As camisas do marido têm o irritante hábito de, repentinamente, aparecerem com o cololarinho e punhos em muito mau estado, enquanto que as frentes, costas e mangas se apresentam impecáveis.
É assim comigo e, tenho a certeza, será assim convosco.
Até há bem pouco tempo, observando o triste aspeto do colarinho, dava à camisa o triste destino do caixlote do lixo ou, quando muito, colocava-a junto do monte de panos que são utilizados nas limpezas.
Porém, a minha atitude mudou e já quando cortei os blocos para a MANTA , aproveitei duas camisas em tons de azul, uma vez que, que o tecido, 100% algodão, era belíssimo para incorporar em qualquer projeto.
Cá em casa, concluo, estragam-se muitas camisas, pois, de repente, mais três foram separadas para a reciclagem.
Estas! |
Esperavam enrodilhadas no cesto de peças a aproveitar.
Esta tarde, decidi tratar delas.
Desmanchei-as, cortando-as em partes. |
Seguidamente, passei-as a ferro e dobrei os retalhinhos obtidos. |
Este é o empurrão necessário para por em prática um novo projeto. Foi coisa simples e rápida, mas será, seguramente impulsionador para meter mãos à obra, isto para não mencionar que o balde de roupas a reconverter ficou deliciosamente quase vazio.
Foi a minha tarde de carnaval.
Divertida e tranquila embora, a alguns, possa parecer enfadonha!
E já agora deixo no ar a pergunta que abrirá os meus horizontes:
- O que fazem com as camisas imprestáveis dos maridos?
Sou toda ouvidos!
Beijo
Nina
As melhoras querida. Muito chá e benuron para começar. E descanso também, que estas gripes são terríveis.
ResponderEliminarLembro-me da minha Mãe mandar virar os colarinhos das camisas do meu pai. Cá por casa, o marido agora não usa camisas, só polos. Quando trabalhava quando as camisas já não estavam em bom estado iam para panos de limpeza.Mas essa tua ideia de aproveitares para outras coisas é óptima, Depois mostras. Beijinhos.
Nina,
ResponderEliminarrespondendo à tua pergunta: faço o mesmo que tu e algumas também já estão em quadradinhos das duas colchas que fiz para as minhas netas minhotas. Ah!, e guardo os botões! Nunca deitei camisas no lixo. Quando gosto muuuuito delas, descoso a parte da gola do colarinho, coso a tira e a manga comprida passa a meia-manga! Ainda fica uma boa camisa de verão, fresquinha! (só não sei se segue a moda... mas "ele" usa e gosta!!!)
Bjs
Seguro que el resultado de ese nuevo proyecto será tan impecable como todo lo que nos enseñas por acá.
ResponderEliminarQUE BUENO!!!!
ResponderEliminarLO DEJARAS SIN CAMISAS!!!!
PERO CON UNAS MANTAS DIVINAS!!
SALUDITOS
Eu costumo «virar os colarinhos» e ainda dão para muito tempo,
ResponderEliminartambém as de verão corto as mangas e faço colarinho novo, beijo
Boa noite Nina, que engraçado, ainda de manhã retirei uma de "circulação", mas ainda ali está a tempo de ser recuperada!
ResponderEliminarAqui em casa como o marido gosta de pesca e bricolages de garagem ainda as vai usando mais uns tempos!
Mas há uma altura em que são retiradas e tenho-as colocado nos contentores da Cáritas, esperando que alguma voluntária faça aquilo que infelizmente não sei fazer. Virar o colarinho e assim talvez ainda possa ser útil para alguém, porque no meu caso fica mais caro pagar a quem faça este trabalho.
Agora fiquei curiosa e vou aguardar com entusiasmo as suas ideias e quem sabe pôr em prática!
Biejinhos e bom serão.
Ailime
Nina, estou passando o link do meu canal no YouTube, passa lá que tem 4, o último eu publiquei hoje!! Beijos! www.youtube.com/channel/UCXjb3v8c3l4sVQV2IzAVk7g
ResponderEliminarHe visto en otros blogs los bonitos trabajos que han hecho con restos de camisas y quedan fenomenal.
ResponderEliminarBesos.
Chary :)
Oi Nina, acredito que quando começou esta técnica de patchwork os tecidos eram assim aproveitados... as camisas do meu marido eu acabo doando para uma instituição de caridade, lá eles remendam, costuram e passam para os mais necessitado... beijosss!!!
ResponderEliminarcá em casa faço trapos, mas tenho que mudar o foco...ah tenho mesmo....Já viu o blog da Constança Cabral - Saídos da Concha???? pois bem, ela reaproveita todas as camisas.....como você está fazendo....bons projetos.
ResponderEliminarNina, que ótima dica. Quando minhas filhas eram pequenas eu costumava aproveitar as costas das camisas transformando em vestidinhos. Depois passei a doar as camisas com os colarinhos surrados para o marido da faxineira.
ResponderEliminarBeijos
Depois quero ver o resultado.
ResponderEliminarhttp://retromaggie.blogspot.pt/
Olá!
ResponderEliminarConcordo plenamente com você, achei ótima a sua ideia. eu jogava fora as do meu marido, pois ficavam horríveis embaixo do braço, nem serve para doar. Agora vou repensar.
beijocas1
Já aguardo pra ver o que vão virar essas camisas!
ResponderEliminarBeijo
¡ Buena idea ! Aquí hay contenedores municipales para dejar la ropa que ya no se quiere , normalmente la dejo en estos contenedores aunque si es una prenda que le tengo cariño o lleva una tela que me gusta la reciclo y hago patchwork. ¡ Feliz semana!
ResponderEliminarrsrsrsr ! também aproveito as camisas do maridao para fazer minhas costuras, tapetes etc.... é sempre pelo colarinho mesmo ! novos projetos com reciclagem !
ResponderEliminarA minha mãe vira os colarinhos das camisas, e assim vão durando mais algum tempo.
ResponderEliminarIsabel Sá
https://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Menina Nina sempre em "route" sempre a caminhar,porque a vida precisa de movimento,lá vem um novo projeto,sucesso! Beijinhos
ResponderEliminarNina...um excelente aproveitamento!
ResponderEliminarA camisa tem quase sempre um padrão interessante e reaproveitar é uma excelente ideia!
Desde que estou na aldeia...retalho-as e ofereço-as para se fazerem trabalhos num Lar de velhinhos...pois dão muito jeito!
Um dia bem gostoso!
Olha que boa ideia!!
ResponderEliminarVou esperar para ver o que sai das tuas mãos ;)
Beijos Nina
http://instagram.com/annabelle_madeira/
Oh I dislike iron the shirts!
ResponderEliminarhug
beijo
Crissi
Nina, quando as camisas estão gastas no colarinho, mando virar, ou eu própria os viro. Duram outra temporada! :)
ResponderEliminarDepois disso (quando rompem outra vez) ofereço-as ao meu pai, para andar no trator são um luxo! lol
Mas gostei do teu aproveitamento, estou em picos para saber o que andar a "aprontar"...
Una buena idea, se aprovecha todo.
ResponderEliminarBesitos guapa
Nina
ResponderEliminarJá estou curiosa para saber o que virá dessas ex-camisas!!
Até a pouco tempo, eu costumava doar as camisas de meu esposo mas após ganhar a máquina de costura, tenho-as guardado. Ainda não sei o que fazer com elas. Tenho guardado muitas gravatas dele pois são tecidos tão bons e de padrões lindos que fico com dó de doar ou de cortar. Não sei o que farei com elas. Aceito sugestões.
Tenho gostado demais dos teus trabalhos em costura e tem sido muito saudável para ti pois não te prejudica, em nada, no problema dos seus dedos e tua mente se mantém criativa.
Por aqui, chove deliciosamente refrescando o nosso verão e aos poucos a chuva abastece os mananciais porém teremos que racioná-la indefinidamente. Não dá para ficar sem água!!
Bjs, ótima semana.
Olá,
ResponderEliminarPor favor podia dizer-me qual a quantidade de lã para fazer um vestido igual ao ser verde (que eu adoro).
Obrigada.
Bjs
Tina
Ólá, Tina! O meu vestido pesa 800 g.
ResponderEliminarBeijo
Não sei e nem gosto de costuras.
ResponderEliminarAqui em casa, eu dou as camisas usadas para outras pessoas mais simples aproveitarem. Ficam bem agradecidas.
Mas, sei que vc. reaproveita muita coisa ai.
Achei legal a sua disposição para isso, tb.
Bjs, Nina.
até já consigo visualizar as camisas transformadas em lindos e caprichosos patchwortk...bjokas lindeza e sucesso sempre
ResponderEliminarObrigada Nina, peço desculpa no meu comentário (pedido), não lhe disse que Adoro o seu blog e que sou sua leitora assídua, mais uma vez muito obrigada.
ResponderEliminarBeijinhos
E como os tecidos são muito bonitos, vai dar uma colcha linda e bem durável. Minha mãe sempre fazia assim pra aproveitar os tecidos ainda bons, inclusive com a beiradas dos lençóis que também só acabam no meio.
ResponderEliminarTambém aproveito, Nina.
ResponderEliminarOu uso para limpeza da casa, ou como vc, aproveito fazendo porta-sacos.
Tenho muitos, com essa utilidade.
Oi, Nina!
ResponderEliminarQuando isso acontece com as camisas do marido, eu desmancho a costura que prende a gola e os punhos à camisa e apenas inverto, deixando o lado que está puído escondido. Não cirzo, não faço nada com o lado escondido. Ele simplesmente ficará ocultado quando ele colocar a camisa. Sabe que ele nunca percebeu que existe um lado oculto de sua camisa?
Beijus,