segunda-feira, 29 de maio de 2017

O Porto é perfeito!


O Porto é perfeito!









AQUI! pode ler-se o  porquê da cidade do Porto - a minha cidade! - ser  considerada perfeita seja qual for o ângulo pelo qual  é avaliada.

Esta avaliação enche-me de orgulho e confirma a minha profunda convicção - vivo na melhor cidade do mundo - depois de ter percorrido tantas, tantas por esses continentes distantes.

Ok! Bem sei  que "sou suspeita" porque aqui tenho as minhas raízes,por que aqui passei quase toda a vida, porque aqui formei família, porque aqui vive a maior parte dos meus amigos!
Bem sei!
Insisto, mesmo assim:
-O Porto é perfeito!






Vivo numa cidade que pode ser rural - das janelas de minha casa avisto vacas pastando , campos cultivados, bosques e mar, muito mar - mas , ao mesmo tempo é imensamente cosmopolita, com os melhores centros culturais, museus, lojas, shoppings, centro histórico medieval, restaurantes e bares.







Por isso há tanto turismo!
Que eles sabem o que vale a pena visitar.
E o Porto é perfeito!





Abaixo, o texto quase na íntegra que me deu tanta alegria!




Uma recente vaga de estrangeiros chegou ao Porto não para fazer turismo, mas para fixar residência, criar o próprio negócio e usufruir da segurança, das tradições e do crescimento económico numa cidade premiada três vezes como melhor destino europeu.








"O Porto foi eleito melhor destino europeu em 2012, 2014 e 2017 e a “avalancha” de turistas é um facto, atingindo quase 6,9 milhões de dormidas.






Mas, nos últimos meses, a cidade tem registado uma nova tendência com a chegada de estrangeiros que não querem fazer turismo, mas antes pretendem realizar o sonho de viver numa cidade segura, que une tradição e contemporaneidade e que também está na moda por proporcionar crescimento económico a quem for empreendedor, explicou à Lusa Maria Kulagina, uma russa que abriu um estabelecimento comercial há cinco meses na típica Rua das Taipas, onde serve pequenos-almoços saudáveis e aluga bicicletas.




“Quando pensámos numa cidade para estabelecer o nosso negócio, pensámos em primeiro lugar no Porto. O Porto está a crescer, isso vê-se. Ganharam o título para melhor destino europeu, também têm muitas companhias aéreas que asseguram bilhetes baratos de outras cidades europeias”, enumera Maria Kulagina, 26 anos, uma antiga relações públicas que aterrou no Porto em dezembro passado com o seu marido Alexey Mikhaylov, 34 anos, ex-diretor financeiro, para abrir o ‘Hungry Biker.



Depois de palmilharem Portugal de lés-a-lés, a escolha recaiu no Porto, por causa da “atmosfera”, pelo “espírito aberto das pessoas” e “autenticidade” e, porque as pessoas têm os “olhos postos no futuro, mas não se esquecem das suas tradições”, explica o casal russo.





Maria e Alexey deixaram Yekaterinburg, cidade entre a Ásia e Europa, a dois mil quilómetros de Moscovo, e destacam que encontraram no Porto pessoas amigas de ajudar, que “não se escondem atrás de muros”.




O casal brasileiro Felipe Sales, 39 anos, informático, a mulher, Daniela Sales, 40 anos, e o filho de cinco anos também imigraram para o Porto há cerca de um ano, deixando para trás o Rio de Janeiro, a violência e a crise económica sentida no seu país natal.






Abriram dois negócios. Uma marca brasileira de joias e uma marca de acessórios para telemóveis. “Viemos em busca de uma vida mais tranquila, com mais segurança e uma vida melhor para o nosso filho”, resume Daniela Sales, destacando que o Porto tem um bom clima, uma gastronomia interessante e “muito boa” mobilidade urbana.
“Para a gente a adaptação foi muito fácil”, conta Felipe Sales, considerando ainda que aquela imagem que se fala dos portugueses serem “maldispostos” e “mal-humorados” e que “tratavam mal os estrangeiros” não foi vivenciada, pelo menos para já.
“Agora só de férias volto ao Brasil, porque a situação está complicada em temos económicos, políticos e de segurança”, assume o casal brasileiro.




A alemã Svenja Specht, ‘designer’ de moda, alugou uma casa no Porto há dois anos com o seu companheiro, Yoske Nishiumi, natural de Tóquio (Japão), e mudou a sede da sua empresa ‘Reality Studio’, em Berlim, para um primeiro andar de um edifício da Baixa portuense.






Entretanto o japonês Yoske Nishiumi decidiu também abrir o seu próprio negócio e apostou numa loja conceptual com produtos japoneses, alemães e portugueses no centro da cidade, nas Galerias Lumiére, onde 70% dos clientes são portugueses.





Amigos da cena musical que faziam intercâmbios entre Porto e Berlim e amigos do estúdio Colönia – arte e ‘design’ – foram alguns dos responsáveis por apresentarem a cidade do Porto ao casal Svenja e Yoske, que visitou a cidade pela primeira vez em 2011."

Ler mais AQUI!

É isto, portanto!
O Porto é perfeito! 
Mais-que-perfeito! 
Sem qualquer dúvida!

Beijo
Nina

























26 comentários:

  1. Adoro o Porto onde tenho um bocadinho das minhas raízes. Um dos meus bisavós maternos era natural do Porto, mas por aquilo que conheci da cidade sempre que aí estive.
    Um braço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Eu também gosto muito do Porto. Todos os anos vou lá dar uma volta.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Amei o teu post!
    Assino por baixo!
    As tuas excelentes fotos encheram-me de saudades.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Não podia concordar mais, o Porto é realmente perfeito! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Nina...assino por baixo!
    Não me viu nascer mas é a cidade de uma vida de trabalho e onde nasceram meus filhos ... na freguesia da Sé ... na Ordem do Terço!
    A minha cidade de coração que me recebeu quando regressei de Angola em 75!
    Há muitos recantos novos próprio da modernidade ... mas a genuidade do seu povo é bem antiga e é uma das razões que leva tanto turista à cidade!
    Por isso é perfeito em todos os aspetos e até o trânsito se "aguenta" mui bem!!!
    Bj e parabéns pela bela partilha

    ResponderEliminar
  6. Nina, O Porto é uma cidade muito bonita. E eu já tenho muitas saudades de a visitar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Não tenho dúvidas.
    E nem conheço, ainda o Porto.
    Mas pelo que vi de outras cidades portuguesas, faço coro com você: O Porto é Perfeito.

    ResponderEliminar
  8. O meu Porto....
    Cidade que acolheu o mê bisalho quando foi estudar e por aí ficou.....
    Vives em Matosinhos?
    Nao gosto tanto de braga como do porto
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  9. Después de ver tus fotos y leer tu texto, creo que es cierto: Porto es perfecto.

    ResponderEliminar
  10. Querida Nina: em dezembro passado fui passar uns dias ao Porto e fiquei deslumbrada com a cidade. Souberam-me a pouco e já decidimos que havemos de voltar, ainda por cima agora temos voos de ligação diretamente para lá.Uma cidade onde o antigo e o moderno estão em perfeita harmonia e onde as pessoas são extremamente simpáticas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Amiga com este seu post, não há duvida alguma que tenho que ir conhecer Portugal logo logo, já anotei Porto como mais um lugar para ir conhecer, amiga obrigada pelo seu carinho e com certeza antes de eu ir a Portugal, irei sim pedir algumas dicas para você.
    Beijos e que DEUS a abençoe.
    Ângela.

    ResponderEliminar
  12. Ah, as fotos são lindas! E todas as pessoas que conheço que visitaram recentemente a cidade teceram muitos elogios. Aliás, Portugal como um todo tem sido muito elogiado.
    Não me espanta que brasileiros estejam entre as pessoas que chegaram para residir permanentemente... principalmente com essa vergonha que é o Brasil (difícil escrever um post como o seu sobre qualquer cidade daqui!).

    ResponderEliminar
  13. Que post tão giro!
    Foi curioso e divertido, uma demonstração de carinho e de amor pela tua cidade. Lindo!
    Bem, não posso dizer que é perfeito... não gosto de enchentes, aborrece-me ter de contornar tantos obstáculos, tanto esbarrar em gente... sei que é bom para o país, que os turistas fazem falta, sei isso tudo, mas... prefiro sítios mais sossegados, principalmente se quiser descanso, férias. :)
    Beijinho grande, querida!

    ResponderEliminar
  14. Oi Nina!

    A tua cidade realmente é muito linda! E o casal de brasileiros tem toda razão... Quem tem possibilidades, está saindo do Brasil por vários motivos, mas principalmente pela falta de segurança! É uma pena!

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  15. unfortunately i know this bridge only from tv and magazines. this structure of that bridge is so brilliant. you are lucky to get there - i´m a little bit jealous of you...i wished i could walk over that bridge.

    nice post!!!

    bye.

    Jennifer
    http://jennifer-femininundmodisch.blogspot.de/2017/05/accessoires-schwarze-trager-handtasche.html

    ResponderEliminar
  16. Parabéns Nina! Moras numa maravilhosa cidade. Quando visitei fiquei encantada. Ainda me lembro do delicioso bacalhau que comi ao lado do rio Douro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Sim querida Nina, o teu Porto é perfeito e lindo . sinta-Se sempre orgulhosa. As imagens estão grande lindas.Grande beijinho

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde Nina, parece ser muita linda esta cidade....bjs

    ResponderEliminar
  19. Boa noite Nina,
    Tem muita razão em considerar a sua cidade perfeita. O Porto é uma cidade linda e com muitos atrativos.
    As suas magníficas fotos assim o atestam!
    Um beijinho e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  20. No conozco Oporto, pero lo que vi de Portugal me encantó. Tiene un encanto muy especial y una mezcla de modernidad y decadencia que resulta adorable. No me extraña que estés orgullosa de tu ciudad.
    Besos

    ResponderEliminar
  21. Eu também adoro o Porto. Se existem cidades belas e encantadoras, o Porto é uma delas e como é bem perto de casa posso lá ir sempre que dá vontade. O mais engraçado é que se descobrem sempre novos pontos de interesse em cada visita :) Uma cidade para descobrir e redescobrir sem dúvida :)

    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  22. Oi Nina... se eu pudesse morar na Europa eu escolheria a cidade do Porto com certeza... é linda demais!!!
    Beijos e obrigada pelas palavras carinhosas ♥

    ResponderEliminar
  23. Pelas fotos e tua alegria, Nina, percebe-se bem o quanto a cidade do Porto é espetacular. Lindíssima!

    ResponderEliminar
  24. Como é lindo o Porto e é sempre tão bom revê-lo! Obrigada pela partilha! Beijos

    ResponderEliminar
  25. O Porto é uma cidade muito bonita!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  26. Adorei o post!... Está formidável!
    E apesar de morar nos arredores de Lisboa, também ainda numa zona de ambiente meio campestre e calmo... sou forçada a concordar que o Porto tem um ambiente muito mais vivo, autêntico e agradável, do que Lisboa... que até estará meio descaracterizada do seu antigo espírito... em muitas das suas zonas mais emblemáticas...
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar