quinta-feira, 4 de abril de 2019

Da Roménia

Quando em Agosto do ano passado estive na Roménia, tinha vindo a público, nessa mesma altura, a notícia de que uma grande marca de alta costura francesa (Dior ) se apropriara do modelo de um colete bordado, produzido por artesãs romenas, da cidade de Bihor, sem às autoras conferir os respetivos créditos e direitos de autor.

AQUI, o assunto está perfeitamente explicadinho, preto no branco, referindo ainda que, o dito casaco/colete é vendido por 30 000,00 ( trinta mil €? como? porquê????) na exclusivíssima Dior, enquanto que as artesãs o vendem por 500,00€ - ainda assim carote, muito dinheiro por um casaco/ colete, por muito único, exclusivo, trabalhoso e original que seja! (Bem sei que as coisas são caras ou baratas em função de quem as compras! Falo por mim!)

Guardei, no entanto,  a informação, que este tipo de dado interessa-me, como muito bem sabe quem me conhece.

Portanto, em cada cidade, em cada localidade por onde passava, a par das belezas naturais, a par dos monumentos, a par das curiosidades e costumes, deitava um olho inquiridor às lojas, ou, pelo menos, às montras... não fosse dar-se o caso de por lá se encontrar um dos famosos exemplares.

O meu faro insistia para que eu continuasse alerta, mesmo não visitando Bihor. e assim fiz, "um olho no cavalo, um olho no cigano ..."

Até que ...



Achei!





Não é colete, é casaco.
Não é tão elaborado como o modelo usurpado.
Não custou nem 1/5 dos 500,00€ apregoados.
Não foi nada caro, recordo sem poder garantir o preço.
Sei que foi amor à primeira vista, o mais fulminante dos amores, como se sabe.
Veio comigo. Vive comigo. Somos muito felizes.




E hoje,  que chuviscou e a temperatura desceu, vesti-o.
Ufana.

Beijo
Nina

22 comentários:

  1. Se ve elegantemente informal. Me encanta.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Nina,
    Um casaco muito bonito que parece um Bihor!
    Ótimo para este tempinho tão desagradável que está em que já não apetece vestir roupa de lã;))!!
    Um beijinho e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  3. Toda a mulher o conseguia vestir...Já não digo o mesmo... de o comprar.
    .
    Cumprimentos
    .
    ** Luz do meu desnorte **

    ResponderEliminar
  4. ME ENCANTA ES PRECIOSA!!
    CLARO TIENE MUCHO TRABAJO Y ES DIFERENTE.
    QUE BIEN!!
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  5. É lindíssimo, Nina! Também não me ia custar nada apaixonar-me por ele!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Cores mt bonitas fica te mt bem gostei mt bjs

    ResponderEliminar
  7. É um casaco muito bonito e, sobretudo, fica-lhe bem. No entanto, não seria casaco para mim. Mas hoje o inverno voltou e fomos todos a correr ao armário (sou sempre muito lesta a arrumar as roupas de inverno:).

    ResponderEliminar
  8. Oi Nina... ameiiiii também, super escolha, valeu a pena esperar!!!
    *Achei até mais bonito do que os coletes
    Beijossss

    ResponderEliminar
  9. Que lindo!!! É uma peça espectacular!
    Fica-lhe super bem, Nina!
    No caso... eu talvez só usasse um cinto, com fivela prateada... que visto, assim de repente, me parece combinar ainda melhor, também com o colar, que é outra maravilha!...
    E a camisola básica escolhida para combinar... perfeita!
    Preto, azul escuro, ou azul mais claro, dos tons dos efeitos do casaco... com gola alta... em malha mais fina... fica super elegante, agora para estes dias, em que o tempo, ainda se apresenta incerto...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  10. O casaco é mesmo muito bonito.
    Por cá voltamos ao Inverno, hoje esta tua amiga viu-se obrigada a ir ao outro armário buscar um casaco quente que já tinha sido limpo e arrumado.
    Tem um bom fim de semana.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Realmente é lindo. E chique.
    Tudo que você bate o olho, já sei que é de bom gosto.

    Nas suas viagens o que consegue levar na mala?
    São 23k por mala? Tem direito de levar 02 malas de 23k?

    ResponderEliminar
  12. ADORO!! Bela compra, magnífico bom gosto (como sempre) Bjs

    ResponderEliminar
  13. Fizes-te uma belíssima aquisição Ninita! Bom fim de semana amiga,Beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. Oi Nina!
    Lindo casaco e linda modelo.
    Bom fim de semana! Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Todo es estupendo! Espero verte pronto por mi blog, quiero saber tu opinión sobre mi último post! 🌼🌼🌼

    ResponderEliminar
  16. É muito bonito. Lembro-me dessa polémica.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. É lindo, diferente, claro, delicado e ficou ótimo em você, combinando com o modelito.

    ResponderEliminar