segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Como custa recuperar as rotinas!
A casa continua desorganizada, tão desorganizada que chego a pensar que jamais entrará nos eixos.
Adio o lazer, presa a obrigações comezinhas.

Espero o momento certo para sentar eternizar as memórias daqueles países essencialmente verdes.
Assim, tão verdes que poderiam ser confundidos com  a Suíça, a Áustria ou a Alemanha.




Recordo que me decidi por esta aventura pelos motivos errados, já que, por puro preconceito, antevia que os. romenos não seriam os melhores anfitriões - coisa feia, reconheço - mas as coisas são como são e todos já nos confrontamos de uma forma ou de outra, com as ciganas romenas que nos assediam na rua ou no parque de estacionamento dos supermercados. Aliás, Adrian, o guia romeno que nos acompanhou - pessoa encantadora, dono de uma cultura vastíssima, profissional de alto gabarito -  ele próprio, ressentido, responsabilizava essas suas compatriotas por haverem destruído no exterior a reputação do seu povo.

Acabei de citar a primeira surpresa - o povo é civilizado, embora reservado, o país seguro e, o que é verdadeiramente importante, tem imenso para oferecer, em termos culturais e paisagísticos.

Será difícil fazer uma síntese justa e abrangente. De momento edito dezenas de fotografias. Leva o seu tempo. Ainda mais quando procuro instaurar a ordem nesta casa, de momento, caótica.

Beijo
Nina


20 comentários:

  1. Bela foto, e o passeio deve ser incrível! bj

    ResponderEliminar
  2. Tranquila, acá esperamos más de tus relatos.

    ResponderEliminar
  3. Já levantaste um pouquinho do véu do que nos espera. Linda foto! Fico a aguardar que nos contes tudo, mas vai com calma, pois bem sei que não é fácil regressar à rotina diária.
    bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Se as "ciganas", falsas ciganas eu acho, denigrem a imagem de um país, eu quero ser a "denigradora"(?) desse país que vivo.
    Aqui é violência pura.
    Não perca tempo ou dinheiro vindo para cá.

    Adoro viajar com um guia mostrando e falando da história ou dos locais que estou.
    Imagino que Romenia e Bulgaria sejam lindas, limpas e educadas cidades.

    ResponderEliminar
  5. Oie! to doida pra ver todas as fotos dessa sua aventura!!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma amiga cá Romena,foi colega do curso de francês.Eu tinha está ideia dos Romanos,fiquei tão surpreendida com a educação desta menina. Ficamos amiga. Ela sempre me convida para ir a Roménia. Comida Boa,povo hospitaleiros e o país Sim,verde e lindo. Não vejo a hora de visita-lo. Ansiosa pelos teus olhares. Coragem na organização. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Nina ainda bem que gostou!!!
    ...
    Eu tenho andado entre Porto (apoiar) a filha e Coimbra (apoiar o companheiro) ... fazendo e desfazendo ... aproveitando para mudanças que habitualmente se fazem no outono!!!
    ...
    A minha filha Ana ainda está a recuperar forças mas em casa ... com dieta rigorosa a preparar-se para fazer exames ... na tentativa de se descobrir a razão de tão grande inflamação no intestino!
    Obrigada pelo carinho e bj

    ResponderEliminar
  8. Sempre acontece um certo caos a seguir às férias.
    Gostei do passeio.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. É bom sermos surpreendidos nas nossas viagens!
    Boa edição de fotos! É sempre bom recordar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Custa sempre voltar à rotina, Ninita, mas lá chegaremos.
    As saídas cansam-me tanto que, no regresso, só me apetece dormir, rs.:)
    Não te preocupes, podemos esperar.
    Beijinhos grandes, querida amiga!

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Nina,
    É verdade, depois de férias há sempre uma certa desestabilização com a qual também não convivo bem.
    Mas decerto não tarda e a Nina terá tudo funcional como antes.
    O meu maior "preconceito":)) até há pouco era o pavor de andar avião que estou a começar a perder...Nunca é tarde!
    Beijinhos e aguardo mais fotos.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Querida Nina, o nome do livro é "O monte dos vendavais"?
    O livro é muito bonito e me apaixonei por Heathcliff desde então.
    Também li na época de colégio. Faz tempo que comprei o livro, numa Feira de Livro.
    Para Catherine, Heathcliff era só amor.

    ResponderEliminar
  13. Com calma em breve tens a tua casa organizada.
    A minha está um caos. Nem queiras saber, por todo o lado encontramos as coisas mais estranhas. Cheguei à conclusão que o melhor é não me aborrecer . Em Setembro logo trato das arrumações e voltamos à rotina habitual. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Lo importante es que lo hayáis pasado muy bien, con calma seguro que el orden y la rutina llegan antes de lo que piensas.
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  15. Nunca fui à Romênia! Me deixou curiosa com tantos elogios!

    Também estou no momento de retorno de viagem e de organização da casa. Tantas coisas ainda por fazer! Bate desespero às vezes, porque parece que nunca vou dar conta!

    ResponderEliminar
  16. Oi Nina... ansiosa por viajar em suas imagens... a casa vai se arrumar, é sempre assim, rsrsrs
    Beijosss

    ResponderEliminar
  17. O pós-férias é sempre caótico, não dá para evitar :P
    Fiquei muito curiosa com as fotos, espero vê-las por aqui em breve :D

    ResponderEliminar
  18. Pois é, o mesmo acontece com o Brasil. Quando tenho a oportunidade de conversar com algum estrangeiro ou mesmo ver uma entrevista, percebo muitos equívocos sobre os brasileiros, especialmente as brasileiras.
    Por outro lado, o Brasil é um país com vários países dentro, isto é, é tão grande que o que se come em um local, é completamente diferente de outro. Explico: a comida local não é a mesma em todo o país. Difícil uma comida que represente o Brasil, embora o feijão com arroz tem feito este papel. Os costumes aqui, também são muito diferentes, por todo o país.
    Espero que tenha saído bem à arrumação.

    ResponderEliminar