segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

É obrigatório, incontornável ...



Refiro-me a não desperdiçar comida.
É obrigatório.
Imperativo aproveitar.
Sempre o fiz, mas agora tenho verdadeira repulsa em deixar sobras no frigorífico esperando, esperando, esperando até ficarem velhas, intragáveis.

Tenho a certeza que felizmente não estou sozinha nesta preocupação. E não se trata apenas de uma questão econômica. Não!
É também um problema social.

Não pretendendo dar lições a quem quer que seja, mas partilho a minha estrtégia;

Procuro cozinhar apenas uma vez por dia, normalmente ao almoço, em quantidade que chegue para o jantar - refeição sempre mais leve, sempre mais frugal, com insistência numa boa sopa e numa sobremesa de fruta. Procuro preparar a quantidade certa, mas nem sempre o consigo. E, às vezes sobra.É então que "o problema" das sobras se coloca.
Sei de quem junte sobras para, num dia da semana, fazer uma refeição com elas. Pode até ser boa ideia quando os comensais são vários. Não é o meu caso.
Então, faço todos os possíveis para despachar de imediato - quanto mais depressa, melhor - os chamados "restos".

Dou um exemplo recentemente ocorrido.
Tinha temperado 4 filetes de pescada (pequeninos) que seriam, só por si, uma refeição.
Acontece que, dos 4 sobraram 2.
Acontece ainda que não é possível "aquecer" filetes de pescada - jáexperimentei e ficaram intragáveis.

Lembrei-me da açorda, da velha e deliciosa açorda:

- Tinha pão;
- Tinha alhos;
- Tinha molho de tomate (deliciosamente caseiro);
- Tinha o peixe desfeito em lascas;
- Tinha uma mão cheia de camarões congelados, tinha salsa e tinha ovos.



Foi um instante ...

Cozi os camarões.
Com a mesma água amoleci o pão ...

Fritei os alhos, juntei o molho de tomate, acrescentei o pão...



Depois o peixe e os camarões.
Escalfei dois ovos e salpiquei com salsa picada.

Não deu nenhum trabalho.
Não sujei louça - usei apenas este tacho ...
Ficou muito bom - só por si uma refeição...
E, o que é mais importamnte, lá se foram os restos.

Repito, apenas sugiro, apenas partilho a minha experiência.
Apenas!

Beijo
Nina


22 comentários:

  1. Também não deito comida fora e ficou ai um belo aproveitamento! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. No es época de tirar comida a la basura. Dentro de lo posible cocer lo justo pero si sobrara utilizarla dándole nueva presencia.
    Besos

    ResponderEliminar
  3. Tb nao gosto por nada fora o teu prato ficou com um aspecto mt bom mesmo bjs

    ResponderEliminar
  4. Nina, também detesto desperdícios. Tudo se reaproveita.
    E neste caso uma óptima sugestão. Sabe tão bem uma açorda nestes dias frios. E pelo aspecto devia estar mesmo boa.
    Beijinhos minha querida.

    ResponderEliminar
  5. Foi um belo aproveitamento e assim nada se perdeu.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Ficou mesmo deliciosa, a ver pelo aspeto! Eu tirava os camarões, porque sou alérgica a marisco, de resto, comia tudo, ainda mais porque adoro açordas. :)
    Também detesto desperdícios, não só de comida, como de tudo em geral. É um princípio que nos devia orientar sempre, por questões sociais e ambientais. Vamos dizer basta ao desperdício!? Beijinho, querida, adorei o aproveitamento!

    ResponderEliminar
  7. A mí siempre me ha parecido terrible botar la comida. En casa también se usa y se vuelve a usar lo que quedó del día anterior. El tacu tacu, delicioso plato peruano, se hace con los frejoles que sobraron del día anterior. Busca la receta, seguro te queda riquísimo.

    ResponderEliminar
  8. Aqui só falta o peixe para esse delicioso prato que vc fez.
    Tenho todo o resto.
    Será que acerto?
    Está muito, muito apetitoso, Nina querida.

    ResponderEliminar
  9. Totalmente de acuerdo contigo, hay que planificarse para no desperdiciar nada.
    Besitos

    ResponderEliminar
  10. Palavra de ordem poupar faz bem à carteira e à consciencia
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Batalha Naval

    ResponderEliminar
  11. Deve ter ficado bom. Mas não para mim que sou alérgica ao camarão.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  12. Sou totalmente de acordo consigo :)) Não estrago nada.Eu sou sempre a devoradora dos restos. kkkk

    Hoje:- Olha o meu corpo, e delicia-te.

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderEliminar
  13. Adoro açorda e foi a refeição que mais fiz para os meus pais neste meu cuidar!
    E podemos fazê-la com vários sabores!!! Bj

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde Nina,
    Também não deito comida fora.
    Esse aroveitamento deu um prato delicioso.
    Já tenho feito, mas mais em jeito de açorda. Também é muito bom.
    Obrigada pela receita.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  15. Cá em casa também é sempre assim, nada se estraga e tudo se transforma. Se não conseguir gastar nos dias seguintes vai para o congelador e assim conservo mais tempo. Quanto à receita em si, é algo que simplesmente adoro e faço de propósito com pão fresco e tudo, não resisto ^_^

    Beijinhos
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar
  16. Oi Nina, adoro suas dicas, aqui em casa eu também aproveito tudo, aprendi isso com minha mãezinha!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  17. Ótima sugestão! Também não gosto de desperdícios e sempre que sobra alguma coisa (peixe ou carne) desfio e junto com massa ou com arroz por exemplo. Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá Nina, evitar o desperdício deveria ser uma filosofia de vida de todos nós. O planeta já não chega para tudo, temos que cuidar dele. E essa açorda, tem muito bom aspecto! beijinhos ...

    ResponderEliminar
  19. Acho ótimo esse seu esforço em não desperdiçar. Dependendo da refeição que temos, sei que aqui vão reclamar de comer as sobras "requentadas", então tenho algumas receitas na manga - fáceis e usando poucos ingredientes - para aproveitar o que sobrou. Pra mim também é um incômodo descartar comida!

    ResponderEliminar
  20. Eu também tenho o hábito de congelar os restos. E muitos são até esquecidos e acabam por ir ao lixo. Entristeço!
    Tenho feito boas receitas com as sobras. Fiz uma salada de lentilhas, sobra congelada e depois um deliciosa sopa. E assim vai.
    Sempre soube da açorda, por vídeos e por amigos filhos de portugueses, mas nunca fiz. Agora tenho que fazer. Realmente um manjar, tenho certeza. E que ótimo aspecto.

    ResponderEliminar
  21. Uma ideia fantástica!...
    Também já temos recorrido a ela por aqui... para dar a volta a algumas sobras... do arroz de marisco... com pouco ou nenhum arroz... e quando não nos apetece repetir a versão em arroz... acrescentamos mais alguns camarões... e o marisco... transita sem protesto do mundo do arroz... para o universo do pão... com mais uns condimentos...
    Ficou com um aspecto delicioso, Nina! Aqui também temos o mesmo posicionamento em relação a sobras... também me faz muita confusão deitar comida fora...
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar