domingo, 16 de dezembro de 2018

Bolos, sobremesas, cozinhados ...


Desde muito cedo me interessei (teoricamente) pela culinária, com especial interesse pelas sobremesas. Por isso, lia e colecionava receitas, muitas receitas, que guardava religiosamente no "Meu caderno de Receitas".
Nessa altura, repito, era uma teórica, pura e dura. Mas uma teórica ambiciosa que planeava pôr em prática todos aqueles tesouros. Pus alguns. Poucos. Porque cedo conclui ser inútil diversificar só por diversificar, arriscando surpresas desagradáveis e frustrantes - tive algumas. Muitas.
Por isso, mulher feita, comecei apostando numa variedade restrita de propostas - aquelas que nunca falhavam e só de longe a longe, arriscando em experiências inovadoras.
Para acentuar esta minha tendência conservadora, entrou na equação um elemento decisivo chamado desarrumar a cozinha, com montanhas de louça e uma variedade de ingredientes que pesavam na minha escolha. É que deixar a cozinha virada do avesso acobarda-me, faz de mim uma medricas assustada. Por isso, na hora da escolha, a instauração da bagunça reprime-me sem salvação. Porque se , para fazer uma sobremesa, sou obrigada a enfrentar um mundo de louça, não faço a sobremesa. Ponto.

Portanto, impõe-se ser criteriosa no momento decisivo e valorizar o binómio custo/benefício - como proclamam os nossos gestores. Sei, mais ou menos, do que falam.

Então, pessoas, tenho meia dúzia de trunfos na manga que correspondem às minhas exigências.
Um deles chama-se Bolo de Iogurte, fantástico, maravilhoso, imprescindível para os lanches Invernosos.


Ontem, chegando a casa a meio de uma tarde tenebrosa de chuva, vento e frio, senti o impulso irresistível de tomar chá e comer bolo.
Sem demora, recorri à receita da Bimby que, se executada na maquineta demora menos que nada.
Sem qualquer problema pode ser preparado da forma tradicional.

A receita reza ASSIM




Ingredientes

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com óleo uma forma de coroa (Ø 22-24 cm aprox.)
  2. Coloque no copo a casca de limão e o açúcar e pulverize 10 seg/vel 10. Baixe com a ajuda da espátula o que ficou na parede do copo.
  3. Adicione os ovos e bata 30 seg/vel 3.
  4. Adicione a farinha, iogurte, o óleo e o sal e bata 1 min/vel 5.
  5. Adicione o fermento e misture 15 seg/vel 5. Deite na forma e leve ao forno a 180ºC cerca de 30 minutos. Deixe o bolo arrefecer na forma cerca de 10 minutos antes de desenformar. Sirva polvilhado com açúcar em pó.

Notas

Pode usar iogurte com diferentes aromas (ex.: café, baunilha, frutos silvestres).


No caso, acrescentei uma mão cheia de passas, mas as variações não têm limite - conservando a receita base, podemos acrescentar fatias de maçã e temos bolo da dita; ou dividir a massa em duas partes, acrescentando a uma delas chocolate em pó - e nasce um Bolo Mármore; ou nozes, ou amêndoas, ou ... o que muito bem calhar

20 comentários:

  1. É um bolo delicioso e a fatia deu-me vontade de ir para a cozinha fazê-lo. Gostei das possíveis variantes.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Nina,
    Que bolo delicioso e que bom aspeto!
    Eu sou avessa às sobremesas, porque por vezes me punha a inventar e saía asneira. Também pela quantidade de louça que se suja. Por outro lado não sou muito admiradora de doces (de comida em geral sim:)). Eu disse não sou? Não era, porque a idade tudo traz, até a guloseima!
    Beijinhos e uma noite feliz!
    Ailime

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto!! E sem ser na Bimby,as medidas são iguais? Obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Hace tiempo que me persiguen las recetas de queque de yogurt. Parece que no me queda más remedio que hacer uno.
    XD

    ResponderEliminar
  5. Cual mago, en cualquier momento debemos sacar de la galera la receta de de la tarta de yogur. Admite un sin fin de ingredientes que le darán sabor o color.
    Besos

    ResponderEliminar
  6. Ai que bom, Ninita, é mesmo destes que eu gosto! Por acaso, ontem fiz bolo de maçã. Congelei metade, dois gatos pingados não deveriam comer mais do que metade. :)
    Esse tem um ar mesmo apetitoso, obrigada querida pela deliciosa receita!

    ResponderEliminar
  7. Mňam, koláč vyzerá výborne, recept jednoduchý, vyskúšam. Aj ja rada pečiem :-)
    Pekný deň,
    A.

    ResponderEliminar
  8. Acredito que seja, e tem ótimo aspeto. Mas eu de bolos só como mesmo o aspeto. A minha praia e a minha perdição são os salgados.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  9. Maravilhosa publicação. Gostosa...Hummm :))

    Hoje : A sede do meu devaneio

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda-Feira

    ResponderEliminar
  10. I love yogurt cakes and yours looks delicious!

    ResponderEliminar
  11. Nina, sem dúvida alguma, pois esse bolo é um pá-pum, ideal para pessoas como nós, práticas e modernas mas sem perder o gosto pelo faça você mesma. Tenho um caderno, um tesouro, onde só registro receitas boas, que dão certo e, de preferência qie faz tudo em uma só panela. Bjs

    ResponderEliminar
  12. Qué buena pinta tiene, estará delicioso seguro.
    Besitos guapa

    ResponderEliminar
  13. Simples e saboroso tal como gosto.
    Já tenho as netas cá em casa.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. E ficou com um aspecto delicioso, a que as passas e o açúcar polvilhado, tornaram ainda mais apetecível... e com um toque natalício...
    Um bolo de que gosto muito, também!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Nina,este bolo é mesmo muito bom. Gosto de comer com uma fatia de queijo. Amiga,Feliz Natal para si e familia,beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. E para sermos ainda mais feliz com a nossa cozinha sempre arrumadinha, podemos comprar sobremesas que são verdadeiras obras de arte. Tenho comprado pedaços de sobremesas, de forma que, como pouco, um pedaço me basta, me faz feliz.

    ResponderEliminar