terça-feira, 17 de dezembro de 2019

A minha árvore de Natal.

A minha árvore de Natal é mais pindérica do que a tua.
Tenho a certeza.
Porque mais pindérica não é possível.
- Por quê, Nina? - perguntarão.
- Porque do Natal só gosto dos encontros, dos reencontros. Esses sim, esses fazem-me correr maratonas sem que me canse.
O meu Natal é mais longo que o vosso. O meu começa dia 21, com almoço a dois e jantar com a tribo. Jantar improvável contendo pratos vegan, vegetarianos e carnívoros - puros e duros. As hostilidades iniciam-se ao fim da tarde e prolongam-se noite adentro.
Gosto de comer, mas não sou de grandes comilanças. Petisco. Debico. Bebo. Brindo. Rio. Abraço. Conto peripécias. Ouço outras.
22 e 23 serão mais comedidos que para isso existem restaurantes.
Cedo às compras. São as doçarias de Natal que encomendo desde que descobri tal possibilidade.
Prendas , não. Decidimos que não. Fugimos a escravatura dos presentes. Uma libertação.
Durante todo o ano presenteio. Sem horário nem calendário. Gosto de dar. Gosto de surpreender. Somos felizes com este não esquema.
Perdi-me.
Vinha falar da árvore de Natal.
A minha é ridícula.
Para o ano não faço.
Na arrecadação tenho material para dar, vender, descartar. Tanta tralha.
Quando Dezembro se anuncia, começa lá no fundinho do meu subconsciente, uma campainha tinindo e repetindo, “ árvore de Natal “.
Faço -me desentendida, surda, distraída. Empurro com a barriga. Até que me torno no único ser à face da terra que ainda não fez a árvore de Natal.
Carregando a minha cruz lá vou a arrecadação e entre uma árvore de Natal que toca no teto e meia dúzia de outras menores, às cegas, escolho uma. E ainda uma caixa com os respetivos adereços.
Carrego-os para casa, sujo as mãos na poeira acumulada,  enfrento o touro de frente.
Desta vez comecei por um conjunto de luzinhas que, depois de acesas, tremeluzentes, decidiram falecer. Lixo com elas.
Armei a árvore e distribui os enfeites. Nem estava mal, toda em dourados e vermelhos.
Apreciei de longe e aprovei.
Missão cumprida.
Afinal nem fora (muito) penoso.
Dei meia volta e , de imediato, ouvi um baque surdo, acompanhado por funesto tlim-tlim.
- O que seria?
Um quadro?
Um cortinado?
Um ...
Nada disso!
A árvore de Natal!
Ela mesmo. Sucumbira.
Suponho que algo ressentida com a minha má vontade, retribuía- me  na mesma moeda.
Fez greve, sabotou-me, riscou- me da lista dos adoradores de árvores de Natal.
Tombou, gorda, espampanante, carregada de enfeites, esparramou-se ao comprido.

A coisa, o desastre, o acidente,  tinha que ficar resolvida nesse preciso instante, não dando azo a que o meu instinto levasse a melhor e carregasse a dita para o lixo.

Respirei fundo. Obriguei-me a ficar calma e, decidida, agarrei um jarro pesado e zás! Enfiei-a lá dentro.
Cair não cai. Mas está tão pindérica que só visto.
Se questionada, tenho a resposta na manga:
- É apenas um símbolo! O importante é o espírito e esse está cá todo.

beijo
Nina

25 comentários:

  1. Tal como eu... interessa o espírito, os (re)encontros, a família e a paz no nosso interior!!!
    Bj e que seja um Santo Natal

    ResponderEliminar
  2. Este ano não me apeteceu nada. Não fiz nada. O Natal será passado em casa da filha.
    Beijinhos minha linda.

    ResponderEliminar
  3. Impossível não rir, com essa árvore de Natal sabotadora e vingativa!... :-))
    Eu antes também fazia árvores de Natal XXL... Resolvi o problema! Arranjei 2 pequenas, para dar apenas um ar de Natal na casa... Uma é em louça... e já vem com iluminação incorporada... arruma-se com facilidade, e ocupa pouco espaço, deve ter uns 30 cms de altura... costuma ficar no corredor de entrada em cima de um móvel e vitrine...
    Depois tenho outra artificial na sala, que deve ter para aí menos de meio metro, em cima de um móvel na sala... essa sim está carregadinha de decorações de Natal, que nunca são tiradas (com um pingo de cola nos ramos e as decorações nem sequer pensam em mudar de lugar)... também se guarda numa caixita sem muito aborrecimento, assim mesmo toda enfeitada... e depois então espalhados pela casa, tenho alguns raminhos artificiais de Natal que coloco em pontos estratégicos... os presépios... também são em miniatura... tenho alguns anjos em vidro da Marinha Grande, que costumam sair dos armários e entrar ao serviço nesta altura... e voilá!... Tá feito! Ah! Já me esquecia... como tenho em casa uma série de vasos com flores naturais, nesta altura, espeto-lhes com vários ramos de flor de Natal artificiais... e ficam logos as casas todas em modo Natal, automáticamente... depois também se arrumam com facilidade... Já há muito que acabei com arvores artificiais XXL... e presépios com musgo verdadeiro...
    Agora é mais o simbolismo da época, na forma de ideias práticas... que se arrumam numas caixinhas e pronto!...
    Para o ano, depois a Nina, pensa numas soluções mais práticas certamente... e liberta a casa, de grandes arvoredos natalícios... para mais... vingativos... e pouco colaborantes!... :-D
    Beijinhos, Nina! Continuação de uma feliz semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  4. A árvorezinha de loiça, foi comprada há alguns anos atrás, numa casa de artigos de decoração, na Ericeira, chamada Rústica... mas nunca mais lá vi nada igual!... Mas se passar pelo El Corte Inglês, de certeza que eles terão soluções de Natal... com classe e requinte, e se calhar até algo bem no género!
    Agora para salvar a sua árvore... se calha o jeito é disfarçar o pé... feito de um jarro... talvez com prendas a fingir... embrulhos feitos de coisas grandes que tenha em casa, Nina... Embalagens de detergente da máquina de lavar roupa... embrulhadinhas com um laçarote... aqueles pacotes de papel higiénico nem muito grandes nem muito pequenos... também são fáceis de embrulhar... ou mesmo caixas vazias... o que importa é esconder o pé da árvore... com qualquer coisa... e se estiverem embrulhadas com uns laçarotes... why not? :-))
    Afinal se estamos em tempo de fake news... porque não fazer umas fake gifts... por uma questão meramente decorativa...?
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Ana. Excelentes sugestões. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Teu bom humor é legal de se ver !Adorei! beijos e FELIZ NATAL pra ti e teus! chica

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, Nina!
    Agora não tenho tempo que o dia vai ser pesado. Mas sempre lhe digo: ainda não dialoguei com a minha árvore. Talvez logo à tarde. Mas ela já sobrevive vai para dois anos como a sua (porque não tenho mais nenhuma e não me apetece comprar outra), tenho de a enfiar num vaso grande cheio de terra:). Por mim, não havia árvores de Natal. Mas acontece que gosto de a olhar naquele pisca-pisca mágico, a sala a ressuscitar a espaços. Dá-me ideia que um duende me vai aterrar na sala, uma rena me espreita à janela, alguém muito querido me deita um olhar derretido em doçura que desconheço. Coisas destas é que me empurram a fazê-la.
    E tudo a correr bem :))

    ResponderEliminar
  8. E esta publicação não fica completa sem a foto da dita: aguardo.

    ResponderEliminar
  9. Nina, imaginei daqui a cena. Muito hilário! Esse negócio de ter 2 casas, em BH e SP, me deixa sem ânimo para tais decorações, mesmo pporque fiquei poucos dias em BH - não recebi vistas, não promovi encontros, nada! Em SP passei a maior parte dos dias batendo perna na rua. O Natal será num hotel, na praia. Portanto, dessa vez estou liberada. Mas o que sinto mesmo, infelizmente, é que ando perdendo o encanto pelo Natal. Poxa, justo eu que gostava tanto... Acho que ando envelhecendo... Vai viajar como sempre fez antes do Nata? Andei pensando nisso. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Warm wishes to you and all the very best for 2020!

    ResponderEliminar
  11. Yo este año he hecho un arbol pequeñito, todavía no lo he puesto en el blog. No me gusta la navidad, estoy deseando que pase.Muchas sillas vacias.
    Besos

    ResponderEliminar
  12. ESTE AÑO PUSIMOS ALGO POR LA ESCALERA.
    NO TENGO GANAS DE MUCHO ADORNO.
    CADA AÑO MENOS.
    CHUCITO

    ResponderEliminar
  13. Querida Nina, fizeste-me rir com este teu hilariante texto! A cena poderia ter sido passada comigo, não fora a grande queda das escadas do sótão que fez jazer a árvore e respetivos enfeites no andar agora,inacessível, para mim!
    O presépio minúsculo feito pela minha primogénita é a única alusão a esta (para mim, triste) época.
    Vamos rumar para norte e é lá que vamos ficar uns dias, até pró ano!
    Feliz encontro com a tribo! Consola-te!
    Beijinhos🌹

    ResponderEliminar
  14. Querida Nina:obrigada pela companhia ao longo deste ano. Espero que no próximo nos continuemos a visitar.
    Votos de um Feliz Natal.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  15. Boa noite de semana pré natalina, querida Nina!
    Que post mais bem escrito!
    Uma barbaridade a questão da escravatura dos presentes... Fazem bem em abolir.
    Por outra ordem de coisas, também compro o que precisar e se precisar quanto aos alimentos para a Data.
    Árvore só é um símbolo mesmo. O que importa é o que disse: esta no 💟 o ano todo. Parabéns!
    Tenha dias felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  16. Claro que sim, o que conta é o que está dentro de nós. Adorei o texto, cheio de humor e de pormenores. Estou mesmo a ver a árvore na jarra e antes, no chão. :)
    Ninita, há muitos anos que aboli a tradição das compras apressadas, detesto o consumismo desenfreado. Vou oferecendo à medida que faço as pecinhas, sem me importar com datas específicas... assim, sinto alegria o ano inteiro. Cada vez mais valorizo os momentos e não as coisas. Este ano ainda não fiz o presépio (não uso árvore) porque costuma ficar por cima da lareira (não tem outro uso) que espera obras prometidas há semanas! :( Não queria fazer e desfazer logo de seguida...
    Beijinho, minha querida, continuação de dias felizes!

    ResponderEliminar
  17. Oi Nina... só faltou a foto da árvore para ilustrar essa tão humorada e bem escrita crônica, rsrsrs
    Beijosss

    ResponderEliminar
  18. Pelos enfeites natalinos que não tem na minha casa, poderia dizer que não é Natal.
    Mas tem os presentes-prendas que faço e gosto de presentear.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  19. you have a nice blog, I follow you on gfc #1448 , follow back?

    https://bubasworld.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Las prisas de la Navidad muchas veces nos obligan a respirar profundamente antes de seguir. Son días de vivir corriendo...
    :D

    ResponderEliminar
  21. Passando a deixar um beijinho, e os meus votos de que passe um Natal muito, muito feliz, na companhia dos seus, Nina!...
    Com muita saúde, alegria, amor e paz... que é sempre o essencial!
    Tudo de bom! Festas Felizes!
    Ana

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde Nina,
    Desejo-lhe santo e feliz Natal.
    A minha árvore é branca e pequenina, quase ridícula também. Priveligio o convívio familiar com encontros e reencontros tal como a Nina.
    Praticamente curada de uma conjuntivite viral que já dura há mais de três semanas que me afastou dos blogues e atividades.
    Tudo de bom para si e para os seus.
    Próspero 2020!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  23. Nina querida,o meu natal começa logo no primeiro Domingo de Dezembro. Gosto de receber os amigos partilhados pelos 4 Domingos. O Natal é só nos três quando n temos os filhos do marido conosco. A árvore desde que moro por cá compro pinheiro natural pela sensação de floresta em casa. O perfume é maravilhoso. Só custa 10 euros e depois ele vai para a composta! Tenho poucas peças de natal que adquiro nos saldos quase por nada. Querida,boas entrada! Um ano cheio de saúde e bem feliz! Muitos beijinhos!

    ResponderEliminar
  24. Eu prefiro o presépio, sem dúvida. A árvore de Natal apareceu tarde na minha vida e até a dispensaria, mas tento fazer a vontade aos demais. Até que nem ficou mal, mas lá dispensar, dispensava-a.

    ResponderEliminar