quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Velharias



Nas minhas andanças  pelas estradas da Europa  durante o Verão ,  as chamadas Road Trips - tenho aprendido muito, no sentido de tornar as etapas confortáveis,  o que passa, obrigatoriamente,  por recusar distâncias  excessivamente  longas ou excessivamente demoradas.

Às  vezes, planeia-se uma etapa que se realizaria em 2 horas e acaba-se por verificar que ela se multiplica por 5 -cinco, foi mesmo o que dissse- devido sos engarrafamentos, os terriveis bouchons ou traffic jam, tudo o mesmo, tudo um suplicio.

Há  truques, opções  que ajudam, embora nada seja garantido.

Assim, em principio,  o fim de semana é  mau. Muito movimento, muita fila, muito engarrafamento.
Melhor, portanto, evitar percorrer estrada ao fim de semana.

Como alternativa,  será  escolher uma cidade e por lá  permanecer.

Só  que ...
Ao domingos as cidades estão  mortas, descaracterizadas, sem vida - na minha opinião .

Descobri,  entretanto,  algo que as torna muito interessantes:

- São os mercados de velharias, as feiras e feirinhas que frequentemente  se realizam ao domingo ,  para minha delicia :






Aqui exemplos de achados, de relíquias  ...



Encontro sempre um sitio,  aqui em casa, onde os encaixo, para regalo dos meus olhos.



1 euro!


1 euro!
Esta molheira veio do serviço de porcelana de um barco - diz no fundo.
Seria do Titanic?



Coleciono caixinhas em porcelana. A dizer a verdade, junto! Não  tenho o rigor de colecionadora, mas não  interessa  sempre que encontro uma que agrade, compro.
Assim acumulei algumas, poucas, mas o conjunto crescerá. 




Esta concha quase sem brilho, sugere histórias,  enredos, prenda de casamento, herança  que ninguém  quis...


Sempre me tento, sempre descubro tesouros, pechinchas, maravilhas  - são  as tais caixinhas em porcelana, cestinhas e jarras metálicas,  bules, molheiras, açucareiros ... tanta coisa.
Ah! Também  me encantam as peças  de enxoval, os lençóis  bordados a branco, os guardanapos, as toalhas ...


Depois, chegada a casa, é  um gosto!
Desembrulhar (vem normalmente protegido e embrulhado em folhas de jornal), lavar e decidir onde os colocar.

No fundo - admito - sou uma acumuladora!
E não  vou nem quero mudar.


Beijo
Nina

29 comentários:

  1. CUANTAS PRECIOSIDADES!!!
    ME ENCANTA TODO.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  2. Bem bonitos os teus achados.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Nina...minhas velharias já estão guardadas atrás de vidros pois gosto mas espiritualmente há muito que não estou nessa onda de aquisição!
    Mas gosto de visitar esses espaços e de as ver adornando belos recantos como os seus!!!
    Bj e gostei das suas escolhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nina ... quando me reformei os livros didáticos foram oferecidos a colegas e algumas enciclopédias à escola!
      Estes desapegos que vou fazer são de romances que lidos e relidos já não interessa manter em estantes pois meus herdeiros não apreciam este tipo de leitura!
      Neste momento trouxe um a pensar num desapego algarvio mas gostei de o reler de modo que regressa comigo!!!
      Bj

      Eliminar
  4. São peças que dão charme a qualquer espaço. Bj

    ResponderEliminar
  5. Boa noite, querida Nina!
    Não gosto de ter muita coisa... sou pelo modo mais prático para limpar, rs.. mas admiro muito as peças antigas... acho-as lindíssimas!
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  6. Um euro? Jura? Peças lindas. Também gosto imenso de fazer isso, garimpar. Adoro essas feiras. Fico imaginando em quantas mãos aquela peça passou, a quantas famílias, quantos segredos... Você com as caixas de porcelanas e eu tenho uma fascinação pelas molheiras e bules e jarras. Qualquer dia monto um museu! Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Que belos achados!
    É de facto uma pena andar a passear aos domingos, por vezes! É como dizes, parece meio deserto!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Oi Nina... eu também sou uma louca por "velharias", minhas cunhadas já até falam "é velho? mostra pra Jane", rsrsrs Eu amo meus trequinhos que compro nas viagens e depois quando chego em casa, que delícia poder achar um canto para colocá-los... tudo lindo o que você comprou!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  9. Nina,viajar de carro no verão por cá aos finais de semana,terá bouchon sem dúvida. A côte Belge(praia) fica a 1 hora de Boss a casa,final de semana com sol pode contar 3 horas. Sim,diferente de Portugal e Espanha,infelizmente a Europa aos Domingos dorme.Minha comadre que vive na Alemanha,disse-me que por as vilas uma de cada vez,alternando abre o comércio aos Domingos. Is mercados de pulga foi uma grande descoberta e felicidade para mim quando cheguei a Bélgica. É tanta coisa linda e cheia de história e tão barato que é difícil resistir. Tuas aquisições foram lindas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que grande achado. As peças são lindas. Eu também gosto muito de ver essas feiras, mas raramente compro alguma coisa. A minha casa é pequena e já está sobrecarregada.
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Velharias não,....verdadeiras preciosidades,...
    Desculpe a questão, mas que queria dizer com o comentário que deixou no meu blog,..."adoramos comida parolinha!"
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  12. Velharias que são verdadeiras relíquias.

    Amei as fotos!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. ♥NIna..I have a piece..the edging is similar to one of your silver treasures..all pretty!

    ResponderEliminar
  14. Que linda essa molheira. Uma relíquias seus achados.
    Adorei essas peças.
    Andei um pouco ausente , mais já tem atualização por lá.
    Desejo que o mês de setembro seja de muitas bênçãos em sua vida.
    Abraços e sorrisos!
    Um ótimo dia!


    ResponderEliminar
  15. Oi Nina, já fui acumuladora...depois da minhas cirurgias em que quase passei daqui...desapeguei de tudo.
    Sei lá perdi o entusiasmo, mas continuo a dar valor e a apreciar essas lindas peças.

    As vezes fico a pensar porque mudei tanto, meus familiares também notam a diferença , não sei explicar!

    As duas últimas viagens que fiz , não comprei nada.
    apenas apreciei!

    Uma linda semana bjsssssssssss



    ResponderEliminar
  16. Que máximo Nina, adoro a sua espontaneidade :D
    Eu não sou acumuladora, e cada vez mais tenho menos objetos a impedir a limpeza rápida :)
    Mas adoro ver esse tipo de peças, apreciar os pormenores, gosto imenso de ir passear às feiras das velharias :)
    E se gosta de ter em casa, acho muito bem, cada um sabe de si ;) As suas caixinhas são muito bonitas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Qué lindas compras.
    :D
    Yo creo que viajar es la mejor manera de aprender.

    ResponderEliminar
  18. Mas que belas compras.Tens um olho formidável para descobrir essas lindas peças. A molheira do " Titanic" ( rsrs) é lindíssima.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde Nina,
    Peças muito bonitas!
    Também aprecio velharias. Só que agora optei por aligeirar as minhas coisas embora tenha algumas guardadas;)) e evito comprar.
    Beijinhos e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  20. Cuantas cosas bonitas has encontrado!!!.
    Besitos

    ResponderEliminar
  21. Olá Nina,
    Gostei de tudo! Essa molheira é muito linda!

    ResponderEliminar
  22. Nina, as tuas velharias são lindas!
    Em toda a minha vida terei comprado duas ou três pecinhas! Tenho algumas de família e não tenho espaço para mais bugigangas!
    Uma molheira por 1€... verdadeira pechincha e é linda!
    Ah! Também gostava de ser tua vizinha! Acho que faríamos coisas lindas em equipa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. E nestas feiras, por vezes, fazem-se verdadeiros achados!... Ocasionalmente, também caio em tentação!... agora com menos frequência... pois as casas, também têm falta de espaço, já... :-D
    Adorei ver essas espantosas descobertas, por 1 Euro... as peças são lindas!!!
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  24. Gosto muito de apreciar estas peças, nas casas dos amigos ou nos museus. Na minha, não. Gastaria um tempo sem fim a limpar o pó e acho que tropeçava em tudo, sou meio trôpega a andar às pressas cá por casa, rs... :)
    Sendo assim, resta-me apreciar e admirar os teus achados que são lindos, cheios de encanto e de boas recordações.
    Beijinhos, querida, até amanhã!

    ResponderEliminar
  25. Quando viajo se pudesse só traria coisas para casa(risos). Porque vejo cada coisa tão linda.

    ResponderEliminar
  26. Gosto de xícaras de café e tacinhas para licor. Talheres, também. Adoro estas feirinhas.

    ResponderEliminar