sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Obras



Resultado de imagem para imagens de obras



O edifício onde vivo encontra-se em obras. Exteriormente, é certo, mas, ainda assim implica fortemente com a minha rotina.
Rodeado por andaimes, é obrigatório manter janelas trancadas, cortinas corridas e mesmo as persianas se encontram parcialmente fechadas.
O prazo para concluir a obra encontra-se já ultrapassado e, mesmo agora, sabemos que acabará quando acabar.
O maior prejuízo cabe ao meu terraço que continua de pernas para o ar. Prefiro não ver, mas sei que me espera uma tarefa gigantesca e que muitas plantas se perderão.
Obras!
Imprescindíveis , mas detestáveis.
Cheguei a alimentar a ilusão que estariam concluídas durante as férias. Aliás, os responsáveis chegaram a prometer-me que assim seria. Infelizmente não se concretizou a promessa. Portanto não tenho outra opção que não seja aguentar.

Como se fosse pouco, o apartamento contíguo ao meu foi vendido e  o novo proprietário decidiu remodelá-lo. Quando digo "remodelar", quero dizer derrubar paredes, arrancar o revestimento da cozinha e casas de banho, furar o piso para permitir a instalação elétrica e condutas de água.
Não sei se estão a ver o cenário. É de fugir!
A obra começa às 8h00 da manhã e termina às 17, com intervalo de 1 hora para almoço. Portanto, trato de desaparecer durante esse período. O que nem sempre consigo.
Então, nem o telefone consigo atender tal é a barulheira.
O pó entra em nuvem por debaixo da porta e, por isso, aspiro várias vezes ao dia.
Como se fosse pouco, com a trepidação, o alarme dispara, ou envia para a central o aviso de "tentativa de sabotagem" o que implica ser contactada várias vezes para determinar se "está tudo bem".
Eu, que programara uma pequena remodelação para o mês de Novembro, neste momento, quase louca, vacilo.
Falei entretanto com os responsáveis que, piedosamente, me garantiram que o pior já está feito.

Será?

Beijo
Nina

25 comentários:

  1. Nada pior do que obras em casa ou por perto. Mas, por vezes, necessárias! Boas sorte! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. A mesma situação por aqui! Remoção de telhado, tratamento de paredes e varandas...Ainda estão a reparar alguns estragos provocados pelo Leslie também...E o cheiro do isolante que estão a aplicar que entra mesmo com tudo fechado e até provoca náuseas? Felizmente o vizinho do lado não decidiu remodelar...

    ResponderEliminar
  3. Nina,
    Sei bem o que uma obra incomoda.Meu vizinho de cima anos atrás resolveu trocar o piso da casa inteira.Só variava a localização do ruído.Um dia era a cozinha,outro dia o banheiro.Um horror,não respeitava nem o horário da sesta.Mas eu,ao final,já nem me importava se fizesse ruido aos domingos,queria mesmo que terminasse.Força amiga,espero que seu pesadelo termine logo.
    Besitos e tenha um fim de semana abençoado

    ResponderEliminar
  4. Por minha vontade fazia remodelações várias vezes ao ano mas nisso tive sempre um travão!
    Agora já está agendada a mudança total da casa de banho privativa que me vai obrigar a mudar de quarto.
    O encarregado da obra prometeu-me fazer tudo numa semana e meia mas eu sei que há sempre atrasos.
    On verra!
    Paciência, Nina!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. It is always a big pain to be surrounded by construction and noise.Peace is so welcome!

    ResponderEliminar
  6. Sei bem o que isso é pois vivi o mesmo no apartamento do Porto!
    Se o pior já passou... excelente! Bj

    ResponderEliminar
  7. Sim, as obras são imprescindíveis mas insuportáveis.
    Aqui, por enquanto não tenho obras grande no Edifício.
    Mas breve terei.
    Lembrando que sou a síndica.

    Fui vê se a Calculina tem alguma coisa escrita, além do nome e da Empresa (Sabino Pinho).Não tem.
    Veja se vende por aí . Olha no Google.
    E se não encontrar quando tiver portador posso mandar, ok?
    Foi feito exame do Cálculo do seu marido? Deu a composição?
    Acho que a Calculina não funciona para todos os tipos de cálculo. Acho, não sei.

    ResponderEliminar
  8. Tener albañiles rondándonos es todo un tema! No queda otra cosa que ...oooooommmmmmm!!
    Abrazos Nina

    ResponderEliminar
  9. Xiiii, é mesmo de enlouquecer! O melhor é seguir a máxima " também isso irá passar" e ir dando umas escapadinhas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Pobre Nina, obras tão perto são o limiar do inferno. Dentro de casa, são o inferno mesmo. já só faço obras se haja ameaça de a casa me cair em cima. Caindo, não vale apena chatear-me, de morta não passo.
    Mas pronto, compreendo quem se dá ao trabalho de mudar a casa. Porque sim, sendo que o sim são as razões de cada um.
    O meu vizinho da frente também mudou (hélas, a casa estava desabitada e depois houve um suicídio e tal). E anda a mudar o que entende. Mas com calma e é pouca mudança, suponho. E a frente tem uma rua de permeio. O barulho não é exorbitante. Estou curiosa com a nova vizinhança que, acho eu, vai mudar o astral da casa da frente. Mesmo.
    Peço desculpa pela inconfidência que não lhe interessa nada. Voltando ao assunto, amanhã é sábado e eles calam-se. A esta hora já estão caladinhos e até 2ª feira às 8 da manhã. Viva! Aproveite para descansar em sua casa. Sentir-lhe as queixas silenciosas. As casas são umas queixinhas, falam por tudo quanto é sítio. Neste caso a sua tem muita razão, se nem a paisagem lhe deixam ver e tem que controlar a respiração. É que não se imagina como pode uma casa aguentar-se ao barulho. Ah, se ela tivesse pernas...
    Um abracinho terno à Nina que é uma querida e está stressada com obras que não lhe pertencem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea, fiquei fascinada com essa misteriosa casa. Seá que tem fantasmas?
      Pelo menos tem um passado sangrento. Acho que um filão para as suas narrativas extraordinárias. Já pensou nisso?
      Um beijinho

      Eliminar
  11. Boa noite Nina,
    Como é difícil tudo isso.
    Sei como é! Precisamos de paciência de santo!
    Quando trabalhava não dava por nada, mas agora...
    Habitualmente vamos dar uma volta;))!
    Beijinhos e um bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Ai Nina, isso custa tanto! Detesto, odeio obras! Só as faço quando são mesmo imprescindíveis. Estivemos para mudar as casas de banho, as portas, o chão... mas está tudo como novo... para quê? Só para ficar com um espaço mais moderno? E a chatice das obras? E o pó? E o barulho? E o desperdício?
    Pensámos melhor e decidimos que por aqui se continua na paz do senhor! :)

    ResponderEliminar
  13. Obras, por menor que sejam, sempre fazem sujeira e atrapalham a rotina. O problema, no seu caso, é nem saber quando terminam! Haja paciência!

    ResponderEliminar
  14. Oi Nina, uma reforma é pior que uma construção, muitas pessoas hão de concordar, rsrsrs
    * Eu nasci na cidade de São Paulo (cidade grande), morei em Bauru (cidade média) e agora vivo faz mais de 20 anos em Presidente Venceslau (cidade pequena), interior do Estado de São Paulo... gosto daqui pois é uma cidade bem calma, mas fica bem longe de tudo, rsrsrs
    Beijosss

    ResponderEliminar
  15. Obras é sempre terrível, e assim em duas frentes ainda pior! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  16. Obras: um "mal" necessário, depois sabe bem ver tudo arranjadinho mas haja paciência...
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Nina, sei bem o que é isso. Quando temos obras aqui em meu edifício, como moro no último andar,.com terraço, somos os principais sofredores e ainda por cima sou obrigada a ser a síndica porque ninguém quis pegar a incumbência. . Cordas, andaimes e material, tudo é despejado aqui. Mas tenha paciência, pois como diz o responsável, o pior já passou. Mas como lhe entendo. Como!

    ResponderEliminar
  18. Obras sao chatas mais precisamos delas!!! Beijos

    ResponderEliminar
  19. Paciencia Nina, nada es eterno afortunadamente.
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  20. Yo acabo de terminar de obras por fuera de casa y es lo peor!!! Ruido por todos lados.
    Besitos

    ResponderEliminar
  21. QUE DISPARATE ES PARA TENER MUCHA PACIENCIA...
    TENGO QUE HACER ALUNAS COSAS PERO NO ME DECIDO POR LA LOCURA QUE ES.
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  22. OiNina,
    Eu moro em uma casa térrea e estou precisando pintá-la, mas não sei como encontrar coragem para enfrentar pintores dentro de casa. Há uns 7 anos reformei a casa, mas saí e só voltei quando estava pronta, agora isto já não é mais possível.
    Imagino o que vc está passando, pois detesto este tipo de transtorno. Espero que tudo se resolva logo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Oi Nina, eu penso que os prestadores de serviços nunca são honestos com a gente quando se referem ao prazo de finalização do serviço, todas as vezes que precisei mexer em algo no meu apartamento confirmo que o término sempre ultrapassou de 7 a 10 dias a mais do que o combinado. Na ultima vez eu decidi trocar o assoalho do corredor e toda a sala por porcelanato, a previsao era de 15 dias, e foram torturantes 25 dias, entre poeira moveis socados em cada cubilo nos demais quartos, nos 4 mais minha cachorrinha em colchões no chão no unico quarto que ficou com um espaço aceitavel, enfim foram quase 30 dias de muita ''sofrência'' passado o incomodo, fiquei feliz com o resultado mas hoje penso com muita, cautela sobre obras e não aconselho ninguém a faze-la enquanto se ocupa o mesmo espaço. Uma tia quer fazer uma baita reforma no apartamento, eu ja instrui que é melhor ela alugar um lugar porque a reforma é grande. Uma coisa é certa é sempre um transtorno mesmo que fique lindo depois!!! um bju

    ResponderEliminar
  24. Eu não tenho estrutura para obras, mas eu sei que são necessárias.
    No meu condomínio estão reformando a garagem e temos barulho o dia inteiro e como você, algumas vezes não consigo nem ouvir a TV ou uma música. Horror!

    ResponderEliminar