quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Marmelada

Raramente faço marmelada porque todo aquele procedimento me inibe - o descascar dos marmelos, o parti-los e deles retirar os caroços, o fervê-los com açúcar, o reduzi-los a puré com a varinha mágica ...Uff! É demasiado para mim.

Acrescenta-se o facto de, este ano, por capricho da natureza, os marmelos terem saído uma bela porcaria, amarelinhos por fora e podres por dentro.
Desanima-me!

Porém, encontrei na frutaria onde me abasteço, marmelos descomunais a muito bom preço.
Arrisquei e trouxe uns quilos para casa.

E então a trabalharei? - perguntarão.
A trabalheira tradicional ficou reduzida à lavagem escrupulosa dos frutos a que apenas se retira o caroço, sem descascar, cortando-se  o marmelo em pedaços.

Depois ...

Oh! abençoada Bimby!




Poderosa, incansável.
Sei que comigo está sobaproveitada, porque gosto mais de tachos e panelas, mas - reconheço - há situações em que é imbatível.

800g de marmelos + 800 g de açúcar + casca de 1 limão.

Ela faz o resto - coze e reduz a puré em apenas 35 minutos.
   

Um puré perfeito, aveluadado, sem sombra de grumos ...
O resultado é este:


Sem falar no perfume incrível que inunda toda a casa.


Agora é só esperar que arrefeça e atinja o ponto sólido perfeito. Depois é comê-la, assim, simples, ou com queijo, ou simples, ou ainda simples ...

Beijo
Nina

22 comentários:

  1. Adoro marmelada e como muitas vezes, mas é porque a minha mãe faz! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto da marmelada caseira. Confesso que nunca fiz na Bimby, porque tenho uma receita que se chama "marmelada em 3 tempos" e é a que uso. A tua está ótima, quer de cor, quer de textura. O paladar imagino que é muito bom!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Nina,
    Ainda não fiz marmelada este ano, o único doce que me sai razoavelmente bem.
    A sua está com ótimo aspeto e a Bimby deu uma boa ajuda.
    Um dia destes experimentarei.
    Beijinhos e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. boa tarde, não conheço marmelos, o fruto ao vivo, só compro marmelada pronta, a sua deve estar uma delicia, bjs

    ResponderEliminar
  5. E fizeste muito bem, Ninita. Se te poupou trabalho e te deu qualidade no produto final, porque não? Também gosto muito de marmelada, mas nunca fiz, trago da terra, quando lá vou, rs...

    ResponderEliminar
  6. Yo tambien los hago en la Thermomix o Bimby como la llamais vosotras y queda genial.
    Besitos

    ResponderEliminar
  7. Yo sé hacer mermelada de fresa, y me sale bien. Pero hace años que no lo intento. Esta se ve deliciosa.

    ResponderEliminar
  8. Este ano não fiz pois ainda tenho congelada!
    Ainda por cima ofereceram_me um frasco enorme de geleia!
    Nina...as máquinas ajudam mas posso dizer que nunca comi marmelada com o sabor da que a minha falecida sogra fazia!!! Era divinal!
    Bj

    ResponderEliminar
  9. Adoro marmelada caseira. Esta ficou com óptimo aspecto...

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira

    ResponderEliminar
  10. Nunca fiz. Também cá em casa não se comem doces. O mais-que-tudo, é diabético e eu não aprecio. Mas todos os anos faço doce de Pera. Faço um panelão enorme, que distribuo pelo filho e demais familiares, e sempre fico com alguns frascos para mim. Para quê? Pois para os bolos de aniversário da família, Em vez de os rechear com doce de ovos ou creme pasteleiro uso o doce de Pera e todos adoram.
    Outra coisa, que uma prima minha me disse. Ela usa o frasco que lhe dou em sobremesa com queijo fresco ou requeijão e diz que é uma delícia.
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  11. Realmente a Bimby é uma grande ajuda para cozinhar. Eu não tenho mas a filha tem e facilita-lhe muito a vidinha.
    Gosto de marmelada mas não posso comer.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Nina, admirável sua máquina de cozinhar. Mas, cá pra mim, não sei se faria muito uso dela. Ainda sou muito analógica e artesanal. Marido insiste em comprar aquelas fritadeiras elétricas e máquina de fazer pão, mas nunca quis, pois sei que será mais um utensílio que ficará na parte mais alta do armário, dentro de um saco plástico. Já comi muita marmelada quando criança que meu pai comprava o doce em lata, mas nunca vi a fruta. Acho que aqui no Brasil não tem. Nunca vi em mercados e feiras. Vou fazer uma busca no google para conhecer. Beijos

    ResponderEliminar
  13. Voltei com o resultado da minha busca. Olha o que encontrei:
    "No Brasil, é consumido quase que exclusivamente na forma industrializada, para produção de marmelada, e os frutos, tendo em vista a insuficiente produção local para a indústria, são importados do Uruguai e Argentina. Mas, atualmente, a Capital do Doce de Marmelo quase artesanal é em São João do Paraíso (Minas Gerais), o doce já sai fabricado de São João do Paraíso "artesanalmente"

    ResponderEliminar
  14. Está com bom aspecto, apetece barrar o pão com ela. Beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  15. Oi Nina... eu gosto com queijo, ahhh que delícia!!!
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  16. Eu amo marmelada! Por cá n encontro. Quando íamosno natal na casa dos meus sogros,sempre tinha um potinho para mim. A irmã da minha sogra faz e é uma delícia. Como ficou linda a tua. Apetece-me agora com queijo,torradas e café. Bom Domingo Ninita! Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Higos y membrillos son dos deliciosos frutos del otoño.
    Nunca he hecho mermelada de membrillo, sí hice dulce con él y dura más de un año, está delicioso. En Galicia se come de postre con queso mantecoso.
    No dudo de que la mermelada, en una tostada de pan, tenga un sabor delicioso.
    La que con ayuda de esa máquina de cocina acabas de hacer, tiene un aspecto tan bueno, que mismo dan ganas de comerla con cucharilla.
    Cariños.
    kasioles

    ResponderEliminar
  18. Sabe que não conheço essa fruta Marmelo?
    Por aqui não tem.
    Quando puder fotografe a fruta.
    É como maçã? Ou como limão?

    ResponderEliminar
  19. Bom dia
    Lembrei-me da minha mãe e como eu e meus irmão rapava-mos a panela no fim dessa trabalheira toda . Fez-me crescer agua na boca .
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não deixo de associar a confeção da minha marmelada a momentos muito felizes da minha infância! Beijo

      Eliminar
  20. ... com um queijinho, um carinho, um café, pode chover um dilúvio que eu fico feliz.

    ResponderEliminar