domingo, 13 de janeiro de 2019

Mangas raglan






Sem falsas modéstias e falando muito a sério, garanto que os meus conhecimentos no âmbito do tricô são limitados. Sei pouco. Mas o que sei, sei mesmo. Sei bem.

Uns quantos pontos, uns quantos princípios e sei como fazer cavas para mangas raglan. Sei uma técnica. Acredito que haja outras, diferentes e melhores. Mas, repito, sei esta e satisfaz-me.

Aprendi consultando sites.Verdadeiramente  ensino à distância. Online!
Logo eu que privilégio os olhos nos olhos.
Se funcionou comigo, funciona com quem quer que seja.

Então é assim:

- Alcançada a altura desejada, no direito do trabalho, tricota-se 2 malhas em liga;
   Passando o fio para trás do trabalho, pá ssa-se a seguinte malha sem tricotar
   Tricotam-se, em seguida, em liga, 2 malhas seguintes juntas.

Continuamos a tricotar a carreira normalmente.

Quando faltar 5 malhas, tricotam-se juntas 2 malhas em liga;
Passa-se o fio para trás e passa-se a malha seguinte sem tricotar;
Tricotam-se as 2 últimas  malhas em liga.

O avesso é tricotado em liga.

Repete-se até que a altura da cava seja suficiente.

Na manga, aplica-se a mesma técnica.

Esperando ter sido clara, deixo esta explicação respondendo especificamente a uma amiga.
Oxalá tenha ajudado, Manuela.



Beijo
Nina

20 comentários:

  1. A manga raglan sempre foi a minha preferida. Aprendi mais tarde esta técnica a ler o este blog. Fica um acabamento com uma perfeição e muito bonito.
    Obrigada Nina!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ojalá pudiera aplicar la técnica, pero... no sé tejer.
    :'(

    ResponderEliminar
  3. Nina: obrigada por esta dica. Tenho feito o raglan com o método top down, mas este vai ser muito útil quando começar uma camisola por baixo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Não tenho jeito nenhum para este tipo de trabalhos manuais por isso admiro muito este tipo de coisas.

    ResponderEliminar
  5. Boa semana,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada Nina! A sua explicação parece excelente. Vou experimentar num próximo projeto de um miminho para mim! :)
    Beijinho e até breve! Manuela

    ResponderEliminar
  7. Gostei de ler e aprender:))

    O nosso amigo Gil António, diz :- São os teus olhos o néctar

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Nina,
    Gostei da explicação...Estou com um esboço de camisola, que não sei se será ainda para este inverno;)), para aproveitar umas lãs que sobraram de mantas que tenho feito.
    Quando chegar à cava tentarei o raglan como aqui explica.
    Beijinhos e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  9. you are so talent in knitting and crochets.
    greeting- evi erlinda

    ResponderEliminar
  10. Uma preciosidade, uma generosa partilha e uma belíssima ajuda. Obrigada, muito obrigada, minha querida! :)

    ResponderEliminar
  11. Cuando yo tejía me encantaban las mangas ranglan, muy buena tu explicación.
    Besitos

    ResponderEliminar
  12. Nina, muito bem explicado.
    E as tuas camisolas ficam sempre perfeitas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. QUE LINDO FUIMOS HACE TIEMPO.
    ME ENCANTA!!1MI HIJA FUE ESTE VERANO DE VACACIONES.
    PORTUGAL SIEMPRE HERMOSO,LO DISFRUTO SIEMPRE QUE PUEDO.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  14. Nina,n tenho o teu talento para cursos à distância. Gosto do olho no olho. Tu é muito talentosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Um dia, prometo que aprenderei tricotêz... até lá... limito-me a apreciar trabalhos belíssimos... que nem em sonhos, conseguiria fazer... e como tal... nem com legendas... entenderia, o que me parece ser uma excelente dica, para obter tais mangas... :-)
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
  16. E faz muito bem, cursos online funcionam, resolvem bem. E no conforte de casa, para aprender a hora que bem quiser e puder.

    ResponderEliminar