quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Blusa, almofada e pompons!





 Para ocupar as mãos  e aproveitar um restinho de fio, comecei uma almofada. Branca. Clássica. Daquelas que ligam com tudo. Simplezinha, uns quadrados vistosos , mas sem ciência. São 9. Com eles compus a frente que, em fase seguinte, ligarei a tecido branco.




Em croché - informo e reafirmo - só a frente ( ainda não concluída)! O resto será em paninho branco que não falta no meu cesto de retalhos que , por mais que me esforce, não lhe consigo ver o fundo - parece até que crescem, se reproduzem à socapa.
Voltando ao croché ...

O mais engraçado é o remate,



...  uma série de pompons que aprendi AQUI e em tempos apliquei em mantas e almofadas que podem rever AQUI .

O blog inspirador encontra-se em standby desde 2017, o que é uma pena, porque continha ideias engraçadíssimas. Nada a  fazer quanto à sobrevivência dos blogues, que estão, irremediavelmente, em plena fase de extinção - eu que o diga, eu que me acuse e culpe, eu que , de autora aplicada, me transformei em rabiscadora de nada entusiásticos textos. A minha esperança é que a tendência se reverta e voltemos aos tempos esplendorosos dos blogues geniais. 

 A bem da verdade e da justiça, há que proclamar que ainda persistem alguns de elevadíssimo  interesse, mas, repito o seu número é desanimadoramente residual.



Voltando ao princípio do texto e mudando radicalmente o rumo da conversa, o tal fio que sobrou e que decidi aproveitar, resultou da blusa branca em croché que ocupou os meus serões no final de Agosto. Modéstia à parte, permitirão que considere a dita blusa mesmo gira, mesmo bem conseguida. Só que, de um dia para o outro, o frio, num repente, quase  me impede de a vestir.

Portanto, blusa concluída, sobra  fio, inicio uma almofada, o fio esgota, compro mais fio, volta a sobrar fio.

É assim que a coisa funciona..

Ou falta ou sobra. Acabar com os restos é tarefa impossível, porque restos, acarretam outros restos. Um desespero fosse eu ser que se desesperasse por miúdo motivo .

Após esta tão elevada reflexão, mostro a almofada, ainda que não concluída e convido possiveis aficionados a observarem a graça que é este remate.

 Quem o terá inventado? 

Quem?

 Merecia um prémio.

 

Beijo

Nina

19 comentários:

  1. Também acho, um Óscar, pelo menos! :) A almofada é linda, elegante, delicada, conforta só de olhar, que maravilha! A tua camisola... um espanto, gosto tanto! E fica-te tão bem! Resulta lindamente por cima de um vestido (acho que é caso, não?), mas também fica bem em saias, clássicas, modernas e nas calças. Realmente é pena que se vista por pouco tempo, parece que arrefeceu de repente e que já apetecem lãs. Destas não me livro, tenho sempre lãs nas agulhas, nem que sejam meias e mais não tenho porque não tenho mãos a medir com a feitura de máscaras.
    Quanto aos blogs, ainda são a minha "rede social" favorita e não tenho outra, nem quero perder tempo com tantas solicitações que em nada me acrescentam. Vejo vídeos para aprender e passo os olhos pelos blogs que muito me inspiram. Fico cheia de pena por muitos deles terem passado ao abandono... nem penses abandonar-nos, ouviste? :(
    Beijinho, querida, por aqui continuamos bem, acho, não tenho a certeza, o risco diário que corro é grande, mas tenho de acreditar que vou escapar. Até breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Lete, sou resiliente ainda que, por vezes, omissa. Beijinhos

      P.S. É um vestido da Zara. Muito decotado, exigindo agasalho neste momento instável.

      Eliminar
  2. Oi Nina,
    Tanto a blusa quanto a almofada estão lindas. Os blogs estão mudando de formato, mas não estão em extinção. meu blog mais do que dobrou de visualizações por causa da pandemia. Acvho sim que os blogs estão ficando mais impessoais.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Muy bonito cojín.
    Llevas razón los blogs están apagados, la gente ve más rápido otras redes sociales, pero yo sigo con el mio, me gusta visitar los blogs y enseñar mis trabajos, mucho más personal que Facebook o Instagram.
    Besitos

    ResponderEliminar
  4. São duas belas peças Nina!
    Já fiz trabalhos com os dois esquemas!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Olá Nina!
    Está giríssimo!
    Um doce abracinho!💗💘💝
    Megy Maia🌈

    ResponderEliminar
  6. adorei a blusa esta 5* parabens assim como o resto tens maos de fada so pode heheh bjs

    ResponderEliminar
  7. Nossa! É a primeira vez que reparo, que a Nina está a publicar da... Austrália?... :-)) Pelo menos é a informação que dá no final do post...
    Adorei a almofada, com um remate, que não poderia combinar melhor!... Creio ter algures... ou aqui, ou na Ericeira, uma colcha também com um padrão, com estas bolinhas salientes!... Eu croché... só o básico... abertos e fechados, confesso!... Pelo que me rendi ao encanto da sua blusa em croché! É sempre uma motivação para o próximo projecto... começar algo com a linha que sobra...
    Deixo um beijinho! E votos de continuação de uma boa semana, recheada, de projectos criativos.
    Ana

    ResponderEliminar
  8. Ora bom, vamos lá comentar sem ter lido o que disseram outros visitantes e correndo o risco de os repetir.

    A almofada parece-me bem, mas não serei eu, je, moi, a fazer coisa do género; é muito naperon e colcha de crochet para o meu gosto. Já o mesmo não direi da blusinha que é um gosto e está mesmo, mesmo, gira. Como ando com uns probleminhas e o tricot parece querer arredar-se definitivamente das minhas mãos - e tenho linha em tom crú (acho mortiça, o que me terá dado para comprar aquilo)e a que não sei que fazer, sou bem capaz de, na próxima primavera, crochetar uma blusinha desse género:), copio das revistas antigas há por aí algumas com modelos engraçados. Pronto, já me deu uma ideia para aproveitar aquelas meadas sem graça:)

    Mas, Nina, tenho de reconhecer - peço desculpa - o que me galvanizou na foto da blusinha foi a sua saia, é um must. Deveras. Linda, linda e, apesar de um tanto blasée para o minha vida prática, diria mesmo de gosto refinado, agrada-me em todas as frentes. Mas as terminações assimétricas...pronto, conquistaram-me.

    Quanto aos blogues terem perdido actualidade. Não serem in. Não estarem com nada. Terem sido ultrapassados. E o mais de todos os eteceteras. Digo-lhe sinceramente, ainda bem. Oxalá não lhes cortem o pio de todo. Que eu prefiro viajar por estas estradas de pouco movimento. Não faço tenções de sair delas nem me apetece que um dia voltem a ser badaladas e nem acredito nessa hipótese, a vaidade humana está em alta. Gosto de ser incógnita, ligo pouco às imagens, vivo muito de palavras. Estou no meio que me convém. Que Deus conserve os blogues e seus apaniguados resistentes. Que o anjo da guarda blogueiro proteja os seus caminhos por entre clouds e o mais.
    Ámen

    Bom fim de Semana, Nina. Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea, a ver se dou resposta às questões que levanta:
      - Almofada - assumo que me agrada o ar artesanal e meio kitsch da almofada. Irá para um quarto, para uma cama rústica, lá na quinta. O quarto tem paredes forradas a papel muito ingénuo. Na cama, uma colcha de croché e na cabeceira almofadas também elas de croché. Enchem-me as medidas, mesmo.
      A blusinha- concordamos - é gira de verdade. Vou usá-la muito nas noites algarvias que este ano não aconteceram.
      A cor bege/cru, uma não cor, é das minhas preferidas. Remete-me para ambientes africanos, no deserto, em que as cores terra imperam. Quando vou comprar lãs, a senhora que me atende, antes que eu sugira qualquer cor, adianta-se com uma variedade de beges - sabe do que a casa gasta. Se precisar deste modelo, diga. Não me custa nada mandá-lo.
      A saia, é um vestido. Da Zara, comprado nos saldos há alguns anos. É alegre e vivo, mas muito decotado para a cidade, por isso só sai à rua no Algarve.
      Dos blogues tenho gratas memórias. Iniciei o meu há 10 anos e, então, era um entusiasmo tal que roçava a dependência. Entretanto veio o apaziguamento., continuando porém fiel seguidora de alguns. Acho que fiquei verdadeiramente amiga das autoras. Fazem-me falta quando não aparecem o que, só por si é uma mais valia considerável. Não pretendo e evito visibiladade, protegendo tenazmente a minha privacidade. Acho que tenho conseguido. E que a amizade é recíproca. Isso não tem preço, pois não?
      Beijo

      Eliminar
    2. Obrigada:). Depois, se nenhuma das minhas revistas - tenho montes delas - me servir, digo alguma coisa.
      A cor bege assenta-me terrívelmente, é por isso que não a compro. Ainda assim, tenho uma ou outra peça (dá bem com tudo).
      A Zara tem algum vestuário agradável, sim. Esse vestido vale a pena, gosto da cor (tenho assim um vestidinho de verão), mas sobretudo da assimetria recortada da saia:).
      Quanto à amizade, penso que, sem saber lhe respondi um pouco no meu blogue:). Coisas.
      Um beijinho

      Eliminar
  9. Os dois trabalhos estão muito bonitos. Gostei do ponto da almofada que ficará bem em qualquer lugar que te apeteça.
    A camisola só é pena ser vestida poucas vezes pois daqui a pouco começa o frio. Hoje, por aqui, está um dia cinzento, tristonho. E ainda ontem estive na praia. O outono a chegar... Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Aprecio estas belezas e habilidades mas sou completamente inapta para as artes manuais!

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Linda a blusa. Engraçado, minha irmã tem duas almofadas na sala que se não são iguais são muito parecidas.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  12. Olá Nina, gostei muito, muito...muito da almofada! Linda!! e a blusa também! fica-te muito bem. Eu não tenho muito jeito nem para o croche, nem para o tricot, mas gosto muito e vou insistindo, mesmo que não resultem grandes obras, eu sou persistente e resiliente :))) é quase cómico o meu faz e desmancha, qual Penelope ... :))
    Quanto aos blogues, partilho da mesma opinião, não perco muito tempo com as redes sociais e gostava do blog quando era quase uma tertúlia de partilhas na maior partes dos casos, sem grandes pretenções. Agora é tudo mais rápido e não há paciência para textos grandes, uma imagem com duas palavras chega... e passa logo para outra imagem diferente .... Talvez seja uma fase e com o tempo as pessoas comecem a sentir um vazio e a necessidade de mais ... :) beijinhos Teresa

    ResponderEliminar
  13. Jane Quintela de Carvalho3 de outubro de 2020 às 11:13

    Oi Nina... que maravilha é saber fazer crochê e confeccionar essas maravilhosas peças, e ainda no fio branco que eu acho o mais lindo. Amei tudo!!!
    Quanto aos blogs, muitos se extinguiram mesmo, eu seguia uma moça daí de Portugal, lindíssima, postava looks lindos e sua família de 3 crianças, o Blog se chamava Estilo Hedônico, parou totalmente, uma pena!
    Beijossss!!!

    ResponderEliminar
  14. Esta foto é tão harmoniosa. Camisola e almofada belíssimas,como tudo que tu faz. Esta tua coleção de jarros azuis é um luxo. Uma sala lindaelegante e confortável! Boa semana Ninita!

    ResponderEliminar
  15. A publicação era sobre a almofada em andamento e que ficará lindissima, mas o comeu comentário é sobre a blusa. Mais uma, linda. Porque gosto muito de usar saias, por vezes tenho alguma dificuldade em encontrar blusas que caiam bem, sejam clássicas e bonitas. As que se vêm por aí são quase todas dedicadas a calças e leggings, sendo que vestidas com saias, ficam uma espécia de sobre saias ou túnicas. A única possibilidade são blusas dessas, de crochet e já por várias vezes procuro modelos pela internet, guardo uns quantos e depois acabo por me esquecer do assunto. Até que volto a ver umas blusas bonitas, como essas. Vem aí o frio, mas acho que vou pensar (e fazer) uma. Quando der visto-a e já está. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar