sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Sucesso!

Consegui cumprir  três objetivos - dois na Baixa e um na FNAC (de novo ...).
Agora pausa para café, para me animar e enfrentar o trânsito.
Esclareço:
-Nada contra o Natal. Nada. Nem nostalgias, porque aceito sem complicações emotivas que todos um dia partimos e que outros chegam. Pacífico.
- Por outro lado, agrada-me o ritual do encontro, dos jantares, dos almoços copiosos, dos reencontros.
- O que realmente me constrange, me abala, é o excesso, a loucura consumista. Acho triste, deprimente.
Ainda ontem a minha cabeleireira confessava que tinha 40 prendas para comprar.
40?
Serão necessariamente 40 bugigangas imprestáveis. Que lhe custarão o baixo rendimento de que dispõe.
Está certo?
Acho que não!
Mas a máquina está montada. Escraviza.
Não a mim.
A mim só me complica a mobilidade.
A mim que apenas quero um Natal de encontros e reencontros.

Beijo
Nina

25 comentários:

  1. Concordo com o último parágrafo. Totalmente de acordo.
    :))

    Do nosso amigo Gil António, com : Teu corpo, meu precipício de embaraços

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    esse é o preço do capitalismo. O que gosto é o encontro com a família, sem essas loucuras de presentes e gastos. Fazer o que se as pessoas são apegadas ainda a essas coisas,ahaha
    Bjos, quero te desejar um feliz natal e um novo ano cheio de alegrias e felicidades.

    ResponderEliminar
  3. Nina..me too..and I confess to having wrapped an inordinate amount of gifts.I fill stockings as well as offer gifts..and it's too much.
    I read a very sweet tradition that some only get a book and get in their pjs and read their book♥
    I could never convert my family;)

    ResponderEliminar
  4. One thing..ON Instagram stories..I am shocked at all the swipe ups to links to purchase things.SOOO MANY.

    ResponderEliminar
  5. 100% de acordo, amiga. Já há muito tempo paramos com isso e foi um descanso. Para mim o Natal é mesmo o reencontro de família e amigos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Compro algumas lembranças não por obrigação mas porque na verdade sinto gosto. Mas nada de exageros. Por cá a família é pequena mas no caso de família numerosa o melhor mesmo é recorrer "ao amigo secreto". Assim todos recebem uma lembrança e ninguém fica "arruinado".
    Um bom fim de semana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Caros amigos leitores,

    convidamos-vos a ler o capítulo 3 do nosso conto escrito a várias mãos "Ecos de Mentes", que esta semana nos chegou pela mão da Carolina Lemos, interpretando a personagem Beatriz.

    Sempre com o mesmo carinho por vós,
    votos de excelente fim-de-semana!

    Saudações literárias!

    ResponderEliminar
  8. Nina, vc esta certíssima, Natal é de encontros...rir e paparicar os pequenos...presentes só para eles, bjs

    ResponderEliminar
  9. Cuanta razón llevas!!! es una época consumista al cien por cien y cada día más, yo estoy alejada de todo eso.
    Besitos

    ResponderEliminar
  10. Também concordo com o que já foi dito.
    Eu costumo dar presentes as pessoas que gosto durante o ano, não precisa de ser Natal ou aniversário, claro que dou sempre uma lembrança nada de exageros.
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Inteiramente de acordo contigo, amiga!
    Não tenho nada contra o Natal... como não tenho nada a favor, agora que não tenho aqui quem coma os enfeites de chocolate que brilhavam entre as luzinhas da árvore, com o presépio ao lado.
    O tempo passa, as crianças crescem e as vidas mudam.
    Adapto-me sem nostalgia. Só lembro!
    Não enfeito a casa! Pra quê? Nos Reis iria desfazer e arrumar tudo!
    Vamos passar o Natal no Minho.
    Prendinhas, para pequeninos e grandes vão sair das minhas mãos! Nesta altura do ano recuso-me a gastar um cêntimo. Além disso todos preferem prendinhas ao longo do ano.
    E depois... nunca se sabe se chegaremos a dezembro!!!
    Deu-me para isto!
    Tenho acendido velas junto do presépio em casca de noz feito pela minha primogénita.
    Afinal a época aqui em casa sempre teve início no Dia da Mãe e fim no Dia de Reis.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Presenteio se tenho vontade.
    E sempre tenho vontade, sem relação com a época.
    Não quero essa cultura da "escravidão natalina".
    E quando presenteava muitos, começava as compras com antecedência.

    ResponderEliminar
  13. Oi Nina... eu gosto do Natal e por aqui só presenteamos as crianças e para os casais o presente é um só... eu gosto da Ceia e do dia de Natal, neste ano vou fazer rabanadas pois as crianças já esqueceram do gosto (faz tempo que fiz, rsrss)
    Beijinhosss

    ResponderEliminar
  14. Eu gosto muito desta época do ano, pelas pelo frio, pelas ruas iluminadas, pelo espírito e tal como diz pelos reencontros, pelos jantares e pela família... Mas confesso que hoje em dia o Natal é uma mais uma quadra de consumo que familiar :|

    Beijinhos ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  15. Bom dia Nina, estou completamente de acordo. Eu gosto de oferecer (mais do que receber) mas quando entendo, quando tenho disponibilade para tal e sei que o que irei ofertar tem préstimo. Para além disso o ano tem mais 364 dias para se poder ser útil e dispensar atenção aos mais próximos, nas suas dificuldades do dia-a-dia. Boas Festas e um beijinho com muito carinho

    ResponderEliminar
  16. Há muito que não se trocam presentes natalícios o que me poupa dor de cabeça e gastos desnecessários!
    Este ano ... Natal no Porto e a filha entusiasmada para me oferecer um merecido descanso nestas festas!
    Por isso se tudo correr como desejado ficarei apenas para (a) provar os petiscos da filha!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  17. Concordo em absoluto, Ninita! A mim ninguém me apanha nas confusões nem em compras de prendas "imprestáveis" que só servem para encher, ocupar espaço, ganhar pó e gastar o meu precioso dinheiro que tanto me custa a ganhar... :(

    ResponderEliminar
  18. Por aqui, as lojas, estão uma autêntica loucura, tomadas de assalto... e estou a arranjar coragem, para na próxima quinta feira, me meter de novo em barafundas, a comprar o que falta... mas também desde já alguns anos, se simplificou muito o Natal, por estes lados... ficando as prendas apenas destinadas, aos mais novos...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  19. Boa noite Nina,
    Não tinha lido este post...
    Concordo plenamente.
    Natal com correrias e stress, bem me bastou quando trabalhava em Lisboa em que os transportes abarrotavam e chegava a casa perto de Sintra, de comboio, cansadíssima já sem paciência para as compras essenciais. Os meus presentes sempre foram restritos a pessoas chegadas e atualmente é o mínimo dos mínimos. Centros comerciais fujo deles e as compras em hipermercados estão feitas.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  20. Nina,tens toda razão! Eu n comprei nada para ninguém. Shopping só nos saldos por cá em início de Janeiro. Mas,os encontros,fui em vários. Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá Nina, como te percebo...
    Feliz Natal (ainda vou a tempo) e boas passagens 😊
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Nestes tempos, eu e o marido estamos sempre bem longe destes exageros de natal.
    As nossas compras se resumem aos presentes para as netas, uma minha e outra dele. As duas tem a mesma idade e os presentes compramos no mês de novembro.
    Mas como tu, gostamos das reuniões, de celebrar com alguns familiares e amigos.

    ResponderEliminar