segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Sopa

Sou uma  adoradora de sopa, de quase todas as sopas, fazendo  estas parte incontornável do meu esquema alimentar.
Às vezes, ao almoço, dispenso-a, principalmente se o prato principal contém muitos vegetais, mas ao jantar, em casa, uma boa sopa basta-me como refeição. Vá que não me restrinjo à sopinha, não. Acrescento quase sempre um queijinho e fruta como sobremesa.

Desta vez, para variar preparei na Bimby uma SOPA DE TOMATE e, embora a receita original seja esta, introduzi umas quantas variações, já que, na cozinha, quase toda a inovação é permitida.




No caso, acrescentei uma beterraba, duas batatas e alguns raminhos de couve flor, que irão garantir "corpo" a uma sopinha que corria o risco de resultar aguada. 
Mais informo que, sempre atenta e vigilante (à balança)  substitui as natas por iogurte grego.
Já provei e recomendo. Está de se comer rezando. 
Antes de servir - providencio o que será a cereja no topo do bolo -  escalfo um ovo  por comensal e sirvo polvilhando a superfície com queijo ralado.
Mais italiana, só mesmo na Itália.

Beijo
Nina

22 comentários:

  1. Na cozinha sempre podemos reinventar.
    Parece apetitosa.
    Sorrisos de gratidão.
    Megy Maia

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Nina,
    Uma sopa perfeita que me fez crescer água na boca. Também adoro sopas.
    Tenho ali uma de grelos (que adoro), mas não me importava de a trocar, pelo menos hoje,;))!! E com o ovo escalfado, uma delicia.
    Um beijinho e bom apetite.
    Feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de sopas principalmente no inverno. E muitas vezes enriqueço a sopinha com um ovo escalfado. Adoro!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Ficou com excelente aspeto, com esses ingredientes deve estar deliciosa. Confesso que não sou fã de sopa.
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Qué rica sopa, vosotros la llamais Bimby y nosotros thermomix, me encanta como quedan las sopas y las cremas en ella.
    Besitos

    ResponderEliminar
  6. Oi Nina!
    Uma sopinha é sempre reconfortante, principalmente no inverno.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. When I met my husband all his pots and pans were your turquoise..Dansk:) I only have the mini saucepot left..I had given it to my daughter and borrowed it back;) Love soups!

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha,..deu vontade de provar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  9. E se a balança for um problema... fácil!!! Substituir a batata por courgettes! Dá igualmente corpo à sopa, e é igualmente ultra saudável...
    Também me confesso uma adoradora de sopa de tomate!...
    Boa ideia... acrescentar o ovo escalfado!... Vou experimentar um dia destes!...
    Ficou com um óptimo aspecto, Nina! Aprovadíssima!
    Beijinhos! Votos de uma feliz e saborosa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  10. Parece-me boníssima a sua sopa de tomate. A minha sopa de tomate sem bimbi também é gostosa. Não gosto de natas no que cozinho e também não uso iogurtes cujos o estômago (o meu) dispensa. Também é verdade que a faço usando o caldo em que cozo o peixe o qual se junta desfiado no final. E com ovo escalfado, claro. E portanto, é sopa de tomate ou sopa de peixe. Deito-lhe coentros. E acompanho com pão torrado ou apenas uns quadradinhos de pão alentejano.
    No inverno, qualquer sopa é um prato reconfortante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea, gostei muito da ideia do peixinho. Vou experimentar de certeza. Obrigada.

      Eliminar
    2. mas tem de fazê-la de forma a ficar bem laranjinha eu que não tenho ajudas de bimbis passo tudo com a varinha mágica antes de acrescentar o caldo da cozedura do peixe. E, se precise engrossar um bocadinho, deita-lhe uma colher de puré de batata ou assim (ou opta pelos seus ingredientes milagrosos). Fica uma sopa bonitinha e de bom sabor.
      Ainda bem que gostou da ideia:).

      Eliminar
  11. ME ENCANTAN LAS SOPAS!!!
    DE TODO TIPO.
    MI HIJA LAS ADORA!!
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  12. Querida Nina: acreditas que foi a sopa que fiz hoje? Tal como tu, também faço algumas alterações: acrescento cenoura e batata doce. Fica muito boa mesmo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. A mi también me gusta la sopa, mas aún en este tiempo, en verano la cambio por gazpacho.
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  14. A sopa de tomate é a preferida da minha filha, mas desconhecia que levava natas. A variação da Bea juntando peixe desfiado torna-a uma das minhas prediletas - com uns camarõezinhos à mistura!!
    PS: a camisola que só agora vi, fica-lhe bem. Como quase tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim, isto da culinária é ao gosto do freguês. Com ou sem natas, tanto faz. A sopa da Bea parece excelente e não tardarei a experimentar. Gostou da camisola? Fico contente. Como vê tenho qualquer coisita de fada do lar. Abraço.

      Eliminar
  15. E eu, que como sopa, quase sempre duas vezes ao dia...
    gostava de provar essa!

    Saudações minhas!

    ResponderEliminar
  16. Nesta altura do ano... a sopa é primordial!
    Só como sopa feita no momento pois aquecida não me cai bem!!!
    Bj Nina

    ResponderEliminar
  17. Hum... quase lhe sinto o sabor! Sou fã de sopas, gosto de todas, menos das de peixe. Gosto com muitos legumes, com legumes a "boiar" e não passo sem sopa ao almoço e ao jantar. Neste último caso, dispenso o prato principal. Era capaz de viver só a comer sopa e é prato que nunca me enjoa. Obrigada pela deliciosa sugestão, adorei!

    ResponderEliminar
  18. É impossível atravessar este longo inverno Belga sem sopas. No trabalho,no restaurante da escola que é pedagógico,temos sopa de graça todos os dias. Esta parece-me deliciosa. Hoje,depois do exagero de ontém à noite,almocei sopa de peixe que acrescentei uns camarões e sobremesa fruta e queijo. Beijinhos

    ResponderEliminar