segunda-feira, 8 de abril de 2019

Azares


Diz-se que não existe lugar mais perigoso do que a própria casa, perigoso no sentido de que é o espaço onde mais ocorrem acidentes, o que até faz sentido, porque sendo o espaço que melhor se conhece e em que mais tempo se permanece,  deixamos que as defesas baixem e facilitamos.


Quanto a mim este princípio aplica-se já que, foi em casa que mais vezes me magoei.
Na cozinha - local perigosíssimo -  manipulando objetos cortantes, são inúmeros os episódios em que, aterrorizada, testemunhei sangue surgindo vivo e ligeiro, apenas  porque a faca não seguiu o percurso calculado. Por minha culpa, evidentemente.
Ainda na cozinha apanhei valentes queimaduras - a última no Natal quando, com uma pá incandescente, queimava leite creme e, displiscente, deixei que gordo pingo se derramasse na minha mão! Esse acidente, garanto, não vai repetir-se! Que a experiência não é passível de ser esquecida.

Hoje, inesperadamente, escorreguei num tapete e aterrei de joelhos no duro soalho.
Fiquei sem ar, tal foi o choque e a dor.
Estava sozinha em casa e vi-me estendida no chão imobilizada, incapaz de me mexer.

Quando a dor abrandou, depois de respirar fundo repetidamente,  acabei por me levantar.
Tratei de colocar gelo nos joelhos, mas o edema roxo, enorme, entumescido apareceu e espalhou-se, não só nos joelhos, mas também nas palmas das mãos, no caso, os meus amortecedores.

Neste momento, 2 horas volvidas,  além de profundamente abalada psicologicamente, estou com movimentos limitados, mas a dor, graças aos anti-inflamatórios abrandou.
Espero não precisar de nenhum tratamento especial e que a imobilidade forçada , assim como o normal curso da natureza, resolvam a situação.

Não sou, por natureza, nada dada a dramas, mas agora, recapitulando a cena, recordo que atirei pelo o ar o IPad que transportava, o que evitou eu ter aterrado de cabeça contra a esquina de uma mesa. Ainda assim tive reflexos rápidos e o instinto de sobrevivência falou mais alto. Pena que a prudência tenha falhado.
O IPad está intacto, como intactas espero que estejam as minhas rótulas .

O meu marido, pessoa pouco tolerante com descuidos, decretou abolir tapetes e carpetes.
Não será caso para tanto!
Nenhum tapete, nenhuma carpete será retirada, era o que faltava!
Além de em qualquer altura poder vir a ser vítima de outro  qualquer acidente (é o risco de estar viva), ainda tinha que viver numa casa despojada, fria como um laboratório, onde, ao que me consta, também os imprevistos acontecem .

E é isto!
Tanta tarefa programada, um dia tão preenchido e aqui estou, de perna levantada, imprestável.

Beijo
Nina






25 comentários:

  1. Ia jurar que tinha visto aqui umas fotos de uma viagem a New York com programa e tudo, mas não vejo nada. Pena, queria tirar umas notas...;(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que não, Joaquim. A última vez que estive em NY ainda não tinha blog. Sorry!

      Eliminar
  2. Tens razão,Nina!A casa apresenta ciladas e temos que nos cuidar.
    Que fiques logo bem!Bjs,chica

    ResponderEliminar
  3. Querida Nina,que triste. Por isto tenho horror à tapetes em casa. Sei que embeleza,aconchega mas exige disciplina e muita atenção. Minha sogra, que caiu em casa, por conta de um tapete, foi fatal. Cuida-te. Eu penso em ti . Grande ♡beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Querida Nina, espero que a esta hora já estejas bem.
    Sei do que falas e eu própria já sofri vários acidentes do género desses que referes.
    Põe-te boa, amiga!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Nina... por aqui ainda se usam os tapetes pois a casa da aldeia assim o exige mas no Porto já os abolimos há uns anos!
    Há cerca de meio ano... não me matei por sorte pois galguei dois degraus e bati com a nuca na esquina em cimento de uma floreira! A sorte foi o cabelo que é volumoso e uma gola alta! Andei dorida meses e preocupada também!!!
    As suas melhoras e agora que vai ficar fragilizada muito cuidado! Bjs

    ResponderEliminar
  6. Oohhh, que azar amiga... :(
    Espero que já estejas a melhorar e que não descures o descanso. É preciso!
    Aqui em casa não tenho tapetes, só uma passadeira na cozinha e uma carpete na sala (para ficar mais quentinha). Felizmente nunca caí em casa, mas... nunca se sabe, todos os cuidados são poucos. Estou a torcer por ti, para que melhores rapidamente.
    Beijinho, minha querida!

    ResponderEliminar
  7. Oh as melhoras Nina, vinha cá para ver maneira de ver o e-mail para lhe enviar a foto da suculenta caso nao tivesse encontrado nas mensagens do Instagram e dou de caras com este azar... As melhoras. Eu nesses casos safi-me sempre arranjo sempre maneira de me sair bem, mas não há bela sem senão. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Boa noite de paz de nova semana, querida amiga Nina!
    Acidentes domésticos acontecem muito e temos que nos cuidar. Voltei aos tapetes porém pequenos e sem perigo de derraparem ou similar.
    Quanto a mim, preciso ter toda calma ao me mover num apto. pequeno por minha escolha, para não tropeçaar e dar uma topada como se diz por aqui pois já magoei o dedo do pé direito duas vezes no mesmo mês. Agora,toda atenção é pouca.
    Temos que ter mais atenção pois imprevistos acontecem sim, claro! Disse muito bem!
    Tenha serenidade na nova semana!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    https://espiritual-marazul.blogspot.com/

    http://www.escritosdalma.com.br/

    http://www.idade-espiritual.com.br/

    ResponderEliminar
  9. QUE DESASTRE!!PERO ESO PASA EN TODOS LADOS EN LA CALLE (YO ENCUENTRO TODOS LOS AGUJEROS)FUE MALA SUERTE.
    SI TENEMOS QUE TENER MUCHO CUIDADO,TENGO ESCALERA Y SIEMPRE TENGO MIEDO DE CAERME NO SERIA LA PRIMERA CAIDA.
    CUIDATE Y ESPERO QUE TE MEJORES PRONTO.
    UN ABRAZO DESPACITO;)

    ResponderEliminar
  10. Rápidas melhoras. Tudo de bom:))

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite

    ResponderEliminar
  11. Querida Nina: isto é que foi um azar! Infelizmente, todas estamos sujeitas a estes imprevistos: queimaduras, pancadas em quinas, nódoas negras que surgem "do nada", etc
    Espero que melhores rapidamente.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. Sou tão azarada que a coisa anda meio por meio: Metade em casa e metade no exterior.
    Pois aproveite o descanso forçado. Leia, oiça música, faça um tricot que voltou o tempo fresco. Mas concordo, a imobilidade forçada é um terror; só nos lembramos de coisas que não podemos fazer:).

    ResponderEliminar
  13. Oi Nina... meu marido iria falar a mesma coisa: some com esses tapetes, rsrsrs
    Melhoras amiga, se recupere se a dor continuar procure um médico ortopedista, joelhos são parte do corpo que precisamos tomar muito cuidado quando nos machucamos!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  14. Nina, que coisa...É em casa que se dão grandes quedas. Espero que recuperes depressa e que não seja nada de grave.
    Eu também tenho tapete apenas na minha sala, o da entrada já foi banido (pelo meu marido, claro) devido às escorregadelas... Mas o da sala torna a casa tão mais acolhedora...
    Beijinhos e boa melhoras.

    ResponderEliminar
  15. Eu tenho imenso receio destas escorregadelas... aqui em casa, confesso que já substitui alguns tapetes, por aqueles que tem um revestimento por baixo, bem idêntico ao de carpetes, e por isso têm um efeito mais antiderrapante...
    Tinha passadeiras leves, na cozinha, por exemplo, que substitui por umas, estilo carpete... e até tornaram a cozinha mais acolhedora!...
    Mas se gosta assim tanto dos seus tapetes, Nina... talvez por baixo dos mesmos possa adaptar uma tiras antiderrapantes...
    Nas casas da especialidade, haverá imensas opções, e certamente podem-na aconselhar...
    Mas há que pensar bem, se esta queda... não terá servido de aviso... para repensar... sobre alguns tapetes aí de casa... com joelhos... ancas... tornozelos... não se arrisca, Nina!... É que não dá para substituir... e as reparações... são sempre muito dolorosas...
    Eu forçosamente tive mesmo que fazer algumas alterações aqui em casa, e também na da Eirceira... pois a minha mãe tem osteoporose... se ela se desconjunta, com uma escorregadela... não tem ponta, por onde se lhe pegue...
    Pense em rever a sua posição, Nina... porque há imensos tapetes, antiderrapantes... com desenhos e cores super apelativas... e que ficam sempre bem, em muitos estilos de decoração...
    Beijinhos! Estimando a sua rápida recuperação!
    Ana

    ResponderEliminar
  16. Peço desculpa por ter aterrado aqui de paraquedas a perguntar por uma viagem a NY e sem me ter dado ao prazer de ler o seu post. Agora que o li, resta-me desejar as rápidas melhoras, ciente afinal de que um paraquedas teria-lhe dado muito jeito! :)

    ResponderEliminar
  17. Take care Nina..
    I agree about the house and accidents..bathrooms..slips..falls..Get well soon...

    ResponderEliminar
  18. Querida Nina, fiz um comentário e ao enviar penso que fiz algo errado e não deve ter chegado à tua caixa.
    Espero que já estejas melhor, tanto fisicamente como psicologicamente. Estas quedas além de aborrecidas fazem-nos lembrar as nossas fragilidades.
    Desde a doença do marido que deixei de ter uma série de tapetes. No inverno é menos confortável mas em termos de limpeza é bem mais prático.
    Força! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde Nina, mas que coisa! Acontece a todos,mas não deixa de ser muito aborrecido, mesmo quando não há consequência bem piores.
    Só espero que hoje já se encontre bem melhor e que não tenham sido necessários outros tratanentos.
    Um beijinho e boas melhoras.
    (O seu marido não deixa de ter razão, mas quem não gosta de um tapete ou carpete? Nós as mulheres somos assim, mas eles muito mais práticos e cortam o mal pela raíz:).

    ResponderEliminar
  20. Faz tempo, muito tempo, que aboli os tapetes (só 2) aqui da casa.
    Não quero mais.
    O perigo de quedas por conta de tapetes é muito grande e eu sigo as orientações de ortopedistas.

    O gelo é milagroso nessas ocasiões.

    ResponderEliminar
  21. Puxa, Nina! Chato isso. Espero que se recupere logo. Bjs

    ResponderEliminar
  22. O seu marido tem razão, eu tenho um familiar médico, que nas pacientes com idade mais "avançada", mandou retirar tapetes dos quartos, por serem leves e não estarem presos,quase todas sofreram quedas ao levantar! Remédio Santo! Nunca mais escorregaram.😊 As melhoras.

    ResponderEliminar
  23. Aqui em casa os acidentes mais doloridos são com queimaduras, que eu corro para com gelo acalmar e resolve muito.

    ResponderEliminar