quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

O grande "porquê" ...






Falo de tricô!
Falo por mim!
Porque tricoto?
Porquê?

Tricotar requer tempo, vagar, porque tricotar por empreitada é tarefa penosa.
Tricota-se como e quando apetece.
Apenas!
A mim apetece-me todas as noites de Inverno, ao serão - lareira acesa, TV ligada e tricô nas mãos.

Tricotar exige alguma prática e muita insistência, porque ninguém se inicia nesta arte tricotando bem, tricotando de forma aceitável.
Ninguém!

É preciso insistir, persistir, treinar, para que o ponto saia certinho, bonitinho.
Depois, há meia dúzia de regras a interiorizar - aumentos, diminuições, cavas, decotes e um ou outro ponto de fantasia.

Além disso, indispensável se torna a execução da amostra - oh! coisa chata, oh! perda de tempo! Estar uma pessoa ali, ávida para começar, perdendo tempo na incontornável amostra - a que ditará a dimensão correta, sem a qual grandes desastres, terríveis desastres podem ser antecipados.

Acresce a tudo isto que é preciso comprar fio e agulhas. Que não são propriamente baratos.

Contas feitas, fica muito mais barato, resulta muito mais prático, proporciona imediato prazer, comprar feito! Seguramente!

Vai uma pessoa a uma qualquer loja e confronta-se com montanhas, catadupas de malhas dando sopa, esperando quem as vista e as desfrute.
Tudo prático. Tudo imediato. Tudo barato, tudo na onda do use e deite fora. Do descartável. Porque foi barato. Porque o prejuízo é residual.

Mas...

Ainda sim, tricoto!


Tricoto porque se puder fazer, não compro - e não é uma questão de dinheiro, pelo contrário...

Vou casando as (muitas) camisolas com o que me apetece e gosto da originalidade, do modelo provavelmente único.

Enquanto este frio polar persistir, nenhum programa me arrebata tanto quanto a sessão noturna de tricô que, suponho. em breve terminará, pois, infelizmente, lãs e calor não coabitam na minha pessoa.

Até lá, tricoto.
Dentro das minhas limitações, é certo.
Mas tricoto.
Alegremente.
Indiferente aos preços mais em conta, indiferente às pechinchas, indiferente à variedade da oferta, tricoto. Tricoto sempre.

Beijo
Nina (a feliz aprendiz de tricotadeira)

33 comentários:

  1. A verdade é que cada vez gosto menos das camisolas à venda nas lojas. Não gosto dos modelos nem das lãs. Uma aventura achar uma camisola ao meu gosto e que me fique bem. Já as tuas... além de bonitas e únicas ficam-te muito bem. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, querida amiga Nina!
    Gosto muito de tricotar e também o faço em razoável proporção.
    Gostei da cor...
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🙏🌹🌺⚘🌷🌷💐🌸💛🙏

    ResponderEliminar
  3. Olá:- E tricota muito bem. Parabéns por esse seu tricotar
    .
    Cumprimentos

    *** Silêncios Imerecidos ***

    ResponderEliminar
  4. Nina... eu reconheço a terapia que o tricotar dá à alma mas à verdade é que não pegando nas agulhas ... as minhas mãos não sofrem tanto!!!
    ...
    Crochetear é desde os 14 e tricotar desde o nascimento dos filhos ... 35 anos de modo que é o bichinho que estando entranhado não pode ser alimentado!!!
    ...
    Gosto muito do look e venham daí mais belos projetos!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Nina,
    Essa como outras camisolas que tem feito fazem a diferença... Escolhe a lã, faz ao seu gosto e ficam perfeitas, além de ocupar o tempo nos serões de inverno. Eu nas minhas tentativas tenho andado com preguiça...;))!!
    O conjunto da foto é lindo e fofinho!
    Beijinhos e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  6. Tejer en invierno para mi es un placer,me relaja mucho .. El jersey tiene un colorido precioso, te queda muy bien. Un beso.

    ResponderEliminar
  7. Que giro, Nina, penso igualzinho e gostei tanto de te ler! E sentir o que sentes... é por isso que os meus serões têm sido de roda das agulhas. Nunca me cansam. :)
    Adorei a camisolinha amarela que combina tão bem com o casaco de pelo. Um conjunto lindo e elegante! E cá para nós, não há nada que se assemelhe em requinte a uma peça tricotada à mão (com perfeição, nem que seja relativa). :)
    Beijinho, querida, bons tricôs!

    ResponderEliminar
  8. ESTOY IGUAL ESTA TEMPORADA ME DIO POR TEJER.
    HACE AÑOS QUE NO LO HACIA,PERO AHORA ME ESTA GUSTANDO.
    TU MODELO PRECIOSO.
    ES LINDO REGRESAR A LAS BUENAS COSTUMBRES;)
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  9. Lo mismo pregunto cuando hago rompecabezas, y la respuesta es: porque me encanta.
    :D

    ResponderEliminar
  10. Além do prazer que você tem de tricotar, tem o exercício que faz com os dedos.
    Importantíssimo, não esqueça.
    Fui fazer a Renovação de minha Carteira de habilitação (motorista) e dias antes fiz muito e muitos exercícios com os dedos.

    ResponderEliminar
  11. Sabe que entre 1980/1983, estive desempregada, tinha muitas despesas e um filho pequeno. Para ajudar nas despesas, comecei a tricotar para fora. Fazia tricô no Inverno e croché no Verão.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Nina: compreendo-te bem. Também sou uma apaixonada por tricô pelo simples prazer de tricotar. Gosto muito da tua camisola. Estou a acabar a da minha filha e agradeço-te as dicas preciosas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. Não tricto mas pelo que li, acredito que seja um hobbi muito prazeroso :)

    E a camisola ficou linda *.*

    Beijinhos grandes ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  14. Nina querida, eu é que queria ter esse talento, mas não consigo fazer nada.
    Amei a blusa e a cor também!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  15. Faz muito bem! Ficou muito bonita. E hoje em dia practicamente só existe "farrapada", nada de jeito.
    bjinho

    ResponderEliminar
  16. Para mim o tricot é uma paixão que vem desde a minha adolescência e que ainda hoje permanece. Os modelis da Nina são lindos. Beijinhos e Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho e benevolência, querida Aldina.
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Um mundo por descobrir... o do tricot... e que vale muito a pena, para quem nele se aventura... pois de facto, fica-se com peças únicas... e de qualidade inegável!...
    Dois tons combinados que muito aprecio... amarelo e castanho...
    Beijinho! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  18. E o prazer que dá vestir e pensar: fui eu que fiz!!! Ou ver outras pessoas com criações nossas, é muito reconfortante.
    Eu tricotadeira em stand by pelas exigências quotidianas compreendo perfeitamente!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Vim confirmar, e já sou sua seguidora :) Pois vi este post na lista de leitura do meu blogger. bjinho

    ResponderEliminar
  20. É uma arte, realmente. O resultado final, depois de todo o trabalho da aprendizagem e da elaboração das peças, é muito bonito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Nina,tens razão! Se eu tivesse o teu dom,faria o mesmo. O look que nos mostra é lindo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Precioso este jersey y con un color muy bonito. Tejer al lado de una chimenea viendo la televisión, un placer.
    Besitos

    ResponderEliminar
  23. Delante de una chimenea, es uno de los mejores planes, además me encanta el jersey que te has tricotado, menudo lujo.
    Besos guapa.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  24. Tem toda a razão! Mais vale apostarmos na qualidade da lã e na diferença dos modelos. Além de que os trabalhos manuais são importantes para a nossa saúde mental!
    Dito isto, parabéns, Nina, pelas suas realizações! Lindas e elegantes!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  25. Tem toda a razão! Mais vale apostarmos na qualidade da lã e na diferença dos modelos. Além de que os trabalhos manuais são importantes para a nossa saúde mental!
    Dito isto, parabéns, Nina, pelas suas realizações! Lindas e elegantes!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  26. Mais uma vez, não consigo deixar um comentário tranquilo...agora ficou anónimo :(
    É burrice, mesmo mas tenho dificuldades com o Blogspot! :(
    Desculpe, Nina!
    Manuela

    ResponderEliminar
  27. Mais uma vez, não consigo deixar um comentário tranquilo...agora ficou anónimo :(
    É burrice, mesmo mas tenho dificuldades com o Blogspot! :(
    Desculpe, Nina!
    Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se preocupe, Manuela. Sei muito bem quem é o unknown, mas não sei ajudar - incompetência assumida. Muito, muito obrigada pelo seu comentário, pelo seu carinho.
      Bom fim de semana.
      Beijinhos

      Eliminar
  28. Tão bonita Nina :)
    Mesmo sendo mais caro é tão bom fazer trico :)
    E tão bonita essa camisola :) Essa cor está na moda, e dessa moda eu gosto muito :)
    Linda, linda :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. E faz muito bem. Algo feito com as nossas mãos tem mais valor.
    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Claro, está muito certa! Além do prazer nas noites de inverno, com a lareira acesa, um delicioso chá, sem dar e menor bola para a vida, que passa sem dó.
    Gostei da cor e do modelo, bela!

    ResponderEliminar