quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Cinzento


Até gosto muito de cinzento como cor, é neutra e combina com tudo ou quase tudo, quer se trate de decoração quer de vestuário. Digamos que é pacífica e pacificadora.
O mesmo não posso afirmar em relação ao tempo ... cinzento, que é profundamente deprimente, principalmente quando se prolonga por dias a fio.
É o que acontece.
É uma chuvinha miúda, uma névoa, quase um nevoeiro cinzento que engole tudo e todos.
Não se pode sair. O trânsito está caótico. Não se pode andar a pé - a chuva entranha-se e não há guarda-chuva que nos valha... isto para não referir o cabelo que com tal humidade vira uma massa estranha,disforme,  quase carapinha. Uma tristeza.







Pela manhã, vesti-me de vermelho combinando com preto. Acho que anima. Acredito que sim. E arranjei-me com cuidado, como quem tem um dia repleto de afazeres (que tenho / tive) e sol  esbanjando calor e ânimo. Aguentei disposta até meio da tarde. Depois, o cinzento caiu-me em cima e quase me invadiu.
Xô! cinzento!
Xô! neura!


Resolvi intervir!


Fui para a cozinha e preparei a verdadeira comida de conforto, um estufado, uma jardineira, o que se lhe quiser chamar, coisinha simples, muito boa.

Com muita cebola, muitos legumes ...


... tudo borbulha devagarinho num banho perfumado em que o subtil aroma do cravinho dá o toque mágico

Será um jantar especial, com um prato banal.
Será um jantar que só em casa é possível comer.
Sem pruridos dietéticos, sem frescuras!
Com molho, muito molho para molhar o pão.
E um pouco de vinho tinto.
E lareira crepitando.

Nada de cinzento! O paladar e o olfato sobrepõem-se à visão.
Cortinas corridas, tudo é ameno, com cheirinho bom de comida caseira e conforto que enche a alma.

Tenham um bom serão!

beijo
Nina

28 comentários:

  1. Nina tal como aqui ... uma cinzenta "morrinha" que não ata nem destata mas que interfere com a nossa!
    Aqui há lareira que não se acende porque embora goste do crepitar ... sinto que me falta o ar!
    De manhã as portas abrem-se para arejar o que faz confusão a quem passa enrolado em camadas de roupa!
    De tarde aconchego o lar e ponho uma manta nas pernas!
    Gosto de jardineira e eu fiz algo parecido ... quanto à cor ... tenho aprendido a gostar!!!
    bj

    ResponderEliminar
  2. ESTE TIEMPO ES TRISTE PERO EN CASA CALENTITOS ES UN FELICIDAD!!1
    Y CON AROMA DE COMIDAS RICAS;)
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  3. Também não suporto os dias cinzentos...E ainda bem, teu estufado coloriu teu dia! Ótimo! bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Por aqui o dia esteve cinzentão. Não choveu mas o sol também não apareceu.
    E o jantar está com um aspeto delicioso.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Refeição e texto: ambos de conforto!
    Escreves mesmo muito bem!
    Por aqui permanecemos em casa quando o tempo está assim. Lido na casa, cozinho, converso, desenferrujo as mãos nas agulhas e no teclado do piano, fujo dos vírus (tenho tido sorte!) e durmo!
    Beijinhos, querida amiga.

    ResponderEliminar
  6. Olá!!! Não gosto de dias cinzentos, me deixa desconfortável, já o prato babei aqui, hum que delícia com um bom vinho! bjsss

    ResponderEliminar
  7. Fiquei com água na boca... passa para cá a receita "faxabore"! :)
    Também gosto de estar por casa nestes dias tristonhos, assim que saio da escola enfio-me no quente do meu "ninho" que só não é melhor porque estou com uma constipação daquelas... desgraçada... :(:(:(

    ResponderEliminar
  8. Olá, querida Nina!
    Tempo cinzento é triste demais! O sol nos tonifica...
    O cozido como costumo chamar é gostoso e aprecio muito.
    Seja feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  9. Há dias assim

    https://caminhos-percorridos2017.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Grey:( Good food..fireplace.. wine.. hobbies..dreams of sunny skies in Aix..♥Bon courage Nina..we had that kind of day today too!!

    ResponderEliminar
  11. Hummmm, que delícia Nina... eu já até me esqueci das imagens cinzentas, rsrsrs
    Beijosss

    ResponderEliminar
  12. É um dos pratos que adoro. Até ao outro dia. :))

    Hoje:- A Dança no Paraíso
    .
    Bjos
    Fim de semana feliz.

    ResponderEliminar
  13. Pelamaedoguarda!!!!!
    Que delícia!
    Daqui senti o cheiro e a vontade de comer.

    ResponderEliminar
  14. Com essa comidinha de conforto com um aspecto delicioso, creio que qualquer neura vá embora, não?! Beijinho. Joana.

    ResponderEliminar
  15. O meu cabelo também fica assim estupidamente indomável em dias de chuva, dá raiva por vezes...
    E hoje vesti de branco pérola, pareço uma mãe de santo, para atrair o sol e consegui, tive sol o dia todo. Já o marido, esteve em braga esta semana e "apanhou" com esse mau tempo.
    Beijinho grande Nina e envio raios de sol para iluminar o teu fim de semana, espero que chegue aí rápido, rápido <3

    ResponderEliminar
  16. Agora Ninita,o que digo eu? Como tu sabes, a Bélgica tem duas cores: cinza claro e cinza escuro. 300 dias no ano de chuva. O meu cabelo? Ah..coitado,muito sofrido por mais que o cuido,nada resolve. Sem falar no excesso de calcário que tem a água da Bélgica. Tenho certeza que o teu céu azul logo voltará.Adoro jardineiras,marido coloca chouriço e ervilhas,além de batata,cenoura e carne.
    Bom serão,beijinhos!

    ResponderEliminar
  17. Boa noite Nina,
    Ontem aqui também esteve cinzento e choveu.
    Nestes dias apetece comida bem quentinha e apetitosa como a sua jardineira.
    Desejo-lhe feliz serão e óptimo fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar

  18. Add conteúdo do seu blog https://www.waaap.net

    ResponderEliminar
  19. Cinza na roupa e na decoração agrada-me. No tempo já não tanto. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  20. La nebbia, la pioggia.
    Quell'aria piena di umidità che fà impazzire i capelli, la rabbia che monta, poi arrivi a casa e trovi ad aspettarti un bello stufato.
    E tutto passa.

    ResponderEliminar
  21. Realmente temos tido uns dias deprimentes, mas hoje o sol brilha, plantas florescem, cheira a primavera.=)

    ResponderEliminar
  22. Hum!... Que delícia!... Algo que também entrará no meu menu caseiro, na próxima semana... pois já comprei hoje carne para estufar!...
    Por aqui, tem estado um tempo... de igual deprimência... mas só para me contrariar... estou a ver agora, os primeiros raiozitos de sol, de hoje...
    Adorei o seu post, Nina! Vir aqui, sempre acaba com qualquer neura!... :-))
    Um beijinho grande! Bom fim de semana! E com algum solito para amanhã... assim espero!...
    Ana

    ResponderEliminar
  23. Vim te fazer uma visita, deixar meu elogio
    a agradecer sua amizade, uma frase pra vc

    A felicidade aparece para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam em nossa vida.

    Clarice Lispector

    Bjuss
    Rita!!

    ResponderEliminar
  24. Nada como o sol para nos animar e para nos dar vontade de sair de casa, com chuva só me apetece enroscar no sofá, de preferência acompanhada de um chocolate quente cheio de calorias para me adoçar a alma.
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Nina, you're absolutely right! I can confirm that this kind of meals is perfect for a chilly and sad weather. I know it very good, as I live on the North, ha ha :-). I am sure it was very tasty :-)

    ResponderEliminar
  26. Ahh Nina, tai uma coisa que não temos em comum... eu amo dias cinzentos, com neblina, com cara de poucos amigos... vá entender! A alma a gente não explica, simplesmente amo, e não sou melancólica! O seu prato está maravilhoso, mas fiquei um tempão olhando a sua foto cinzenta! Bjo
    Denise

    ResponderEliminar