terça-feira, 18 de julho de 2017

Cortinas, cortinados, reposteiros e estores ...


Vesti todas as minhas janelas.
 Gosto do conforto que aportam cortinas, cortinados, reposteiros e estores, de modo que, se em algumas (poucas) apenas tenho estores que subo ou desço de acordo com a incidência solar, noutras, tenho cortinas e reposteiros - o que acontece com o quarto que acabei de reformar.

É tudo muito bonito, muito confortável, mas, chegada a hora de retirar, lavar e recolocar, é que são elas!
Eu que o diga que acabei de enfrentar todas as fases, uma vez que todos foram lavados e para isso retirados, para, mais tarde, serem recolocados.
Vou contar:

As cortinas de tecido fininho colocadas junto ao vidro lavam muito bem na máquina, ainda mais se a sua natureza original for ligeiramente enrugada, como é o caso.
Então é só subir ao escadote, retirá-las dos ganchos em que estão presas, lavá-las a 40 graus com centrifugação forte e recolocá-las sem a menor necessidade de secagem.
 Muito fácil, embora a operação "dependurar" seja tudo menos agradável, mas ... faz-se!

O pior, o verdadeiramente penoso, está para vir .

Tem o nome de reposteiros.
Estes são forrados, são pesados, são imensos!

Retirei-os com esforço.
Depois olhei-os e avaliei-os, concluindo ser tarefa impossível para a máquina de lavar com capacidade de 5 Kg.

Levá-los à lavandaria para limpar a seco estava fora de cogitação, atendendo ao absurdo que cobram - quase valeria mais a pena investir em reposteiros novos.

Lembrei-me - e bem - da lavandaria self service!
Lá fui, com os monstruosos dos reposteiros enrolados em trouxa na mala do carro.
Chegada, falei com a funcionária pedindo ajuda, solicitando sugestões - o que sempre se tem revelado de uma utilidade imensa. Elas é que sabem! Eu não!

Aconselhou-me a lavá-los a 30 graus, secando seguidamente a 50. Aceitei, correndo o risco de que se estragassem.
Paguei 12€ e esperei que, pelo telefone me avisassem logo que prontos.

1 hora mais tarde, depois de avisada, passei a recolhê-los, ainda ligeiramente húmidos.

Passá-los a ferro era, verdadeiramente, missão impossível, portanto, continuando a ouvir os conselhos da empregada, tratei de os pendurar, assim mesmo, chegada a casa.



Foi penoso.
Foi extremamente cansativo.
Foi doloroso, ouso dizer!

Largos minutos com os braços erguidos,
 uma mão tentando encaixá-los nos respetivos ganchos,
 a outra, segurando-os, suportando  peso considerável



Finalmente o primeiro ficou no sítio ...

... e depois, o segundo!

Acho-os ligeiramente "quebrados" em relação ao aspeto anterior ...

... mas estão escrupulosamente lavados, sem sombra de pó.

Ainda por sugestão da senhora da lavandaria, hoje, já completamente secos, beneficiarão de aspeto se, sobre eles passar o vapor da "vaporetta".
Fá-lo-ei mais tarde.

Para já, assim a quente, com os braços doridos, asseguro que não volto a submetê-los a nova lavagem, na medida em que me recuso a submeter-me a tão medieval tormento - braços no ar, insuportável peso nos ombros, tudo em instável equilíbrio sobre um escadote, sugere-me, assim de repente, a tortura da Inquisição.
Credo!
Não quero mais!

Beijo
Nina

29 comentários:

  1. Sei o que isso é. Tinha na minha sala e era uma tortura cada vez que eu os punha. Tirar, era mais fácil como estavam sujos, simplesmente os ia desprendendo e deixando cair.
    Acabei com a tortura. Hoje tenho só os cortinados sintéticos e finos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Só tu para me fazeres rir... ahah!
    Adorei o texto, como não podia deixar de ser. :)
    Nunca tive reposteiros, pelos motivos tão bem explicados por ti e porque imagino que depressa se encheriam de pó e era um tormento para as minhas alergias, para esta desgraçada rinite... :(
    Também não tenho casa para isso, encheriam demais o meu espaço já de si pequeno. Então optámos por cortinados leves, todos brancos/pérola, iguais em todas as divisões. São simples, leves, deixam entrar luz e são muito fáceis de lavar e de pendurar. Já estive para os mudar, mas depois penso: o que faço a estes? Deito ao lixo? Que desperdício! Estão novos... :) E cá vão ficando, nem digo os anos que já têm. Como simples são intemporais ou nem por isso, mas não me preocupo. :)
    Fizeste muito bem em ir à lavandaria, eu vou com frequência e é um descanso.
    Beijinho, querida, até logo!

    ResponderEliminar
  3. Querida Nina. São lindas elegante,discreta,clássica e intemporal as tuas cortinas. Tu és muito caprichosa.Depois do meu acidente,com seqüelas no braço esquerdo e tendinite no braço direito,n posso e nem devo ousar fazer este esforço. Troquei todas as minhas cortinas por estores.Amei o teu olhar,beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Realmente Nina, esse trabalho não deve ser nada fácil.
    Mas são lindos :D :D

    ResponderEliminar
  5. Nina, imagino o teu trabalho... apenas no que toca às cortinas claras, mais fininhas do que as minhas da sala, que lavo e penduro no seu lugar logo que as tiro da máquina! Ainda consigo subir ao escadote, mas desconfio que por pouco mais tempo!
    Gosto muito mas não tenho reposteiros... a vantagem de casas com divisões muito pequenas e com várias janelas e apenas duas portas.
    Não posso nem estou a comparar! A tua casa é linda e tão espaçosa que merece tudo isso... incluindo o teu enorme cansaço!!!
    Mas há tarefas que eu pago para serem feitas e poupo as minhas já fracas forças.
    Gosto imenso das tuas senhorinhas brancas. Cá em casa já estariam besuntadas de chocolate e com escritos a marcador!!! Tenho almofadas com padrão e cor idênticos, que vão a banhos com alguma frequência!
    Beijinhos e bom descanso.

    ResponderEliminar
  6. meravigliose , molto choc ed eleganti!!!

    ResponderEliminar
  7. Pensar que yo tengo acá cortinas por lavar y no lo hago por pura pereza...

    ResponderEliminar
  8. Adorei esse sistema duplo, para cortinados... queria instalar algo assim numa sala, e este seu post, Nina, veio-me dar um sugestão fantástica!
    Ia sugerir isso mesmo... um toque final com vapor... mas já vi, que lhe foi sugerido!...
    De facto pendurar os mais pesados, é uma tarefa difícil, para se fazer sozinha... tem de recrutar ajuda, numa próxima vez... alguém a segurar... e a tarefa é rápida e bem mais fácil!...
    Mas ficaram muito bem... e com o toque final a vapor... melhorou ainda mais, certamente...
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  9. A pior parte é mesmo lavar os cortinados, mas depois de o fazer até fica melhor e nos sentimos realizadas! Ficou muito bem! Bjs

    ResponderEliminar
  10. Esse nome reposteiro,
    Tem uma suntuosidade
    Do que lembra majestade
    De algo bem altaneiro.

    Cortina, lembra primeiro
    A falta de claridade
    Para dar mais liberdade
    Ao leito amoroso, inteiro

    Na penumbra em recato
    Ao corpo, tendo no tato
    O trato terno e ditoso

    Fazendo a sombra o retrato
    De tudo que é o aparato
    Do encontro glorioso.

    Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar
  11. Ahahah, imagino a tortura mesmo. As cortinas fininhas já uso o teu "truque", pois já tinhas ensinado. Super eficaz. As outras nem lhes toco, rsrs.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. É realmente muito chato tratar dos cortinados. Eu aqui em casa só tenho dos fininhos para serem de mais fácil manuseamento!.) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  13. ¡Que bonitas te han quedado!
    Besos y a disfrutarlas.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  14. Nossa Nina, que trabalho, fiquei cansada só do seu relato, rsrsrs Por aqui tenho umas cortinas na sala que são pequenas e fáceis de lavar!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  15. Oi, Nina!

    Imagino o trabalho pesado que teve...
    Embora seja boa a sensação de "dever cumprido", tudo limpinho!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  16. A minha vizinha tem umas iguais mas em vermelho.

    https://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. As cortinas costumo lavar a cada 10 anos (risos).
    Verdade (risos).
    E lavo na máquina de lavar em casa.
    É muita mão de obra tirar as cortinas da sala.
    Dos quartos, lavo em casa, também.

    Não tenho mais cortinas com trilhos.

    ResponderEliminar
  18. Bonitas cortinas, me encantan.
    Besitos guapa

    ResponderEliminar
  19. Os meus cortinados estão a precisar de igual tratamento.
    Ainda não arranjei paciência.
    Parece-me que este ano será o último em que me meto em tal tarefa. Os 70 aproximam-se e as forças e disposição estão a desaparecer.

    Ficou tudo a brilhar! Gostei do que vi.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. São muito lindas as tuas cortinas, Nina. Eu não posso levar tanto trabalho,as minhas são de algodão, meto na máquina e pronto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Parabéns pela forma como explicaste o dolorosa processo, confesso que me ri ... Eu adoro reposteiros! Mas os meus não implicam grande ciência. Felizmente :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Muito linda essa cor. Eu adoro cortinas assim. Pior é que dá um cansaço colocar depois que lava. Mais vale o sacrifício, porque fica bonita, cheirosa e sem poeira.
    Aqui em casa as cortinas precisa de uma lavagem também. Já estão com algumas poeiras, e isso não é muito agradável.
    Uma boa semana!
    Abraço Nina!
    Escrevinhados da Vida

    ResponderEliminar
  23. Eu cá fujo de cortinados a sete pés. No ikea encontrei soluções mais vantajosas e eis que só há cortinas no quarto da filha por sua opção. E há janelas sem nada. gosto assim. dou oportunidade de a luz entra no seu esplendor. e que se lixem os vizinhos curiosos. com o tempo habituam-se e deixam de espreitar.

    ResponderEliminar
  24. Também tinha cortinados e sobre-cortinados (ou lá que sejam) e sanefas forradas, e o diabo a sete. Desisti há muito. Tenho cortinados leves, mesmo que um central e dois laterais (na sala) e lavam-se e colocam-se com a mesma facilidade com que se tiram. Imagino o sofrimento que foi para ter vindo à ideia a inquisição.

    ResponderEliminar
  25. Os meus cortinados são super fáceis de lavar. Não tenho reposteiros.
    Mas gostei de ver o resultado final dos teus cortinado/reposteiros. Espero que já esteja tudo ao teu gosto. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  26. A minha filha também usa esse tipo de lavandaria!
    Bj

    ResponderEliminar