sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Não é por acaso ...






... Que, tanto no campo da psicologia como da psiquiatria se recorra ao processo de associação de ideias com a finalidade de realizar diagnósticos. Assim, ao "branco" do clínico, o paciente responderá com a palavra que, com a sugerida, estabelece ponte.
Este é, de uma forma grosseira, a estrutura dessa operação mental.
Comprovo-a e confirmo-a todos os dias, a toda a hora. A associação de ideias é um by pass produtivo e um auxiliar de memória fantástico.
Concluída que foi esta "brilhante" introdução "cientifica", passemos aos factos.
Tenho uma amiga querida ( passo a redundância, já que merecendo o título de amiga, é por inerência do título, querida, queridíssima ...), dizia, que adora a cor roxa. Para ela, se todas as cores, por catástrofe sobrenatural, fossem extintas, que se salvasse o adorado roxo.
Falo da Liliane, do blog paulamar.
Pessoalmente, não tenho particular predilecção pela cor, que, por associação de ideias --lá está ela, associação de ideias -- associo à Quaresma, ao Senhor dos Passos e à paixão de Cristo.
Mas isto sou eu, e o que seria do amarelo ...
Em grandes doses, pura e simplesmente, recuso, como quem foge a sete pés de temível overdose. Já em detalhes, em apontamentos, gosto e adiro.
Então, hoje, aqui no bar da FNAC, enquanto tomo o meu expresso matinal, discorri, vá-se lá saber porquê, sobre a controversa cor e pensei em Liliane, minha amiga linda!
É que hoje, vesti-me de preto, optando por rabiscos roxos.


Nos collants!



Na mala.

Esta, transportou-me,de imediato a Sanremo, num processo mágico, no qual, a mala me transporta em vez de ser eu a transportar a mala.
Foi há dois ou três anos. Em Sanremo. Numa feira de rua.
Vi-a e foi amor à primeira vista. É uma cópia do clássico modelo Kelly, com direito a um autocolante aristocrático que garante a origem Hermes. ( por favor,não me ataquem por ter comprado contrafacção... Que atire a primeira pedra, quem nunca ...)
Feiras de rua italianas ou mercatto, como dizem os italianos, são deslumbramento para os olhos. Pela oferta, pelas italianas hiper, super, supra chiques, de jeans e ténis, mas, ainda assim hiper, super, supra chiques e a oferta e a oferta e a oferta!
 Este ano vou voltar e só a afirmação do propósito faz bater feliz e ligeiro o meu coração consumista, pecador, fraquinho face à tentação.


O casaco, quase festivo, quase prático, quase patriótico, quase chique, repõe-me em Milão, numa manhã fria de Dezembro, poucos dias antes do Natal.


Havia reservado quarto num hotel da cidade, relativamente afastado do centro, com todas as vantagens e desvantagens que a opção implica.
Uma aparente desvantagem, a distância do coração da cidade, rapidamente provou ser mais-valia:
- Percorrendo, a pé, as ruas que conduziam ao Duomo, descobri a autenticidade da vida dos locais, as lojas onde compravam, os restaurantes onde comiam, os parques por onde passeavam.
E foi assim que me deixei seduzir pelo casaco, exposto na montra de uma lojinha de bairro. Foi, como disse, amor à primeira vista. Pelo colorido, pelo brilhantismo de festa, pelo ar natalício.
Uso-o pouco, em comparação com o muito que dele gosto.
Acho que é o meu íntimo de formiga que me aconselha cautelas e prudências, não vá o tesouro finar-se.

Se não fosse já, tão longo o texto, por aqui me quedaria estabelecendo outra e outra e ainda outra ponte, tão numerosas quanto as minhas memórias.

P.S -- O casaco é de pele sintética!

Beijo
Nina

22 comentários:

  1. Por mim, ficava aqui a tarde toda a "ouvir" as tuas deambulações pelas ruas de Itália. Estou a adorar. Vá, podes continuar :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Nina.
    O Roxo também é uma das minhas cores preferidas junto com o lilás. E gostei do look e das recordações.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  3. Olá Nina
    Um look muito giro.
    Linda sexta,bjkas

    ResponderEliminar
  4. Olá. O roxo quando faz conjunto com o preto ou uma camisa branca, não fica mal. Nas mulheres, gosto de ver o castanho claro, o beje e o preto porque é sexy e fica bem quase sempre ( só aquelas mulheres que têm gosto na roupa ), pois tenho amigas da geração da minha Mãe, que sei que têm dinheiro para se vestirem bem, mas nâo têm gosto nenhum pela roupa. Para vestir bem, não é preciso comprar roupas caras, é preciso é ter gosto e existem muitas mulheres que nâo têm gosto nenhum. Quando eu tiver uma namorada, oxalá que seja de usar calças e não saias ou mini-saias. Uma mulher de calças de ganga, eu acho lindo... beijos e um bom fim de semana. quanto a mim, gosto do verde, dos castanhos e do azul porque condizem com os meus olhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo!
      Gostaria de responder aos teus comentários passando aí por casa. Mas como o acesso é negado, fica aqui o meu obrigada pelo carinho e os votos de um muito, muito bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Ola querida..o roxo é uma cor que eu não admiro muito..mas uso em pequenos detalhes..adorei a combinação..o casaco de pele é lindo..gostei imenso..
    Bom fim de semana..
    Beijos da Bruxinha

    ResponderEliminar
  6. Nina querida, obrigada pela sua lembranca.
    Nao eh preciso repetir de quanto gosto de vc.
    Sim. Amo roxo. Nem sei desde quando comecou essa minha paixao.
    Para viagem, optei pelo preto, porque acho mais pratico.
    Vc esta linda e chic. E o corpo, completamente, em forma.
    Nao engordei nada por esses dias de felicidades. Ainda bem, nao eh?

    ResponderEliminar
  7. Creo que no hay nada mejor para conocer una ciudad en la que estamos de visita que caminar por sus calles. Y mejor aun si usamos el transporte público. Aprenderías tanto de Lima usando el transporte que tenemos acá, más que quedándote meses.

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto muito do roxo. Costumo dizer que sou bem colorida, porque não gosto de beje ou qualquer coisa nude... É muito bom apreciar a vida com todas as cores e sabores. Adorei o que está vestindo! (haaa esqueci de comentar que amo saias e vestidos de preferência curtos) Beijos e ótimo fim de semana

    ResponderEliminar
  9. LINDA LA CHAQUETA DE LENTEJUELAS.
    MUY DE FIESTA.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  10. Nina,
    gosto de vir cá visitá-la, de ver as tuas fotos, de ler os teus textos.....e acima de tudo de ver como vais de uma ideia para a outra, de vê-la dar uma volta pelo sul da Europa, começando a falar de uma parte da paleta de cores...

    Muito bom...

    abraços de MF

    ResponderEliminar
  11. Verdade, tem cores que nos lembram muita coisa, ou que por algum motivo não gostamos de jeito nenhum (eu não gosto de amarelo). Seu casaco é uma graça rs... Vou passear por lá esse final de ano, quem sabe não encontro um que eu goste? rsrs... Beijos!

    ResponderEliminar
  12. Não tenho nenhuma peça em roxo ou amarelo. Duas cores que não gosto.
    Já do preto, branco, vermelho , cinza uso e abuso...castanho também uso bastante no Outono/Inverno.

    No entanto gostei da combinação de cores que usaste. Não me admira, devido ao teu bom gosto.

    Gostei muito do casaco que tens vestido.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  13. Não tenho nenhuma peça em roxo ou amarelo. Duas cores que não gosto.
    Já do preto, branco, vermelho , cinza uso e abuso...castanho também uso bastante no Outono/Inverno.

    No entanto gostei da combinação de cores que usaste. Não me admira, devido ao teu bom gosto.

    Gostei muito do casaco que tens vestido.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  14. Oi Nina! Arrasou na elegância hein....
    E a composição do traje te fez viajar em pensamento, que coisa bonita.
    Bjs
    P.S. Fico aliviada que a pele seja sintética. Sabe, sou apaixonada pelos animais, até carne parei de comer por amor a eles.

    ResponderEliminar
  15. Nina, estás tão elegante, tão chique! Gostei da mistura das cores, da saia de tudo. E o casaco é lindo, lindo,lindo.
    Quanto à associação de ideias é mesmo isso, um pensamento, um objecto são capazes de nos levar para outras situações, outros lugares.
    Querida,tem um bom feriado e um bom domingo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Digo e repito, voce é chic!
    E me fez ficar com uma saudade enorme da Itália, querida Itália, linda ...
    E Milão, e as feiras de rua, e as pessoas maravilhosas, bonitas, elegantérrimas!
    Voce soube combinar muito bem o preto com o roxo (que também não curto) a ponto de não chocar. (para mim o roxo choca, é uma cor marcante demais!).
    Beijos minha querida Nina, voce é show!!!

    ResponderEliminar
  17. Nina
    Usted esta tan elegante adore la combinación de colores que eligió . Colores como el lila .. Brillante y bello . Su cartera preciosa
    Cariños

    ResponderEliminar
  18. Oi Nina!

    Quase queimei o feijão... Poderia continuar lendo... Bom, pra começar, no meu armário não se encontra uma peça roxa. Já tenho dificuldades de costurar a cor lilás nas peças da neta ( cor preferida da filha), também não sou chegada a brilhos ( as filhas diriam: Mãe, teu tempo já passou" Kkkkk), mas tudo isto, nos outros (as), eu aprovo e até chego a gostar. Kkkk

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  19. Wow Nina,
    you look beautiful!
    Great weekend
    Crissi
    Beijo

    ResponderEliminar
  20. Olá Nina: cheguei aqui para retribuir a sua simpática visita e deparo-me com um texto muito bem escrito,com um toque de humor e muita sofisticação. Adorei!! Claro que me tornei sua seguidora (é um prazer) e voltarei cá mais vezes,de certeza.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  21. Oi Nina... também tenho uma bolsa "Fendi" comprada nestas feirinhas italianas e uso sem receio nenhum, rsrsrs eu também gosto da cor roxa, mas uso bem pouco... em ti o look total ficou super bem!!! Beijosss!!!

    ResponderEliminar