terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Caixinhas



Não posso falar em coleção. Digamos que junto caixinhas de porcelana e o único critério é gostar delas.
Em feiras de velharias e nas lojas de caridade a que já me referi é onde as encontro. Nunca as comprei em lojas. Essas  existem aos milhares. Essas não me interessam.

Estas duas vieram de Inglaterra, no princípio do mês e lá, onde quase tudo custa os olhos da cara, paguei 4 libras por cada uma.

Estas vieram de França, encontradas durante uma viagem de carro. Nessas ocasiões, sem horários, deambula-se um pouco ao acaso e , além de se entrar no espírito dos locais, descobrem-se tesouros.

Mais três delicadas caixinhas e ainda um açucareiro.
Estão no meu quarto e nelas guardo pingentes, colares, pulseiras e berloques, sem nenhum valor material, mas que apimentam a indumentária e que não dispenso.
Tenho uma forte relação de afeto com as minhas caixinhas. Não permito que lhes toquem. São preciosas, únicas e minhas.

Tinha prometido que as mostrava.
Promessa cumprida.

Beijo
Nina

21 comentários:

  1. Todas muito bonitas e diferentes. Assim vale a pena.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Querida Nina, gosto das tuas caixinhas. Tenho algumas, poucas, todas oferecidas, mas uma é especial: tem mais de 100 anos na família e é diferente! Um dia destes mostro no blogue.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tens bons gosto.São lindas e delicadas! bjs, chica
    Estás bem melhor???Tomara!

    ResponderEliminar
  4. Preciosas todas, soy una loca de las cajas.
    Besitos, espero que estés mejor.

    ResponderEliminar
  5. Ok, Nina, a gente não lhes toca. São bonitas, sim. Tenho umas três ou quatro. Não as acho nada de especial e também não lhes ligo. Todas foram oferecidas:).

    ResponderEliminar
  6. Bonita colección! yo también tengo varias de cada lugar que visito.
    Cariños Nina

    ResponderEliminar
  7. Também gosto muito de caixinhas. Acho que é o objeto decorativo que fica sempre bem e não passa de moda como alguns outros. Durante algum tempo também quis colecionar caixinhas desse tipo, mas como diz, as coleções fazem sentido se tiverem um motivo especial - ofertas, achados, compras em viagens, etc - e eu que viajo pouco, teria que as comprar propositadamente e a coleção perdia a graça.
    Gostei de todas, em especial das duas primeira. Lindas, lindas.

    ResponderEliminar
  8. Qué lindas. No tengo cajitas así, pero se ven preciosas.

    ResponderEliminar
  9. Já gostei deste género de caixinhas que são lindas mas curiosamente as minhas que por sinal eram lindas... fui doando a quem delas gostava!
    Gosto das suas Nina!!! Bj

    ResponderEliminar
  10. Que delicadeza, Nina! Além de úteis, guardam memórias, afetivas ou de viagens. E você, já está vem estabelecida mesmo? curada da forte gripe? E por aqui, na minha cidade, no meu bairro, andamos assustados com tantos casos de doença perigosa, causada por contaminação de uma marca de cerveja genuinamente mineira. Já foram 2 óbitos e vários enfermos, sem esperanças de melhoras. Parece que o componente é altamente perigoso, causa cegueira, perda dos rins, paralisia. Triste. Por mim isso cheira a sabotagem.
    Beijos, Ninita.

    ResponderEliminar
  11. Tenho umas coisinhas que não quero perder nem deixo tocar.
    Mas não são caras.
    De porcelana, essas caixinhas, não tenho.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  12. A minha sogra tinha (ainda estão lá em casa) algumas caixinhas dessas, em porcelana da Vista Alegre, muito antigas. Mas eu nunca me enamorei de nenhuma, olho para elas e só relembro o carinho e o afeto que ela nutria pelas peças. Como sou sou desapegada das coisas, apenas lhes noto a beleza e a delicadeza (e a recordação de uma doce senhora que muito amei e admirei e não é por ter sido sogrinha, era realmente excecional), e jamais me ocorreria trazê-las para cá. Isto para dizer que somos todos diferentes: uns gostam de "acumular", outros de "destralhar". :)
    As tuas caixinhas são lindas, únicas e delicadas e se te dão alegrias, porque não usufruir dessas lindezas?
    Beijinho, minha querida.

    ResponderEliminar
  13. Oi Nina... eu já faço coleção de caixinhas, rsrsrs
    De porcelana, de madeira, de lata, de barro, de vidro... por onde passo eu sempre compro uma, e os amigos quando viajam trazem pra mim também pois já sabem da minha preferência e coleção, rsrsrs
    As suas são preciosidades mesmo, amei!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  14. Também gosto e tenho algumas, de materiais diferentes desde a porcelana à madeira passando pelo cobre e estanho. Não são muitas. Tenho uma de Limoges praticamente igual à que está na segunda foto.
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Aqui em casa, também temos uma ligação quase umbilical, a umas quantas caixinhas... e em algumas... ninguém mexe mesmo... nem nós... fechadas que estão em vitrines, para não dar sequer nem meia hipótese, à pouca sorte de se partirem... :-))
    Adorei ver, as suas eleitas, Nina!...
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana... apesar deste tempo péssimo, que amanhã também parece que não vai dar tréguas!...
    Ana

    ResponderEliminar
  16. Olá Nina...
    só hoje li o seu post de novo ano e digo-lhe
    Dê muitas graças a Deus por poder passar a passagem de ano na companhia dos seus...
    Nem todos podem dizer o mesmo!

    Lá entrei no 2020 sentada no sofá da sala sozinha!
    Sem as minhas pessoas, as minhas referências.
    Com os que mais amo em pensamento, apenas.

    Evidentemente que, há sempre uma lágrima que teima rolar pela face, mas eu mais teimosa que ela, logo limpo
    e zango-me comigo mesma...Não, não podes começar o ano novo a chorar...não é bom, senão vais andar o resto do ano a chorar...

    Nesta fase da vida, nada exijo e peço muito pouco.
    SAÚDE SIM é a única coisa que peço.

    Uma entrada de ano igual às dos anos anteriores
    triste e solitária
    mas, entrei com Vida, ao menos isso.

    Feliz 2020.
    Beijo da Tulipa

    ResponderEliminar
  17. Boa noite Nina,
    Que caixas tão lindas!
    Acredito que sejam verdadeiros tesouros.
    Ultimamente tenho retirado dos meus móveis peças semelhantes, mas bem mais simples, porque para limpar o pó ocupavam-me muito tempo e agora tenho tentado agilizar essa tarefa;))!!
    Beijinhos e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  18. sao mt bonitas eu tb ja tive mas um dia dei tudo bjs

    ResponderEliminar
  19. Olá Nina
    Linda coleção, bjs querida.

    ResponderEliminar