elas. Sou uma assassina profissional de centopeias, mato várias por dia se acaso começo a tratar ou regar as flores e a olhar para elas com olhos de ver; na maior parte das vezes faço que não as vejo que é para não meterem conversa, as flores são piores que eu, empatam. Mas centopeias são uns animaizitos um bocadinho inócuos. Não aprecio lagartos nem cobras, convivo bem com as milhentas lagartixas que me visitam o quintal e as osgas arrepiam-me um bocado por serem moles e ventósicas. Se as vejo, sai-me espaventoso grito, mas já as vou extinguindo e pouco me interessa que comam os insectos nocivos. Desgosto delas. Atiro-lhes com qualquer objecto que me esteja à mão, descalço até um sapato mesmo que a seguir tenha de lavar a sola. Como me falta pontaria e o material de arremesso nem sempre é o melhor, de vez em quando conseguem fugir. As parvas.
    Agora imagine que eu me punha de máquina em punho a, digamos piedosamente, afastar os animais todos. Era uma matança pior que a dos inocentes que Herodes carrega por toda a eternidade.
    Tenha uma boa noite e desculpe o amontoado de palavras.
    E portanto. Deixe-se de passar tudo a pente fino com essas máquinas que ainda derrete os cortinados e tapetes e só se cansa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea, sou mariquinhas, pronto! Não convivo de modo algum com essa bicharocada. Ca nojo! Nunca meteria conversa com elas!!! Never, ever!

      Eliminar
  6. Así son los bichos: cuando no nos damos cuenta, los tenemos a nuestro lado. Siempre nos dejan pensando por dónde habrán llegado.

    ResponderEliminar
  7. Hai hai quem fuguia era eu pois tenho uma fobia nao posso ver bichos dsses o que me vale é que tenho dois caezinhos que andam sempre atraz deles hehe boa sorte para o teu limoeiro bjs tudo de bom

    ResponderEliminar
  8. Deve ser assim que se produzem limoeiros para vender...
    As centopeias são difíceis de apanhar. Mas elas não devem fazer mal nenhum...
    Nina, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Ah, ah... com que então a Nina virou em exterminadora implacável !
    Ai, ai se alguém do PAN ler esta crónica...
    Tenha um bom dia na sua redoma esterilizada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim, aqui entre nós que ninguém nos ouve, tenho uma valente panca relativamente a essa bicharada. Nada a fazer.

      Eliminar
  10. Ui até me arrepiei, odeio.. Enfiou-se na terra

    Hoje:-Amanhecer, na solidão dum olhar.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta-Feira

    ResponderEliminar
  11. Eu quero saber se isso do Limoeiro resulta!! Com sementes. E qual a melhor época para plantar??

    Caso não a consiga seguir vá ao meu blogue e diga lá! Sigo com facilidade através dos comentários. Tem um post lateral só para os contactos, já que o blogger apagou uma coisinha que antes me dava os endereços.

    Fiquei curiosa. Ando a plantar é tomates a partir da semente. Mas ainda só deram a rama e temo que daí para a frente não peguem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondendo à questão sobre plantar limoeiros a partir das sementes, deixo este link:
      https://www.comofazeremcasa.net/como-plantar-limao-para-perfumar-e-decorar-a-casa/

      Se funciona, não sei. Também estou a experimentar e neste momento já tenho 5 cabelinhos verdes emergindo da terra. Nesta fase são muito susceptíveis. Devem ser suavemente borrifados e não apanhar sol direto nem vento. Os meus estão cobertos com uma espécie de câmpânula que mais não é que uma embalagem onde veio embalada qualquer coisa do supermercado. Oxalá resulte.

      Eliminar
  12. A terra tem destas surpresas!
    Ainda hoje na horta... vi um pequeno rato que me perturbou o olhar e fui mordida por uma vespa!
    Por aqui há um limoeiro já com décadas de existência e um dia destes alguém me disse que tem de ser sovado para arrebitar!
    Tenho de saber o que é isso 🤔
    Bj

    ResponderEliminar
  13. Never knew about growing a lemon tree..will try!!!

    ResponderEliminar
  14. Mexo sempre no jardim e não dou importância para a maioria desses bichos. Quando aparecem, retiro sem o menor medo. Meu problema é com aranhas... detesto, tenho horror delas!

    ResponderEliminar
  15. Deve ter vindo das plantas... também detesto essa bicharada, centopeias e baratas fazem-me muita impressão, mas tenho tido a sorte de nunca ter visto bicho parecido por aqui. :)

    ResponderEliminar
  16. Centopeia? Será o mesmo que "imbuá"?
    Será que não conheço?

    ResponderEliminar
  17. Eu centopeias... ainda tolero... aranhas... é que me tiram do sério!... Isso é que me dá pesadelos!...
    Acho que vou experimentar esta técnica... criar um berçário de limões... algum há-de medrar... queria arranjar um para a minha varanda... e conseguir um... made at home... exclusivamente... acho que é a satisfação suprema... :-D
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  18. Ahhh Nina, como eu te entendo. Não convivo nadica com estes seres, que sei fazerem parte da natureza.
    Quando morei em casa com um jardim imenso, cuidado pelo marido, era a papinha dos passarinhos, mas viviam fora de casa, porque tudo era muito bem dedetizado e desratizado. Mas os besouros voavam e apareciam, eram enormes, alguns vermelhos com tamanquinhos brancos, no entanto, com estes, eu me acostumei. Também aprendi a conviver com as lagartixas domésticas. Com a dedetização, as lesmas também sumiram e as plantinhas de dentro casa, estavam salvas.

    ResponderEliminar