Gosto muito de sopa e no Inverno é o mais reconfortante dos pratos.
Nesse aspecto a opinião cá em casa é consensual - todos comemos com gosto.
Daí que a cozinho em grandes quantidades, numa panela de grandes dimensões - sim, dispenso a Bimby que embora prepare sopas perfeitas, apenas permite pequenas porções ... e eu gosto de sopa, como já disse, mas não da escravatura de ter de a cozinhar diariamente.
Portanto, na minha grande panela própria para sopas cozinho para 3 dias ou mais, dependendo da quantidade que é comida diariamente.
Pode parecer um pouco tonto pôr-me aqui a dissertar sobre sopas, mas, acredito, que cada um(a) a confecciona à sua maneira.
Continuarei, portanto.
Não dispenso cebolas e alhos em grande quantidade (aí 4 ou mais cebolas e meia cabeça de alho descascada - o seu papel terapêutico está provado ).
As cebolas cortadas em rodelas e os alhos picados fritam ligeiramente numa base com azeite.
Depois, acrescento um pouco de tudo que exista no frigorífico, no caso:
- Couve-flor (que substitui lindamente a batata), abóbora, nabo, cenoura e couve cortada em fatias finas.
Acrescento água, mas não demasiada, porque não me apetece comer uma sopa aguada. Deixo que coza, com a panela tapada até todos os elementos estarem macios. |
Depois, faço um truque ... |
... e obtenho este creme espesso. Acrescento água até que atinja a consistência desejada, tempero com pouco sal e alguma pimenta (que lhe dá um toque muito apetitoso) e, só então ... |
...entram as couves! É que não somos apreciadores de cremes, preferindo sempre este toque rústico. |
Flutuando na "base" vemos a couve, mas poderia também ser feijão ou grão ou espinafres ou agriões ou ...
A imaginação e o conteúdo do frigorífico determinam a combinação.
Importante é comer muitos vegetais.
Importante é comer sopa.
Bom jantar, com uma sopinha!
Beijo
Nina
Eu também faço sempre grandes panelas de sopa, e assim também tenho que dispensar a bimby. Gostei do truque, que irei passar a usar pois assim evito de sujar mais uma panela que é o que costuma acontecer! :) Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Nina,meu marido faz otimas sopas. Mas ele gosta sempre de acrescentar chouriço e fica tão bom.Mas não gosto que faça muito. Ele faz de grão, feijão, cenoura com arroz,de couve. ..tantas diferentes. Tenho sorte de ter um marido Português e que ama comer e cozinhar.Vou mostrar para ele a tua sopa,bom serão amiga, beijinhos
ResponderEliminarOlá Nina_ cá em casa nunca falta, seja em que estação for,mas claro que no inverno sabem melhor estas sopas com o toque "rústico" como dizes. Adoro!
ResponderEliminarBjn
Márcia
O meu jantar é sempre sopa e fruta!
ResponderEliminarPor aqui a sopa é à moda antiga...bem portuguesa...e ao gosto do companheiro!
Também faço creme para a irmã e sobrinho!
Levo a sugestão! Bj
Sopa no inverno é tudo de bom!!
ResponderEliminarAqui também gostamos muito de sopas e no inverno, não as dispensamos! bjs praianos,chica
ResponderEliminarEu adoro sopa Nina, principalmente no inverno. E a couve sempre dá um sabor especial.
ResponderEliminarUma boa semana!
Abração!
Boa noite Nina,
ResponderEliminarÓptima sopa!
Aqui em casa uso o mesmo sistema.
Faço sopa para para três ou quatro dias!
Um dos motivos porque não comprei a Bimby há uns anos foi precisamente, porque o recipiente da sopa era pequeníssimo para as necessidades na época,))!
Beijinhos,
Ailime
Oi Nina... que delícia de sopa, por aqui mesmo no verão as crianças me pediram para fazer uma sopinha... adoro couve e esta receita já está anotada!!!
ResponderEliminarBeijosss
Esta sim, é uma receita cá das minhas! Sou fã, muito fã de sopas, de todas elas, de legumes. Não gosto de sopa de peixe. Não passo sem sopa ao almoço e o meu jantar é quase sempre sopa. É o meu alimento preferido, acima de todos os outros! Vivam as sopas!:)
ResponderEliminarBoa noite, querida Nina!
ResponderEliminarGosto muito de sopas... com a couve boiando fica bem bonita!
Bjm muito fraterno
Nina, também gosto imenso de sopa... sopas... porque também as faço assim como tu, em quantidade para três ou quatro refeições. E para eu ficar satisfeita, terá de ser a sopa a que chamam "entulho"! Leva tudo! Esse truque das couves eu também faço, mas uso a bola inox. Intercalo com uns cremes, umas sopinhas de peixe e umas canjinhas.
ResponderEliminarO colete vai ser muito simples. Ainda não sei como irá ser por isso até te peço que me ilumines!
O Miguel é realmente um docinho e, esfomeado que é, vai crescer depressa!
Beijinhos
Olá Nina, mas que bom aspeto essa sopinha :)
ResponderEliminarTambém gosto muito de sopa, então no Inverno tem um gosto especial por ser tão reconfortante :)
Gostei desse truque das couves, estamos sempre aprender :) Obrigada por mais uma dica ;)
Beijinhos grandes :)
Não dispenso a sopa de Verão ou de Inverno. Nunca ponho cebola com a qual tenho problemas, mas não dispenso a berinjela, a curgete, o alho francês e o xuxu, que uso em substituição da batata. E os outros ingredientes habituais.E os coentros no fim. adoro coentros. Seja a sopa de couves, espinafres, agriões ou alfaces. Também gosto imenso de sopa de alface.
ResponderEliminarUm abraço
No inverno é uma ótima opção, eu gosto bastante na forma de creme.
ResponderEliminarUm abraço,
Sônia
Nina também adoro sopas, as de feijão, mandioquinha e lentilha são minhas preferidas...... ontem fiz uma de feijão embora aqui seja verão, ha 15 dias que chove intensamente....e ontem uma sopinha de feijão com couve e linguiça foi a pedida para a noite.....bjucas
ResponderEliminarAdoro sopa, seja com tudo reduzido a puré, ou com tudo inteiro e neste caso leva massa e feijão.
ResponderEliminarTambém eu faço sempre sopa em quantidades, que dê pelo menos para 3 dias. Nunca usei foi pimenta, mas deve dar um bom toque ao paladar. Obrigado pela dica e fica mais uma para experimentar.
ResponderEliminarBjs.
Nina, Gosto muito de sopas no Inverno, no verão prefiro saladas. Tenho uma coisa (não sei o nome certo na Madeira chamamos "cocho" em inox e aos furinhos) é uma espécie de um fervedor mas mais pequeno para meter os legumes que não quero triturar, esse pequeno fervedor é colocado dentro da panela da sopa com os legumes cortadinhos e coze tudo ao mesmo tempo. Depois é só tirar o dito fervedor da panela, triturar os legumes que estão na panela e juntar depois os que estão no fervedor. Dá-me muito jeito. Beijinhos.
ResponderEliminarOlá Nina, eu também gosto muito de sopa! E com o frio que se faz agora aqui na Alemanha é o que mais me apetece. Eu também inventei um dia destes uma sopa de cogumelos. Ficaram a olhar para mim com ar de reprovação.... Mas apesar de não gostar de cozinhar, ficou muito boa. Todos o disseram apesar de no início ninguém o imaginar. Há que aproveitar o que se tem á mão. Bom apetite.
ResponderEliminarBeijinho
Hum, que delícia, eu amo sopa. Mas aqui está bem quente, por enquanto não é uma boa, só daqui uns meses.
ResponderEliminarBeijos
Mari Dahrug
http://www.rabiskos.com.br/
Muito bom!
ResponderEliminarCadinho RoCo
Oi, Nina, como vai? Que delícia!!! Eu sou superfã de sopa no inverno, minha filha só aprecia canja, mas eu faço e consumo sempre que é possível. Ano passado fui a uma casa de sopas na praia e haviam três variedades maravilhosas, uma delícia! Gostei da dica de tirar a couve para depois, recolocá-la... eu gosto tanto de cremes como de caldos pedaçudos, rsrsrs... abraços!
ResponderEliminarExcelente aspecto. Nunca a fiz dessa forma, mas nada como provar.
ResponderEliminarQue delícia Nina. Adoro uma sopa no inverno. Mas aqui agora é época de tudo gelado porque está quente demais, rs.
ResponderEliminarNão achei o endereço do seu e-mail no blog. Gostaria de lhe escrever.
Um abraço!
Uma boa sopa é sempre uma boa base para uma refeição perfeita. Eu faço na Bimby pois dura para dois dias. Bjo. Mãe Maria, em www.sermaeateaofim.blogspot.com
ResponderEliminarCouve são saborosas nas sopas. Gosto muito também dela refogada com angú e carne de porco.Bjs
ResponderEliminarLas sopas son deliciosas, en clima frío o caluroso. Hay un famoso personaje de caricatura argentino que se llama Mafalda... odia la sopa.
ResponderEliminarSounds delicious, dearest Nina - I LOVE soups in winter and I'm sure, your soup is very healthy and tastes good. Because it is also vegetarian, your soup fits well to ANL. Would you like to link your posting there? http://rostrose.blogspot.co.at/2017/01/anl-13-was-sich-im-letzten-jahr-bei-den.html I would be glad!
ResponderEliminarLots of hugs my dear and thank you for your nice word to our Namibia-Trip!
XOXOX
Traude
http://rostrose.blogspot.co.at/2017/01/russisches-wintermarchen-teil-2.html
Perfeita! Sabe sempre bem! =)
ResponderEliminarBeijinhos
Oi Nina!
ResponderEliminarApesar do calor que faz por aqui... fiquei com uma vontade... Um aspecto ótimo e o "cheirinho" chegou aqui... Hehehe
Abraços
Muy rica tu sopa, aqui con estos frios apetece mucho.
ResponderEliminarBesitos guapa
Nina, penso que deves encontrar "O coiso" numa loja que venda utensílios para cozinhas. O meu foi comprado já há uns aninhos numa loja que entretanto fechou a "Algifa".
ResponderEliminarBeijinhos. Antes usava a bola do arroz mas não é a mesma coisa. Beijinhos.
Un perfetto piatto invernale, che adoro... e fa molto bene!!!
ResponderEliminarTomo sopas todos os dias, a noite.
ResponderEliminarIndepende da temperatura.
Nunca muito quente. Não gosto de comidas quentes.
Eu também gosto muito, ainda agora comi! A tua parece-me ser uma especialidade, com essas couvinhas pelo meio :)
ResponderEliminarEu adoro sopas. Aqui não temos o costume de comer sempre, pois o clima é quente. Mas eu sim, mesmo em dia quente, é só esperar esfriar um pouco e fica muito bem.
ResponderEliminarTenho mesmo uma no freezer com couve-flor, cenoura, abóbora e espinafre, que será o meu jantar.
Igualmente aqui em casa, no caso de cremes, gostamos de algo comestível, tipo folhas ou grãos. E o creme não deve ser muito denso, não gostamos.
A preferência aqui em casa, são os brodos com capeletti, com um bom parmesão ralado, mas não é sempre, pois são sopas mais calóricas. No inverno são excelentes e acompanham um bom tinto seco.