quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Para começar o ano ...





Na manhã de Ano Novo, com um céu azul sem vestígio de nuvens e um arzinho gelado, quase cortante, saí para desentorpecer as pernas junto ao mar, tomar o primeiro café do dia, ler o jornal e passar os olhos pelo correio.

Vivo muito perto da praia, mas, ainda assim, desloco-me de carro.
Lá chegada, estranhei a quantidade imensa de automóveis estacionados... porque seria?

Lá consegui encontrar um lugar e, arrepiadíssima, dirigi-me para a beira-mar.

Logo ali, de caras, sem anestesia, esbarrei-me com um "rabo" envergando fio dental. 
Um rabo?
 Um rabo, sim!
 Eram duas nádegas brancas, arrepiadas, atravessadas por um farrapo vermelho, que me contemplavam.
O rabo era masculino, esclareço.
O dono, um sujeito descalço e quase nu, passeava pelo passeio.
Estranho!!!!
E ninguém, mesmo ninguém,  merece começar o novo ano contemplando um fio dental vermelho, adjacente a um rabo arrepiado.
Pensei que estava bêbado!
Ou a ressacar uma bebedeira do réveillon. 
Só podia ser essa a explicação.
e segui em frente...



... atravessando a Praça da Anémona.

Muita gente na praia, muito mais do que seria de esperar numa manhã gelada com mar bravo

Ao longo do percurso, uma multidão ...

Até que se fez luz!

Era um ritual ...

... uma espécie de banho santo ...

... para receber o novo ano.

Na praia, os friorentos e os outros ...

... os destemidos.


Homens e mulheres ...

... gordos e magros ...

... enfrentando uma aguinha a 12 graus.

A criatura de fio dental vermelho, a mais sensual de todas, não a vislumbrei de novo.
Terá congelado?

Lá ao fundo o terminal de desembarque dos cruzeiros, impassível, contemplando a coragem dos bravos.
Tenciono visitar este edifício, arquitetonicamente interessante, mas parece ser necessário agendar a visita.
 Fica para outro dia ...



Um dia de menos espantos, de mais normalidade ...

Apenas para comprovar que não exagero quando refiro um dia frio, aqui têm como me equipei para o enfrentar:

Casaco, calças e botas.

Senti a falta de um chapéu, que o vento exigia ...

... e eu - está-se mesmo a ver - não tenho espírito viking ...

... para enfrentar as gélidas ondas.



O mais que consegui foi despir o casaco ...

... mas apenas para a fotografia.

Rapidamente o voltei a vestir.

À cautela, a vigilância ...

... de banheiros e paramédicos.


Que me conste não foram necessários, porque, está visto, provado e comprovado,  somos um povo guerreiro, dado a aventuras ... desde os descobrimentos.
Provado fica ainda  que a alguns essa bravura, essa coragem destemida para enfrentar os elementos, persiste!
Pergunto, no entanto, cética:
- Quantos estarão hoje de cama, vítimas de brutal constipação?
Muitos, deduzo, ou nenhum, que quem tem brio não tem frio.
Mas valeu a pena!


Beijo
Nina

20 comentários:

  1. Great review and beautiful photos! :)

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, querida amiga Nina!
    Feliz ano bebê! 👼
    O homem do fio dental não tem brio, certamente... nem frio...
    Gostei muito da matéria e aqui se faz uso do banho de mar de primeiro do ano.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    ⚘🌷🌺🌹

    ResponderEliminar
  3. Qué lindo que se hiciera la luz. Así pudieron disfrutar los friolentos y los otros.
    Abrazos desde Lima.

    ResponderEliminar
  4. Ninita, já me fartei de rir! :)
    Não era para mim, que sou cachopa friorenta demais, ainda o frio vem em Freixo de Espada, já eu o sinto em Leiria...
    Nem sequer me atrevia a tirar o casaco, acho que nem saía do carro e tenho a certeza de que um ventinho gelado me punha logo de pinga no nariz. Tenho pena de ser assim... mas fazer o quê?
    Adorei o teu "outfit" principalmente o casaco. É tão fofinho! E quentinho, suponho. Fica-te mesmo bem!
    Continuação de dias felizes, linda amiga!

    ResponderEliminar
  5. Dizem que a melhor maneira de começar o ano é com um mergulho na água gelada. :)

    Bom ano.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Querida Nina: fiquei com frio só de ler a tua "aventura". Admiro estes corajosos que enfrentam um mar gelado. Eu, mesmo no verão, faço um "filme" para entrar na água.Já me fizeste rir com o homem de fio dental. Já o teu look, como sempre, está impecável!
    Bjn e votos de um feliz ano novo
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Fiquei a imaginar o rabo arrepiado de fio dental.
    Que imagem feia e triste para um inicio de ano.
    Deve ter destoado dos outros frequentadores que vi nas fotos

    Você toda chique para ir na praia.
    Mas com 12 graus tinha mais que ir assim.
    E essa bota linda?
    Amo Botas.

    ResponderEliminar
  8. Andei por Peniche estive no Baleal e na Praia da Areia Branca, mas tirando alguns surfistas não vi ninguém na água.
    Um abraço e um 2019 muito feliz

    ResponderEliminar
  9. Obrigada Nina por me colocar um sorriso no rosto logo de manhã a imaginar o espécime de fio dental :-)
    Admiro a coragem dessa gente, a mim não me convidem para banhos desses que nem em casa consigo tomar um duche de água fria no pico do verão quanto mais na rua no pico do inverno!!! Do look de ano novo gostei muito o casaco tem ar de ser muito quentinho. Bjs e Bom Ano

    ResponderEliminar
  10. kkkkkkkkkkk essa do fio dental fez-me rir... teria vindo da nigth directamente para a praia para afogar as mágoas :))

    Hoje:- Dois rostos e o palpitar do coração.

    Bjos
    Votos duma óptima Quinta - Feira. Um feliz 2019

    ResponderEliminar
  11. Ahahahah...Adorei a descrição e as fotos:)
    Bjs,
    Guida

    ResponderEliminar
  12. Já dei uma gargalhada a imaginar a personagem de rabo ao léu apenas com fio dental.
    Parece que essa moda do primeiro banho do ano veio para ficar. Aqui também tivemos "esse evento". Gabo-lhes a coragem.
    Gosto muito do teu casaco. Fica-te bem e parece ser além de quente muito confortável.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Impossível não rir, com a história do fio dental!...
    Mas é tradição em muitos lados, este mergulho para comemorar o novo ano... eu jamais teria coragem... friorenta como sou!...
    E por aqui, também com o frio e humidade que tem estado... só o nariz fica de fora... numa amálgama de cachecóis, golas altas, parkas, malhas... e o que mais for necessário, para distrair o frio... :-(
    Beijinhos! Votos de um muito feliz 2019, para si e todos os seus, Nina!
    Ana

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde Nina, Feliz Ano Novo, para vc. e toda sua família, que seja repleto de paz, saúde e prosperidade,

    ResponderEliminar
  15. Para começar,Feliz ano Novo para si e familia com muita saúde! No Brasil,agente mergulha no mar na virada,mas neste frio ,tenho coragem não. Lindo o teu look como sempre! Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde Nina,
    Fotos lindas do seu primeiro dia do Ano!
    Não fora o tal fio dental...O que eu sorri...
    Sempre elegantíssima. Adorei o conjunto.
    Eu revisitei Lisboa antiga. Se puder está no Ecos.
    Beijinhos e feliz Ano.
    Ailime

    ResponderEliminar
  17. Hahaha!! Que texto delicioso para começar o ano. Adoro. Li para o marido sobre o rabo e caímos na gargalhada. É realmente de enfeiar a paisagem bela. Quanto aos comentários, não apareceu na página "liberar comentários", mas o blog tem disso. Eu não entendo. Depois volta. Beijos (ainda em férias aqui na casa paulista). Bjs

    ResponderEliminar
  18. Um ritual ao qual já não assisto algum tempo!
    Foi a minha praia durante muitos verões pois a casa fica a 5 minutos de carro dessa rotunda!
    Gosto dos olhares... Bj

    ResponderEliminar
  19. Corajosos, isso sim! Eu também fiquei prensando no dia seguinte, o nariz resmungando e a garganta raspando.
    Mas foi bonito de ver e o rabo de fio dental, que seja feliz, o importante é sentir-se bem e a ninguém incomodar. Por vezes, uma cena diferente que dá um colorido aos olhos e a vida, vem bem. Como tu Nina, eu também sou uma boa observadora, para nada perder desta vida.
    E tu estavas bela para uma linda manhã de céu azul e iluminado.

    ResponderEliminar